Espaço de Leitura e Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras mídias
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
PLANO DE ENSINO : LITERATURA BRASILEIRA( DO SIMBOLISMO ÀS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS)
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
Pró-Reitoria de Ensino - Coordenadoria de Graduação
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso de Letras Português
PLANO DE ENSINO
ANO: 2013
SEMESTRE: 1º
DEPARTAMENTO: Comunicação e Letras - TURNO: [ x ]Vespertino
CURSO: Letras/Português [ 6º] Período
DISCIPLINA: Literatura Brasileira - TOTAL 72 h/a
PROFESSORA: Maria Generosa Ferreira Souto e Damáris de Souza Ramos
CIDADE: Montes Claros - MG
EMENTA: A poética simbolista. Tendências pré-modernistas. Vanguardas européias e a semana da Arte Moderna.
OBJETIVOS GERAIS: Compreender a Literatura Brasileira do final do século XIX, enfocando o Simbolismo e as Vanguardas Européias, até a semana da Arte Moderna. Além disso, criar condições acadêmicas que estimulem uma atitude crítica-reflexiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Proporcionar uma visão da Literatura Brasileira em seu desdobramento teórico, histórico e crítico.
Estudar as manifestações literárias a partir do Simbolismo até a Semana da Arte Moderna.
Desenvolver formação crítica no exercício da análise textual e no estudo histórico e teórico dos períodos abordados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I – O Simbolismo na Literatura Brasileira:
a) Os primeiros escritos da literatura simbolista, b) Aspectos da literatura simbolista, c) Contexto histórico e cultural do Simbolismo, d) As tensões entre a estética simbolista e as pretensões positivistas, e) Cruz e Sousa, f) Alphonsus de Guimaraens, e) Pedro Kilkerry
II – As Vanguardas Européias e as tendências modernistas:
a) Movimentos artísticos do início do século XX, b) Futurismo, c) Expressionismo, d) Cubismo, e) Dadaísmo, f) Surrealismo, g) As vanguardas e outras artes.
III – A Semana da Arte Moderna
a) Rupturas e experimentação da linguagem, b) Afirmação da expressão cultural brasileira, c) Poesia Pau Brasil, d) A mudança do paradigma ufanista romântico, e) A crise do verso, f) A coloquialidade: “escrever como si fala”, g) O verso livre e um universo de diferenças, h) O retorno do humor e da irreverência, i) O lirismo moderno
METODOLOGIA/ ATIVIDADES DIDÁTICAS
- Aulas expositivas dialogadas; Debates;
- Apresentação de trabalho – individual e em grupo; Seminários; - Mini-Seminários;
- Pesquisas online; - Leitura dos textos e fichamentos; -Escrita e reescrita de artigos e ensaios.
ESTRUTURA(S) DE APOIO/RECURSOS DIDÁTICOS
- Quadro e giz
- Textos teóricos e críticos
- Textos literários
- Datashow/Vídeos
- Bibliotecas Virtuais, DVD/filmes, CD-Rom
- Mídias na educação: Internet, weblog.
AVALIAÇÃO
Aspectos a serem avaliados Instrumentos de avaliação
- Assiduidade e pontualidade;
- Iniciativa e interesse;
- leituras dos textos críticos e/ou literários e fichamentos dos mesmos;
- Conhecimento e domínio de conteúdos estudados;
- Discussão e crítica das leituras realizadas.
- Participação nos debates e comentários críticos e analíticos nos espaços virtuais (Blogs interativos da disciplina e dos acadêmicos)
- 02 Provas escritas (individuais)=50,0;
- Trabalhos individuais e/ou em grupos = 50,0 pontos, subdivididos em:
a) Resumos,
b) Leitura e fichamentos dos textos;
c) Resenhas;
d) Ensaios;
e) Debates e comentários nos blogs;
f) Apresentações orais;
g) Seminários;
CRONOGRAMA
18/02/13 – 4h/a: Apresentação de Plano de Ensino
-Esclarecimento sobre a proposta da disciplina e a avaliação
-Textos: 1) ANJOS, Augusto dos. Eu. São Paulo: L&M POCKET, 2000. 2) BALAKIAN, Ana. O simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 1967.
25/02/13 – 4h/a: I – O Simbolismo na Literatura Brasileira: Os primeiros escritos da literatura simbolista. - Textos: 1) CAROLLO, Cassiana Lacerda. Decadismo e Simbolismo no Brasil – crítica e poética. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1980, 2v. 2) CRUZ E SOUSA. Poemas escolhidos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
04/03/13 – 4h/a: I – O Simbolismo na Literatura Brasileira: Aspectos da literatura simbolista- Textos:
1) MURICY, Andrade. Panorama do movimento simbolista no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1973, 2v. 2) CRUZ E SOUSA. Poemas escolhidos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002
11/03/13 – 4h/a: I – O Simbolismo na Literatura Brasileira: Contexto histórico e cultural do Simbolismo – Textos: 1) WILSON, Edmund. O castelo de Axel. São Paulo: Cultrix, 1967. 2) BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: CULTRIX, 1994.
18/03/13 – 4h/a: I – O Simbolismo na Literatura Brasileira: As tensões entre a estética simbolista e as pretensões positivistas – Textos: 1) GOMES, Álvaro Cardoso. A estética simbolista. São Paulo: Cultrix, 1985. e
25/03/13 – 4h/a: I – O Simbolismo na Literatura Brasileira: Alphonsus de Guimaraens, Pedro Kilkerry – Textos: 1) GUIMARÃES, Alphonsus de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Agir, 1987. 2) CORREIA, Raimundo. Poesias selecionadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
01/04/13 – 4h/a: II – As Vanguardas Européias e as tendências modernistas: Movimentos artísticos do início do século XX - Textos: 1) TELLES, Gilberto Mendonça. Modernismo Brasileiro e Vanguardas européias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.
08/04/13 – 4h/a: II – As Vanguardas Européias e as tendências modernistas: Futurismo, Expressionismo - Textos: 1) COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 3° ed. Rio de Janeiro: Sul Americana, 1964.
15/04/13 – 4h/a: II – As Vanguardas Européias e as tendências modernistas: Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo. Textos: 1) CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 10. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
22/04/13 – 4h/a: II – As Vanguardas Européias e as tendências modernistas: As vanguardas e outras artes. Textos: SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
29/04/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: Rupturas e experimentação da linguagem – Textos: 1) BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Tradução de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 2) BAUDELAIRE, Charles. A modernidade de Baudelaire. Tradução de Suely Cassal. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
06/05/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: Afirmação da expressão cultural brasileira – Textos 1) STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004. 2)
13/05/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: Poesia Pau Brasil – Textos: 1) ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.
20/05/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: A mudança do paradigma ufanista romântico – Textos: 1) STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004
27/05/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: A crise do verso – Textos: 1) ANDRADE, Oswald de. Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1972.
03/06/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: A coloquialidade: “escrever como si fala” – Textos 1) REGIS, Maria Helena Camargo. O coloquial na poética de Manuel Bandeira. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1986.
10/06/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: O verso livre e um universo de diferenças - Textos
1) MORICONI, Ítalo. Como e porque ler a poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002
17/06/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna - O retorno do humor e da irreverência, O lirismo moderno – Textos: 1) BOSI, Alfredo (Org.). Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 1996. (Cap
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANJOS, Augusto dos. Eu. São Paulo: L&M POCKET, 2000.
BALAKIAN, Ana. O simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 1967.
CRUZ E SOUSA. Poemas escolhidos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
GUIMARÃES, Alphonsus de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
TELLES, Gilberto Mendonça. Modernismo Brasileiro e Vanguardas européias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAROLLO, Cassiana Lacerda. Decadismo e Simbolismo no Brasil – crítica e poética. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1980, 2v.
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 3° ed. Rio de Janeiro: Sul Americana, 1964.
CORREIA, Raimundo. Poesias selecionadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
GOMES, Álvaro Cardoso. A estética simbolista. São Paulo: Cultrix, 1985.
MURICY, Andrade. Panorama do movimento simbolista no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1973, 2v.
WILSON, Edmund. O castelo de Axel. São Paulo: Cultrix, 1967.
BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR
ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. In: ____. Aspectos da literatura brasileira.
São Paulo: Martins, 1974. p. 231-254.
ANDRADE, Oswald de. Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1972.
ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Tradução de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
1985.
______. A modernidade de Baudelaire. Tradução de Suely Cassal. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1988.
BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: CULTRIX, 1994.
BOSI, Alfredo (Org.). Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 1996.
CADERMATORI, Lígia. Períodos Literários. São Paulo: Ática, 1989.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 10. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006
MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através de textos. São Paulo: CULTRIX, 2001.
MORICONI, Ítalo. Como e porque ler a poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura. São Paulo: Ática, 1988.
SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
REGIS, Maria Helena Camargo. O coloquial na poética de Manuel Bandeira. Florianópolis:
Ed. da UFSC, 1986.
STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004
FILMES
FILMES:
1) Sobre o Simbolismo: O labirinto de Fauno (2006), Abril Despedaçado (2001) e O Perfume (1985).
2) Vanguardas Européias e as tendências modernistas: Avatar (2009), Los Angeles: Cidade Proibida (1997), O homem que não estava lá (2001)
3) Semana da Arte Moderna: Semana de Arte Moderna/documentário (1972), Macunaíma (1969).
MÚSICAS: Janelas abertas nº 2, de Caetano Veloso; Claude Debussy
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Achei ótimo a aula de hoje, muito bom aprender sobre o mundo virtual do blog.
ResponderExcluirLi a ementa e já começarei a fazer leituras sobre os livros da bibliografia, pois será de grande enriquecimento.
Abraço
Espero que possamos compreender e alcançar os objetivos propostos para este semestre,uma vez que a disciplina e de grande importância para o nosso crescimento intelectual.
ResponderExcluirAbraços
Auvenite
Eu sou um pouco suspeita para falar já que essa é minha area favorita. Espero que possamos aproveitar os conteúdos da melhor maneira possível, atingindo os objetivos esperados para essa disciplina.
ResponderExcluirEstou ansiosa pelo desenvolvimento do curso!
Abraços,
Marina Câmara :)
Adorei a aula de hoje. Aprendi bastante com o blog, uma vez que, é uma forma dinâmica de conhecer o conteúdo a ser estudado durante o período. Essa é grande maneira de enriquecer os nossos conhecimentos na area da Literatura.
ResponderExcluirAdorei a aula de hoje, li a ementa e gostei.
ResponderExcluirestou ansiosa para próxima aula.
A aula de segunda feira "24/02/2013" foi muito importante, pois criamos um blog para realizarmos atividades, comentarmos textos publicados e a aula do dia.Trabalhar com o blog é uma maneira de aprimorar os nossos conhecimentos acadêmicos e estarmos ligados no mundo da literatura.
ResponderExcluirAchei muito interessante utilizar o blog para discutirmos e compartilharmos informações a respeito do conteúdo de literatura que será ministrado,pois é uma forma nova de se estudar e enriquecer os nossos conhecimentos.
ResponderExcluirAbraço
Ualeson
Adorei a aula de segunda-feira, já que foi uma aula diferente e muito divertida. Estou com ótimas expectativas em relação às aulas que teremos de Literatura Brasileira no 6° período.
ResponderExcluirEu também achei uma aula bem diferente e interessante, Paulinha.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLi toda a Ementa e estou muito ansiosa pelos debates que teremos. Adorei a aula de segunda-feira.
ResponderExcluirJane Marta
Adorei a aula de segunda feira, principalmente, pela forma inovadora e dinâmica de trabalharnos através do blog, espero que possamos apreender o conteùdo que será ministrado.
ResponderExcluirJunimara
A aula do dia 25 de fevereiro foi bastante diferenciada, na qual pudemos criar nosso blog onde partilharemos nossas obsevações e comentários acerca do conteúco a ser ministrado, e que possamos expandir nossos conhecimentos.
ResponderExcluirSuzana
o plano de ensino é bastante interessante, e o trabalho diferenciado através do blog nos dará oportunidades de trocar informações e conhecimentos.
ResponderExcluirRejane.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA metodologia utilizada é inovadora, uma vez que trará novas formas de compartilhar a literatura brasileira. Quanto ao plano de ensino gostei muito,pois aprenderemos um pouco mais sobre alguns momentos marcantes da nossa literatura.
ResponderExcluirA metodologia utilizada é inovadora, uma vez que trará novas formas de compartilhar a literatura brasileira. Quanto ao plano de ensino gostei muito, pois aprenderemos um pouco mais sobre alguns momentos marcantes da nossa literatura.
ResponderExcluirA aula de hoje foi muito proveitosa, uma vez que nos permitiu adquirir mais conhencimentos sobre o Simbolismo e suas caracteristicas.
ResponderExcluirA aula do dia 4 de março, foi excelente pois permitiu a nós acadêmicos, a refletir sobre o contexto histórico da Correntes Literárias, com enfoque no Simbolismo. As vezes não analisamos o que está em volta de uma Corrente e simplesmente a datamos e colocamos o seu conceito, e a Literatura não envolve somente "conceito", mas reflexão,comparação e viajem, entre outros.
ResponderExcluirO texto: O Simbolismo de Anna Balakian trabalhado na aula de 04 de março de 2013 foi de extrema importância para compreendermos o movimento simbolista, sendo que ela salienta que o termo “simbolismo” tornou-se um rótulo para designar o pós-romantismo, e que todos os escritores vão construir através da matéria-prima: a palavra. É importante destacar que esses escritores viam a palavra como uma espécie de deusa (religião), a qual eles deviam obediência. O Simbolismo priorizava a sinestesia, fazendo analogias de sentido. Nesse movimento há uma sobreposição de vários sentidos misteriosos e escondidos atrás das aparências. Baudelaire é uma das fontes do Simbolismo, dentro das suas principais características destaca-se sua diversidade, sua real ausência de traço saliente, a reversibilidade e multiplicidade de caráter. Todas essas características abordadas por Balakian vêm enriquecer nossos conhecimentos e promover uma interação com esse mundo fantástico da literatura.
ResponderExcluirNão podemos nos esquecer de Rimbaud, que muito contribuiu com a estética Simbolista.
ExcluirConcordo plenamente com você Tiago, pois assim como Charles Baudelaire, Stéphane Mallarmé e Paul Verlaine, Arthur Rimbaud contribui muito para a estética simbolista, pois a origem do Simbolismo está enraizada no Decadentismo representado nas manifestações artísticas desses poetas.
ExcluirIsso mesmo Laura no Simbolismo" há uma sobreposição de vários sentidos misteriosos e escondidos atrás das aparências". Adorei o seu comentário,pois esclareceu algumas dúvidas que tinha a respeito sobre esses sentidos misteriosos.
ResponderExcluirQue bom Debora, realmente no Simbolismo há essa sobreposição do misterioso, por exemplo o homem simbolista não se mostra por completo, é um homem dual (não sabe o quer).
ExcluirA ementa ficou muito bem organizada, os temas escolhidos serão essenciais para a compreensão do Movimento Simbolista.
ResponderExcluirA aula da semana passada foi realmente muito boa, nos mostrou a competência das docentes que trataram muito bem do texto da Anna Balakian. Além disso, ressalta-se a reflexão que foi feita sobre o Simbolismo.
ResponderExcluirA aula de hoje foi muito interessante, sendo que no inicio discutimos o texto: As Convenções do Simbolismo na Literatura Européia de Anna Balakian, logo após discutimos os contos: O Gato Preto e O Corvo de Allan Poe; e alguns poemas de Baudelaire. Eu adorei o conto: O Gato Preto, pois nele podemos perceber traços, características do Simbolismo, como por exemplo: a imagem de um homem que não se mostra por completo, um homem dual, misterioso, “não sabe o quer”, sendo que o conto demonstra, reflete uma atmosfera sombria, misteriosa e triste. Nesse contexto é importante relembrar uma citação da professora Generosa na primeira aula, na qual ela citou as palavras de Jean Móreas sobre a poesia simbolista: “Inimiga do ensinamento, da declamação, da falsa sensibilidade, da descrição objetiva, a poesia simbolista procura vestir a idéia de uma forma sensível”.
ResponderExcluirConcordo. Foi uma aula muito relevante para aprimorarmos os nossos conhecimentos a respeito do simbolismo.É importante ressaltar que, os poemas estudados contribuiram para indentificarmos os aspectos simbolistas e nos possibilitou um contato maior com os autores e suas obras.Esses contribuiram de forma significativa para a estética simbolista.
ResponderExcluirEstou animadissíma com a disciplina, uma vez que a disciplina de literatura nos transforma em seres melhores.
ResponderExcluirAbraços
;))
A metodologia utilizada nas aulas coopera de forma significativa para a compreensão da Literatura Brasileira de forma crítica e reflexiva. Sendo assim, fiquei muito animada para acompanhar as aulas, adquirir e a trocar conhecimentos por meio delas.
ResponderExcluirAbraços.
Isabela Catrinck
Adorei a metodologia da professora de criar um blog para fins de verificação,pois diversifica o ambiente escolar,assim por sua vez deixa de ser um esnsino tradicionalista.
ResponderExcluirAbraços.
Bruna Souto
A Disciplina é interessantíssima. E possibilita uma série de vertentes a serem trabalhadas. Aulas expositivas são um tanto proveitosas, mas o que torna as aulas, de fato, interessantes são as discussões e meios alternativos como filmes e o Blog utilizados como ferramentas de dinamização das aulas.
ResponderExcluirAtt Ludmila Rodrigues
Concordo Ludmila Rodrigues, as aulas ficaram bem mais interessantes com a utilização dos filmes e com a exposição através do blog.
ExcluirAdoro literatura! Esse semestre literatura promete! (: Estou até anotando os nomes dos livros aqui, começar a ler!
ResponderExcluirAbraço/!
É um prazer poder viajar nos universos dos livros e saber que podemos contar com profissionais competentes, nesse semestre abordaremos mais um etapa da Literatura Brasileira E COM CERTEZA FAREMOS UM ÓTIMO PROVEITO DISSO... <3
ResponderExcluirabraços,
LARISSA SANTOS
Parabéns pelo Blog!
ResponderExcluirGostei muito da aula, ou seja, da metologia utilizada, pois através do blog, podemos aprimorar de forma significativa o nosso conhecimento em relção à arte literária.
ResponderExcluirJá agora, no fim de mais um semestre, podemos reafirmar a importância da disciplina de Literatura, especialmente a brasileira, para o curso. Além da disciplina se tornar uma ferramenta de contato dos alunos com os textos, ela se tornou ainda mais eficaz com a utilização de metodologias alternativas, como o blog, filmes e documentários. Sem dúvida, a metodologia foi o diferencial da disciplina.
ResponderExcluirMarina Letícia :)