quarta-feira, 8 de agosto de 2012

HAGIOGRAFIAS

Leia o texto da Professora Doutora Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva, extraído do site
http://www.ifcs.ufrj.br/~frazao/hagiografia.htm
Depois de ler, poste a sua Hagiografia pesquisada.

O termo hagiografia possui raízes gregas (hagios = santo; grafia= escrita) e é utilizado, desde o século XVII, momento em que se iniciou o estudo sitemático e crítico sobre os santos, sua história e culto, para designar tanto este novo ramo do conhecimento como o conjunto de textos que tratam de santos com objetivos religiosos (Delehaye, 1973, p.24).

São considerados textos de natureza hagiográfica os martirológios, necrológios, legendários, revelações (visões, sonhos, aparições, escritos inspirados, etc.); paixões, vidas, calendários, tratados de milagres, processos de canonização, relatos de trasladação e elevações (Linage Conde, 1997, p. 283-4), já que possuem como temática central a biografia, os feitos ou qualquer elemento relacionado ao culto de um indivíduo considerado santo, seja um mártir, uma virgem, um abade, um monge, um pregador, um rei, um bispo ou até um pecador arrependido.

A literatura hagiográfica cristã iniciou-se ainda na Igreja Primitiva quando, a partir de documentos oficiais romanos ou do relato de testemunhas oculares, eram registrados os suplícios dos mártires. Porém, a hagiografia desenvolveu-se e consolidou-se na Idade Média, com a expansão do cristianismo e a difusão do culto aos santos. Ainda hoje este gênero continua profícuo, tal como é possível verificar pelos diversos títulos que continuam a ser publicados, principalmente pelas editoras religiosas.

Durante o Medievo foram produzidas uma grande quantidade de hagiografias. Tais obras possuíam caráter privado e foram redigidas principalmente pelos eclesiásticos. Num primeiro momento foi utilizado o latim, língua dos cultos e da igreja, para a sua redação, já que o seu público era formado prioritariamente por clérigos regulares e seculares. A partir dos séculos XI, XII e XIII, face às inúmeras transformações que se processaram na Europa Ocidental, as hagiografias foram sendo escritas, ou traduzidas, nas diversas línguas vernáculas, passando a alcançar, portanto, um público mais amplo.

O objetivo destas obras era múltiplo: propagar os feitos de um determinado santo, atraindo, assim, ofertas e doações para os Templos e Mosteiros que os tinham como patronos; produzir textos para o uso litúrgico, tanto nas missas como nos ofícios monásticos; para leitura privada ou como textos de escola; instruir e edificar os cristãos na fé; divulgar os ensinamentos oficiais da Igreja, etc. (Dubois, J., Lemaitre, J-L., 1993, p. 74). Desta forma, tais textos eram importantes veículos para a propagação de concepções teológicas, modelos de comportamento, padrões morais e valores.

As hagiografias medievais não apresentam unidade quanto à forma, organização ou processo de composição. Estas não só privilegiam aspectos diferenciados da vida dos santos, enfatizando ora a morte, ora a vida, ora os milagres, etc, como também foram sofrendo adaptações em função de novos critérios estéticos e diferentes exigências literárias. Além disso, muitas obras foram sendo reescritas e adaptadas, sem contar com as compilações e as já mencionadas traduções.

Os textos hagiográficos não só apresentam diferenças formais, como também incorporam concepções diferenciadas de santidade. Vauchez, um dos mais importantes estudiosos europeus sobre a religião e religiosidade medievais, demonstrou como no decorrer da Idade Média foram se transformando os ideais de espiritualidade e, por extensão, as concepções de santidade e a própria hagiografia.

Baños Vallejo, seguindo a perspectiva literária e o método histórico-descritivo-comparativo, concluiu que existiu um gênero hagiográfico na Idade Média e que este se distinguia não pela forma dos textos, mas por seu conteúdo. Para este autor, seriam traços comuns dos textos hagiográficos medievais a apresentação de três elementos fundamentais: as ações realizadas em vida pelo santo e que retratam o seu desejo pela santidade, a morte vista como processo de aperfeiçoamento e, finalmente, os milagres post-mortem, como sinal do êxito e comprovação da santidade desejada pelo santo.

Faz-se importante também ressaltar que os textos hagiográficos não eram considerados textos canônicos ou teológicos, mas obras com caráter festivo, que objetivavam comemorar a vitória do santo contra o mal, o diabo e a morte. É por isto que as hagiografias eram lidas nas festas, nos refeitórios monásticos, nas escolas e em locais públicos, como praças.

Muitos autores consideram a hagiografia como um tipo específico de texto literário, próximo à ficção, e não um texto de história. Como assinala Carbonell, "... o próprio facto de tal literatura ser designada pelo termo, tornado pejorativo entre os historiadores, de hagiografia, pode fazer crer que já não se trata de história". Porém, como assinala Leclerq, os homens da Idade Média, ao escreverem sobre santos, acreditavam estar fazendo História.




52 comentários:

  1. Hagiografia de São Judas Tadeu:

    São Judas Tadeu foi um apóstolo de Cristo. Era primo irmão de Jesus. Sua mãe Maria era prima de Maria Santíssima e o pai Alfeu era irmão de São José. A pregação e o testemunho de Judas Tadeu impressionava os pagãos que se convertiam.

    Nasceu em Caná de Galileia, na Palestina. Era filho de Alfeu e Maria Cleofas. Era irmão de Thiago, José, Simão e Maria Salomé. Thiago foi um dos doze apóstolos, que se tornou o primeiro bispo de Jerusalém. José era conhecido como o justo. Simão foi o segundo Bispo de Jerusalém.

    Nas Escrituras, João Evangelista relata que na última ceia, São Judas perguntou ao seu mestre: "Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus lhe responde afirmando que teriam manifestações dele todos os que guardassem suas palavras e permanecessem fies a seu amor. Um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús no dia da ressurreição.

    É um dos doze citados nominalmente por Mateus e Marcos, em seus Evangelhos, e um dos mais fervorosos do grupo. Depois da ascensão de Jesus e que os Apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, iniciou a pregação de sua fé no meio dos maiores sofrimentos e perseguições, pela Galileia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas divulgando o Evangelho. Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém e em seguida passou evangelizando pela Mesopotâmia, atual Pérsia, Edessa, Arábia e Síria. Destacou-se principalmente na Armênia, Síria e Norte da Pérsia, sendo o primeiro a manifestar apoio ao rei estrangeiro, Algar de Edessa.

    Na Mesopotâmia ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão o Zelota, aparentemente viajando em companhia de quinto Apóstolo a ir ao Oriente. Segundo relata São Jerônimo, ambos foram martirizados cruelmente quando estavam na Pérsia, mortos a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusarem a prestar culto à deusa Diana. Assim, na igreja ocidental, os dois santos são celebrados juntos em 28 de outubro. A Igreja Ortodoxa Grega, contudo, distingue Judas de Tadeu, celebrando Judas, "irmão" de Jesus, em 19 de junho, e o apóstolo Tadeu em 21 de agosto.

    É invocado como advogado das causas desesperadas e dos supremos momentos de angústia. Essa devoção surgiu na França e na Alemanha no fim do século XVIII. No Brasil, a devoção a esse santo é muito popular e surgiu no início do século XX. Devido à forma como foi martirizado, sempre é representado em suas imagens segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio. Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma.

    Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro.

    Referência:
    http://www.e biografias.net/judas_tadeu/

    ResponderExcluir
  2. Hagiografia de Santa Anastácia

    A grande mártir Anastácia nasceu em Roma e foi martirizada durante o período de perseguições contra os cristãos perpetrado por Diocleciano entre os séculos III e IV d.C.

    O mentor de Santa Anastácia durante sua juventude era um cristão piedoso e erudito chamado Crisógono. Após a morte de sua mãe, seu pai lhe oferecera em casamento, contra sua vontade, a um pagão de nome Públio.

    Sendo criada como cristã desde pequena, ela encontrava consolo ao visitar as prisões romanas, para alimentar e cuidar daqueles que sofriam por sua fé em Cristo. Nessas visitas, Santa Anastácia se disfarçava de mendiga, e ia acompanhada apenas por um criado.

    Quando seu criado contou a Públio o que ela fazia, ele espancou a esposa e a trancou em casa. Escrevendo sobre seu sofrimento, ele lhe aconselhou a ser fosse paciente e aceitar a vontade de Deus, além de avisá-la que Públio morreria no mar, o que não tardou a acontecer – algum tempo depois, seu marido morreu afogado em um acidente com um navio que estava a caminho da Pérsia. Após a morte do marido, ela passou a distribuir seus bens para os pobres.

    Após a morte de seu mentor, a santa ia de cidade em cidade para cuidar de prisioneiros cristãos. Conhecedora das ervas medicinais da época, ela cuidava dos ferimentos e aliviava o sofrimento dos cativos. Por causa de seu talento médico, Santa Anastácia recebe em grego o título de Pharmakolytria (“aquela que cura os venenos”), e por sua intercessão muitas pessoas foram curadas dos efeitos nocivos de poções, venenos e outras substâncias malignas.

    Em suas visitas ela conheceu uma jovem viúva romana chamada Teodota, que se tornou sua auxiliar. Quando as autoridades descobriram que Teodota era cristã, a levaram para a prisão.

    Nessa época, Santa Anastácia estava na Ilíria (que corresponde atualmente à Albânia e partes da Bósnia). Ao chegar na prisão e encontrar as celas vazias, Santa Anastácia descobriu que eles haviam sido executados naquela mesma noite. Tomada pela tristeza, ela começou a chorar. Os guardas perceberam então que ela era cristã, e levaram-na para o governador que, após interrogá-la, tentou, por meio de ameaças de tortura, persuadir Santa Anastácia a abrir mão de sua fé e oferecer sacrifício aos ídolos. Sem obter sucesso, ele a enviou de volta a Roma, onde seria questionada por um sacerdote pagão chamado Ulpiano.

    O astuto pagão ofereceu duas opções a Santa Anastácia: uma vida de luxo e riquezas ou temíveis sofrimentos. Ele lhe apresentou ouro, pedras preciosas e roupas finas, e também seus instrumentos de tortura. Sem pensar duas vezes, Santa Anastácia recusou-se a abrir mão de Jesus Cristo e escolheu o martírio.

    Após o episódio, Santa Anastácia foi libertada, e novamente junto com sua assistente, voltou a cuidar de cristãos cativos. Porém, pouco tempo depois, Teodota e seus três filhos foram presos novamente. Seu filho mais velho, Evódio, desafiou corajosamente o magistrado, e foi espancado até a morte. Sua mãe e seus irmãos, após longa tortura, foram queimados vivos – também no dia 22, celebramos os santos mártires Teodota e filhos.

    Santa Anastácia foi capturada novamente e condenada à morte por inanição. Ela ficou na prisão por sessenta dias sem alimento. Santa Teodota e os filhos apareciam para ela todas as noites para lhe encorajar e dar forças.

    Vendo que Santa Anastácia não sofrera no cárcere, o magistrado ordenou que ela fosse afogada com outros prisioneiros, entre eles um presbítero (padre) chamado Eutiquiano.

    Os prisioneiros foram postos em um barco que foi lançado em mar aberto. Então um anjo apareceu para os prisioneiros na proa do barco e os guiou até uma praia. Ao atingir terra firme devido ao milagre, os criminosos aceitaram Jesus Cristo e foram batizados por Santa Anastácia e Santo Eutiquiano.

    Santa Anastácia foi presa a um poste e queimada viva. Seu corpo, que não havia se carbonizado, foi recolhido por uma cristã chamada Apolinária, que a enterrou no jardim de sua casa.


    Referência:
    http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/hagiografia/s_anastasia.html

    ResponderExcluir
  3. Hagiografia de São Pedro

    São Pedro (1a.C-67) foi apóstolo de Cristo. É tido como o fundador da Igreja Cristã em Roma. É considerado pela Igreja Católica como seu primeiro papa. As principais fontes que relatam a vida de São Pedro são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao novo testamento. Escritos originalmente em grego, em diferentes épocas, pelos discípulos Mateus, Marcos, João e Lucas, Pedro aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas.

    São Pedro (1a.C-67) nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão. Pescador, trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista, foi levado por seu irmão André, para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro Jesus o chamou de Kepha, que em aramaico significava pedra, e traduzido para o grego Petros, determinando ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros pregadores da fé cristã pelo mundo. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher.

    Pedro foi escolhido como o chefe da cristandade aqui na terra: "E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus". Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus.

    Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, Pedro fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze apóstolos. Participou dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Foi o primeiro apóstolo a ver Cristo após a Ascensão. Presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes. Fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades.

    Encontrou-se com São Paulo em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro foi preso por ordem do rei Agripa I. Foi encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu a comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e por isso segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero. Conta-se também que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

    Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores. É festejado no dia 29 de junho, um dia de importantes manifestações folclóricas, principalmente no Nordeste brasileiro.

    Referência:
    http://www.e-biografias.net/sao_pedro/

    ResponderExcluir
  4. Hagiografia de Santa Luzia

    Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

    Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, como Santa Ágeda.

    Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa.
    Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício aos deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

    Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" deriva de "luz"), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

    Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.

    Referência:
    http://www.angelfire.com/ar2/jcarthur/santaluzia.html

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. HAGIOGRAFIA SÃO CIPRIANO
    Quem era o místico São Cipriano? Um santo, um feiticeiro, ou um bruxo na pior acepção da palavra?
    Tascius Caecilius Cyprianus, conhecido popularmente pelo Feiticeiro, nasceu na cidade de Antióquia, algures entre a Síria e a antiga Arábia. Foi enviado para o sacerdócio dos deuses pelos seus pais, e lá aprendeu toda a lei do sacrifício e da arte de idolatrar algo/alguém. Do seu currículo contam-se inúmeros trabalhos teológicos, muitos deles de valor reconhecido. Porém, uma viagem à Babilónia com o intuito de aprender astrologia e numerologia, levou-o para os caminhos misteriosos da magia. Foi por esta altura, já após ter completado os 30 anos, que Cipriano tenta o contacto com os demónios!
    A vida de Cipriano começou a afundar-se cada vez mais, à medida que tentava estabelecer contacto com os demónios, através de diversas magias. Eusébio, antigo companheiro de estudos, tentou ainda tentar salvar Cipriano, mas este apenas desprezava a sua ideologia. Cipriano, completamente dominado pela bruxaria, chegou mesmo a desprezar a lei cristã, ridicularizando-a ao máximo, e chegando a unir-se, mais tarde, aos bárbaros, para obrigar os cristãos a renunciar a Jesus Cristo.
    Uma história que se conhece acerca de São Cipriano é aquela que fala de Justina e Adelaide. Foi esta a história responsável pela conversão de Cipriano. Justina era bela e rica, jovem totalmente entregue à fé cristã. Um rapaz chamado Adelaide ficou encantado por ela desde a primeira vez que a viu, e apesar dos seus pais concederem a mão da filha ao jovem, Justina não concordou casar com ele. Foi nessa altura que Adelaide procurou Cipriano, recorrendo este aos métodos mais diabólicos para conquistar a jovem. Inúmeros fantasmas começaram a atormentar Justina, mas esta conseguiu salvar-se de todos os malefícios de Cipriano. Este episódio originou uma enorme disputa entre Cipriano e o demónio que havia contactado para o ajudar, chegando o demónio a apoderar-se do corpo de Cipriano. Porém, o demónio foi logo obrigado a sair graças ao poderes de Jesus Cristo, que o defendeu na altura.
    Conta-se que Cipriano procurou de imediato o seu amigo Eusébio, reconhecendo todos os seus erros e a força da cristandade. Desta forma, Cipriano empenhou-se numa grande batalha para conseguir vencer as tentações do Diabo, que o avisaram desde logo que Cipriano teria um lugar no Inferno por os ter abandonado. Cipriano viria a queimar todos os seus livros de magia, deu tudo aos pobres, e ingressou no grupo de catecúmenos. Cipriano viria também, posteriormente, a ser baptizado pelo Bispo, e ser considerado um santo por muitos graças à sua entrega.
    A sua conversão à fé foi tanta que, tempos depois, Cipriano e Justina foram presos, e vítimas de diversos horrores, talvez por inveja daqueles que tanto apregoavam a fé. Atirados para um caldeirão de alcatrão, banha e cera a ferver, Cipriano e Justina limitaram-se a permanecer serenos. Como os dois mártires não sofreram, Diocliciano, um das pessoas detentoras de maior poder, ordenou que ambos fossem degolados, no dia 26 de Setembro, nas margens do rio Galo.
    A vida do feiticeiro, bruxo, e astrólogo Cipriano foi repleta de avanços e recuos no que compete à fé e religião. De feiticeiro ele passou a Santo, protagonizando acções dignas de uma pessoa com este título, e realizou autênticos milagres. Para trás ficaram as magias, rezas, o sofrimento, e o contacto com os demónios que levou Cipriano a cometer as maiores loucuras. Não se sabe se seguiu para o inferno ou não, mas apenas que a vida de Cipriano originou sempre muita discussão e controvérsia. Para que perceba até que ponto podia ir a perversidade deste homem, fique a conhecer uma oração sua. Esta oração deve ser rezada com uma vela acesa e uma faca de ponta nas mãos, colocando o nome da pessoa no lugar de ‘fulano’. Esta é uma das tais orações que pode ser usada para fazer bem ou mal, dependendo da intenção de quem recorre a ela

    FONTE:http://www.mulherportuguesa.com/sociedade/na-historia/3179

    ResponderExcluir
  8. HAGIOGRAFIA de Santa Clara (ou Santa Clara de Assis)
    ``Clara no nome e na beleza de sua pureza virginal´´ Reflexão segunda a vida de Santa Clara de Assis

    Mais que um cumprimento, esta expressão de benção é de conhecimento em todo o globo. Fruto de uma espiritualidade com origem por volta do ano 1200 d.C. na pessoa de Fancisco.
    Ao falar de São Francisco lembramos daquela que neste dia a Igreja se reune para celebrar sua memória por tal prestígio e exemplo de santidade. Por tão grande amor a Jesus sacramentado, a pobreza... E ainda o mérito de ter se guardado virgem para seu Amado Cristo.
    Clara no nome e na beleza de sua pureza virginal nasceu em Assis, no dia 16 de julho de 1194, de uma família nobre.
    Na ocasião de uma peregrinação feita por sua mãe, enquanto orava teve uma visão de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo: chamou-a, então, de Clara.
    Foi apresentada a São Francisco de Assis por volta de seus 18 anos por seu primo Frei Rufino. Entusiasmada pelo estilo de vida do Santo, procurou seguí-lo na medida do possível. Na cerimônia dos Ramos de 1211, o bispo, já avisado por São Francisco das aspirações de Clara, desceu do altar e lhe entregou um ramo bento. Fugiu naquela noite de casa e se abrigou na Porciúncula, pequena capela nos campos de Assis, que serviu de residência para os primeiros frades de São Francisco. Este lhe cortou os cabelos e lhe impôs o hábito cruciforme, o cordão e um véu negro.
    Nascia a Ordem das Damas Pobres, chamada de Clarissas. Fundou uma ordem com seus traços, sem esquecer de fundamentar na sua Regra de Vida textos essenciais da Regra da Ordem dos Frades Menores, desarticulando a toda estrutura feudal da época, onde as monjas possuiam terras sob a administração da abadessa. Tornando-se historicamente a primeira mulher na Igreja que redigiu uma Regra para mulheres, uma vez que as regras femininas do passado foram todas obras dos homens.
    Numa ocasião que a cidade de Assis e seu mosteiro eram assaltados por bábaros sarracenos em 1241, mesmo doente, Clara, dirigiu-se ao altar do Santíssimo Sacramento, tomou nas mãos o hostensório com a Sagrada Hóstia e se apresentou aos assaltantes. Por sua vez, os sarracenos, apoderam-se de um pânico inexplicável e todos eles fugiram do local.
    No dia 15 de agosto de 1255, durante os festejos para a canonização de Clara na Catedral de Agnani, Alexandre IV proclamou, num texto que dirigiu ao mundo inteiro:
    "Admirável claridade da beata Clara... Durante a vida resplende, após a sua morte, ilumina; na terra foi Clara, no céu é luz. Essa luz oculta no silêncio secreto do claustro, projeta no exterior os seus raios; encerrada entre os muros do mosteiro, clareia a imensidão do mundo".
    "No verdadeiro sentido da palavra, Clara foi para Francisco "irmã Clara". Não somente com os seus conselhos e a sua oração, mas sobretudo pela transparência do seu ser e da sua vida. Quando tudo ao redor de Francisco parecia vacilar, Clara continuava a personificar a fidelidade ao ideal primitivo, à pura simplicidade do Evangelho e, ao mesmo tempo era, em meio à tempestade, a serenidade. Clara vivia dentro do tempo de Deus, como as estrelas claras, preciosas e belas. Sem palavras de retórica, ela fez Francisco compreender que a paz de coração era a forma suprema da pobreza. A paz, que é o dom total do abandono de si mesmo em Deus". (do livro Francisco de Assis, retorno ao Evangelho, de Eloi Leclerc, da Editora Vozes)
    FONTE: http://cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=177

    ResponderExcluir
  9. HAGIOGRAFIA DE SÃO LÁZARO

    A Igreja, neste tempo do Advento, se prepara para celebrar o aniversário de Jesus e se renova no desejo ardente de que Cristo venha pela segunda vez e instaure aqui o Reino de Deus em plenitude. Sem dúvida estão garantidos para este reinado pleno, que acontecerá em breve, os amigos do Senhor.

    Hoje vamos lembrar um destes amigos de Cristo: São Lázaro. Sua residência ficava perto de Jerusalém, numa aldeia da Judéia chamada Bethânia. Era irmão de Marta e de Maria. Sabemos pelo Evangelho que Lázaro era tão amigo de Jesus que sua casa serviu muitas vezes de hospedaria para o Mestre e para os apóstolos.

    Lázaro foi quem tirou lágrimas do Cristo, quando morreu, ao ponto de falarem: "Vejam como o amava!". Assim aconteceu que, por amor do amigo e para a Glória do Pai, Jesus garantiu à irmã de Lázaro o milagre da ressurreição: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morto, viverá: e quem vive e crê em mim, não morrerá, Crês isto?" (Jo 11,26).

    O resultado de tudo foi a ressurreição de São Lázaro, pelo poder do Senhor da vida e vencedor da morte. Lázaro reviveu e este fato bíblico acabou levando muitos à fé em Jesus Cristo e outros começaram a pensar na morte do Messias, como na de Lázaro. Antigas tradições relatam que a casa de Lázaro permaneceu acolhedora para os cristãos e o próprio Lázaro teria sido Bispo e Mártir.


    FONTE:http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=17&mes=12

    ResponderExcluir
  10. HAGIOGRAFIA DE SANTA MARIA MADALENA

    Sta. Maria Madalena


    Estátua de Sta. Maria Madalena
    A santa que dá nome a uma igreja. Madalena transporta uma cruz, e tem aos seus pés um crânio. Na sua mão esquerda tem o vaso de alabastro cheio de óleo que usou nos pés de Jesus. O evangelista S. Lucas faz-nos o relato deste episódio:

    "Um dos fariseus pediu-lhe que fosse comer com ele. Tendo entrado em casa do fariseu, pôs-se à mesa. Uma mulher, que era pecadora na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro cheio de bálsamo. Colocando-se a seus pés, por detrás dele, começou a banhar-lhe os pés com lágrimas, e os enxugava com os cabelos da sua cabeça, os beijava, e os ungia com o bálsamo. Vendo isto o fariseu que o tinha convidado, disse consigo: «Se este fosse profeta, com certeza saberia quem é e qual é a mulher que o toca: uma pecadora». Então, respondendo Jesus, disse-lhe: «Simão, tenho uma coisa a dizer-te». Ele disse: «Mestre, fala». «Um credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, o outro cinquenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos a dívida. Qual deles, pois, mais o amará?». Simão respondeu: «Creio que aquele a quem perdoou mais». Jesus disse-lhe: «Julgaste bem». Em seguida voltando-se para a mulher, disse a Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa, não me deste água para os pés; ela com as suas lágrimas banhou os meus pés, e enxugou-os com os seus cabelos. Não me deste o ósculo; porém ela, desde que entrou, não cessou de beijar os meus pés. Não ungiste a minha cabeça com com bálsamo, porém esta ungiu com bálsamo os meus pés. Pelo que te digo: São-lhe perdoados muitos pecados, porque muito amou. Mas, ao que pouco se perdoa, pouco ama». Depois disse à mulher: «São-te perdoados os pecados». Os convidados começaram a dizer entre si: «Quem é este que até perdoa pecados?» Mas Jesus disse à mulher: «A tua fé te salvou; vai em paz»." - Lucas 7, 36-50.
    Esta mulher "pecadora" é tida como sendo Maria Madalena, a mesma que segundo os Evangelhos acompanharia Jesus até à sua morte e ressureição. O próprio Lucas conta um pouco à frente que Jesus caminhando na companhia dos apóstolos, foi agrupando à sua roda um grande número de pessoas, entre elas pecadoras como "Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demónios (...)" - Lucas 8, 2.

    Seguidamente Jesus teria contado a parábola do semeador à população que se reunira à sua volta. A personagem de Maria Madalena está associada tão intimamente com a história de Saunière que é difícil ver nela uma simples pecadora perdoada, como o Novo Testamento a descreve. A sua proximidade de Jesus chega algumas vezes a ser evidenciada de modo flagrante.

    FONTE:http://www.sintoniasaintgermain.com.br/madalena.htm

    ResponderExcluir
  11. Hagiografia de São Jerônimo
    Doutor da igreja, e um dos maiores especialistas em bíblias de sua época.
    Ele nasceu em Stridonium perto de Aquiléia, Itália e estudou em Roma. Foi batizado na idade de 18 anos, mas foi criado desde pequeno como cristão.Em 374 foi para a Antiópia e teve uma visão em que Cristo o admoestava dizendo:
    "Ciceronianus es, Chistianus" "Você é um cicerone e não um cristão" uma condenação da preferência de Jerônimo a literatura romana e não aos escritos cristãos. Ele foi então para Chalcis, no deserto da Síria e ficou lá por quatro anos, aprendendo hebreu e os escritos de São Paulo de Tebas. Após sua ordenação ele viveu em Constantinopla, hoje Istambul, estudando sobre São gregório Nazaianzus.Retornando a Roma ele chamou a atenção do papa Damascus e o serviu como secretário papal tornando-se uma figura muito popular até a morte de Damascus. Depois foi para Belém onde ficou lá com Santa Paula, São Eustáquio e outros pregando na Palestina e no Egito. São Jerônimo devotou a sua vida aos propósitos escolares traduzindo Sagradas Escrituras, revisando versões em Latim do Novo Testamento principalmente a tradução da bíblia do grego para o Latim chamada "Vulgate",na qual ficou 15 anos (teria sido sugestão do Papa Damascus). De 405 até a sua morte ele continuou a escrever e atacar a heresia Pelagiana.
    A sua festa é celebrada em 30 de setembro.

    ResponderExcluir
  12. Hagiografia de Santa Ana/ Sant'Ana
    Sant'Ana cujo nome em hebraico significa graça, pertencia a família do sacerdote Aarão e seu marido São Joaquim pertencia a família real de Davi.
    Seu marido São Joaquim homem pio fora censurado pelo sacerdote Ruben por não ter filhos. Mas Sant'Ana já era idosa e estéril confiando no poder divino São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do senhor lhe apareceu dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant'Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esteralidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a mãe de Jesus.
    Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Besteda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana, e aí num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.c , nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria.
    Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos tendo lá permanecido até os doze anos.
    A devoção aos pais de Maria é muito antiga no Oriente onde foram cultuados desde os primeiros séculos de nossa era, atingindo sua plenitude no século seis. Já no Ocidente o culto de Santa Ana remonta no século oito quando no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Contantinopla, donde foram distribuídas para muitas igrejas do Ocidente, estando a maior parte delas na igreja de Sant'Ana em Duren.

    ResponderExcluir
  13. Hagiografia de são sebastião.
    O santo de hoje nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.

    Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.

    Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.

    São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.

    São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. HAGIOGRAFIA DE SÃO FRANCISCO


    Filho de Pietro Bernardone e Dona Pica Bernardone, Francisco nasceu entre 1181 e 1182 , na cidade de Assis, província da Umbria no centro da Itália.
    Seu pai era um rico e próspero comerciante de tecidos, que viajava frequentemente em negócios principalmente para França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. Foi de lá também que ele trouxe sua linda e bondosa esposa, Dona Pica. A mãe de Francisco, foi de fato a mulher da sua vida e foi ela que emocionado muitas vezes invocou. Francisco sempre nutriu uma atenção e um carinho especial pela relação materna em geral.
    No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.
    Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.
    Sonhou então, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo".
    Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".

    O chamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.
    Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".
    A Ordem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III e Francisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.
    O trabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povo à fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos ao sacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento em Bolonha.
    Um fato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles, tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nunca foi sacerdote.
    Em 1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Já em 1217, o movimento franciscano começou a se desenvolver como uma ordem religiosa. E como já havia ocorrido anteriormente, o número de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias que se encaminharam por toda a Itália e para fora dela, chegando inclusive à Inglaterra.
    Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização".
    Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.
    Autor do Cântico do Irmão Sol, considerado um poeta e amante da natureza, São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte.
    Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "mais italiano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-o padroeiro da Itália.




    ResponderExcluir
  16. HAGIOGRAFIA DE SANTA MATILDE


    Matilde era filha de Teodorico de Ringelheim e Reinilda da Frísia nobres saxões. Nasceu em Westfalia, por volta do ano 895 e foi educada pela avó, também Matilde, abadessa de um convento de beneditinas em Herford. Por isso, aprendeu a ler, a escrever e estudou teologia e filosofia, fato pouco comum para as nobres da época, inclusive gostava de assuntos políticos. Constatamos nos registros da época que associada à brilhante inteligência estava uma impressionante beleza física e de alma. Casou-se aos catorze anos com Henrique, duque da Saxônia, que em pouco tempo se tornou Henrique I, rei da Alemanha, com o qual viveu um matrimônio feliz por vinte anos.

    Foi um reinado justo e feliz também para o povo. Segundo os relatos, muito dessa justiça recheada de bondade se deveu à rainha que, desde o início, mostrou-se extremamente generosa com os súditos pobres e doentes. Enquanto a ela assistia à população e erguia conventos, escolas e hospitais, o rei tornava a Alemanha líder da Europa, salvando-a da invasão dos húngaros, regularizando a situação de seu país com a Itália e a França e exercendo ainda domínio sobre os eslavos e dinamarqueses. Havia paz em sua nação, graças à rainha, e por isso, ele podia se dedicar aos problemas externos, fortalecendo cada vez mais o seu reinado.

    Mas essa bonança chegou ao fim. Henrique I faleceu e começou o sofrimento de Matilde. Antes de morrer, o rei indicou para o trono seu primogênito Oton, mas seu irmão Henrique queria o trono para si. As forças aliadas de cada um dos príncipes entraram em guerra, para desgosto de sua mãe. O exército do príncipe Henrique foi derrotado e Oton foi coroado rei assumindo o trono. Em seguida, os filhos se voltaram contra a mãe, alegando que ela esbanjava os bens da coroa, com a Igreja e os pobres. Tiraram toda sua fortuna e ordenaram que deixasse a corte, exilando-a.

    Matilde, triste, infeliz e sofrendo muito, retirou-se para o convento de Engerm. Contudo, muitos anos mais tarde, Oton e Henrique se arrependeram do gesto terrível de ingratidão e devolveram à mãe tudo o que lhe pertencia. De posse dos seus bens, Matilde distribuiu tudo o que tinha para os pobres.

    Preferindo continuar sua vida como religiosa permaneceu no convento onde, depois de muitas penitências e orações, desenvolveu o dom das profecias. Matilde faleceu em 968, sendo sepultada ao lado do marido, no convento de Quedlinburgo. Logo foi venerada como Santa pelo povo que propagou rapidamente a fama de sua santidade por todo mundo católico do Ocidente ao Oriente. Especialmente na Alemanha, Itália e Mônaco ainda hoje sua festa, autorizada pela Igreja, é largamente celebrada no dia 14 de março.

    ResponderExcluir
  17. HAGIOGRAFIA DE SANTO AGOSTINHO

    Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo (sistema religioso que une elementos cristãos e pagãos).

    Santo Agostinho ensinou retórica nas cidades italianas de Roma e Milão. Nesta última cidade teve contato com o neoplatonismo cristão.

    Viveu num monastério por um tempo. Em 395, passou a ser bispo, atuando em Hipona (cidade do norte do continente africano). Escreveu diversos sermões importantes. Em “A Cidade de Deus”, Santo Agostinho combate às heresias e a paganismo. Na obra “Confissões” fez uma descrição de sua vida antes da conversão ao cristianismo.

    Santo Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza. Porém, o conhecimento e as idéias eram de origem divina.

    Para o bispo, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus. A Bíblia, por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus.

    As obras de Santo Agostinho influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média.

    Morreu em 28 de agosto (dia suposto) de 420, durante um ataque dos vândalos (povo bárbaro germânico) ao norte da África.

    Santo Agostinho é considerado o santo protetor dos teólogos, impressores e cervejeiros. Seu dia é 28 de agosto, dia de sua suposta morte.

    Algumas obras de Santo Agostinho:

    - Da Doutrina Cristã (397-426)
    - Confissões (397-398)
    - A Cidade de Deus (413-426)
    - Da Trindade (400-416)
    - Retratações
    - De Magistro
    - Conhecendo a si mesmo

    ResponderExcluir
  18. HAGIOGRAFIA DE SANTA TERESINHA

    Marie Françoise Teresa Martin nasceu em 02 de janeiro de 1873 em Alençon (França), filha de Louis Martin e Zélie Guérin.
    Desde muito pequena, Teresa exigia muitos cuidados por ser muito franzina e doente.Logo ela aprendeu a sofrer e a oferecer seus sofrimentos por Aquele que morreu por nós no alto do Calvário para nos dar a vida.Um de seus maiores sofrimentos foi a perda de sua mãe, que morreu prematuramente em agosto de 1876.
    Teresinha, como era chamada por seus familiares, fora sempre muito estimada por todos por ser conservada e inocente.
    Desde cedo, Teresa sente que é chamada a uma vocação de entrega total a Deus, vê que sua vocação é a religiosa.Por ser muito nova não era aceita nos conventos de Lisieux, cidade em que morava desde o falecimento de sua mãe.Em 1887 é assistida em audiência pelo Santo Pade em Roma e pede exceção para entrar no Carmelo, pois queria ser carmelita.Concedia a autorização ingressou em 9 de abril de 1888 no convento das Carmelitas Descalças de Lisieux, tomando o nome de Thérèse de l'Enfant Jesus.
    Ao fazer sua profissão religiosa em 8 de setembro de 1890, tomou outro nome, Thérèse de l'Enfant Jesus et de Sainte Face (Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face).
    Teresa de Lisieux, como ficou conhecida depois de sua morte, não fez sacrifícios momumentais, jejuns longos como outros gandes santos, milagres estupendos como um São João Bosco, com a graça divina santificou-se amando, amando sem limites a Deus Nosso Senhor Senhor Jesus Cristo.Teresa discerniu que o Amor seria a virtude principal que a santificaria, o amor a Deus acima de todas as coisas.
    Sua vida no Carmelo não fora nada fácil, passara anos como Mestre de noviças e tal era sua santidade que pediu a função que nenhuma outra carmelita queria receber: a de ajudar na rouparia um freira que vivia reclamando da vida e de suas irmãs religiosas.
    Com a saúde muito débil, Teresa adoentou-se muitíssimas vezes no Carmelo, talvez pela falta de uma alimentação que uma jovem de 16 anos deveria ter, ou pelos longos jejuns que eram realizados durante as Quaresmas.
    Em 30 de setembro de 1897, com 24 anos, Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face falece despetalando rosas com os olhos postos na Virgem do Sorriso, devido a tuberculose que contraira.Na manhã do dia 30 disse: "eu não me arrependo de me ter abandonado ao Amor."
    Thérèse de l'Enfant Jesus et de Sainte Face foi canonizada pelo Papa Pio XI em 17 de maio de 1925, recebendo o nome de Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, ou popularmente, Santa Teresinha.
    Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face é padroeira dos missionários Católicos.
    Santa Teresinha foi uma das maiores santas do século XIX.

    ResponderExcluir
  19. INGRID MICHELY FAGUNDES13 de agosto de 2012 às 14:10

    HAGIOGRAFIA DE SANTA BÁRBARA.
    Santa Bárbara foi, segundo as tradições católicas, uma jovem nascida na cidade de Nicomédia (na região da Bitínia), atual Izmit, Turquia nas margens do Mar de Mármara, isto nos fins do século III da Era cristã. Esta jovem era a filha única de um rico e nobre habitante desta cidade do Império Romano chamado Dióscoro.

    Por ser filha única e com receio de deixar a filha no meio da sociedade corrupta daquele tempo, Dióscoro decidiu fechá-la numa torre. Santa Bárbara na sua solidão, tinha a mata virgem como quintal, e, segunda alegam as tradições, "questionava-se" se de fato, tudo aquilo era criação dos ídolos que aprendera a cultuar com seus tutores naquela torre.

    Por ser muito bela e, acima de tudo, rica, não lhe faltavam pretendentes para casamentos, mas Bárbara não aceitava nenhum.

    Desconcertado diante da cidade, Dióscoro estava convencido que as "desfeitas" da filha justificavam-se pelo fato dela ter ficado trancada muitos anos na torre. Então, ele permitiu que ela fosse conhecer a cidade; durante essa visita ela teve contato com cristãos, que lhe contaram sobre os açegados ideais de Jesus sobre o mistério da união da Santíssima Trindade. Pouco tempo depois, um padre vindo de Alexandria lhe deu o Batismo.

    Em certa ocasião, segundo contam as tradições católicas, seu pai "decidiu construir uma casa de banho com duas janelas para Bárbara. Todavia, dias mais tarde, ele viu-se obrigado a fazer uma longa viagem. Enquanto Dióscoro viajava, sua filha ordenou a construção de uma terceira janela na torre, visto que a casa de banho ficaria na torre. Além disso, ela esculpira uma cruz sobre a fonte".

    O seu pai Dióscoro, quando voltou, "reparou que a torre onde tinha trancado a filha tinha agora três janelas em vez das duas que ele mandara abrir. Ao perguntar à filha o porquê das três janelas, ela explicou-lhe que isso era o símbolo da sua nova Fé. Este facto deixou o pai furioso, pois ela se recusava a seguir a fé dos Deuses do Olimpo"."Debaixo de um impulso", como alegam as tradições, "e obedecendo à sua fé, o pai denunciou-a ao Prefeito Martiniano. Este mandou-a torturar numa tentativa de a fazer mudar de idéias, fato que não aconteceu. Assim Marcius condenou-a à morte por degolação".

    Durante sua tortura em praça pública, uma jovem cristã de nome Juliana denunciou os nomes dos carrascos, e imediatamente foi presa e entregue à morte juntamente com Bárbara.

    Ambas foram, segundo alegam os católicos, levadas pelas ruas de Nicomédia por entre os gritos de raiva da multidão. Bárbara, segundo alega-se, teve os "seios cortados, depois foi conduzida para fora da cidade onde o seu próprio pai a executou, degolando-a. Quando a cabeça de Bárbara rolou pelo chão, um imenso trovão ribombou pelos ares fazendo tremer os céus. Um relâmpago flamejou pelos ares e atravessando o céu fez cair por terra o corpo sem vida de Dióscoro".



    ResponderExcluir
  20. São Marcos

    São Marcos nasceu no ano c.10 a.C. em Cirene, era filho de Maria de Jerusalém e primo de Barnabé. Ele foi um dos setenta discípulos de Jesus e considerado o fundador da igreja de Alexandria, uma sedes do cristianismo. Acompanhou São Paulo na sua primeira jornada missionária, mas retornou para Jerusalém. Ele não concordava com São Paulo, mas estava com ele em Roma durante a primeira prisão de São Paulo.
    A tradição nos leva a crer que na casa de São Marcos teria acontecido a santa ceia celebrada por Jesus, assim como o dia de pentecostes e o identifica como João Marcos, mencionado como companheiro de São Paulo nos Atos dos apóstolos. O trabalho missionário dele feito na igreja foi perfeito que não teve fim diante da prisão e morte de São Pedro e São Paulo. Ele morreu como mártir na Alexandria, Egito e foi arrastado com uma corda no pescoço de Alexandria até o porto de Bucoles e acabou morrendo estrangulado. No século nono, suas relíquias foram levadas para Veneza. Ali elas foram envolvidas por uma linda catedral em sua honra. É mostrado na liturgia católica com um leão com asas.

    ResponderExcluir
  21. Santa Lúcia

    Lúcia nasceu no dia 13 de janeiro de 1672, em Corneto Tarquinia, proximidade de Roma, numa família honrada e abastada. Quando tinha um ano, Lucia perdeu a mãe e alguns anos depois o pai. Ela foi entregue, para ser formada e educada, às irmãs beneditinas e descobriu o dom que tinha para ensina. Muito dedicada aos estudos da Sagrada Escritura e com a alma cheia de caridade, na adolescência ensinou o catecismo ás crianças. Ela foi nomeada oficialmente a catequista paroquial pelo padre local. Certo dia o cardeal Marcantonio Barbarigo, que reconheceu sua vocação e levou-a para acabar seus estudos com as irmãs Clarissas. Ela fundou escolas católicas em diversas cidades. A missão exigiu imensos esforços, tantos foram os sacrificios a que teve de se submeter. Quando o cardeal Barbarigo faleceu, as dificuldades aumentaram. Ela uniu-se a outras professoras e catequistas, e juntando todas numa congregação, fundou em 1692, o instituto das professoras pias. A fama chegou ao vaticano e em 1707, o papa Clemente XI pediu a ela cria uma de suas escolas em Roma.
    Lúcia Filippini faleceu aos sessenta anos, de câncer, mas docemente e feliz pela sua vida entregue á Deus. Seu corpo descansa na catedral de Montefiascone. A festa litúrgica á santa Lúcia Filippini foi marcada para o dia 26 de março, pelo papa Pio XI, na solenidade de sua canonização, em 1930.

    ResponderExcluir
  22. SÃO JOSÉ
    Escolhido pelo Pai para ser o guarda fiel dos seus dois maiores tesouros: o Filho de Deus e a virgem Maria, ele cumpre sua missão. Jesus deveria nascer da linhagem de Davi, portanto o anjo do Senhor, deu a José o título da nobreza: José, filho de Davi. Provavelmente, São José nasceu em Nazaré, era filho de Jacó e, sua mãe chamava-se Estha. Ele era humilde e bondoso, acolhe Maria casando-se com ela, ensinando a Jesus as letras e como manusear ferramentas e madeiras, pois José era carpinteiro. É invocado como patrono da Boa Morte, tendo a morte mais privilegiada da humanidade: de um lado, Jesus e do outro, Maria.
    Comentário: José foi escolhido por Deus, por ser correto e fiel. Assim como nós devemos ser em todos os âmbitos da nossa vida.

    ResponderExcluir
  23. Joana d'arc
    Santa padroeira da França: filha de Jacques d'arc e Isabelle Romée, Joana foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos. Descendente de camponeses, analfabeta e modesta, foi canonizada em 1920, quase cinco séculos após ser queimada viva. Foi esquecida pela história até o século XIX. Shakespeare tratou-a como bruxa, Voltaire a ridicularizava em um poema satírico.
    Na Guerra dos Cem Anos, monarcas ingleses dominavam terras em território francês. Quando a França tentou recuperar seus territórios, originou-se um dos mais longos e sangrentos conflitos da história da humanidade. Joana d'arc lidera o exército da França com trajes masculinos. Foi vitoriosa quando chega a Orléans. No entanto, ao tentar libertar Compiegne é capturada, condenada e queimada viva. Assim, suas cinzas foram jogadas no Rio Sena.
    Comentário: As ações humanas podem realizar milagres ou promover comoções em massa.

    ResponderExcluir
  24. Hagiografia de São Joaquim

    São Joaquim (latim Ioachim, e este do hebraico Preparação de Javé) foi pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.
    Maria nasceu sessenta anos depois que seu pai, São Joaquim, tomou Santa Ana por esposa. Jacó e Joaquim eram irmãos gêmeos, filhos de Matã e Sebhrath, filha de Finéias; e Matã era filho de Eleazar e Dîbath, filha de Tôlâh.
    Os dados biográficos que sabemos sobre os pais da Bem Aventurada Virgem Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.
    São Joaquim pertencia à família real de Davi, e era parente próximo de São José, sendo que os padres bolandistas, que dirigiram a publicação da Acta Sanctorum de 1643 a 1794, afirmam em seus estudos que São Joaquim era irmão de São José.
    Os estudiosos e historiadores afirmam com base em documentos antigos que Joaquim, cujo nome vem do hebraico e significa "preparação de Javé", era um homem de posses, descendente direto do rei Davi e parente próximo de São José, que veio a ser esposo de Maria e pai terreno de Jesus.
    Diz-se que São Joaquim fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas, Sant’Ana, sua mulher já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para orar e meditar. Tiago diz um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida de Maria.
    O casal teria sido residente em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., segundo a tradição cristã teria lhes nascido uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa Senhora,Soberana, traduzido para o latim como Maria.
    Segundo a tradição cristã que São Joaquim morreu com a idade de oitenta anos, quando Maria Santíssima era ainda menina de doze anos. Até então, ela era aluna da escola do Templo de Jerusalém, onde fora oferecida aos três anos de idade.
    Além da paternidade de Maria, supõe-se que Joaquim possa ter tido uma outra filha cujo nome teria sido Salomé. Pois no verso 25 do capítulo 19 do Evangelho segundo João diz que aos pés da cruz estava a irmã de Maria.
    No catolicismo
    A devoção aos pais de Nossa Senhora é muito antiga no oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos da era cristã, atingindo sua plenitude no século VI. São João Damasceno, ao comentar o Natal, fala dos pais de Maria como sendo o casal São Joaquim e Santa Ana. Já no ocidente, o culto de São Joaquim tornou-se muito difundido no século XV.
    Sua festa era celebrada originalmente no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
    Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, oPapa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

    Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Joaquim

    ResponderExcluir
  25. Hagiografia de Santa Mariana

    Também conhecida como Santa Mariana de Paredes e Santa Mariana de Quito
    Nasceu em Quito em 31 de Outubro de 1618 .Filha de Don Girolando Flores Zenel de Paredes ,um nobre de Toledo e D. Mariana Cranobles de Xaramilo. Diz a tradição que o seu nascimento teria sido acompanhado de um fenômeno celestial incomum. Ela ficou órfã muito nova e foi criada pela irmã mais velha e seu cunhado. Mariana era um jovem piedosa com um forte devoção a Maria. Ela foi milagrosamente salva da morte várias vezes .
    Atraída para a vida religiosa aos 10 anos fez os votos de pobreza, castidade e obediência. Ela inicialmente desejava ser uma freira Dominicana, mas em vez disto se tornou uma eremita na casa de sua irmã e sua vida mudou a tal ponto que exceto a para ir a igreja, não saia de casa. Dada a forte e severa austeridade ela pouco dormia, orava horas a noite, só comia 250 gramas de pão seco ao dia e as vezes ficava até oito dias sem comer nada, se alimentando somente da Eucaristia, a qual recebia diariamente, na Comunhão.
    Entrava em êxtases e tinha o dom da profecia, via a distancia, lia mentes e corações, curava vários doentes apenas com o Sinal da Cruz ou com um pequeno respingo de água benta e pelo menos uma vez ela trouxe uma pessoa de volta a vida.
    Durante os terremotos de 1645 e as enevitáveis epidemias em Quito ela publicamente em oração, se ofereceu como vitima para a cidade e morreu logo após. Imediatamente após sua morte nasceram lírios brancos de seu sangue e as epidemias desapareceram milagrosamente. A Republica do Equador a declarou oficialmente " heroina nacional".
    Ela faleceu em 26 de maio de 1645 e foi beatificada em 10 de novembro de 1853 pelo Papa Pio IX e foi canonizada em 1950 pelo Papa Pio XII
    É padroeira dos órfãos e pessoas doentes e é a padroeira de Quito.
    Sua festa é celebrada no dia 26 de maio.

    Fonte : http://www.cademeusanto.com.br/santa_mariana.htm

    ResponderExcluir
  26. Hagiografia de Santa Efigênia:
    Vida de Santa Ifigênia

    Heroína da fé, dedicou-se a oração e ao apostolado.
    Tornou o nome de Jesus conhecido em sua Pátria, a Etiópia.



    Ifigênia e Efrônio eram filhos de Égipo e Eufenisa, Reis da Noba, um dos pequenos reinos da antiga Etiópia.
    O nome Ifigênia significa em grego "Nascida Forte".
    Os Carmelitas dizem-se descendentes dos Israelitas que viviam em comunidade no Monte Carmelo. Desde o tempo do Profeta Elias. Quando aceitaram o Evangelho acompanhavam os Apóstolos, incentivando os primeiros cristãos a viver como eles. Eis porque Santa Ifigênia veste hábito carmelita em suas representações.

    Ifigênia aderiu a fé assim que São Mateus começou a pregar em Noba. Nessa época surgiu uma terrível peste e os sacerdotes da antiga religião convenceram o rei a sacrificar a princesa, para aplacar a ira dos deuses e salvas o povo da peste. Ifigênia foi, então, atada sobre a fogueira. Logo que o fogo foi aceso, clamou pelo nome de Jesus. Apareceu-lhe um anjo que a salvou das chamas e a levou ao palácio real, junto a sua mãe.

    Neste mesmo dia, o príncipe Efrônio, seu irmão adoeceu gravemente. E, apesar dos esforços dos sacerdotes Magos, veio a falecer. O imperador Égipo permitiu que São Mateus viesse visitar o seu filho. São Mateus chamado por Ifigênia, impôs suas mãos sobre Efrônio restituiu-lhe a vida curando-o da peste mortal, e em seguida evangelizou e batizou toda a família. Então o imperador permitiu que o Evangelho fosse pregado na Etiópia. A virtuosa Ifigênia tornou-se colaboradora do Apóstolo, decidindo consagrar sua virgindade a Deus. Mais tarde foi morar com outras jovens em uma casa construída pelo pai.

    Essa comunidade chegou a possuir 200 religiosas, lideradas por Ifigênia.
    Falecendo Égipo, seu Hirtaco prendeu Efrônio, usurpando o trono. Começou, assim, a perseguir todos os cristãos e exigiu que a sobrinha dissolvesse a comunidade e se casasse com ele. Defendeu-a São Mateus, e por isso foi morto a mando do tirano.

    Vendo que Ifigênia ainda resistia ao seu desejo, o indigno rei pôs fogo em sua casa. Quando as chamas cercavam toda a casa, Ifigênia e as companheiras invocaram o nome de Jesus. Na mesma hora o fogo se apagou e o palácio real começou a arder, destruindo tudo.

    Diante de mais esse sinal da Providência Divina, o povo revoltou-se contra Hirtaco, quem fugiu. Em seguida, libertou Efrônio, o legítimo herdeiro, fazendo-o assumir o poder. Teve início, então, um governo orientado e estruturado nos princípios evangélicos da Justiça e do Direito. O Rei contava com os sábios conselhos da veneranda irmã.

    Ifigênia morreu bem idosa, vendo o Evangelho espalhar-se pelos reinos vizinhos. Perto de Noba havia um reino chamado Abissínia. Seu rei era Elesbão, que também se converteu a fé Cristã.

    O duplo triunfo sobre a voracidade das chamas fez de Santa Ifigênia ADVOGADA CONTRA INCÊNDIOS E PROTETORA DA MORADIA. Sendo muito ligada a São Mateus, a quem deve sua conversão, Santa Ifigênia tem a sua festa celebrada aos 22 de Setembro, um dia depois da festa de São Mateus. Esta devoção começou entre os Carmelitas de Cádiz, na Andaluzia. Dessa região espanhola passou a Portugal e de lá ao Brasil. Por ser africana, Santa Ifigênia logo despertou a atenção e o amor do sofrido povo negro, que começou a receber abundantes graças, por sua poderosa intercessão.

    Possa o exemplo e testemunho dessa primeira Santa africana incentivar, entre nós, um conhecimento mais profundo da pessoa e da mensagem de Jesus que para nós, seus discípulos, é, foi, e será para sempre, CAMINHO, VERDADE, E VIDA.

    Imitando o exemplo de Santa Ifigênia, Saibamos invocar o santo nome de Jesus em nossas dificuldades. Ela se colocará ao nosso lado para orar conosco a Deus.




    http://santaifigenia.sites.uol.com.br/HistSI.html

    ResponderExcluir
  27. SANTO EXPEDITO
    Expedito era oficial do exército romano e comandava a 12a Legião, estabelecida em Melitene, na Armênia. Essa legião, conhecida como "Fulminante", tinha como missão defender as fronteiras orientais contra os bárbaros asiáticos e entre os seus soldados havia muitos cristãos.

    No momento de sua conversão, conta-se que um espírito do mal, na forma de um corvo, veio tentá-lo grasnando "cras" - que em latim significa "amanhã", mas imediatamente Expedito pisoteou o corvo, gritando "hodie", ou "hoje", confirmando que não deixaria sua conversão para depois.

    "Expedito" na verdade era o apelido que exprimia a presteza e a prontidão com que agia tanto no cumprimento de seu dever quanto na defesa da religião. Como muitos cristão que se destacavam, Expedito caiu na ira do imperador Diocleciano, que ordenou a sua morte. Ele foi flagelado e depois decapitado em 19 de abril de 303 d.C. (Não há certeza da data.)

    Além de padroeiro das causas urgentes, Santo Expedito é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes. As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje militar, vestindo uma túnica curta e um manto. Em uma mão sustenta uma palma e na outra a cruz com a palavra "Hodie", em referência à sua conversão. Sob um dos pés está o corvo dominado e a palavra "Cras".

    Comemoração: 19 de abril

    ResponderExcluir
  28. Santa Agia



    Muito pouco se sabe sobre ela. Foi esposa de São Hidulphus de Hainaut em 714DC e como não tinham filhos, decidiram oferecer a castidade a Cristo e entraram para a vida religiosa. Ela entrou para o convento de Mons em Castrilocus e ele entrou para o monastério beneditino em Lobbes.

    Ela escreveu um trabalho em Latin descrevendo o declínio moral na Bélgica e França e seu trabalho foi um modelo de cristandade usada pelos cristãos naquele período da história.

    A tradição diz que ela teria tido grande influencia no desenvolvimento da Igreja Francesa e Belga e teria feito peregrinações missionárias para conferenciar com vários mestres e santos contemporâneos e é citada por São Bede (veja aqui) pela ferocidade de sua retórica.

    Tem uma versão que diz que alguns parentes preocupados em não receber a herança, quando ela viesse a falecer, tentaram obstruir na justiça que ela distribuísse tudo que tinha para os pobres, mas ela venceu gloriosamente e
    por isto é considerada a padroeira das ações judiciais.
    Veio a falecer de causas naturais em 714 DC e seu túmulo passou a ser um local de peregrinação e vários milagres foram atribuídos a sua intercessão

    Santa Agia é especialmente venerada pelos Belgas e em especial pelo Beneditinos.

    A sua festa é celebrada no dia 18 de abril.

    ResponderExcluir
  29. Hagiografia de São Gonçalo:

    São Gonçalo nasceu em 1187, na cidade portuguesa de Tagilde, onde estudou para sacerdote. Depois estudou na escola arqui-episcopal na cidade de Braga, sendo posteriormente designado pároco de São Paio de Vizela. Se tornou santo pelo papa Júlio III em 24 de abril de 1551. O desejo de visitar as sepulturas dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo e outros lugares Santos da Palestina fizeram com que São Gonçalo deixasse sua paróquia por 14 anos, tempo este em que viajou por Roma, Jerusalém e demais lugares da Palestina. Todavia, o sentimento de culpa por ter abandonado sua paróquia, a saudade de sua Pátria e um possível descuido por parte de seu sobrinho, pessoa com quem tinha deixado a igreja, fizeram com que ele voltasse para sua terra. Ao retornar, seu sobrinho deu um jeito para que ele não reassumisse a paróquia, provando, através de documentos falsos, que São Gonçalo tinha morrido. Conformando com o que o sobrinho fez, ele vai para a cidade de Amarante, onde construiu uma pequena ermita que dedicou a Nossa Senhora da Assunção, onde se recolheu, saindo apenas de vez em quando, para pregar a palavra de Deus, e o tempo que sobrava ele dedicava à oração e à penitência.

    São Gonçalo encontrou no contato com o povo a maneira de converter pecadores. Se vestia de mulher para converter as prostitutas, organizando danças para elas, pois acredita que se elas se cansassem no sábado, não cairiam em tentação no domingo. Ele fez vários casamentos, e supostamente operou vários milagres em Portugal. São Gonçalo morreu no dia 10 de janeiro de 1259 em Amarante, à margem do rio Tâmega. Depois de sua morte, passou a ser considerado casamenteiro, remédio contra enchentes e protetor dos violeiros. Desde então são celebradas festas em homenagem a ele, que acontecem no primeiro final de semana de Junho. Apesar de ser chamado se santo, Gonçalo do Amarante é apenas Beato, pois o processo de canonização nunca foi levado a um bom termo.

    http://lerliteratura.blogspot.com.br/2011/02/o-mito-de-sao-goncalo.html

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Hagiografia de São Tiago


    São Tiago foi um apóstolo de Jesus Cristo nascido em Betsaida da Galileia. No Novo Testamento é sempre citado entre os quatro primeiros junto com Pedro, André e seu irmão mais novo João. Filho de Zebedeu e de Salomé, pescador, estava com o irmão nas margens do lago Genesaré, quando Jesus os chamou. Testemunhou a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração e a agonia de Jesus no horto do Getsêmani.

    De acordo com o Bispo Isidoro de Sevilha, após a ascensão de Jesus, Tiago teria sido o primeiro a evangelizar a Espanha, tornando-se depois seu patrono. Para revigorar esta tradição, no século IX o bispo Teodomiro, da cidade de Iria, afirmou ter reencontrado as relíquias do apóstolo e desde aquela época, a cidade que depois mudaria o nome para Santiago de Compostela, tornou-se importante rota de peregrinação. Conta-se também que após a morte de Jesus, Tiago permaneceu em Jerusalém, junto a Pedro. Foi executado por ordem do rei Herodes Agripa.

    Tiago foi o primeiro mártir entre os apóstolos de Cristo. Tiago, seu irmão João, Pedro e André, foram os discípulos privilegiados e participaram do círculo mais íntimo junto a Jesus. Presenciaram a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração de Jesus na montanha e sua angústia no horto do Getsêmani. Tiago e João, foram os únicos apóstolos que ousaram pedir a Cristo que lhes fosse dado sentar um à direita, outro à esquerda. Da resposta de Jesus "do cálice que eu beber, vós bebereis" deriva a suposição de que os dois se distinguiriam dos demais pelo martírio.

    Esteve em Jerusalém e depois em Antioquia, por ocasião do Concílio dos Apóstolos. Após as perseguições sofridas em Jerusalém, transferiu-se com Pedro para a Samaria, onde desenvolveu uma intensa evangelização. Mudou-se para Éfeso, onde viveu o resto de sua vida. A partir dessa cidade, dirigiu muitas Igrejas da província da Ásia e também ali escreveu o Quarto Evangelho, o último dos Evangelhos canônicos, as Epístolas, e as três cartas aos cristãos em geral. De acordo com os Atos dos Apóstolos, quando acompanhou Pedro na catequese dos Samaritanos, com ele foi convencido por Paulo a desistir da imposição de práticas judaicas aos neófitos cristãos.

    Durante o governo de Domiciano, foi exilado na ilha de Patmos, no mar Egeu, onde escreveu o Livro do Apocalipse ou Revelação, que é o derradeiro livro da Bíblia, onde narrou as suas visões e descreveu mistérios, predizendo as tribulações da Igreja e o seu triunfo final. O seu evangelho difere dos outros três que são chamados sinóticos ou semelhantes, pois a sua narrativa enfoca mais o aspecto espiritual de Jesus, ou seja, a vida e a obra do Mestre com base no mistério da encarnação.

    De acordo com Clemente de Alexandria, ordenou bispos em Éfeso e outras províncias da Ásia Menor. Irineu afirmou que os Bispos Policarpo e Papias foram seus discípulos. Os primeiros fragmentos dos escritos Joanitas foram encontrados em papiros no Egito datados de princípios do segundo século, e muitas escolas acreditam que ele tenha visitado estas áreas. Aparece representado por Michelangelo na cúpula da Basílica São Pedro, em Roma, pela imagem da águia.

    Fonte:http://www.e-biografias.net/sao_tiago/

    ResponderExcluir
  32. HAGIOGRAFIA DE SÃO ROQUE

    Nascido em Montpellier, na França, em 1295, São Roque era originário de uma família nobre. Sua mãe Libéria era devota de Nossa Senhora e tinha muita fé. Pediu a ela que lhe desse a graça de ter um filho, pois já estava em idade avançada. Com a vinda de Roque, Libéria e o fidalgo João se dedicaram à educação do menino e este, por sua vez, seguiu os passos da mãe na fé e na devoção.
    Entre seus quinze e vinte anos, Roque sofreu com a perda dos pais e herdou um enorme patrimônio. Porém, ele queria viver na pobreza como Jesus viveu. Assim, dividiu entre os pobres toda a riqueza que tinha acesso. Os bens imóveis foram entregues a seu tio. Depois disso, partiu para Roma sem nada.
    Chegando a Toscana, em Aguapendente, viu a grande mortalidade causada pela peste e pediu permissão ao administrador do hospital ajudar os doentes. Roque se infiltrou entre os empestados e cessou a epidemia da doença naquela cidade. O mesmo se deu em outros lugares.
    Quando teve conhecimento de que a peste chegara a Roma, Roque partiu imediatamente para o lugar. Chegando lá, foi ouvido em confissão pelo cardeal Britânico, que tomou conhecimento dos dons que o Santo possuía e assim pediu-lhe para que suplicasse a Deus pelo fim do flagelo que atingia a cidade. Roque fez a oração e, sentindo que alcançara a graça, convidou o cardeal a agradecê-la juntamente com ele.
    Permaneceu em Roma por três anos, praticando a caridade na assistência aos enfermos. Retornou à França e ficou alguns anos em Lombardia, tratando de doentes e curando muitos com o sinal da cruz.
    Em Piacenza(Palencia), acabou por contrair a doença. Certa noite, acordou com febre e dor aguda na perna esquerda, o que o fazia gritar. Para não incomodar os doentes do hospital, dirigiu-se para fora da cidade, onde encontrou uma pequena choça que lhe serviu de abrigo.
    Com a graça de Deus, Roque viu brotar um manancial de água cristalina. Com ela, sentia mais alívio lavando suas feridas. Ele também contou com a ajuda de um cão, que roubava pão todos os dias da mesa de seu dono e levava para ele comer. O dono do cão, intrigado com a cena, seguiu-o para ver o que era e, encontrando Roque, fez amizade com ele e o ajudou.
    Curado da peste, Roque dirigiu-se para à França a fim de distribuir o restante de seus bens. Montepellier estava em guerra civil quando lá chegou. Tido como espião, ele foi levado ao governador, que era seu tio.Como estava mudado pelo passar dos anos, ninguém o reconheceu e o levaram preso. Ficou num calabouço escuro durante cinco anos, alimentando-se de pão e água e passando os dias em oração.
    Sentindo a morte chegar, Roque pediu a presença de um sacerdote para se confessar e comungar. O sacerdote percebeu o quanto o homem era estraordinário e contou ao governador, que não deu ouvidos.
    Ao descer ao calabouço, o carcereiro viu uma luz muito brilhante saindo pelas brechas da cela. Abriu a porta e encontrou Roque morto, estendido no chão. Completamente abandonado, Roque morreu em 16 de agosto de 1327. Difundiu-se pela cidade a notícia de que havia falecido um Santo na prisão. Muitas pessoas dirigiram-se para lá. Entre os visitantes, estava também sua avó, que reconheceu o corpo de Roque por uma mancha cor de vinho, em forma de cruz, que ele tinha no peito.
    Ao ter conhecimento de que o morto era seu sobrinho, o governador ficou inconsolável pela dureza com que o tratara e providenciou suntuosos funerais. O corpo de Roque foi conduzido triunfalmente pelas ruas da cidade, acompanhado de clero, nobreza e povo.
    Em seu nome, logo aparecerem diversos e prodigiosos milagres. Durante o Concílio de Constança, em 1414, São Roque foi invocado contra a peste que tomara conta da cidade. A partir dessa data, o culto de São Roque se estendeu por toda a Europa, particularmente à Itália e à Flandres. Este culto foi solenemente confirmado pelo Papa Urbano VIII e por dois decretos da Sagrada Congregação dos Ritos de 16 de julho e 26 de novembro de 1629.

    ResponderExcluir
  33. Bernardo nasceu na última década do século XI, no ano 1090, em Dijon, França. Era o terceiro dos sete filhos do cavaleiro Tecelim e de sua esposa Alícia. A sua família era cristã, rica, poderosa e nobre. Desde tenra idade, demonstrou uma inteligência aguçada. Tímido, tornou-se um jovem de boa aparência, educado, culto, piedoso e de caráter reto e piedoso.Quando sua mãe morreu, seus irmãos quiseram seguir a carreira militar, enquanto ele preferiu a vida religiosa, ouvindo o chamado de Deus. Ao todo, trinta pessoas seguiram seus passos, sua confiança na fé em Cristo, e ingressaram no Mosteiro da Ordem de Cister, recém-fundada. A contribuição de Bernardo dentro da ordem foi de tão grande magnitude que ele passou a ser considerado o seu segundo fundador. Bernardo sozinho fundou sessenta e oito e, em suas mãos, mais de setecentos religiosos professaram os votos. Foi pregador, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de papas, reis, bispos e também polemista político e tenaz pacificador. Ao lado dessas atividades, nesse mesmo período teve uma atividade literária muito expressiva, em quantidade de obras e qualidade de conteúdo. São Bernardo de Claraval, canonizado em 1174, recebeu, com toda honra e justiça, o título de doutor da Igreja em 1830.

    ResponderExcluir
  34. Santa Mônica
    Mônica nasceu em Tagaste, atual Argélia, na África, no ano 331, no seio de uma família cristã. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, que visitava com freqüência, levando o conforto por meio da Palavra de Deus. O marido era um jovem pagão muito rude, de nome Patrício, que a maltratava. Mônica suportou tudo em silêncio e mansidão. Encontrava o consolo nas orações que elevava a Cristo e à Virgem Maria pela conversão do esposo. Tiveram dois filhos, Agostinho e Navígio, e uma filha, Perpétua, que se tornou religiosa. O coração de Mônica sofria muito com as notícias dos desmandos do filho e por isso redobrava as orações e penitências. Agostinho tornou-se um brilhante professor de retórica em Cartago. Mas, procurando fugir da vigilância da mãe aflita, às escondidas embarcou em um navio para Roma, e depois para Milão, onde conseguiu o cargo de professor oficial de retórica. Mônica, desejando a todo custo ver a recuperação do filho, viajou também para Milão, onde, aos poucos, terminou seu sofrimento. Isso porque Agostinho, no início por curiosidade e retórica, depois por interesse espiritual, tinha se tornado freqüentador dos envolventes sermões de santo Ambrósio. Mãe e filho decidiram voltar para a terra natal, mas, chegando ao porto de Óstia, perto de Roma, Mônica adoeceu e logo depois faleceu. O papa Alexandre III confirmou o tradicional culto a santa Mônica, em 1153, quando a proclamou Padroeira das Mães Cristãs.

    ResponderExcluir
  35. Hagiografia de São Luís

    Luís Nasceu no dia 09 de março de 1568, em Mântua, Itália. Seu pai, Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e irmão do duque de Mântua, desejava que seu primogênito, seguisse seus passos na vida militar. Para isso o pequeno Gonzaga recebeu educação esmerada frequentando os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana: corte dos Médici, em Florença; corte de Mântua; corte dos Habsburgos, em Madri. Contudo, aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes e quando foi enviado a Florença, na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade, imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, voltando-se à perpétua virgindade. Após ter recebido a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu, para surpresa de todos, pela vida consagrada, na Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses de seu pai, que o despachou para as cortes de Ferrara, Parma e Turim. Mais tarde, Luís escreveu: "Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fetidas". Renunciando ao título e à herança paternos Luís, aos catorze anos, entrou no noviciado romano, sob a direção de São Roberto Belarmino, esquecendo totalmente sua nobreza e escolheu para si as incumbências mais humildes, dedicando-se ao serviço dos doentes, sobretudo na epidemia que atingiu Roma em 1590. Luís morreu durante o 4º ano de Teologia no dia 21 de junho de 1591, com apenas 23 anos de idade, provavelmente tendo contraído a terrível doença: foi assim mártir da caridade e a Igreja o proclamou patrono da juventude e recentemente também protetor das vítimas da AIDS.
    Referência: http://www.saoluis.org.br/Paroquia/pagSaoLuis.htm

    ResponderExcluir
  36. São João Evangelista

    São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. O mais jovem deles. Junto com seu irmão Thiago, foi convidado a seguir Jesus em suas peregrinações. É o autor do quarto e último Evangelho Canônico, pertencente ao Novo Testamento, o "Evangelho segundo João". Escreveu a primeira, a segunda e a terceira Epístola de João. Foi o "discípulo amado" de Jesus. Foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a sua morte. O Evangelho de João menciona que antes de Jesus morrer, confiou Maria aos seus cuidados. Arqueólogos encontraram no Egito, fragmentos de um papiro, em grego, que pertence ao Evangelho de João. A maior parte do Evangelho relata a vida de Jesus até a sua morte.

    São João Evangelista (6-103) nasceu em Batsaida na Galileia. Filho do pescador Zebedeu e de Maria Salomé, uma das mulheres que auxiliaram os discípulos de Jesus . João e seu irmão mais velho Tiago, foram convidados a seguir Jesus, logo depois dos apóstolos Pedro e André.

    João, Thiago, Pedro e André, foram os quatro privilegiados que participaram do círculo mais íntimo de Jesus. Presenciaram a ressurreição da filha de Jairo e a angustia de Jesus no Jardim das Oliveiras. João e Thiago foram os únicos apóstolos que receberam de Cristo a autorização para sentar à direita e o outro à esquerda durante a última Ceia. Jesus disse "do cálice que eu beber, vos bebereis".

    São João Evangelista em sua peregrinação esteve em Amtioquia, por ocasião do Concílio dos Apóstolos. E após as perseguições sofridas em Jerusalém, transferiu-se com Pedro para a Samaria, onde desenvolveu uma intensa evangelização. Mudou-se para Éfeso, onde dirigiu muitas Igrejas e foi em Éfeso que escreveu o quarto Evangelho, o último dos Evangelhos Canônicos. Escreveu também as Epístolas, três cartas com mensagens sobre a vida eterna e a vida da comunhão com Deus através da fé em Cristo.

    De acordo com os Atos dos Apóstolos, o quinto livro do Novo Testamento, quando João acompanhou Pedro na catequese dos samaritanos, foi convencido por Paulo a desistir da imposição de práticas judaicas aos neófitos cristãos. Durante o governo de Domiciano foi exilado na ilha de Patmos, no mar Egeu, onde escreveu o Livro do Apocalipse ou Revelação, que é o último livro da Bíblia, onde narrou as suas visões e descreveu mistérios, predizendo as tribulações da Igreja e o seu triunfo final.

    O seu evangelho difere dos outros três que são chamados sinóticos ou semelhantes, pois a sua narrativa enfoca mais o aspecto espiritual de Jesus, ou seja, a vida e a obra do Mestre com base no mistério da encarnação.

    Os primeiros fragmentos do quarto Evangelho foram encontrados em papiros no Egito, e muitos estudiosos acreditam que João tenha visitado essa região. Aparece representado por Michelangelo na cúpula da Basílica São Pedro, em Roma. Morreu em 103, na cidade de Éfeso, onde foi sepultado.

    ResponderExcluir
  37. NOSSA SENHORA APARECIDA



    Nossa Senhora Aparecida: a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul por pescadores, em 1717. Primeiro, os pescadores colheram na rede o corpo sem cabeça de uma imagem negra de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, foi colhida das águas a cabeça da imagem. E, após os achados, a pesca, que antes estava difícil, passou a ser generosa. A imagem foi guardada na casa de um dos pescadores, Filipe Pedroso e as pessoas passaram a utilizá-la em suas orações. Começaram a acontecer os primeiros milagres, como velas que se acendiam e se apagavam sozinhas e o número de pessoas que vinham ver a imagem cresceu.

    Para abrigar o crescente número de visitantes, foi construído, primeiro, um oratório. Depois, uma capela em 1745, a basílica velha em 1834 e, finalmente, a atual basílica em 1980, que foi consagrada pelo papa João Paulo II.
    Desde 1929, é, oficialmente, a padroeira do Brasil. Seu dia é o 12 de outubro, quando a cidade de Aparecida do Norte, no estado brasileiro de São Paulo, se enche de romeiros vindos do país inteiro.

    ResponderExcluir
  38. Santa Maria Egipcíaca:
    Santa Maria nasceu em algum lugar no Egito, e aos 12 anos fugiu para a cidade de Alexandria, onde viveu uma vida dissoluta. Muitos escritos se referem a ela como uma prostituta durante este período. Depois de dezessete anos neste estilo de vida, ela viajou para Jerusalém, onde esperava encontrar no meio da multidão de peregrinos mais parceiros. Ao chegar em Jerusalém ela tentou entrar na Igreja do Santo Sepulcro para a celebração, mas uma força invisível a impediu. Ciente de que este fenômeno estranho era por causa da sua impureza, ela sentiu um pesar forte e viu um ícone da Mãe de Deus fora da igreja, orou, implorando perdão e prometeu renunciar aos prazeres carnais. Mais tarde, ela tentou novamente entrar na igreja, e desta vez foi permitido. Depois de venerar a relíquia da cruz, o ícone voltou a agradecer a ela, e ouviu uma voz dizendo: "Se você atravessar o Jordão, você encontrará descanso glorioso." Ela imediatamente foi para o mosteiro de São João Batista no rio Jordão, onde recebeu a comunhão. Na manhã seguinte, atravessou o rio e se retirou para o deserto para viver o resto de sua vida como uma eremita. Segundo a lenda, tomou para si apenas três pães (símbolo da Eucaristia), e viveu no que podia ser encontrado na natureza. Peregrinou no deserto por quarenta anos, em ato de humilhação, e foi encontrada morta por São Zósimo da Palestina, e segundo a lenda ele a enterrou com a ajuda de um leão. São Zósimo contou a história de Maria aos irmãos, e entre eles foi preservada como tradição oral, até que foi escrito por São Sofrônio. Ela é reverenciada como a padroeira das mulheres arrependidas, especialmente na Igreja Copta, mas também em igrejas católicas e ortodoxas e anglicana . A Igreja Ortodoxa celebra o seu dia de festa no dia de "descanso" em 1 de Abril e o " Domingo de Santa Maria do Egito ",é o sexto domingo da Grande Quaresma. Referência:http://es.wikipedia.org/wiki/Mar%C3%ADa_de_Egipto

    ResponderExcluir
  39. Santa Amélia
    Amélia faz parte de um grande grupo de mártires cristãos, que são fervorosamente lembrados pela igreja.De sua vida não é sabido praticamente nada.No governo do imperador romano Diocleciano,que financiou a implacável perseguição aos cristãos,Amélia morre em 5 de janeiro na cidade de Gerona, na Cataluinha Espanha.
    è cogitado a possibilidade do grupo dos mártires que eles faz partes a maioria,com exceção de dois,serem africanos.
    O nome desta Santa que viveu no século IV, se sendo de origem germânico Amelberga, significa amiga protetora se sendo do grego Amalh (amále), do qual o sinônimo é terna, delicada e sensível, e se nos deixarmos levar apenas pelo som do nome, nos remete ao amor.Assim o nome de Santa Amélia nos remete em todos os sentidos ao amor.
    Os peregrinos a tem como grande exemplo e vão à catedral de Gerona para agradecer as graças alcançadas por meio de sua intercessão.A Santa lembra que o mártir é o sinal daquele amor maior que contem em si todos os seus valores.
    O culto litúrgico foi mantido,no dia 5 de janeiro, foi mantido como indica o Martirólogo.Ela com seu testemunho mostrou o verdadeiro evangelho dando sua vida por amor.

    ResponderExcluir
  40. São Norberto de Xanten

    Norberto nasceu em Xantem no ano de 1080.Seus pais o destinavam a carreira eclesiástica,porém de inicio o rapaz bonito, inteligente e rico,queria se não aproveitar os prazeres da vida,e abandou a carreira.E assim desfrutou alegremente de sua juventude até os 33 anos levianamente.Até que um dia viajava ele a cavalo, acompanhado de um pajem, para uma vila atravessando a bela pradaria.
    O céu que a pouco estava límpido se converteu em tempestade, gritava indagando como o seu sr. iria continuar andando sendo que a mão do Senhor estava contra eles,e pedia que ele retornasse.Mas Norberto continuava até que uma voz que vinha do alto bradou: “Norberto, por que me persegues? Eu te destinei a edificar minha igreja, e tu escandalizas os fiéis!”.concomitantemente um raio caiu ao seus pés fazendo-o tombar do cavalo ao chão, onde permaneceu desacordado por uma hora, quando voltou a si e refletindo da vida que estava levando até então foi tomado de um arrependimento e assim como o apostolo Paulo perguntou ao Senhor:” que quereis que eu faça?”e obteve como resposta: “Deixe o mal e faze o bel;procure a paz e segue-a”.Desse acontecimento em diante Norberto passou a odiar tudo que outrora fazia, ordenou-se sacerdote,vendeu seu castelo e outros bens e distribuiu aos pobres e começou a ser rigoroso em suas convicções e pregações que as fazia descalço e se manterá muitas vezes de esmolas,seu testemunho comovia mais que seus sermões.Sua palavra persuasiva era acompanhada de milagres.Conta-se que um senhor que depois de ouvir o sermão de São Norberto quis partir sem se reconciliar com seu inimigo, seu cavalo não conseguia mover-se para levá-lo.O homem então reconheceu o milagre, pediu perdão ao Santo e abraçou o seu inimigo.Pregou ao povo com tanta eloqüência que os que levavam uma vida leviana pouco a pouco pediam perdão e pagavam penitencias pelos seus erros.Norberto foi aclamado Bispo de Magdeburgo entrou em sua diocese montado num asno.Aos 52 anos foi acometido de uma violenta doença que o levou a óbito Após a morte do Santo, seu corpo ficou exposto por vários dias sem nenhum sinal de corrupção.Conta-se que um do seus religiosos viu sua alma se trasformar em um lindo lírio alvíssimo, que os anjos levaram para o fiemamento.

    ResponderExcluir
  41. São Pio X

    Quando faleceu Leão XIII, em 1903, a expectativa foi geral: quem seria chamado a manobrar o leme de Pedro naqueles tempos já tão conturbados?

    O mundo estava febrilmente contagiado pelo liberalismo anticlerical, um dos muitos perniciosos frutos da Revolução Francesa, que tornavam tensas as relações entre a Sé Apostólica e várias nações européias. A revolução industrial, por sua vez, criava situações propícias à propaganda, no meio proletário nascente, dos princípios marxistas da luta de classes e do anarquismo.

    Mesmo nas nações católicas a situação era crítica. Na Itália, um governo usurpador e violento tinha privado o Romano Pontífice de seus Estados, confinando-o ao Vaticano, e criava empecilhos à ação da Igreja. Na França, uma oligarquia maçônica –– cujos expoentes eram Briand, Clemenceau, Waldeck-Rousseau e Combes –– impôs a aprovação de diversas leis frontalmente antireligiosas, preparando terreno para a separação entre a Igreja e o Estado em 1905.

    Portugal via-se às voltas com a fermentação revolucionária que deveria culminar, em 1908, no assassinato do rei D. Manoel e do Príncipe herdeiro, com a proclamação da República dois anos mais tarde, e com uma série de medidas contra a Igreja, como a expulsão dos jesuítas, a supressão de congregações religiosas e a aprovação do divórcio.

    Também na outrora fiel e católica Espanha, os ventos liberais e anarquistas sopravam com violência, chegando-se à tentativa de assassinato do rei Afonso XIII, no próprio dia de suas bodas. O império Austro-Húngaro apresentava tantos sintomas de decadência religiosa e moral, que a todo instante se temia sua ruína.

    Não menos trágica para Igreja e a civilização cristã era a situação no maior bloco católico do universo, a América Latina, onde as jovens nações emulavam em impiedade com suas maiores européias.

    No Brasil, a célebre "Questão Religiosa” conseguira levar à barra dos tribunais e condenar à prisão perpétua com trabalhos forçados, o intrépido bispo de Olinda, D. Vital Maria Gonçalves de Oliveira. No Equador, líderes católicos são perseguidos e forçados a exilar-se. No México, as nuvens da tormenta revolucionária já se acumulavam no horizonte, para desencadearem-se, pouco depois, numa das mais cruéis e implacáveis perseguições religiosas conhecidas pelo mundo moderno.

    Sobretudo, no próprio interior da Igreja a situação era grave. Erros filosóficos muito em voga como o naturalismo, o racionalismo e o cientificismo, a par de forte liberalismo influenciavam extensamente a teologia e deturpavam a fé, ao mesmo tempo que esfriavam nas almas o amor de Deus.

    Haviam penetrado a fundo em amplas camadas do Clero, em estabelecimentos de ensino, mesmo em seminários, criando um espírito de novidade e de revolta crescente que ameaçava fazer soçobrar a Barca de Pedro, não tivesse ela a promessa da perenidade.

    Para fazer face a esse terrível panorama, tornava-se necessário o advento de um Papa que se colocasse entre os maiores da História da Igreja. Por obra do Divino Espírito Santo, que não abandona a Igreja, Sua Esposa Mística, e a rogos de Maria, o mundo teve o Pontífice de que necessitava: Giuseppe Sarto, Patriarca de Veneza, eleito com o nome de Pio X.

    Fonte: www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=0325141B-3048-313C-2EE95FE1EE9CC5A0&mes=Agosto1993

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Vida de Santa Edwiges

    Na Europa Ocidental havia uma região chamada de Silésia, apos a segunda Guerra, a maior parte da região foi cedida à Polônia.
    O nobre Bertoldo de Andech, casado com a jovem Inês tiveram oito filhos, uma das filhas casou-se com Filipe, rei da França, outra com André, rei da Hungria e foi mãe de Santa Isabel da Hungria, e outra se tornou abadessa beneditina.

    No ano de 1174 nasce a Duquesa Edwiges, sua mãe Inês reunia os filhos muitas vezes ao dia para ensinar-lhes a rezar e contava histórias de mártires e santos que alegrava a muito a pequena Edwiges.

    Aos seis anos Edwiges é colocada em um mosteiro para ser educada entre religiosas e quando completou doze anos seu pai arrumou o seu casamento com Henrique que era Duque da Silésia.O casamento realizou-se em 1186 e toda nobreza compareceu ao casamento, dentre eles sua majestade Inês, rainha da França, Gertrudes rainha da Hungria, ambas irmãs de Edwiges.

    Após o casamento Edwiges que passa a ser Duquesa da Silésia e da Polônia chega ao seu castelo e aos treze anos tem seu primeiro filho, logo com a graça de Deus tiveram mais cinco filhos. O filho mais velho Henrique sai vitorioso e o irmão Conrado ao sair em uma caçada foi atacado por uma fera que ele mesmo tinha ferido, vindo a falecer alguns dias depois, nesses tempos Edwiges tinha também acabado de perder o seu terceiro filho Boleslau.
    Em meio a tanta dor Edwiges se mantém forte e sofrendo em silêncio ensina a todos a respeitarem a vontade de Deus.

    Após a morte do marido Edwiges retirou-se para o mosteiro de Trebnitz onde sua filha Gertrudes era Abadessa, e assim a rica duquesa se fez pobre entre as pobres monjas.Edwiges considerava os religiosos como uma porção eleita do povo de Deus e por eles tinha um imenso respeito e as considerava como pessoas santas.Edwiges e o marido fundaram diversos mosteiros e doavam generosas esmolas.
    Exemplos de Humildade e Paciência

    Edwiges sempre se vestia com humildade apesar de sua riqueza e sua posição social, seu marido via nela um exemplo e ele era também conhecido por sua generosidade e passava muito tempo servindo aos franciscanos pelo amor a pobreza e humildade.

    A morte da santa

    Como se aproximava a morte de Edwiges, sua filha a abadessa Gertrudes perguntou a ela onde queria ser sepultada e a santa respondeu que gostaria de ser sepultada em um cemitério comum, como insistia sua filha em dar-lhe um túmulo na igreja a santa pediu para ser sepultada perto do altar de São Bartolomeu Apóstolo, mas a filha insistiu para que ela fosse sepultada diante do altar de São Pedro e Edwiges como tinha o dom dae prever o futuro como o fez em muitas vezes disse: “Se fizerem assim não terão mais sossego as monjas”, e como ela disse aconteceu devido às multidões que iam visitar o tumulo da santa.

    Assim no dia 15 de novembro de 1243 morreu Santa Edwiges, seu pobre corpo estava dilacerado pelas penitências, as irmãs ao se prepararem para lavar o corpo da Santa ficaram horrorizadas ao verem sobre o corpo um duríssimo cilício e na cintura uma grossa corda de crina toda retorcida.
    No dia 15 de outubro de 1267, Edwiges é canonizada para glória de Deus e bem da Igreja, mais tarde foi canonizada Santa Teresa D’Avila, justamente no dia 15 de outubro de 1515 e a festa de Santa Edwiges foi transferida para o dia 16 de outubro.

    Fonte: http://www.oracoes.info/SantaEdwiges05.html

    ResponderExcluir
  44. Biografia de São Mateus:
    São Mateus foi um apóstolo de Cristo. Autor do primeiro dos três evangelhos sinóticos, os outros dois são de Marcos e Lucas. É o mais utilizado pela Igreja. Mateus significa presente de Javé (Iah) ou dom de Deus. De acordo com o seu próprio Evangelho, seu nome original era Levi, filho de Alfeu, que foi chamado por Jesus junto ao mar da Galileia, em Cafarnaum, quando trabalhava como publicano a serviço de Herodes Antipas.
    Era publicano, ou seja, cobrador de impostos, justamente a classe muito odiada na época de Jesus, por cobrarem impostos aos judeus para serem entregues às autoridade romanas. Apesar de sua profissão anterior de coletor de impostos, foi Judas Iscariotes, porém, que teve o encargo de caixa da pequena comunidade apostólica.
    Embora conste da relação dos apóstolos, geralmente ao lado de São Tomé, as citações sobre Mateus no Novo Testamento são escassas e incertas. Da sua atividade após o Pentecostes, conhece-se somente as admiráveis páginas do seu evangelho, primitivamente redigido em aramaico. Denominado de primeiro evangelho, da mais ênfase ao aspecto humano e genealógico de Jesus. Fora do Evangelho, segundo Eusébio de Cesaréia em sua História da Igreja, a única referência a seu respeito é uma citação do bispo Papias de Hierápolis, do século II.
    Também não se conhecem versões conclusivas sobre sua morte, embora fontes menos críveis, referenciam narrações dos sofrimentos e do seu martírio, apedrejado, queimado e decapitado na Etiópia, de onde as relíquias do santo teriam sido transportadas para Paestum. Depois, essas relíquias foram levadas para a cidade italiana de Salerno, onde até hoje se encontram e são consideradas pelos mais crentes como verdadeiramente do santo.
    Apóstolo e evangelista, pela tradição ele pregou pela Judeia, Etiópia e Pérsia e a igreja romana celebra sua festa em 21 de setembro, e a grega em 16 de novembro e seu símbolo como evangelista é o anjo

    ResponderExcluir
  45. Santa Verônica


    Santa Verônica viveu no primeiro século. É a mulher de Jerusalém que enxugou a face de Jesus com um véu branco no seu caminho para o Calvário. De acordo com a tradição o pano ficou com a impressão da imagem da face de Jesus. Assim a historia de Santa Verônica tornou-se uma das mais populares da tradição Cristã e o seu véu é uma das mais amadas relíquias da Igreja. De acordo com a tradição, Verônica levou o véu para fora da Terra Santa e teria usado para curar o Imperador Tibérius (14-37) de uma doença. O véu foi subseqüentemente visto em Roma no século oitavo e foi transferido para a Basílica de São Pedro em 1297 pelo Papa Bonifácio VIII (1294-1303).
    Quase nada é conhecido sobre Verônica embora os “Atos de Pilatos” considerado por muito apócrifos a identificam com a mulher mencionada no Evangelho de São Mateus (9:29-22) que teria sofrido de uma perda de sangue. O nome Verônica significa “imagem verdadeira” como foi relatado pelo historiador e escolar bíblico Giraldus Cambrensis (1147-1223). Alem disso Matthew de Westminster fala da impressão da imagem do Salvador como:
    "Effigies Domenici vultus quae Veronica nuncupatur".
    Assim a imaginação popular tomou o nome Verônica como sendo o nome de uma pessoa. O nome assim denotaria como uma relíquia genuína o véu de Verônica, para diferenciá-lo de outras relíquias similares como aquelas guardadas em Milão. A relíquia é ainda preservada na Basílica de São Pedro e a memória do ato de caridade de Santa Verônica é comemorado nas Estações da Via Sacra. Embora ela não seja incluída na Martirologia Romana, ela é honrada pela Igreja com um dia para a sua festa.O seu símbolo é o véu com a face de Cristo e a Coroa de Espinhos.



    Sua festa é celebrada no dia 12 de julho.

    ResponderExcluir
  46. Hagiografia de Santa Catarina

    Santa Catarina nasceu em Alexandria, cidade principal do Egito. Era filha de uma ilustre família da antiga nobreza, descendente, em linhagem direta dos reis e governadores do país. Possuía inúmeros dons, tanto físicos como morais e era dotada de uma inteligência clara e brilhante. Dois sábios de Alexandria foram os seus mestres e, tão rápidos foram seus progressos, que aos treze anos era mestra nas sete artes livres: eloqüência, poesia, música, arquitetura, escultura, plástica e coreografia.

    Quando seu pai, reis Costus, faleceu, Catarina retirou-se com sua mãe Sabinela para as montanhas da Cilicia onde travou conhecimento com Ananias, velho sacerdote, amável e comunicativo. Ananis transmitiu a Catarina os mistérios da religião Cristã. Querendo, porém, convencer-se também interiormente das verdades do cristianismo, não submeteu logo seu entendimento ao jugo da Cruz.
    Sua mãe que já era cristã, empenhava-se em trazer a filha para a Igreja e procurava um esposo que fosse digno da filha. Esta, porém, não achou nenhum pretendente de seu agrado.
    Um sonho significativo que tiveram mãe e filha, foi o meio empregado por Deus para chamar Catarina à verdadeira fé. Desejosa de conseguir aquilo que o sonho lhe prometera, instruiu-se nas verdades da religião cristã. Suficientemente preparada, recebeu Catarina o santo batismo. Confiaram o reino a um governador e voltaram para Alexandria.

    Com a morte da mãe, Catarina procurou relações de amizade com servos e servas de Deus e transformou sua residência em lar cristão. Progrediu tão rapidamente na ciência divina que, dentro em pouco, era mestra na ciência da fé. Tendo apenas dezoito anos, em discussões públicas, confundiu os maiores filósofos da cidade natal.

    O imperador Maximiano havia decretado uma perseguição aos cristãos e sua doutrina. Tendo conhecimento do grande preparo de Catarina, prometeu um prêmio ao filósofo que conseguisse afastar a jovem da religião cristã. Numa discussão pública, para a qual Catarina foi convidada, tudo fizeram para desorientá-la. Ela, porém, iluminada pelo Espírito Santo, respondeu-lhes com tanta clareza e sabedoria, que os próprios filósofos abandonaram o erro.

    O imperador, surpreendido pelo êxito inesperado da discussão, procurou, por todos os meios, arrancar Catarina do cristianismo. Adulações e promessas de fazê-la imperatriz, foi tudo em vão.
    Com soberano desdém, a donzela repeliu as ofertas de Maximiano. Cheio de raiva, o monarca empregou, então, a violência e a crueldade. A jovem foi lançada em um cárcere escuro, onde ficou doze dias. Quando saiu de lá era mais linda e deslumbrante que nunca. Como nada fosse capaz de obrigá-la a renunciar a fé, Catarina foi entregue aos algozes. Condenada ao martírio da roda, no momento, em que ia ser estendida sobre ela, fez Catarina o sinal da cruz e esta se despedaçou imediatamente. Este milagre fez com que o povo rendesse louvor ao Deus dos cristãos e a própria imperatriz confessasse a sua fé no Filho de Deus. Cada vez mais irritado e enfurecido, Maximiano percebendo que promessas, ameaças, súplicas, adulações não conseguira fazê-la apostatar, pronunciou a sentença de morte e mandou levá-la ao lugar do suplício. Após uma oração de louvor, agradecimento e súplica ao verdadeiro Deus, foi Catarina decapitada.

    Seu corpo foi levado ao Monte Sinai, onde a sepultaram. Mais tarde, sobre sua sepultura foi construído um convento, que ainda hoje existe, e é habitado por monges gregos.
    Santa Catarina de Alexandria, por seu grande saber, é padroeira dos estudantes, filósofos e advogados; por sua virgindade intata, de jovens e donzelas; para nós, Irmãs de Santa Catarina, o modelo e guia no caminho que nos conduz.
    Os quatro símbolos da logomarca da Associação Congregação de Santa Catarina representam:

    Roda partida: milagre
    Palma: morte pela fé
    Mãos: serviço ao próximo
    Espada: luta, morte e o renascimento.
    Comemora o seu dia em 25 de Novembro.
    Fonte: http://www.acsc.org.br/congrega/congregar22/pagina303.html

    ResponderExcluir
  47. HAGIOGRAFIA DE SANTA TEREZA BENEDITA DA CRUZ

    Juntamente com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena é uma das "Patronas da Europa". Beatificada a 1 de Maio de 1987, acabou sendo canonizada 11 anos depois, a 11 de Outubro de 1998, pelo Papa João Paulo II.
    Última de 11 irmãos, nasceu em Breslau (Alemanha), a 12 de Outubro de 1891, no dia em que a família festejava o "Dia da Expiação", a grande festa judaica. Por esta razão, a mãe teve sempre uma predileção por esta filha.
    O pai, comerciante de madeiras, morreu quando Edith ainda não tinha completado os 2 anos. A mãe, mulher muito religiosa, solícita e voluntariosa, teve que assumir todo o cuidado da família, mas não conseguiu manter nos filhos uma fé viva. Stein perdeu a fé: "Com plena consciência e por livre eleição", ela afirma mais tarde.
    Edith dedica-se então a uma vida de estudos na Universidade de Breslau tendo como meta a Filosofia.
    Os anos de estudos passam até que, no ano de 1921, Edith visita um casal convertido ao Evangelho. Na biblioteca deste casal ela encontra a autobiografia de Santa Teresa de Ávila. Edith lê o livro durante toda a noite. "Quando fechei o livro, disse para mim própria: é esta a verdade", declarou ela mais tarde.
    Em Janeiro de 1922, Stein é batizada e no dia 02 de Fevereiro desse mesmo ano é crismada pelo Bispo de Espira. Em 1932 é-lhe atribuída uma cátedra numa instituição católica, onde desenvolve a sua própria antropologia, encontrando a maneira de unir ciência e fé. Em 1933 a noite fecha-se sobre a Alemanha. Edith Stein tem que deixar a docência e ela própria declarou nesta altura: "Tinha-me tornado uma estrangeira no mundo". E no dia 14 de Outubro desse mesmo ano, entra para o Mosteiro das Carmelitas de Colônia, passando a chamar-se Teresa Benedita da Cruz. Após cinco anos, faz a sua profissão perpétua.
    Da Alemanha, Edith é transferida para a Holanda juntamente com sua irmã Rosa, que também é batizada na Igreja Católica e prestava serviço no convento. Neste período do regime nazista, os Bispos católicos dos Países Baixos fazem um comunicado contra as deportações dos judeus. Em represália a este comunicado, a Gestapo invade o convento na Holanda e prendem Edith e sua irmã. Ambas são levadas para o campo de concentração de Westerbork.
    No dia 07 de Agosto, ela parte para Auschwitz, ao lado de sua irmã e um grupo de 985 judeus. Por fim, no dia 09 de Agosto, a Irmã Teresa Benedita da Cruz, juntamente com a sua irmã Rosa, morre nas câmaras de gás e depois tem seu corpo queimado.
    Assim, através do martírio, Santa Teresa Benedita da Cruz, recebe a coroa da glória eterna no Céu..

    ResponderExcluir
  48. O EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
    ROCHA, Dom Geraldo Lyrio. Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil. Biblia Sagrada. São Paulo. Editora Canção Nova, 7 Edição.
    http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=243172

    C:\Users\Ana\Desktop\243172.jpgO dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.

    O terceiro Evangelho( Lc) foi escrito por Lucas, que escreveu também os atos dos apóstolos e foi companheiro de Paulo (CL 4,14;FM 24, 2 TM 4,11). Ele escreveu mais ou menos no mesmo tempo que Mateus, depois da destruição do templo de Jerusalém(70 d.c). Mas enquanto MT escreveu para comunidades de judeu-cristãos, LC, se dirigiu às igrejas fundadas por Paulo( com Silas, Timóteo, Tito e.o), no mundo da cultura grega (ou helenista). De acordo com esta cultura, Lucas redigiu uma “história”. Não sendo testemunha ocular dos fatos, investigou os testemunhos antigos e compôs um evangelho “em boa ordem”, conforme as regras de historiografias de então. Ele usou como base o singelo evangelho de Mc e a coleção de palavras de Jesus que encontramos também no evangelho de MT. Contudo, seu evangelho é uma obra autônoma e altamente original, contendo muita coisa que não se encontra nos outros evangelhos. Organiza os dados de maneira a transmitir a imagem de cristo(e da primeira igreja) que só a fé pode conceber. Lucas situa o evangelho dentro da história da salvação, que abrange três épocas: o tempo da promessa(0 antigo testamento), o tempo do cumprimento(Jesus) e o tempo final, que é o tempo do anúncio pela igreja, que está descrito nos atos dos apóstolos;( Cf. At 1,1-2). Segundo a tradição, são Lucas era médico além de pintor, músico e historiador,e teria estudado medicina em Àntióquia.Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que as dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego. São Lucas não era hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica. Não há dados precisos sobre a vida de são Lucas. Segundo a tradição era natural de Àntióquia, cidade situada em território hoje pertencente a síria e que, na época,era um dos mais importantes centros de civilização helênica na Ásia menor. Viveu no século 1.d.c, desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte. Há incertezas, igualmente, sobre as circunstâncias de sua morte; segundo alguns teria sido martirizado, vítima da perseguição dos romanos ao cristianismo; segundo outros morreu de morte natural em idade avançada.Tão pouco se sabe onde foi sepultado e onde repousam seus restos mortais.Na versão mais provável e aceita pela igreja católica, seus despojos encontram-se em Pádua, na Itália, onde há um jazido com o seu nome, que é visitado pelos peregrinos. Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal dela foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a “Lucas, o amado médico”(4.14). Foi grande amigo de São Paulo e juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios. Outra prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo.
    Palavras-chave:Evangelho- Tradição- Historiografia- Igreja

    ResponderExcluir
  49. O EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
    ROCHA, Dom Geraldo Lyrio. Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil. Biblia Sagrada. São Paulo. Editora Canção Nova, 7 Edição.
    http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=243172

    C:\Users\Ana\Desktop\243172.jpgO dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.

    O terceiro Evangelho( Lc) foi escrito por Lucas, que escreveu também os atos dos apóstolos e foi companheiro de Paulo (CL 4,14;FM 24, 2 TM 4,11). Ele escreveu mais ou menos no mesmo tempo que Mateus, depois da destruição do templo de Jerusalém(70 d.c). Mas enquanto MT escreveu para comunidades de judeu-cristãos, LC, se dirigiu às igrejas fundadas por Paulo( com Silas, Timóteo, Tito e.o), no mundo da cultura grega (ou helenista). De acordo com esta cultura, Lucas redigiu uma “história”. Não sendo testemunha ocular dos fatos, investigou os testemunhos antigos e compôs um evangelho “em boa ordem”, conforme as regras de historiografias de então. Ele usou como base o singelo evangelho de Mc e a coleção de palavras de Jesus que encontramos também no evangelho de MT. Contudo, seu evangelho é uma obra autônoma e altamente original, contendo muita coisa que não se encontra nos outros evangelhos. Organiza os dados de maneira a transmitir a imagem de cristo(e da primeira igreja) que só a fé pode conceber. Lucas situa o evangelho dentro da história da salvação, que abrange três épocas: o tempo da promessa(0 antigo testamento), o tempo do cumprimento(Jesus) e o tempo final, que é o tempo do anúncio pela igreja, que está descrito nos atos dos apóstolos;( Cf. At 1,1-2). Segundo a tradição, são Lucas era médico além de pintor, músico e historiador,e teria estudado medicina em Àntióquia.Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que as dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego. São Lucas não era hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica. Não há dados precisos sobre a vida de são Lucas. Segundo a tradição era natural de Àntióquia, cidade situada em território hoje pertencente a síria e que, na época,era um dos mais importantes centros de civilização helênica na Ásia menor. Viveu no século 1.d.c, desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte. Há incertezas, igualmente, sobre as circunstâncias de sua morte; segundo alguns teria sido martirizado, vítima da perseguição dos romanos ao cristianismo; segundo outros morreu de morte natural em idade avançada.Tão pouco se sabe onde foi sepultado e onde repousam seus restos mortais.Na versão mais provável e aceita pela igreja católica, seus despojos encontram-se em Pádua, na Itália, onde há um jazido com o seu nome, que é visitado pelos peregrinos. Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal dela foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a “Lucas, o amado médico”(4.14). Foi grande amigo de São Paulo e juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios. Outra prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo.
    Palavras-chave:Evangelho- Tradição- Historiografia- Igreja

    ResponderExcluir
  50. Santa Ágatha ou Agueda
    marcioreisr.blogspot.com

    C:\Users\Ana\Desktop\thumbnail.jpg
    Sta. Àgatha Protetora das enfermidades dos seios! “Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te ofereceu para amamentar?”
    Sta. Agatha

    Santa Ágatha ou Agueda, protetora das enfermidades dos seios! Filha de nobres comerciantes que em tudo empenhavam para a formação de seus filhos. Eram cristãos devotados,educaram e instruíram seus filhos no cristianismo, apesar de as escondidas por causa da perseguição do imperador Décio, pelos anos 250. Àgatha era dotada de uma inteligência invejável, uma beleza que encatava a todos. Era muito religiosa, nutria um amor por Jesus e a ele consagrou sua vida de todo coração, desejando por ele renunciar os amores terrenos. Uma jovem bela rica inteligente, cortejada por muitos jovens da sociedade Siciliana e a todos dispensava com delicadeza, pois seus planos eram outros. Um senador romano ilustre e poderoso apaixonou-se pela jovem Àgatha e por ela era capaz de mover meio mundo, quando recebeu dela a recusa de seu cortejo, tornou-se intratável e odioso, seu nome era Quintianus, e,descobrindo que Àgatha era cristã e que havia sido trocado por cristo, deu início a uma violenta perseguição contra a jovem, inclusive entregando-a ao imperador Décio, homem cruel e inimigo dos cristãos; foi submetida a um humilhante processo condenatório. No momento do jugamento, o governador perguntou tu a que castas pertences? Àgatha respondeu: embora de família nobre e rica,tenho a honra e a alegria de ser serva de Jesus cristo, meu senhor e meu Deus. Condenada! Foi despida, amarrada e arrastada sobre cacos, vasos e brasas acesas e depois lhe arrancaram os seios com ferro cortante, nenhum remédio ou ataduras foram permitidas que se colocassem nas suas feridas foi jogada num calabouço escuro sujo, sem água e sem comida, para ali morrer. Segundo a tradição, durante aquela noite Àgatha teve uma visão que são Pedro acompanhado de um jovem que trazia uma tocha foram visitá-la. O jovem aplicou óleos ungüentos sobre os ferimentos e são Pedro impôs as mãos; e na manhã seguinte ela estava milagrosamente curada das feridas e reestabelecidas de suas forças físicas e espirituais. O cruel senador Quintianus, ao tomar conhecimento do milagre, solicitou ao imperador que fossem intensificadas as torturas. Novamente a jovem Àgatha permanecendo fiel a cristo, foi despojada de suas vestes e arrastada sobre brasas, cacos de vasos, marcada com ferro e lançada ao calabouço, onde em lágrimas exclamava: “meu senhor Jesus Cristo, vós sois o meu coração e minha vida, leve-me e faça-me eternamente sua! Nesse exato momento um terremoto sacudiu a prisão e ela veio a falecer. O funeral da virgem mártir Àgatha foi bastante movimentado e todos os presentes testemunharam a presença de um jovem com uma tocha na mão.
    Palavras-chave: Cristianismo, Fé, Perseverança, Discípulos.

    ResponderExcluir
  51. Hagiografia São Pedro

    São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Os católicos consideram Pedro como o primeiro Bispo de Roma sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.
    Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para, Kepha (Cefas em português, como em Gálatas 2:11), que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como, Petros, através da palavra, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.
    Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Teria nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João ou Jonas e tinha por irmão o também apóstolo André. Simão e André eram "empresários" da pesca e tinham sua própria frota de barcos, em sociedade com Tiago, João e o pai destes, Zebedeu.
    Pedro era casado e tinha pelo menos um filho. Sua esposa era de uma família rica e moravam numa casa própria, cuja descrição é muito semelhante a uma vila romana,na cidade "romana" de Cafarnaum.


    Santa Rita de Cássia


    Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti (Roccaporena, 1381 — Cássia, 22 de maio de 1457), foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica.
    Filha única, foi mãe, viúva, religiosa e estigmatizada. Nasceu em maio do ano 1381, um ano depois da morte de Santa Catarina de Siena. Ela queria ser religiosa durante toda sua vida, mas seus pais, Antônio e Amata, avançados em idade, escolheram para ela um esposo, Paolo Ferdinando, o que não foi uma decisão muito sábia. Mas Rita obedeceu. Os católicos creem que quis Deus assim dar-nos nela o exemplo de uma admirável esposa, cheia de virtude, ainda nas mais difíceis circunstâncias.
    Depois do matrimônio, seu esposo demonstrou ser bebedor, mulherengo e abusador. Encontrou sua fortaleza em Jesus Cristo, em uma vida de oração, sofrimento e silêncio. Tiveram dois gêmeos, os quais herdaram o temperamento do pai. Rita se preocupou e orou por eles. Depois de vinte anos de matrimônio e oração por parte de Rita, o esposo se converteu, pediu-lhe perdão e lhe prometeu mudar sua forma de ser. Rita perdoou e ele deixou sua antiga vida de pecado. Passava o tempo com Rita nos caminhos de Deus.
    Sua pena foi aumentada quando seus dois filhos, que eram maiores, juraram vingar a morte de seu pai. As súplicas não conseguiram dissuadi-los. Foi então que Santa Rita compreendeu que mais vale salvar a alma que viver muito tempo: rogou ao Senhor que salvasse as almas de seus dois filhos e que tirasse suas vidas antes que se perdessem para a eternidade por cometer um pecado mortal. O Senhor aparentemente respondeu a suas orações: os dois padeceram de uma enfermidade fatal.
    Ocorreu então o que se crê como um milagre. Uma noite, enquanto Rita dormia profundamente, ouviu que a chamavam: "Rita, Rita, Rita!" Isso ocorreu três vezes, na terceira vez Rita abriu a porta e ali estavam Santo Agostinho, São Nicolau Tolentino e São João Batista, de qual ela havia sido devota desde muito menina.

    ResponderExcluir
  52. Muito interessante o texto da Professora Doutora Andreia Cristina. Penso que esses textos tem um valor histórico riquissimo. Interessante quando Vauchez, demonstra como no decorrer da Idade Média foram se transformando os ideais de espiritualidade e, por extensão, as concepções de santidade e a própria hagiografiaele diz que, um dos mais importantes estudiosos europeus sobre a religião e religiosidade medievais, demonstrou como no decorrer da Idade Média foram se transformando os ideais de espiritualidade e, por extensão, as concepções de santidade e a própria hagiografia.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto