terça-feira, 8 de junho de 2010

Barroco em Portugal

Em Portugal, o Barroco ou também chamadoSeiscentismo (por ter sido estilo que teve início no final do século XVI), tem como marco inicial a Unificação da Península Ibérica sob o domínio espanhol em 1580 e se estenderá até por volta da primeira metade do século XVIII, quando ocorre a Fundação da Arcádia Lusitana, em 1756 e tem início o Arcadismo.

O Barroco corresponde a um período de grande turbulência político-econômica, social, e principalmente religiosa. A incerteza e a crise tomam conta da vida portuguesa. Fatos importantes como: o término do Ciclo das Grandes Navegações, a Reforma Protestante, liderada por Lutero (na Alemanha) e Calvino (na França) e o Movimento Católico de Contra-Reforma,marcam o contexto histórico do período e colaboram com a criação do “Mito do Sebastianismo”, crença segundo a qual D.Sebastião, rei de Portugal (aquele a quem Camões dedicou Os Lusíadas), não havia morrido, em 1578, na Batalha de Alcácer Quibir, mas que estava apenas “encoberto” e que voltaria para transformar Portugal no Quinto Império de que falam as Escrituras Sagradas). D. João é visto como o novo messias, o novo salvador.

Mas o que vem a ser a palavra Barroco? Não há um consenso quanto à sua origem. A mais aceita diz que o termo deriva da palavra Barróquia, nome de uma região da Índia, grande produtora de uma pérola de superfície irregular e áspera com manchas escuras, conhecida pelos portugueses como barroco. Aproximando-se assim do estilo, que segundo os clássicos era um estilo “irregular”, “defeituoso”, de “mau gosto”. Lembre-se de que a tradição clássica era marcada pela busca da perfeição e do equilíbrio.
Vejamos quais são as principais características barrocas:


Dualismo = O Barroco é a arte do conflito, do contraste.

Reflete a intensificação do bifrontismo (o homem dividido entre a herança religiosa e mística medieval e o espírito humanista, racionalista do Renascimento). É a expressão do contraste entre as grandes forças reguladoras da existência humana: fé x razão; corpo x alma; Deus x Diabo; vida x morte, etc. Esse contraste será visível em toda a produção barroca, é freqüente o jogo, o contraste de imagens, de palavras e de conceitos. Mas o artista barroco não deseja apenas expor os contrários, ele quer conciliá-los, integrá-los. Daí ser freqüente o uso de figuras de linguagem que buscam essa unidade, essa fusão.

Fugacidade= De acordo com a concepção barroca, no mundo

Tudo é passageiro e instável, as pessoas, as coisas mudam, o mundo muda. O autor barroco tem a consciência do caráter efêmero da existência.

Pessimismo= Essa consciência da transitoriedade da vida

conduz freqüentemente à idéia de morte, tida como a expressão máxima da fugacidade da vida. A incerteza da vida e o medo da morte fazem da arte barroca uma arte pessimista, marcada por um desencantamento com o próprio homem e com o mundo.

Feísmo= No Barroco encontramos uma atração por cenas

trágicas, por aspectos cruéis, dolorosos e grotescos. As imagens freqüentemente são deformadas pelo exagero de detalhes. Há nesse momento uma ruptura com a harmonia, com o equilíbrio e a sobriedade clássica. O barroco é a arte dos contrastes, do exagero.

Tensão religiosa =Intensifica-se no Barroco, aspectos que já vinham
sendo percebidos no Humanismo e no Classicismo:
ANTROPOCENTRISMO X TEOCENTRISMO
TENSÃO

A igreja católica, através da Contra-Reforma, tenta recuperar o teocentrismo medieval (Deus como centro de todas as coisas) e o homem barroco não deseja perder a visão antropocêntrica renascentista (O homem como o centro de todas as coisas), assim o Barroco tenta atingir a síntese desses valores, ou seja, tenta conciliar razão e fé, corpo e alma, espiritualismo e materialismo. Poderíamos dizer que seria, em outras palavras, a racionalização da fé, a busca da salvação através da lógica.O Barroco apresenta duas faces. Vejamos quais são:
Cultismo
BARROCO
Conceptismo

CULTISMO= Corresponde ao jogo de palavras e imagens, visando ao rebuscamento da forma do texto, à ornamentação e à erudição vocabular. Nessa vertente barroca é comum o uso exagerado das figuras de linguagem, como metáforas, antíteses, hipérboles, hipérbatos, entre outras.

O cultismo também é chamado de Gongorismo, por ter sido muito influenciado pelo poeta espanhol Luís de Gôngora.

CONCEPTISMO= Corresponde ao jogo de idéiase de conceitos, pautado no raciocínio lógico, visando ao convencimento à argumentação. O conceptismo também é chamado de Quevedismo, por ter sido muito influenciado pelo também espanhol, Francisco Quevedo.

O jogo não só de idéias, mas também de palavras pode ser compreendido sob dois aspectos: um primeiro e mais visível relaciona- se ao próprio espírito de contradição do Barroco e um segundo e mais sutil, relaciona-se à necessidade que os poetas tinham de escapar da rígida censura da Inquisição, daí o uso exagerado das metáforas (figura de linguagem usada para sugerir idéias de maneira sutil).

22 comentários:

  1. BARROCO - EM PORTUGAL -

    Conhecido também como Seiscentismo, a palavra barroco tem sua origem na Espanha, Barrueco e corresponde a um período recheado de dualidades, o homem religioso em constante dúvida, cheio de interrogações, textos de cunho filosófico,que questiona, que busca respostas, homem inquieto. Fortíssima presença do excesso (palavra base), culto ao feísmo, período cheio de minúcias, apego à religião como salvação, questionamentos, duplicidade, exageros, extravagâncias, culto à morte, pessoa pessimista, conflitos interiores externados na pintura e também na escultura, linguagem conceptista e cultista, isto é, o jogo de ideias, os provérbios, mas também jogo de palavras, as figuras de linguagem, enfim, textos complexos, tendo como um dos maiores autores o Padre Antônio Vieira com suas intertextualidades bíblicas.

    POLIANA SANDRA PEREIRA - 4º PERÍODO -
    LETRAS PORTUGUES - UNIMONTES

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  2. BARROCO - EM PORTUGAL -

    Conhecido também como Seiscentismo, a palavra barroco tem sua origem na Espanha, Barrueco e corresponde a um período recheado de dualidades, o homem religioso em constante dúvida, cheio de interrogações, textos de cunho filosófico,que questiona, que busca respostas, homem inquieto. Fortíssima presença do excesso (palavra base), culto ao feísmo, período cheio de minúcias, apego à religião como salvação, questionamentos, duplicidade, exageros, extravagâncias, culto à morte, pessoa pessimista, conflitos interiores externados na pintura e também na escultura, linguagem conceptista e cultista, isto é, o jogo de ideias, os provérbios, mas também jogo de palavras, as figuras de linguagem, enfim, textos complexos, tendo como um dos maiores autores o Padre Antônio Vieira com suas intertextualidades bíblicas.

    POLIANA SANDRA PEREIRA - 4º PERÍODO -
    LETRAS PORTUGUES - UNIMONTES

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  3. O Barroco foi um período de conflito do homem e Deus, e as artes reletiam essa angústia e lugubridade. Com escritas voltadas para o conceito ou ideias.

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  4. A última Aula ministrada por você professora foi muito proveitosa, pois, me fez relembrar das principais características e o contexto que perpassa o barroco. Esse texto aqui no blog contribuiu pra enriquecer ainda mais meus conhecimento acerca do assunto!Obrigada professora!

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  5. O Barroco surgiu em Portugal como um novo estilo de expressão na literatura e nas artes, em meio a conflitos e contradições entre ideais antropocêntricos e teocêntricos, e também do estado de espírito do homem dividido entre a razão e a fé.

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  6. Barroco em Portugal

    O Barroco surgiu num período de grande crise na vida dos portugueses, esse estilo representou um novo jeito de ser, de se comportar, apresentando uma dualidade, um homem cheio de conflitos, de interrogações, como um homem filosófico.
    Assim, tem-se um homem que fala uma coisa e age de forma diferente, que tenta conciliar o espiritualismo com o materialismo clássico, numa valorização do espírito, com um foco na brevidade da vida, mas ao mesmo tempo trazendo um grande pessimismo, tendo na religião o alívio para as angústias.

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  7. Na literatura barroca, os artistas procuravam jogar com as formas mais ambíguas usando figuras de linguagem que indicasse conflitos. O homem ficava dividido entre o céu (coisas celestes) e a terra (coisas terrenas), um conflito entre valores tradicionalistas, ligados a consciência medieval, defendidos pelos jesuítas, e valores progressistas, gerados pelo avanço do racionalismo burguês. No barroco podemos perceber arte dos contrastes (claro, escuro/ fé, razão /sagrado, profano). Além disso, temos riquezas de imagens, plasticidade. Na cultura predomina o Antropocentrismo e o Teocentrismo (valorização do divino, da fé). O pessimismo, sentido da transitoriedade da vida e a valorização do presente (carpe diem).

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  8. O Barroco surgiu em um periodo em que o homem se encontrava indeciso, sem saber o que fazer da vida, isso marca a dualidade existente nesta epoca. O Barroco é acima de tudo um modo de vida, o homem já não quer mais aceitar os costumes medievais, mas tem medo de não ir para o ceu se desvincular-se de vez desses valores.Esse periodo é marcado pelo pessimismo, pela valorização do presente (carpe diem ), pelos detalhes,pela oposição entre claro e escuro, é um periodo obscuro, mas muito interessante.

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  9. O barroco foi um período que se caracterizou por agitações em todos os aspectos da sociedade portuguesa. Diversos conflitos marcam a conjuntura histórica do período naquela região. Contrastando com o estilo clássico, no qual se buscava a perfeição e o equilíbrio, o estilo barroco era considerado um estilo irregular e desigual.
    As principais características daquele período eram: dualismo, fugacidade, pessimismo, feísmo e tensão religiosa. O dualismo reflete a intensa dúvida que o homem daquele tempo vivia dividido entre a religiosidade medieval e o espírito racionalista do renascimento. A fugacidade demonstrava que o homem barroco tinha consciência do quanto o tempo passa rápido e as coisas mudam e essa fugacidade leva ao pensamento de morte, consequentemente ao pessimismo. Percebe-se a ênfase no exagero, no contraste, no desequilíbrio, levando assim ao feísmo. E por fim a tensão religiosa, refletida pelo antropocentrismo X teocentrismo, que buscavam a racionalização da fé, a busca da salvação através da lógica e consequentemente resultou em duas vertentes, que por vezes encontravam-se unidas: cultismo e conceptismo. Sendo aquele o jogo de palavras e imagens e este o jogo de idéias.

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  10. O termo Barroco denomina genericamente as várias manifestações artísticas que marcaram século XVII e inìcio do século XVII. A caracteristica mais marcante dessa época è atentativa de unir os valores medievais revitalisados pela Contra-Reforma, aos valores da cultura greco-latina,resgatados pelo movimento renascentista.Neste contexto podemos perceber que o homem barroco, é um ser dividido entre santos católicos, edeuses pagãos,entre matéria e espírito,pecado e o perdão. Outro aspecto importante e apresença de dois estilos literarios: o cultismo caracterizado pela linguagem rebuscada,culta, extravagante, e o conceptismo maracado pelo jogo de ideias,é conceitos seguidos de raciocínios lógico.

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  11. Em Portugal, o Barroco ou Seiscentismo tem seu início em 1580 com a unificação da Península Ibérica, o que acarretará um forte domínio espanhol em todas as atividades, daí o nome Escola Espanhola, também dado ao Barroco lusitano. O Seiscentismo se estenderá até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana, já em pleno governo do Marquês de Pombal, aberto aos novos ares da ideologia liberal burguesa iluminista, que caracterizará a segunda metade do século XVIII. Dessa maneira, em oposição à sobriedade e ao racionalismo da literatura clássica, o estilo barroco mostra-se carregado de recursos que visam a impressionar o leitor. As características seguintes não são exclusivas dos textos barrocos, mas neles aparecem com frequência maior que em outros estilos de época.
    1. Conhecimento e expressão da realidade através dos sentidos.
    2. Símbolos que traduzem a efemeridade, a instabilidade das coisas.
    3. Emprego frequente da ordem inversa.
    4. Cultismo e conceptismo.
    Temas mais frequentes da literatura barroca.
    Nessa perspectiva, todo o rebuscamento que aflora na arte barroca é reflexo do dilema, do conflito entre o terreno e o celestial, o homem e Deus (antropocentrismo e teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista, o material e o espiritual, que tanto atormenta o homem do século XVII. A arte assume, assim, uma tendência sensualista, caracterizada pela busca do detalhe num exagerado rebuscamento formal.

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  12. BARROCO EM PORTUGAL
    Percebe-se que o Barroco em Portugal teve seu início em 1580,com a unificação da Península Ibérica.A palavra Barroco designa de modo geral, as várias manifestações artísticas do século xvII, na arquitetura, na Literatura, na música, na escultura dentre outros.O homen barroco é cheio de dualismo, tem também o culto ao ao feísmo, a cultuação da morte e da noite.As principais características são o exagero de detalhes;cores vivas, jogo de sombra e de luzes, linhas diagonais; curvas assimétricas e valorização espiritual.Nota-se que a contradição é bem presente no barroco, como o bem e o mal, o divino e o humano, dentre outros.

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  13. BARROCO EM PORTUGAL
    O Barroco em Portugal, também conhecido como Seiscentismo, iniciou-se em 1580. O Barroco corresponde a um período recheado de dualidades. As principais características são o exagero de detalhes, cores vivas, jogo de sombra e de luzes, linhas diagonais, curvas assimétricas e valorização espiritual. Um dos principais autores do período Barroco é o padre Antonio Vieira com seus sermões que fazem intertextualidades com a bíblia.

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  14. Generosa, Estudar o barroco, tem sido uma experiência singular, pois pude perceber características desse período bem marcantes nos dias de hoje, tornando-nos ainda homens barrocos, devido esse dualismo vivido por todos nós em várias situações da vida.
    O que mais me chamou a atenção foi o nome utilizado para denominar o período da época que reflete bem o sentimento das pessoas desse período obscuro, disforme e irregular, como bem caracterizou a pérola da cidade indiana :“irregular, áspera e com manchas escuras”.
    Pensando nas principais características do barroco, percebemos que hoje ainda vemos muitas delas refletidas no mundo moderno. O dualismo, vivido no passado, a crise entre o mundo físico e o mundo espiritual, entre o que é eterno e o que é temporal, é ainda muito forte.
    A fugacidade e o feísmo, também característica do barroco, ainda pode ser vista por grupos góticos espalhados por todas as regiões do mundo, pois através da aparência obscura tentam agredir o sistema vigente, e muitos chegam ao extremo de buscarem na morte a solução para alguns problemas existenciais.
    Entretanto, o que mais me fascinou foi perceber que o conflito entre teocentrismo e o antropocentrismo , vivido no período medieval, ainda é visto nos dias de hoje , pois muitos ainda não resolveram essa questão. O homem moderno tenta se colocar como centro do universo, o motivo e a razão de toda as coisas, porém, não consegue viver sem buscar algo metafísico para resolver o vazio da alma que possuem.
    Sendo assim, é necessário que homens como Lutero, Padre Vieira entre outros se levantem

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  15. O presente texto, juntamente com a última aula ministrada pela professora Generosa foram extremamente importantes para a minha compreensão acerca deste estilo tão dual que é o Barroco.
    Aqui, o homem se mostra anguastiado, dividido entre o sagrado e o profano, a matéria e o espírito, o pecado e o perdão.
    Trata-se de um estilo instigante, que vale a pena investigar.

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  16. AMANDA OLIVEIRA

    Pela aula da professora Generosa percebemos que o barroco foi um periodo em que o homem viveu em conflito. e assim ele vivia angustiado e dividido entre a fe e o profano.

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  17. BARROCO EM PORTUGAL

    O texto proposto, aborda o Barroco em Portugal. O Barraco surgiu em um contexto onde uma série de movimentos econômicos e sociais marcaram a sociedade da época. Assim sendo, as Grandes Navegações estavam chegando ao fim, a Reforma Protestante e a Contra-Reforma estavam em destaque no quadro social da época.
    Para entender melhor as características do Barroco é importante que se busque a origem dessa palavra . Desse modo, Barroco deriva-se da palavra Barróquia, nome de uma região da Índia que produzia uma pérola irregular e áspera , assim a escola literária recebeu esse nome por ser comparada a essa pérola. Portanto, o Barroco era considerado , pelos clássicos, como estilo irregular.
    Nesse contexto, as características do Barroco enumeram-se em : dualismo, que consiste na expressão d contraste entre fé e razão, corpo e alma, etc ; a fugacidade propõe que as coisas possuem um caráter passageiro; o pessimismo centra-se na idéia de morte como fugacidade da vida; o feísmo é a atração pelo trágico ; e a tensão religiosa consiste em recuperar o teocentrismo medieval, porém, o Barroco busca relacionar razão e fé, corpo e alma, etc .
    Além dessas características, o Barroco possui duas fases, o cultismo, que faz um jogo de palavras para buscar a forma do texto, e o conceptismo, que é um jogo de idéias com o objetivo de fazer uma argumentação.
    O Barroco possui grandes abras literárias, porém, o texto enfatiza o autor Antônio Vieira e seus sermões, mais precisamente o Sermão da Sexagésima em que o padre faz uma crítica aos pregadores de sua época.
    O padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa, porém, veio com sua família para o Brasil. Ingressou-se no Colégio dos Jesuítas e ordenou-se padre. Durante sua vida sacerdotal escreveu vários sermões, participou da vida política da época e dedicou-se a evangelização dos índios. Em 1678, Vieira fez uma publicação de seus sermões completos e em 1697 faleceu aos 89 anos.
    Os Sermões do padre Vieira adotaram a seguinte divisão : definir a matéria; reparti-la; confirmá-la com a escritura; confirmá-la com a razão; amplificá-la, dando exemplos e respondendo as objeções. No sermão da Sexagésima também foi utilizado essa divisão. O padre Antônio Vieira faz uma comparação do ato de pregar com a parábola do semeador. Nesta parábola, as sementes são lançadas em diferentes solos . Em alguns deles , as sementes caem, mas não se desenvolvem , apenas em um dos solos elas crescem. Dessa forma, Vieira compara as sementes com os sermões feitos pelos outros pregadores e , segundo o autor , elas caem nesta terra que não tem possibilidade para a semente se desenvolver, Istoé , os pregadores abordavam vários assuntos, utilizando-se da bíblia para tratar de interesses que agradavam aos homens e não a Deus .
    Nesta perspectiva , Vieira discutia , no Sermão da Sexagésima, sobre o efeito que as pregações estavam causando nos cristãos , de modo que os padres usavam da palavra de Deus para abordar assuntos mundanos . Assim , Vieira fazia uma crítica a essa retórica fundamentada em interesses pessoais .

    Amanda Gusmão

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  18. O Barroco corresponde a um período de grande turbulência político-econômica, social, e principalmente religiosa. A palavra barroco não há um consenso quanto à sua origem. A mais aceita diz que o termo deriva da palavra Barróquia, nome de uma região da Índia, grande produtora de uma pérola de superfície irregular e áspera com manchas escuras, conhecida pelos portugueses como barroco. Vale ressaltar que O Barroco é a arte do conflito, do contraste.

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  19. BARROCO EM PORTUGAL

    O Barroco desenvolveu-se num período em que ocorria a alternância entre momentos de depressão e pessimismo com instantes de euforia e nacionalismo. É uma época de crise, turbulência e incertezas que serviu de inspiração para uma arte dinâmica, violenta, perturbada, diferente da clareza, do racionalismo e da serenidade desejados pelos clássicos.
    É a arte do conflito, do contraste, do dilema, da contradição e da dúvida. Reflete o conflito entre a herança humanista, renascentista, racionalista e clássica do homem quinhentista (século XVI) e o espírito medieval, místico, religioso, exacerbado pela Contra-Reforma Católica. Expressa, na irregularidade de suas formas contrastantes, o conflito espiritual entre: fé e razão, teocentrismo e antropocentrismo, ceticismo e mundanismo, misticismo e sensualismo, céu e terra, alma e corpo, espírito e carne.
    É expressão de um homem repartido entre forças e princípios rivais: esta vida e a outra vida; o mundo daqui e o de além; o natural e o sobrenatural.

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  20. Este comentário foi removido pelo autor.

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  21. Eu numca tinha ouvido falar em barroco ,mas quando ouvi a minha professora falar sobre esse autor maravihoso eu achei muito enteresante ,então fui pesquisar no google achei muitas coisa legais principalmente essa pagina que estou escrevendo agora ,poriso estamos fazendo um trabalho sobre ele .

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Agradecida,
Profa. Generosa Souto