sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PLANO DE ENSINO LITERATURA PORTUGUESA I (Unimontes)


Literatura Portuguesa I-Das origens ao Barroco (Unimontes/Vespertino)
CARGA HORÁRIA - 72 h/a (1º semestre de 2010)
PROFESSOR(A): Profa. Dra. Maria Generosa Ferreira Souto
CIDADE: Montes Claros - MG
_____________________________________________________________________
EMENTA: Estudo das manifestações poéticas na literatura portuguesa. Relacionamentos com fatos culturais, artísticos e sociais. Das líricas trovadorescas ao Barroco Português.
OBJETIVOS GERAIS

a) Estudar diacronicamente a Literatura Portuguesa do Medievo ao Barroco, articulando as obras desses períodos com o contexto sócio-cultural do qual fazem parte.
b) Desenvolver o senso crítico em relação ao processo artístico empreendido pelos agentes fundadores da tradição literária portuguesa que permanece presente ainda nos dias de hoje.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Levar os alunos a conhecer e analisar criticamente obras significativas do Trovadorismo, do Humanismo, do Classicismo; do Barroco português;
b) Estabelecer relações entre as obras literárias dos períodos mencionados e o contexto sócio-cultural em que estão inseridas.
c) Identificar relações intertextuais entre as obras produzidas em Portugal e em outros países, bem como sua relação com outras formas de arte: cinema, pintura, escultura, música.
d) Entender como nós, homens e mulheres contemporâneos, podemos construir paralelos entre o presente e o passado através dos textos literários.
e) Compreender, por meio de perspectivas estéticas, históricas e culturais, a importância dos movimentos estéticos da Idade Média ao século XVIII para a consolidação e amadurecimento da literatura portuguesa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1
- Questões Introdutórias
· Imagens, estereótipos e memórias. O que lembramos a respeito dos períodos históricos analisados?
Unidade 2 – A Cultura Literária Medieval
· O Trovadorismo e a gênese da literatura em língua portuguesa;
· Novelas de cavalaria: em busca do Santo Graal
· Cantigas de amor, escárnio e maldizer.
Unidade 3 – Epopéia e Grandes Navegações
· Introdução ao Humanismo. O pensamento medieval em contraposição ao pensamento humanista. Fernão Lopes e Garcia Resende.
· Teatro de Gil Vicente: Auto da Barca do Inferno.
· Introdução ao Classicismo. A poesia lírica de Camões
· Os Lusíadas e a elaboração estética do Estado Português

Unidade 4 – Da hipérbole ao bucolismo
· Barroco português: etimologia, características e representantes

METODOLOGIA/ ATIVIDADES DIDÁTICAS
- A metodologia busca fornecer ao espaço de sala de aula um caráter dinâmico e dialógico. Para tanto, o curso contará com aulas expositivas, fundamentadas em textos críticos, estéticos, teóricos sobre os estilos de época abordados no curso.
- Leitura, análise e discussão de textos literários em aula. Debates e seminários acerca dos temas concernentes aos estilos artísticos trabalhados no curso.
- Trabalhos em grupo;
- Seminários.

ESTRUTURA(S) DE APOIO/RECURSOS DIDÁTICOS
-Quadro e giz; retroprojetor; datashow; livros; textos xerografados; artigos científicos; ensaios.

AVALIAÇÃO
Aspectos a serem avaliados
Instrumentos de avaliação
-Domínio do conteúdo;
-Assiduidade;
-Pontualidade;
-Habilidades e competências para ler bem e escrever bem textos da literatura portuguesa em diálogo com outros discursos e outros sistemas semióticos.
Provas, trabalhos em grupo, trabalhos individuais, participação nas atividades do curso.
02 Provas escritas=25,0
04 trabalhos = 12,0 cada

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bibliografia básica

AMORA, Antônio Soares et. al. Presença da literatura portuguesa. São Paulo: Difusão do livro, 1961.
BERARDINELLI, Cleonice. Estudos Camonianos. Rio de Janeiro: MEC, 1973.
CAMÕES, Luís. Os Lusíadas. 3 ed. Lisboa: Biblioteca Ulisséia de Autores Portugueses, 1994.
__________. Sonetos. São Paulo: Martins Claret, 2001.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1995.
SARAIVA, Antônio José e LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. Porto: Editora Porto, 1976.
VASSALO, Lígia. “O Teatro Medieval”. In: Teatro Sempre. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro (72), Jan.-Mar.,1983.
VICENTE, Gil. Autos e farsas. Lisboa: Quimera, 1989.
VIEIRA, Pe. Antônio. Sermões. 14. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOZA FILHO, Rubem. Tradição e Artifício: iberismo e barroco na formação americana. Rio de Janeiro: IUPRRJ/ Belo Horizonte: UFMG, 2000.
BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
CADEMARTORI, Lígia. Períodos literários. 8ª ed. São Paulo: Ática, 1997.
DELUMEAU, Jean. Civilização do renascimento(a). Lisboa: Estampa, 1984.
_____. Europa na idade média(a). São Paulo: M Fontes, 1988.
ECO, Umberto. Arte e beleza na estética medieval. 2. ed. São Paulo: Globo, 1989.
HISTÓRIA E ANTOLOGIA DA LITERATURA PORTUGUESA NO SÉCULO XVI. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
KEATES, Laurence. O Teatro de Gil Vicente na Corte. Lisboa: Editorial Teorema, 1962.
SARAIVA, Antônio José. Gil Vicente e o fim do Teatro Medieval. 4 ed. Lisboa: Gradiva,1992.
SARAIVA, Antônio José e LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. Porto: Porto, 1976.
VASSALO, Lígia. “O Teatro Medieval”. In: Teatro Sempre. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro (72), Jan.-Mar.,1983.
MOISES, Massaud. Presença da literatura portuguesa. 3. ed. São Paulo: Difel-Difusao Européia Do Livro, 1974.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 26. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.
SARAIVA. Antônio José. Para a história do romance português: das origens ao século XX. Lisboa: Dom Quixote, 1987.
POUND, E. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 1984.
SARAIVA, Antônio José & LOPES, Oscar. História da literatura portuguesa. Porto: Porto, 1976.
SILVEIRA, Francisco Manuel & outros. A literatura portuguesa em perspectiva. São Paulo: Atlas, 2000.
SPINA, S.; AMORA, A. S. & MOISÉS, M. Presença da literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix,1995.
SPINA, Segismundo. Cultura literária medieval: Uma introdução(a). 2. ed. São Paulo: Ateliê, 1997.
VICENTE, Gil. Auto da barca do inferno, farsa de Inês pereira, auto da índia. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.


Montes Claros, 17 de dezembro de 2009.

Profa. Dra. Maria Generosa Ferreira Souto

26 comentários:

  1. bom o 4º período de Letras Português da Unimontes terá um belo e árduo trabalho pela frente.Parabéns à prof. Drª. Maria Generosa Ferreira Souto pela construção deste espaço interativo e pela organização do mesmo.
    Cristiana Cangussú

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora! Estou curioso pra ver todos os fatos que envolvem História e Literatura durante o curso!

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse blog, tenho certeza de que vai ser muito útil nos meus estudos de literatura, pois é uma forma diferente de interação e aprendizado.

    ResponderExcluir
  4. Que bom está fazendo parte desse blog. Tenho muitas perpectivas para esse curso. Espero que essa disciplina contribua bastante com a minha formação acadêmica. Desse modo, faz se necessário o meu estudo e a minha dedicação, a fim de que eu possa ampliar cada vez mais o meu repertório cognitivo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa nova metodologia, Professora. É muito bom termos formas diferentes de interação, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o plano de ensino. Espero que a metolodogia escolhida pela professora contribua com o nosso processo de aprendizagem e nos motive a aprofundar nossos conhecimentos em relação à matéria e aos recursos tecnológicos utilizados.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do Blog, espero que esta nova maneira de ensino venha ampliar cda vez mais os nossos conhecimentos.
    Abraços!
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a proposta dessa discplina!
    Espero que contribua bastante para minha formação acadêmica e que, mesmo trabalhando arduamente no estudo da mesma, eu possa desfrutar dos conhecimentos adquiridos de forma prazerosa.
    Abraço,
    Anne.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do plano de ensino, espero neste semestre adquirir grandes conhecimentos e desenvolver mais o senso crítico.Amei esta interação através de blogger.

    ResponderExcluir
  10. Espero que tanto a metodologia quanto a matéria possam contribuir para a nossa aprendizagem durante esse semestre. Gostei muito ter a oportunidade de compartilhar conhecimento com meus colegas e outros acadêmicos através do blog.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o Blog, espero que esta nova forma de aprendizagem possa contribuir de forma enriquecedora na nossa formação.
    Abraços!
    Pollyana Soares

    ResponderExcluir
  12. Espero que esta nova ferramenta enriqueça nossas aulas.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Esta nova possibilidade de aprendizado por meio da interação virtual por si só já é profundamente enriquecedora. Espero aprofundar e aprimorar os meus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  15. Observando o plano de ensino, fiquei feliz ao saber que através de textos literários, poderei construir paralelos entre o presente e o passado, uma vez que o processo artístico que foi empreendido pelos fundadores da tradição literária portuguesa,ainda são observados hoje.

    ResponderExcluir
  16. Conteúdo muito interessante!Plano de ensino motivador.
    Espero que esse novo método de ensino(mídias) possa contribuir cada vez mais com o meu aprendizado e de todos os meus colegas!
    Beijos!
    Maria Fernanda

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. muito interessante esse plano....
    creio que irá nos ajudar muito na aprendizagem da literatura,que é para mim, algo muito interessante.
    espero o melhor nesse período....
    bjuuxx....
    Rayane Arantes

    ResponderExcluir
  19. Muito bem elaborado o plano de ensino...
    Acredito que será muito interessante nos basearmos nele para o estudo da literatura nesse semestre...
    beijos.....
    Karolinne

    ResponderExcluir
  20. O Plano de Ensino Literatura Portuguesa I- Das origens ao Barroco nos deu uma visão geral do que vai ser a disciplina. Possibilitando dessa forma, conhecimentos da Literatura Portuguesa do Medievo ao Barroco e ainda a habilidade de desenvolver o senso critico com relação ás obras literárias estudadas.

    ResponderExcluir
  21. Os conteúdos, objeivos, metodologias e outros, elencados no Plano de Ensino, proporcionará a nós, acadêmicos do curso Letras Português, o enriquecimento do nosso conhecimento, tentando sempre articular os conhecimentos teóricos com os práticos.

    ResponderExcluir
  22. Amei esse plano. Ele associa literatura á história e nos permite viajar entre o ontem e o hoje.Parabéns

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. -plano de ensino Literatura Portuguesa foi elaborado fim estabelecer um panorama do Medievo ao Barroco, articulando as obras desses períodos com o contexto sócio-cultural do qual fazem parte. Assim por meio da articulação dos objetivos gerais aos específicos a Profa. Dra. Maria Generosa Ferreira Souto instiga em nós a criticidade necessária a análise das obras e o seu momento de criação, estacando os aspectos estéticos, históricos e culturais, além disso, será destacada em nossos estudos a importância dos movimentos estéticos da Idade Média ao século XVIII para a consolidação e amadurecimento da literatura portuguesa. Dessa forma conseguiremos entender com o nós, homens e mulheres contemporâneos, podemos construir paralelos entre o presente e o passado através dos textos literários. Logo, é visto que a metodologia
    da professora é estimular a autonomia critica dos alunos,diferenciando de métodos tradicionais que visa ter acadêmicos recebedores de informações e não como propõem o ensino atual ,que é formar acadêmicos capaz de construir seu próprio conhecimento.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto