quarta-feira, 3 de abril de 2013

SIMBOLISMO no BRASIL (Aspectos Gerais)


1. ASPECTOS GERAIS do Simbolismo no Brasil


CRONOLOGIA – Cronologicamente, o Simbolismo durou no Brasil de 1893 a 1902. Depois da Semana de Arte Moderna (1922), alguns poetas, Cecília Meireles entre eles, passaram a praticar um simbolismo tardio, também conhecido como Neo-Simbolismo.


INÍCIO NO BRASIL – As primeiras obras do Simbolismo brasileiro foram:


a) Missal (prosa poética, 1893), de Cruz e Sousa.

b) Broquéis (poesias, 1893), de Cruz e Sousa.


DECADENTISTAS – A primeira manifestação simbolista brasileira deu-se no Rio de Janeiro. Um grupo de jovens, insatisfeitos com a objetividade e com o materialismo apregoados pelo Realismo-Naturalismo-Parnasianismo, começou a divulgar as idéias estético-literárias vindas da França. Ficaram conhecidos como decadentistas. O grupo decadentista era formado principalmente por Oscar Rosas, Cruz e Sousa e Emiliano Perneta.


PRIMEIRO MANIFESTO – O primeiro manifesto do Simbolismo brasileiro foi publicado no jornal Folha Popular, do Rio de Janeiro.


ANTIPARNASIANISTA – O Simbolismo é a negação do Realismo-Naturalismo-Parnasianismo. O movimento nega o materialismo e o racionalismo, pregando as manifestações metafísicas e espiritualistas.
NEO-SIMBOLISMO – A influência do Simbolismo brasileiro não se limita à data de 1902 (início do Pré-Modernismo). Muitos modernistas da primeira fase adotaram postura neo-simbolista, entre eles Cecília Meireles.


PRINCIPAIS LINHAS – O Simbolismo brasileiro seguiu três linhas bem distintas:


a) Poesia humanístico-social – Linha adotada por Cruz e Sousa e continuada por Augusto dos Anjos. Preocupava-se com os problemas transcendentais do ser humano.
b) Poesia místico-religiosa – Linha adotada por Alphonsus de Guimarães. Preocupava-se com os temas religiosos, afastando-se da linha esotérica adotada na Europa.
c) Poesia intimista-crepuscular – Linha adotada por pré-modernistas ou modernistas como Olegário Mariano, Guilherme de Almeida, Ribeiro Couto, Manuel Bandeira. Preocupava-se com temas cotidianos, sentimentos melancólicos e gosto pela penumbra.


CARACTERÍSTICAS DO SIMBOLISMO


a) Misticismo e espiritualismo – A fuga da realidade leva o poeta simbolista ao mundo espiritual. É uma viagem ao mundo invisível e impalpável do ser humano. Uso de vocabulário litúrgico: antífona, missal, ladainha, hinos, breviários, turíbulos, aras, incensos.


b) Falta de clareza – Os poetas achavam que era mais importante sugerir elementos da realidade, sem delineá-los totalmente. A palavra é empregada para ter valor sonoro, não importando muito o significado.


c) Subjetivismo – A valorização do “eu” e da “irrealidade”, negada pelos parnasianos, volta a ter importância.


d) Musicalidade – Para valorizar os aspectos sonoros das palavras, os poetas não se contentam apenas com a rima. Lançam mão de outros recursos fonéticos tais como:

Aliteração – Repetição sequencial de sons consonantais. A seqüência de palavras com sons parecidos faz que o leitor menospreze o sentido das palavras para absorver-lhes a sonoridade. É o que ocorre nos versos seguintes, de Cruz e Sousa:


Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpia dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes,
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
(Violões que Choram)


Assonância – É a semelhança de sons entre vogais de palavras de um poema.


e) Sinestesia – Os poetas, tentando ir além dos significados usuais das palavras, terminam atribuindo qualidade às sensações. As construções parecem absurdas e só ganham sentido dentro de um contexto poético. Vejamos algumas construções sinestésicas: som vermelho, dor amarela, doçura quente, silêncio côncavo.


f) Maiúsculas no meio do verso – Os poetas tentam destacar palavras grafando-as com letra maiúscula.


g) Cor branca – Principalmente Cruz e Sousa tinha preferência por brancuras e transparências.


3. AUTORES E OBRAS MAIS IMPORTANTES (NO BRASIL)


CRUZ E SOUSA

NASCIMENTO E MORTE – João da Cruz e Sousa nasceu em Desterro, atual Florianópolis (SC), em 24 de novembro de 1861. Faleceu em Sítio (MG), em 19 de março de 1898.
FILHO DE ESCRAVOS – Os pais de Cruz e Sousa eram negros e escravos. Foram alforriados por seu senhor, o coronel (depois marechal) Guilherme Xavier de Sousa, de quem João da Cruz recebeu o último sobrenome e a proteção.
1871 – É matriculado no Ateneu Provincial Catarinense, onde estudou até o fim de 1875.
1881 – Parte para uma viagem pelo Brasil, acompanhando a Companhia Dramática Julieta dos Santos.
1884 – É nomeado promotor de Laguna, mas não pôde tomar posse porque os políticos racistas impugnaram a nomeação.
1885 – Estréia na literatura com Tropos e Fantasias, em colaboração com Virgílio Várzea.

39 comentários:

  1. O Simbolismo no Brasil começa por volta do ano de 1893, mas, antes desta data, haviam manifestações da poesia relacionadas ao movimento.
    É importante destacar também que o materialismo que predominava na sociedade europeia, não agradava os simbolistas. Aqui no Brasil, o movimento simbolista se preocupava em valorizar os sentimentos individuais, concepções míticas dentre outros.
    Não podemos dizer que o simbolismo pôs fim às escolas anteriores, uma vez que as três tendências (Realismo – Simbolismo e Pré modernismo) caminharam paralelas.

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  2. O Simbolismo no Brasil começa por volta do ano de 1893, mas, antes desta data, haviam manifestações da poesia relacionadas ao movimento.
    É importante destacar também que o materialismo que predominava na sociedade europeia, não agradava os simbolistas. Aqui no Brasil, o movimento simbolista se preocupava em valorizar os sentimentos individuais, concepções míticas dentre outros.
    Não podemos dizer que o simbolismo pôs fim às escolas anteriores, uma vez que as três tendências (Realismo – Simbolismo e Pré modernismo) caminharam paralelas.

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  3. É importante ressaltarmos que o Simbolismo tem como precursor o francês Charles Baudelaire. O Simbolismo surgiu, no âmbito mundial, em meio à divisão social entre as classes burguesa e proletária que surgiram com o avanço tecnólogico advindo da Revolução Industrial.
    Opõe-se, essencialmente, ao Realismo e ao Parnasianismo, e tem início no Brasil em 1893, com a publicação de obras do autor Cruz e Sousa.
    Podemos diferenciar a estética poética simbolista da realista e parnasiana no quesito dos temas abordados: negação do materialismo, cientificismo, recionalismo, busca ao interior do homem, de sua essência. Abundante uso de sinestesias, aliterações, musicalidade, além das dicotomias alma e corpo, matéria e espírito.

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  4. Vale salientar o que diz o professor Massaud Moisés acerca do Simbolismo: “... como se entrasse em transe místico, o poeta simbolista mergulhava numa atmosfera apenas habitada pelo Vago, o Mistério, a Ilusão, a Solidão, o Oculto. O esoterismo, intimamente articulado às crenças cristãs, torna-se uma das peculiaridades principais da poesia simbolista”.

    Algumas características são mencionadas no livro de Faraco e Moura “Língua e Literatura” são elas: a) elemento intelectual: conteúdo relacionado com o espiritual, o místico e o subconsciente. b) concepção mística da vida. c) Interesse maior pelo particular e individual do que pelo geral ou universal. d) tom altamente poético. e) conhecimento intuitivo e não lógico. f) Ênfase na imaginação e na fantasia. g) procura escapar da realidade e da sociedade contemporânea, entre outras.


    Referência: MOURA, Francisco Marto de. FARACO, Calos Emílio. Língua e Literatura. 6. ed, São Paulo: Ática, 1986.

    MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 3. ed. São Paulo, Cultrix, 1965.

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  5. No Simbolismo há o uso abundante de figuras de liguagem como sinestesias, aliterações, assonâncias, metáforas, tornando os poemas mais ricos e interessantes. Baudelaire foi o percursor do Simolismo deixando para nós muitos poemas.
    A Música
    Charles Baudelaire
    A música pra mim tem seduções de oceano!
    Quantas vezes procuro navegar,
    Sobre um dorso brumoso, a vela a todo o pano,
    Minha pálida estrela a demandar!
    O peito saliente, os pulmões distendidos
    Como o rijo velame de um navio,
    Intento desvendar os reinos escondidos
    Sob o manto da noite escuro e frio;
    Sinto vibrar em mim todas as comoções
    De um navio que sulca o vasto mar;
    Chuvas temporais, ciclones, convulsões
    Conseguem a minha alma acalentar.
    ? Mas quando reina a paz, quando a bonança impera,
    Que desespero horrível me exaspera!

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  6. Curtam essa Poesia de Allan Poe!

    Não fui, na infância, como os outros
    e nunca vi como outros viam.
    Minhas paixões eu não podia
    tirar de fonte igual à deles;
    e era outra a origem da tristeza,
    e era outro o canto, que acordava
    o coração para a alegria.

    Tudo o que amei, amei sozinho.
    Assim, na minha infância, na alba
    da tormentosa vida, ergueu-se,
    no bem, no mal, de cada abismo,
    a encadear-me, o meu mistério.

    Veio dos rios, veio da fonte,
    da rubra escarpa da montanha,
    do sol, que todo me envolvia
    em outonais clarões dourados;
    e dos relâmpagos vermelhos
    que o céu inteiro incendiavam;
    e do trovão, da tempestade,
    daquela nuvem que se alteava,
    só, no amplo azul do céu puríssimo,
    como um demônio, ante meus olhos.

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  7. Dentre as principais características do Simbolismo podemos perceber que:

    a) O poeta simbolista volta-se para o mundo interior; guia-se pela subjetividade (característica da corrente romântica). O egocentrismo é um princípio fundamental do Romantismo. Enquanto os românticos pesquisavam o interior das pessoas, suas lutas, incertezas, num campo puramente sentimental, o simbolista penetra fundo no mundo invisível e impalpável do ser humano.

    b) A poesia simbolista expressa o que há de mais profundo no poeta; por isso, ele se vale de adjetivos que despertem emoções vagas, sugestivas.

    c) A descrição é essencialmente subjetiva; é uma espécie de pretexto para identificar o poeta com o íntimo das coisas.

    d) Os versos são musicais, sonoros e expressivos. A poesia é separada da vida social, confunde-se com a música, explora o inconsciente através de símbolos e sugestões e dá preferência ao mundo invisível.

    e) A linguagem é evocadora, plena de elementos sensoriais: som, luz, cor, formas; há o emprego de palavras raras; o vocabulário é litúrgico, obscuro, vago.

    f) As palavras vêm ligadas ao tema da morte.

    g) Emprego freqüente de metáforas, analogias sensoriais, sinestesias, aliterações repetição de palavras e de versos – tudo isso confere à poesia musicalidade e poder de sugestão.

    h) Fusão da música, pintura e literatura.

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  8. O simbolismo foi uma manifestação literaria e artístico cultural, que surgiu na França e tem como principal percurssor Charles Baudelaire.Como principais características desse movimento podemos destacar: o subjetivismo, abundâmcia de matáforas, misticismo, religiosida, dedentre outros. Podemos notar um certo espírito decadentista no simbolismo, no qual o homem não era capaz de se encontrar no seu próprio meio, trasformando-se em um sujeito pessimista e individualistas.

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  9. O Simbolismo é um estilo literário, no qual se nota uma mudança de pensamento poético ligada aos acontecimentos da realidade que é transmitida ao leitor por meio da poesia. Se nota também a interferência dos autores no momento em eles revelam seus sentimentos, suas dores e as suas formas de ver o mundo.segundo Balakiam, os símbolos podem ser distinguidos por três tipos: os naturais, os míticos, e a fusão do abstrato e do concreto.

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  10. referência da pesquisa do simbolismo;
    texto de Ana Balakiam, As Convenções do Simbolismo na Literatura Européia p,84.

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  11. O Simbolismo teve início no Brasil por volta de 1893, com a publicação de dois livros: Missal (poemas em prosa) e Bróqueis (poesias), ambos de Crus e Souza.
    É importante destacar, que o Simbolismo não veio para concluir a escola antecedente (realista – naturalista – parnasiana) e tampouco terminou com o inicio da escola seguinte.
    Dos autores simbolistas, de maior destaque foram Cruz e Souza e Alphonso Guimaraens os maiores poetas do movimento. Os outros como Emiliano Perneta, Mário Pederneiras, entre outros ficarão para pesquisa e leitura.
    E como principais características desse movimento podem destacar: Aliteração, musicalidade, subjetivismo, misticismo e espiritualismo.

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  12. O Simbolismo no Brasil foi inaugurado a partir das publicações de "Missal" e "Broquéis" (1893), do poeta João da Cruz e Souza, que é chamado de Cisne Negro do simbolismo, a melancolia, a musicalidade, os versos livres, entre outros, são pautados de certa maneira no impressionismo. Alphonsus de Guimarães, que é considerado o autor místico do Simbolismo, pela evidência de um triângulo em sua obra: misticismo, amor e morte, foi um poeta de grande importância no movimento simbolista com suas obras “Setenário das dores de Nossa Senhora” (1899); “Câmara ardente” (1889); “Dona Mística” (1889); “Kyriale” (1902), todas essas em poesia e “Mendigos” (1920) em prosa, além de Guilherme de Almeida, que é um poeta tardio do simbolismo, pois suas obras "Nós"(1917) e "Era uma vez" (1922) de influências parnasiana e simbolista foram publicadas no período de transição, porque já havia fortes tendências da estética pré-modernista, e em seguida a Semana de Arte Moderna, que falarei com mais ênfase em outra oportunidade, Augusto dos Anjos também teve uma relevância importante no movimento simbolista com as obras “Saudade” e “Versos Íntimos” a única obra publicada em vida tem o título “Eu”(1912), apesar de ter sido única, essa obra é grandiosa de acordo com o que é implantado pelo simbolismo.

    Referências:
    http://www.itaucultural.org.br
    http://cantinhodaliteratura.spaceblog.com.br
    http://www.brasilescola.com

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  13. O Simbolismo no Brasil


    O precursor do Simbolismo é o francês Charles Baudelaire, com a publicação de “As Flores do Mal”, em 1857. O Simbolismo surgiu em meio à divisão social entre as classes burguesa e proletária, as quais surgiram com o avanço tecnológico advindo da Revolução Industrial.
    O Simbolismo chegou ao Brasil em 1893, com a publicação das obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambas de autoria de Cruz e Sousa, que é considerado um grande autor simbolista assim como, Alphonsus de Guimaraens e Pedro Kilkerry.
    É importante destacar que o Simbolismo não veio para acabar com as escola antecedentes, mas, no Brasil caminhou junto com outras escolas literárias.

    Referências:
    http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria
    http://www.brasilescola.com/literatura
    http://www.infoescola.com/literatura

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  14. O Simbolismo nos deixou obras e escritores muito significativos.
    O marco inicial desse movimento no Brasil foi em 1893, com a publicação dos livros “Missal” e “Broquéis” de Cruz e Sousa.

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. O Simbolismo no Brasil
    Iniciado oficialmente em 1893, com a publicação de Missal (prosa poética) e Broquéis, de Cruz e Souza, considerado o maior representante do movimento no país, ao lado de Alphonsus de Guimarães, o Simbolismo brasileiro, segundo alguns autores, não foi tão relevante quanto o europeu. Em outras palavras, não conseguiu substituir os cânones da literatura oficial, predominantemente realista e parnasiana.
    Esse fenômeno não é difícil de entender: a ênfase no primitivo e no inconsciente desta poesia, seu caráter universalizante e ao mesmo tempo intimista, não respondiam às questões nacionais.
    Por outro lado, entretanto, pelas mesmas características mencionadas, as manifestações simbolistas no Brasil, especialmente no Sul, terra de Cruz e Souza, possuem uma aura de "seita", com verdadeiras sociedades secretas cujos ritos, jargões e nomes sugerem os traços essenciais do movimento (por exemplo: "Romeiros da Estrada de São Tiago", "Magnificentes da palavra de escrita", etc).
    Movimento de cunho idealista, o Simbolismo teve que enfrentar no Brasil a atmosfera de oposição e hostilidade criada pelo Zeitgeist realista e positivista dominante desde 1870. O prestígio do parnasianismo não deixou margem para que se reconhecesse o movimento simbolista e avaliasse o seu valor e alcance, tão importantes que a sua repercussão e influência remotas são notórias em relação à literatura modernista. O Simbolismo foi abafado pela ideologia dominante e os adeptos do simbolismo sofreram sob forte oposição.

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  17. O SIMBOLISMO NO BRASIL
    O Simbolismo chegou ao Brasil em 1893, com a publicação das obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambos de autoria de Cruz e Sousa, e se estende até 1922, quando se realizou a Semana da Arte Moderna.
    O Brasil foi um dos poucos lugares em que o Simbolismo não triunfou, permanecendo sempre abafado, marginalizado pelo reinante estilo parnasiano. No entanto, a poesia simbolista produziu no Brasil uma quantidade e uma variedade muito grande de poetas, salvos do esquecimento pela gigantesca obra Panorama do Movimento Simbolista Brasileiro (1952), de Andrade Muricy. O escritor e intelectual Medeiros e Albuquerque (1867-1934) é reconhecido como o introdutor no Brasil das obras dos simbolistas franceses. Em 1887 manda buscar na França, por um "amigo mallarmista", obras de Verlaine e Mallarmé, entre outros. Logo, diversos poetas por todo o Brasil estariam, ainda que sem o prestígio da poesia parnasiana, dedicando-se a seguir a nova poesia antirrealista.
    Referências:
    http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-4298-33493-,00.html

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  18. Muito bom ler esse post! Refrescou a memória... ótima síntese!

    O mais interessante no Simbolismo é que eles buscavam uma linguagem que sugerissem, que fizesse o leito pensar!

    Abraço.

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  19. Através de textos como este temos a possibilidade de saber o que realmente aconteceu naquela época e aprender do que se trata o simbolismo. Conhecendo assim grandes poetas como Cruz e souza! O melhor, para mim, entre os simbolistas poetas e que nos traz uma linguagem diferenciada da comum.

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  20. A partir das discussões realizadas em sala de aula, dos estudos dos textos e teorias apresentadas pelas professoras foi possível depreender a dimensão do movimento Simbolista no Brasil. O Simbolismo chegou ao Brasil em 1893, com a publicação das obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambas de autoria de Cruz e Sousa, que é considerado o maior autor simbolista.
    Além de Cruz e Sousa, destacam-se Alphonsus de Guimaraens e Pedro Kilkerry.

    Cruz e Sousa

    Principais obras:
    - Missal (prosa)
    - Broquéis (poesia)
    - Tropos e fantasias
    - Faróis
    - Últimos sonetos

    Principais características:
    - No plano temático: a morte, a transcendência espiritual, a integração cósmica, o mistério, o sagrado, o conflito entre matéria e espírito, a angústia e a sublimação sexual, a escravidão e uma verdadeira obsessão por brilhos e pela cor branca;
    - No plano formal: as sinestesias, as imagens surpreendentes, a sonoridade das palavras, a predominância de substantivos e o emprego de maiúsculas, utilizadas com a finalidade de dar um valor absoluto a certos termos.

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  21. O simbolismo buscou uma linguagem que pudesse “sugerir” a realidade, em vez de retratá-la de maneira tão óbvia como faziam os realistas. Para essa sugestão da realidade, os simbolistas usavam símbolos, imagens, metáforas, sinestesias, recursos sonoros e cromáticos.
    O Simbolismo no Brasil, começa no final do século XIX e seu marco inicial foi em 1893, com a publicação dos livros “Missal” e “Broquéis” de Cruz e Sousa. Na Europa, o simbolismo teve muito mais destaque do que o Parnasianismo. Aqui no Brasil, não foi assim. O Parnasianismo foi bastante valorizado pelas camadas cultas da sociedade até os primeiros anos do século XX, chamando muito mais atenção do que o Simbolismo. Mesmo assim, o Simbolismo nos deixou obras e escritores muito significativos.
    Principais características Simbolistas:
    - Valorização dos sentimentos individuais;
    - Isolamento da sociedade;
    - Conteúdo relacionado com o espiritual, o místico e o subconsciente;
    - Concepção mística da vida;
    - Ênfase na imaginação e fantasia;
    - Comparação da poesia com a música;
    - Enfoque espiritualista da mulher envolvendo-a em um clima de sonho.

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  22. O simbolismo brasileiro foi influenciado ideologicamente por Charles Baudelaire. No Brasil os principais pilares são: Cruz e Souza, Alphonsus Guimaraens e Pedro Kilkerry, que trazem na sua poética elementos originados do estilo francês, como: musicalidade, sinestesia, cores e simbologias.

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  23. O Simbolismo no Brasil teve início no ano de 1893, com a publicação de Missal e Broquéis de Cruz e Souza. Ele teve dois grandes autores que ganham destaque: Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimarães. No Brail, o simbolismo foi bastante efêmero, assim como na Europa. Segundo Alfredo Bosi ele ficou irrestrito a un poucos ecritores, não conseguindo penetrar em cícrulos literários mais amplos.Os autores simbolistas buscam expressar o “eu”, ou seja, procuram expressar o que sentem explorando-os a si mesmo, tentando buscar a intimidade de cada um.

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  24. Nas últimas décadas do século XIX, em meio à onda de cientificismo e materialismo que deu origem ao Realismo e ao Naturalismo, surge um grupo de artistas e intelectuais que põem em dúvida a capacidade absoluta da ciência de explicar todos os fenômenos relacionados ao homem. Não creem no conhecimento “positivo” e no progresso social prometidos pela ciência. Pensam que, assim como a ciência, a linguagem é limitada. A primeira, para traduzir a complexidade humana, a segunda, para representar a realidade como ela de fato é, podendo, no máximo, sugeri-la. Tanto o Simbolismo francês quanto o Simbolismo brasileiro foram fortemente influenciados pela obra de Charles Baudelaire (1821-1867), poeta pós-romântico considerado o precursor do movimento simbolista.
    Ao mesmo tempo, em íntima relação com o movimento dos parnasianos, o culto da sensação evolui de outra maneira bem mais interessante; alguns poetas, experimentando conhecidas ou pelo menos inexpressas sensações, sugeridas amiúde pelo tédio da civilização moderna e pelo seu sentimento de expatriação no seio dela, e não encontrando mais, nas formas usuais de linguagem poética, instrumentos capazes de satisfazer sua vontade de expressão, começavam a modificar profundamente a função da palavra em poesia. Essa função é dupla, e o que foi em todos os tempos: em poesia, a palavra não é somente o instrumento da compreensão racional, tem outrossim o poder de evocar sensações.
    (Erich Auerbach. Introdução aos estudos literários. 2ª. ed. São Paulo: Cultrix, 1972. p. 240-1)

    MONJA

    Ó Lua, Lua triste, amargurada,
    fantasma de brancuras vaporosas,
    a tua nívea luz ciliciada
    faz murchecer e congelar as rosas.

    Nas flóridas searas ondulosas,
    cuja folhagem brilha fosforeada,
    passam sombras angélicas, nivosas,
    lua, Monja da cela constelada.

    Filtros dormentes dão aos lagos quietos,
    ao mar, ao campo, os sonhos mais secretos,
    que vão pelo ar, noctâmbulos, pairando...

    Então, ó Monja branca dos espaços,
    parece que abres para mim os braços,
    fria, de joelhos, trêmula, rezando...

    (Cruz e Sousa. Poesia completa, pp. 8-9)

    Larissa Rodrigues

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  25. Iniciado oficialmente em 1893, com a publicação de Missal (prosa poética) e Broquéis, de Cruz e Souza, considerado o maior representante do movimento no país, ao lado de Alphonsus de Guimarães. A musicalidade e o transcendentalismo são alguns elementos que caracterizam uma obra ou um texto literário como simbolista.

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  26. Iniciado, no Brasil, por volta de 1893, com a publicação de dois livros: Missal (poemas em prosa) e Bróqueis (poesias), ambos de Crus e Souza, o simbolismo não veio para concluir a escola antecedente (realista – naturalista – parnasiana) e tampouco terminou com o inicio da escola seguinte.
    Dos autores simbolistas, de maior destaque foram Cruz e Souza e Alphonso Guimaraens os maiores poetas do movimento. Os outros como Emiliano Perneta, Mário Pederneiras, entre outros ficarão para pesquisa e leitura.
    E como principais características desse movimento podem destacar: Aliteração, musicalidade, subjetivismo, misticismo e espiritualismo.Os autores simbolistas buscam expressar o “eu”, ou seja, procuram expressar o que sentem explorando-os a si mesmo, tentando buscar a intimidade de cada. Vale destacar que o tom decadentista e a busca pelo transcendental são características marcantes da escrita simbolista.

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  27. REALISMO:

    1- C

    2- B

    3-B

    4- C

    5- 01,02,32

    6- C

    7- C

    8- B

    9- A

    10- B

    11- 01+02+08+16=27

    12- 08+16=24

    13- D

    14- D

    15- V,V,F,V,V,F

    16- E

    17- D

    18- D

    19- A


    ROMANTISMO:

    1- E

    2A- MEDIEVALISMO

    2B- Indianismo,

    3- podemos perceber esta diferença, pois a mulher romantica é idealizada inatingível ficando só no plano da teoria. Assim como o amor consumado se estabelece apenas no plano onírico.

    4a– Podemos atestar que no texto I tal passagem se manifesta por meio dos seguintes versos:

    “[...] Sobre o leito de flores reclinada,
    como a lua por noite embalsamada,
    Entre as nuvens do amor, ela dormia!”.

    Enquanto que no texto II, atestamos:

    [...] Ela dormia
    Numa rede encostada molemente...
    Quase aberto o roupão... solto o cabelo
    E o pé descalço no tapete rente”

    4B- Ao fazermos tal análise, devemos levar em consideração que o texto I é de autoria de Álvares de Azevedo, poeta pertencente à segunda geração romântica. Nele, constatamos que a figura da mulher era concebida como algo intocável, divinizado, ou seja, algo chegando ao plano do inatingível, onírico por sinal, como bem nos apontam os últimos versos: “como a lua por noite embalsamada, entre as nuvens do amor, ela dormia!”.

    Já o texto II, sobretudo pelo fato de pertencer ao poeta Casto Alves, pertencente, portanto, à terceira geração romântica, a mulher já não é mais vista sob o plano dos sonhos, mas sim sob uma visão mais realista, razão pela qual constatamos certo erotismo pairando no ar, materializado por meio dos versos: “Quase aberto o roupão... solto o cabelo / E o pé descalço no tapete rente”.

    5- A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A FRANCESA, IDEAIS ILUMINISTAS

    6- A BURGUESIA

    7A- QUANTAS VIRGENS AMEI.

    7B- SIM, POIS O AUTOR, VOLTA-SE À MESA CENÁRIO OPOSTO AO DOS SEUS DELÍRIOS
    7- ELE TEM O CONTATO COM SUA MUSA INSPIRADORA, PORÉM ESTE CONTATO SÓ AUMENTAM SUAS DORES.
    7- QUERIA O AMOR REALIZADO.

    8- f,v,f,f,v

    9- ''ENTRE AS NUVENS DO AMOR ELA DORMIA!'', ''ERA A VIRGEM DO MAR!'', ''ERA UM ANJO, ENTRE NUVENS D'ALVORADA'', ''QUE EM SONHO SE BANHAVA E SE ESQUECIA!''.

    10- E;

    11- C;

    12- B;

    13- A;

    14- E;

    15- D;

    16- A;

    17- E;

    18- B

    19- UMA CANÇÃO POIS PODE SER CANTADO. PRESENÇA DE RIMAS E DO EXÍLIO, POIS O EU POÉTICO ENTRAVA-SE EXILADO

    20- É O AMOR A PÁTRIA E O NACIONALISMO

    21- AQUI E LÁ

    22- EM PORTUGAL, SOLITÁRIO E TRISTE. JÁ NO BRASIL, EXALTA SUAS BELEZAS NATURAIS E A SAUDADE E VONTADE DE UM DIA RETORNAR A SUA PÁTRIA AMADA

    23- SAUDOSISMO, NOSTALGIA.

    24- NÃO, POIS SE TRATA DE UMA VISÃO SUBJETIVA DE SUA PÁTRIA.

    25- BRASIL (LÁ, DISTANTE) PORTUGAL( PROXIMO, AQUI)

    26- NACIONALISMO E NATIVISMO.

    27- E

    28- NACIONALISMO, INDIANOSMO E NATIVISMO. CARACTERISTICAS MUITO IMPORTANTES PARA A CRIAÇÃO DE UMA LITERATURA BRASILEIRA.

    29- SOFRIMENTO DOS ESCRAVOS BRASILEIROS.

    30- C

    31- NÃO DEU PRA SER RESPONDIDO DEVIDO AO FATO DE OS POEMAS NÃO ESTAREM CONTIDOS NO MATERIAL.

    32- E

    NATURALISMO:

    1- A

    2- D

    3- C

    4A- É COMPARADA AOS CORAÇÕES ONDE ABOTOAM, OS SONHOS, UM POR UM, CÉLERES.

    4B- QUE NA VOLTA DAS POMBAS AOS POMBAIS ELAS VOLTAM LIGEIRAS, AGITADAS. PORÉM, DOS CORAÇÕES DE ONDE ABOTOAM OS SONHOS, AS POMBAS VOAM TRANQUILAS, CÉLERES.

    5A- A MADRUGADA, COMO O DESPERTAR DE UM DIA, AO PASSO QUE DE TARDE, REPRESENTA O FINAL DE UMA JORNADA.

    5-B O SINAL DA HORA DE RECOLHER, O VENTO FRIO NO QUAL AS POMBAS ENTENDEM QUE DEVAM VOLTAR PARA OS POMBAIS.

    6- METRIFICAÇÃO RIGOROSA DE DECASSÍLABOS; OBJETIVO E IMPESSOAL.

    7- D

    8- B

    9- B

    10- A

    11- B

    12- D

    Ítalo Natan Ferraz Costa Sarmento ACADÊMICO DO 5° PERÍODO DE LETRAS/PORTUGUÊS UNIMONTES.

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  28. PARTE I - ATIVIDADE SOBRE ROMANTISMO
    1 – E
    2 – A) O Comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, pelo devaneio, por uma atitude emotiva, subjetiva, diante das coisas
    B) Indianismo. No Brasil a literatura apresenta traços próprios, como a valorização da figura literária do índio.
    3 -
    4 – I – Mulher singela, figura feminina mais idealizada.
    II – Mulher mais sensual.
    5 - Revolução da Imprensa
    Escravidão do negros no Brasil
    A independência das colônias latino-americanas
    6 - os burgueses, que liam jornais vendidos a preço acessíveis.
    7 -
    8 – a) F
    b) V
    c) F
    d) F
    e) V
    9 - Era a virgem do mar! Na escuma fria
    Era um anjo entre nuvens d’alvorada
    Que em sonhos se banhava e se esquecia!”

    10 – E
    11 – C
    12 – B
    13 – A
    14 – E
    15 – D
    16 – A
    17 – E
    18 – B
    19 – demonstra aversão aos valores portugueses e ressaltar os valores naturais do Brasil. Fala do amor ao país que é de origem e da diferença do que está exilado.
    20 – Temas recorrentes como nacionalidade, amor a nação.
    23 – amor, vontade de retornar a pátria (saudades)
    25 – Lá – Brasil, cá – Portugal.
    26 – Nacionalista, pois fala do amor à pátria, das qualidades que o Brasil tem em relação a Portugal.
    27 – E
    29 – Os dois poemas narram os elementos que tem na sua pátria. Em canção do Exílio, retrata o espaço físico (árvores, céu, fauna e flora), no segundo fala do elemento indígena muito recorrente na poesia brasileira.
    30 – C
    31 – Nos dois poemas a figura da mulher aparece com extrema relevância. Castro Alves apresenta a mulher como um ser normal, semelhante a qualquer outra, apresenta o desejo de possuí-la. Materialização do amor, ocorrendo um contato mais íntimo e visto sob um plano real, e não sob um plano onírico.
    Álvares de Azevedo apresenta o amor sob um plano imaterial, apresentando ainda a figura feminina como algo intocável. Alguém com poderes divinos, santificados.
    32 – E
    PARTE II - ATIVIDADES SOBRE O REALISMO
    1 – C
    2 –B
    3 – D
    4 – C
    5 – 01 + 02 + 32 = 35
    6 - C
    7 – C
    8 – B
    9 – A
    10 – B
    11 – 01 + 02 + 08 + 16 = 27
    12 – 8 + 16 = 24
    13 – D
    14 – D
    15 – V V F V F
    16 – E
    17 – D
    18 – D
    19 – A

    PARTE III - ATIVIDADE SOBRE O NATURALISMO
    1 – A
    2 –D
    3 – E
    4 –a) Ao sonho
    b) As pombas voltam e os sonhos não voltam mais
    6 – crítica à espécie humana
    a vida, como sinônimo da perda de ilusões.
    Preocupação com a métrica (soneto)
    Uso de rimas ABBA
    7 – D
    8 – B
    9 – A,B,E
    10 – A
    11 – B
    12 – A, B, E
    Raquel Santos – Acadêmica do 5º Período de Letra Português

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  30. PARTE I - ATIVIDADE SOBRE ROMANTISMO



    1. E
    2.
    a) Características: medievalismo
    b) Manifestação do indianismo

    3. R: O poema é fragmentado em três partes inicio e fim o real e o meio caracterizado por sonho do eu lírico. As partes iniciais o poeta expressa seus desejos no meio que é o sonho faz questão de alimentar de ilusões, vive tudo o que deseja em pensamentos. Só nesse sonho que o poeta é capaz de ter a mulher desejada no seu leito. parte final evidencia a impossibilidade da mulher amada corresponder os desejos dele.

    4. R- No primeiro texto a mulher idealizada, amada está adormecida retratada de um mundo irreal, distante, inacessível, imaterial, um amor que nunca o eu lírico encontrará.” está reclinada sobre um leito de flores” “dorme entre as nuvens do amor é comparada como a lua. já no segundo texto o poeta cria imagem da mulher amada, visão de sensualidade, cria ambiente intimo dessa mulher evidencia a real aproximação do eu lírico com a mulher amada.

    .
    5. R - Revolução Francesa


    6. R- Aos mais diversificados e numerosos públicos, E burgueses, que liam jornais vendidos a preço acessível.

    7. a) -...” e eu acordava
    arquejando a beijar meu travesseiro?

    b) Sim porque o poeta se esquecia. Já era noite era preciso voltar à realidade.
    c) De esta com mulher amada
    d) Bebendo licor, fumando e lendo romances eróticos.
    e) Mundo de fantasias, de felicidade.

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    Respostas
    1. 8.
      F- a) os versos fazem parte de um longo poema de Gregório de Matos.
      V- b) Mostram como Álvares de Azevedo foi marcado pelo tema da morte e da solidão.
      F- c) São típicos da poesia Pau Brasil.
      F- d) Definem o poeta tal qual o concebia o Realismo.
      V- e) São típicos do Mal do Século.


      9. a) “era um anjo entre nuvens d’alvorada
      que em sonhos se banhava e se esquecia!”.
      “Sobre o leito de flores reclinada,
      como a lua por noite embalsamada,”


      10. e) Inacessível

      11. c) Indianista


      12. b) Revolução francesa


      13 a) burguesia
      14. e) objetivismo

      15. d) mal do século
      16. a) nacionalismo
      17) e) em sua segunda fase, apresentou poetas cuja inclinação para o mistério e a morte os colocava sobre o clima do “mal do século”

      18).b) buscam de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação

      19. Canção é que pode ser cantada, exílio refere ao afastamento do poeta da sua terra natal e a saudade que sentia da sua pátria.

      20. O nacionalismo:
      “minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá.”
      “nossos bosques têm mais vida,
      nossa vida mais amores.”•.

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    2. 21. Cá e lá
      22. O eu lírico aqui em Portugal mostra descontente, insatisfeito, ele expressa que mais prazer ele tem no Brasil aqui não tem os encantos que encontra lá na sua terra natal.
      23. Saudosismo

      24. Não, o poeta leva-se em conta as emoções, os sentimentos envolvidos na poesia. São ressaltados os efeitos psicológicos que os acontecimentos desencadeiam no eu lírico.

      25. Lá- Brasil e cá Portugal.

      26. A canção do exílio representa tanto nacionalismo como nativismo, pois há uma valorização patriarcal e também uma descrição das belezas naturais do nosso país.
      27.
      F -a) os versos fazem parte de um longo poema de Gregório de matos.
      V -(b) mostram como Álvares de Azevedo foi marcado pelo tema da morte e da solidão.
      V c) definem o poeta tal qual o concebia o realismo.
      V d) são típicos da poesia pau-brasil.
      V e) são típicos do mal do século

      Questão 28.

      r- apresenta características relevantes do indianismo e nacionalismo.
      • questão 29
      R- o poeta castro Alves faz uma denúncia dos horrores da escravidão e clama deus para ter compaixão desse povo.
      • questão 30
      b) Aceitação da vida como um longo pesadelo.
      • Questão 31
      Não tem os poemas


      • Questão 32
      e) Mal do século.


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    3. Parte II - atividades sobre o realismo



      1.
      c) no realismo não há preocupação com o social.
      2.

      b) apenas a I E III
      3.
      d) o realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico.
      4.

      c) naturalismo - cientificismo


      5. R-(1+2+32=35)

      6. c) "entretanto, das portas surgiam cabeças congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas; pigarreava-se grosso por toda a parte; começavam as xícaras a tilintar; o cheiro do café aquecia, suplantando todos os outros...”


      7. c) Realismo
      8.


      b) Visão determinista e mecanicista do homem.

      9.
      a) Parnasianismo - rigidez formal.

      10. b) apenas II.

      11.
      r- (1+2+8+16=27)
      12.
      r: (8+16= 24)
      13. d) 2, 2, 2, 1 e 1

      14.
      d) sua tendência a retratar a realidade com objetividade e imparcialidade está pautada nos postulados filosóficos e científicos que alcançaram grande popularidade no final do século xix, como o positivismo e o darwinismo.
      15..
      V
      V
      F
      V
      F
      16.
      E.

      17 D
      18.
      D

      19.
      A



      parte III - atividade sobre o naturalismo



      1) A
      2) D.
      3).E
      4 a) fantasias, sonhos.
      b) os sonhos, um por um, céleres voam,
      como voam as pombas dos pombais;•.
      5) R -madrugada- os jovens
      À tarde - os velhos
      Rígida nortada- dificuldades

      6) valorização dos sonetos, metrificação rigorosa, descritivismo (detalhada) •.
      7) D

      8) b)

      9).
      a) O ser é retratado como produto do meio.
      b) O escritor evita julgar ações e personagens de um ponto de vista ético e moral, pois seu intuito é expor e analisar cientificamente a realidade.
      e) tem como características, entre outras, o determinismo biológico, a tematização do patológico e a aplicação do método experimental.

      10) a.
      11) b.

      12.

      (1) o ser é retratado como produto do meio.

      (2) o escritor evita julgar ações e personagens de um ponto de vista ético e moral, pois seu intuito é expor e analisar cientificamente a realidade.

      (5) tem como características, entre outras, o determinismo biológico, a tematização do patológico e a aplicação do método experimental.

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    4. Graziela de Queiroz Lombo 5° periodo de Letras Portugues

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Agradecida,
Profa. Generosa Souto