segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PLANO DE ENSINO : LITERATURA BRASILEIRA( DO SIMBOLISMO ÀS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS)


Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
Pró-Reitoria de Ensino - Coordenadoria de Graduação
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso de Letras Português

PLANO DE ENSINO
ANO: 2013
SEMESTRE: 1º
DEPARTAMENTO: Comunicação e Letras - TURNO: [ x ]Vespertino
CURSO: Letras/Português [ 6º] Período
DISCIPLINA: Literatura Brasileira - TOTAL 72 h/a
PROFESSORA: Maria Generosa Ferreira Souto e Damáris de Souza Ramos
CIDADE: Montes Claros - MG



EMENTA: A poética simbolista. Tendências pré-modernistas. Vanguardas européias e a semana da Arte Moderna.


OBJETIVOS GERAIS: Compreender a Literatura Brasileira do final do século XIX, enfocando o Simbolismo e as Vanguardas Européias, até a semana da Arte Moderna. Além disso, criar condições acadêmicas que estimulem uma atitude crítica-reflexiva.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Proporcionar uma visão da Literatura Brasileira em seu desdobramento teórico, histórico e crítico.
 Estudar as manifestações literárias a partir do Simbolismo até a Semana da Arte Moderna.
 Desenvolver formação crítica no exercício da análise textual e no estudo histórico e teórico dos períodos abordados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I – O Simbolismo na Literatura Brasileira:
a) Os primeiros escritos da literatura simbolista, b) Aspectos da literatura simbolista, c) Contexto histórico e cultural do Simbolismo, d) As tensões entre a estética simbolista e as pretensões positivistas, e) Cruz e Sousa, f) Alphonsus de Guimaraens, e) Pedro Kilkerry
II – As Vanguardas Européias e as tendências modernistas:
a) Movimentos artísticos do início do século XX, b) Futurismo, c) Expressionismo, d) Cubismo, e) Dadaísmo, f) Surrealismo, g) As vanguardas e outras artes.
III – A Semana da Arte Moderna
a) Rupturas e experimentação da linguagem, b) Afirmação da expressão cultural brasileira, c) Poesia Pau Brasil, d) A mudança do paradigma ufanista romântico, e) A crise do verso, f) A coloquialidade: “escrever como si fala”, g) O verso livre e um universo de diferenças, h) O retorno do humor e da irreverência, i) O lirismo moderno
METODOLOGIA/ ATIVIDADES DIDÁTICAS

- Aulas expositivas dialogadas; Debates;
- Apresentação de trabalho – individual e em grupo; Seminários; - Mini-Seminários;
- Pesquisas online; - Leitura dos textos e fichamentos; -Escrita e reescrita de artigos e ensaios.

ESTRUTURA(S) DE APOIO/RECURSOS DIDÁTICOS
- Quadro e giz
- Textos teóricos e críticos
- Textos literários
- Datashow/Vídeos
- Bibliotecas Virtuais, DVD/filmes, CD-Rom
- Mídias na educação: Internet, weblog.
AVALIAÇÃO
Aspectos a serem avaliados Instrumentos de avaliação
- Assiduidade e pontualidade;
- Iniciativa e interesse;
- leituras dos textos críticos e/ou literários e fichamentos dos mesmos;
- Conhecimento e domínio de conteúdos estudados;
- Discussão e crítica das leituras realizadas.
- Participação nos debates e comentários críticos e analíticos nos espaços virtuais (Blogs interativos da disciplina e dos acadêmicos)
- 02 Provas escritas (individuais)=50,0;
- Trabalhos individuais e/ou em grupos = 50,0 pontos, subdivididos em:
a) Resumos,
b) Leitura e fichamentos dos textos;
c) Resenhas;
d) Ensaios;
e) Debates e comentários nos blogs;
f) Apresentações orais;
g) Seminários;
CRONOGRAMA
18/02/13 – 4h/a: Apresentação de Plano de Ensino
-Esclarecimento sobre a proposta da disciplina e a avaliação
-Textos: 1) ANJOS, Augusto dos. Eu. São Paulo: L&M POCKET, 2000. 2) BALAKIAN, Ana. O simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 1967.
25/02/13 – 4h/a: I – O Simbolismo na Literatura Brasileira: Os primeiros escritos da literatura simbolista. - Textos: 1) CAROLLO, Cassiana Lacerda. Decadismo e Simbolismo no Brasil – crítica e poética. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1980, 2v. 2) CRUZ E SOUSA. Poemas escolhidos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
04/03/13 – 4h/a: I – O Simbolismo na Literatura Brasileira: Aspectos da literatura simbolista- Textos:
1) MURICY, Andrade. Panorama do movimento simbolista no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1973, 2v. 2) CRUZ E SOUSA. Poemas escolhidos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002
11/03/13 – 4h/a: I – O Simbolismo na Literatura Brasileira: Contexto histórico e cultural do Simbolismo – Textos: 1) WILSON, Edmund. O castelo de Axel. São Paulo: Cultrix, 1967. 2) BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: CULTRIX, 1994.

18/03/13 – 4h/a: I – O Simbolismo na Literatura Brasileira: As tensões entre a estética simbolista e as pretensões positivistas – Textos: 1) GOMES, Álvaro Cardoso. A estética simbolista. São Paulo: Cultrix, 1985. e

25/03/13 – 4h/a: I – O Simbolismo na Literatura Brasileira: Alphonsus de Guimaraens, Pedro Kilkerry – Textos: 1) GUIMARÃES, Alphonsus de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Agir, 1987. 2) CORREIA, Raimundo. Poesias selecionadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
01/04/13 – 4h/a: II – As Vanguardas Européias e as tendências modernistas: Movimentos artísticos do início do século XX - Textos: 1) TELLES, Gilberto Mendonça. Modernismo Brasileiro e Vanguardas européias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.

08/04/13 – 4h/a: II – As Vanguardas Européias e as tendências modernistas: Futurismo, Expressionismo - Textos: 1) COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 3° ed. Rio de Janeiro: Sul Americana, 1964.



15/04/13 – 4h/a: II – As Vanguardas Européias e as tendências modernistas: Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo. Textos: 1) CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 10. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

22/04/13 – 4h/a: II – As Vanguardas Européias e as tendências modernistas: As vanguardas e outras artes. Textos: SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

29/04/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: Rupturas e experimentação da linguagem – Textos: 1) BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Tradução de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 2) BAUDELAIRE, Charles. A modernidade de Baudelaire. Tradução de Suely Cassal. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

06/05/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: Afirmação da expressão cultural brasileira – Textos 1) STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004. 2)

13/05/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: Poesia Pau Brasil – Textos: 1) ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.


20/05/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: A mudança do paradigma ufanista romântico – Textos: 1) STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004

27/05/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: A crise do verso – Textos: 1) ANDRADE, Oswald de. Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1972.

03/06/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: A coloquialidade: “escrever como si fala” – Textos 1) REGIS, Maria Helena Camargo. O coloquial na poética de Manuel Bandeira. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1986.

10/06/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna: O verso livre e um universo de diferenças - Textos
1) MORICONI, Ítalo. Como e porque ler a poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002

17/06/13 – 4h/a: III – A Semana da Arte Moderna - O retorno do humor e da irreverência, O lirismo moderno – Textos: 1) BOSI, Alfredo (Org.). Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 1996. (Cap

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANJOS, Augusto dos. Eu. São Paulo: L&M POCKET, 2000.
BALAKIAN, Ana. O simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 1967.
CRUZ E SOUSA. Poemas escolhidos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
GUIMARÃES, Alphonsus de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
TELLES, Gilberto Mendonça. Modernismo Brasileiro e Vanguardas européias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAROLLO, Cassiana Lacerda. Decadismo e Simbolismo no Brasil – crítica e poética. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1980, 2v.
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 3° ed. Rio de Janeiro: Sul Americana, 1964.
CORREIA, Raimundo. Poesias selecionadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
GOMES, Álvaro Cardoso. A estética simbolista. São Paulo: Cultrix, 1985.
MURICY, Andrade. Panorama do movimento simbolista no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1973, 2v.
WILSON, Edmund. O castelo de Axel. São Paulo: Cultrix, 1967.
BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR
ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. In: ____. Aspectos da literatura brasileira.
São Paulo: Martins, 1974. p. 231-254.

ANDRADE, Oswald de. Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1972.

ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.

BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Tradução de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
1985.
______. A modernidade de Baudelaire. Tradução de Suely Cassal. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1988.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: CULTRIX, 1994.

BOSI, Alfredo (Org.). Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 1996.

CADERMATORI, Lígia. Períodos Literários. São Paulo: Ática, 1989.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 10. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006

MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através de textos. São Paulo: CULTRIX, 2001.

MORICONI, Ítalo. Como e porque ler a poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura. São Paulo: Ática, 1988.

SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

REGIS, Maria Helena Camargo. O coloquial na poética de Manuel Bandeira. Florianópolis:
Ed. da UFSC, 1986.

STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004

FILMES
FILMES:
1) Sobre o Simbolismo: O labirinto de Fauno (2006), Abril Despedaçado (2001) e O Perfume (1985).
2) Vanguardas Européias e as tendências modernistas: Avatar (2009), Los Angeles: Cidade Proibida (1997), O homem que não estava lá (2001)
3) Semana da Arte Moderna: Semana de Arte Moderna/documentário (1972), Macunaíma (1969).
MÚSICAS: Janelas abertas nº 2, de Caetano Veloso; Claude Debussy

38 comentários:

  1. Achei ótimo a aula de hoje, muito bom aprender sobre o mundo virtual do blog.

    Li a ementa e já começarei a fazer leituras sobre os livros da bibliografia, pois será de grande enriquecimento.

    Abraço

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  2. Espero que possamos compreender e alcançar os objetivos propostos para este semestre,uma vez que a disciplina e de grande importância para o nosso crescimento intelectual.

    Abraços

    Auvenite

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  3. Eu sou um pouco suspeita para falar já que essa é minha area favorita. Espero que possamos aproveitar os conteúdos da melhor maneira possível, atingindo os objetivos esperados para essa disciplina.
    Estou ansiosa pelo desenvolvimento do curso!

    Abraços,

    Marina Câmara :)

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  4. Adorei a aula de hoje. Aprendi bastante com o blog, uma vez que, é uma forma dinâmica de conhecer o conteúdo a ser estudado durante o período. Essa é grande maneira de enriquecer os nossos conhecimentos na area da Literatura.

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  5. Adorei a aula de hoje, li a ementa e gostei.
    estou ansiosa para próxima aula.

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  6. A aula de segunda feira "24/02/2013" foi muito importante, pois criamos um blog para realizarmos atividades, comentarmos textos publicados e a aula do dia.Trabalhar com o blog é uma maneira de aprimorar os nossos conhecimentos acadêmicos e estarmos ligados no mundo da literatura.

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  7. Achei muito interessante utilizar o blog para discutirmos e compartilharmos informações a respeito do conteúdo de literatura que será ministrado,pois é uma forma nova de se estudar e enriquecer os nossos conhecimentos.

    Abraço

    Ualeson

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  8. Adorei a aula de segunda-feira, já que foi uma aula diferente e muito divertida. Estou com ótimas expectativas em relação às aulas que teremos de Literatura Brasileira no 6° período.

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    1. Eu também achei uma aula bem diferente e interessante, Paulinha.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Li toda a Ementa e estou muito ansiosa pelos debates que teremos. Adorei a aula de segunda-feira.

    Jane Marta

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  11. Adorei a aula de segunda feira, principalmente, pela forma inovadora e dinâmica de trabalharnos através do blog, espero que possamos apreender o conteùdo que será ministrado.

    Junimara

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  12. A aula do dia 25 de fevereiro foi bastante diferenciada, na qual pudemos criar nosso blog onde partilharemos nossas obsevações e comentários acerca do conteúco a ser ministrado, e que possamos expandir nossos conhecimentos.

    Suzana

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  13. o plano de ensino é bastante interessante, e o trabalho diferenciado através do blog nos dará oportunidades de trocar informações e conhecimentos.

    Rejane.

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. A metodologia utilizada é inovadora, uma vez que trará novas formas de compartilhar a literatura brasileira. Quanto ao plano de ensino gostei muito,pois aprenderemos um pouco mais sobre alguns momentos marcantes da nossa literatura.

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  16. A metodologia utilizada é inovadora, uma vez que trará novas formas de compartilhar a literatura brasileira. Quanto ao plano de ensino gostei muito, pois aprenderemos um pouco mais sobre alguns momentos marcantes da nossa literatura.

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  17. A aula de hoje foi muito proveitosa, uma vez que nos permitiu adquirir mais conhencimentos sobre o Simbolismo e suas caracteristicas.

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  18. A aula do dia 4 de março, foi excelente pois permitiu a nós acadêmicos, a refletir sobre o contexto histórico da Correntes Literárias, com enfoque no Simbolismo. As vezes não analisamos o que está em volta de uma Corrente e simplesmente a datamos e colocamos o seu conceito, e a Literatura não envolve somente "conceito", mas reflexão,comparação e viajem, entre outros.

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  19. O texto: O Simbolismo de Anna Balakian trabalhado na aula de 04 de março de 2013 foi de extrema importância para compreendermos o movimento simbolista, sendo que ela salienta que o termo “simbolismo” tornou-se um rótulo para designar o pós-romantismo, e que todos os escritores vão construir através da matéria-prima: a palavra. É importante destacar que esses escritores viam a palavra como uma espécie de deusa (religião), a qual eles deviam obediência. O Simbolismo priorizava a sinestesia, fazendo analogias de sentido. Nesse movimento há uma sobreposição de vários sentidos misteriosos e escondidos atrás das aparências. Baudelaire é uma das fontes do Simbolismo, dentro das suas principais características destaca-se sua diversidade, sua real ausência de traço saliente, a reversibilidade e multiplicidade de caráter. Todas essas características abordadas por Balakian vêm enriquecer nossos conhecimentos e promover uma interação com esse mundo fantástico da literatura.

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    1. Não podemos nos esquecer de Rimbaud, que muito contribuiu com a estética Simbolista.

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    2. Concordo plenamente com você Tiago, pois assim como Charles Baudelaire, Stéphane Mallarmé e Paul Verlaine, Arthur Rimbaud contribui muito para a estética simbolista, pois a origem do Simbolismo está enraizada no Decadentismo representado nas manifestações artísticas desses poetas.

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  20. Isso mesmo Laura no Simbolismo" há uma sobreposição de vários sentidos misteriosos e escondidos atrás das aparências". Adorei o seu comentário,pois esclareceu algumas dúvidas que tinha a respeito sobre esses sentidos misteriosos.

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    1. Que bom Debora, realmente no Simbolismo há essa sobreposição do misterioso, por exemplo o homem simbolista não se mostra por completo, é um homem dual (não sabe o quer).

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  21. A ementa ficou muito bem organizada, os temas escolhidos serão essenciais para a compreensão do Movimento Simbolista.

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  22. A aula da semana passada foi realmente muito boa, nos mostrou a competência das docentes que trataram muito bem do texto da Anna Balakian. Além disso, ressalta-se a reflexão que foi feita sobre o Simbolismo.

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  23. A aula de hoje foi muito interessante, sendo que no inicio discutimos o texto: As Convenções do Simbolismo na Literatura Européia de Anna Balakian, logo após discutimos os contos: O Gato Preto e O Corvo de Allan Poe; e alguns poemas de Baudelaire. Eu adorei o conto: O Gato Preto, pois nele podemos perceber traços, características do Simbolismo, como por exemplo: a imagem de um homem que não se mostra por completo, um homem dual, misterioso, “não sabe o quer”, sendo que o conto demonstra, reflete uma atmosfera sombria, misteriosa e triste. Nesse contexto é importante relembrar uma citação da professora Generosa na primeira aula, na qual ela citou as palavras de Jean Móreas sobre a poesia simbolista: “Inimiga do ensinamento, da declamação, da falsa sensibilidade, da descrição objetiva, a poesia simbolista procura vestir a idéia de uma forma sensível”.

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  24. Concordo. Foi uma aula muito relevante para aprimorarmos os nossos conhecimentos a respeito do simbolismo.É importante ressaltar que, os poemas estudados contribuiram para indentificarmos os aspectos simbolistas e nos possibilitou um contato maior com os autores e suas obras.Esses contribuiram de forma significativa para a estética simbolista.

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  25. Estou animadissíma com a disciplina, uma vez que a disciplina de literatura nos transforma em seres melhores.


    Abraços
    ;))

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  26. A metodologia utilizada nas aulas coopera de forma significativa para a compreensão da Literatura Brasileira de forma crítica e reflexiva. Sendo assim, fiquei muito animada para acompanhar as aulas, adquirir e a trocar conhecimentos por meio delas.

    Abraços.
    Isabela Catrinck

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  27. Adorei a metodologia da professora de criar um blog para fins de verificação,pois diversifica o ambiente escolar,assim por sua vez deixa de ser um esnsino tradicionalista.
    Abraços.
    Bruna Souto

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  28. A Disciplina é interessantíssima. E possibilita uma série de vertentes a serem trabalhadas. Aulas expositivas são um tanto proveitosas, mas o que torna as aulas, de fato, interessantes são as discussões e meios alternativos como filmes e o Blog utilizados como ferramentas de dinamização das aulas.

    Att Ludmila Rodrigues

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    1. Concordo Ludmila Rodrigues, as aulas ficaram bem mais interessantes com a utilização dos filmes e com a exposição através do blog.

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  29. Adoro literatura! Esse semestre literatura promete! (: Estou até anotando os nomes dos livros aqui, começar a ler!

    Abraço/!

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  30. É um prazer poder viajar nos universos dos livros e saber que podemos contar com profissionais competentes, nesse semestre abordaremos mais um etapa da Literatura Brasileira E COM CERTEZA FAREMOS UM ÓTIMO PROVEITO DISSO... <3
    abraços,
    LARISSA SANTOS

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  31. Gostei muito da aula, ou seja, da metologia utilizada, pois através do blog, podemos aprimorar de forma significativa o nosso conhecimento em relção à arte literária.

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  32. Já agora, no fim de mais um semestre, podemos reafirmar a importância da disciplina de Literatura, especialmente a brasileira, para o curso. Além da disciplina se tornar uma ferramenta de contato dos alunos com os textos, ela se tornou ainda mais eficaz com a utilização de metodologias alternativas, como o blog, filmes e documentários. Sem dúvida, a metodologia foi o diferencial da disciplina.

    Marina Letícia :)

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Agradecida,
Profa. Generosa Souto