sexta-feira, 16 de abril de 2010

VISITE O BLOG E FAÇA UM PASSEIO !

Leituras diversas pela Literatura Portuguesa (Veja o link abaixo)
http://auladeliteraturaportuguesa.blogspot.com/2008/06/periodizao-literria.html

20 comentários:

  1. olá, Generosa!
    Achei muito interessante você indicar alguns links para enriquecer meus conhecimentos...
    Pode ter ceertez aque não foi em vão!
    Abraço,
    ANNE.

    ResponderExcluir
  2. Novas leituras acerca dos estudos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula contribuem para um melhor entendimento, compreensão e apreensão do conteúdo abordado.

    ResponderExcluir
  3. Ótimos links! Enriquece ainda mais os meus conhecimentos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o Blog de Helena Maria...Conseguiu, de forma resumida e bastante clara, mostrar os períodos da literatura, a periodização da literatura. E levando em conta aí as demais postagens, pude percerceber que o referido blog é extremamente rico, possui informações variadas e curiosidades acerca de um mesmo tema: LITERATURA.Adorei o blog, tanto que já o estou seguindo para assim, poder continuar a ter acesso as atualizações e postagens do mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Professora foi uma visita ótima, obrigada por estar contribuindo muito com os nossas aprendizagens.amei!

    ResponderExcluir
  6. professora, obrigada por você estar sempre se preocupando com a nossa aprendizagem. grata!

    ResponderExcluir
  7. professora, estou amando tudo que você tem nos proporcionado através do blog...
    esta ferramenta tem me ajudado muito na aprendizagem da literatura..
    obrigada
    rayane
    bjuuxx....

    ResponderExcluir
  8. Olá Generosa!
    Muito interessante as leituras sugeridas através do Link, pois dessa forma, ampliamos nossos conhecimentos acerca dos estudos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  9. Estas novas formas de aprendizado através do blog nos permite uma leitura que está mais próxima da nossa realidade. O blog de Helena Maria apresenta os conteúdos sistematizados de forma tal a deixar claro os diversos temas abordados, incluíndo o de nosso interesse no momento. E como disseram as colegas anteriormente, tal disposição de leituras nos enriquece profundamente. Obrigada por nos apresentar tal Blog Profª Generosa!

    ResponderExcluir
  10. Muito enriquecedor e interessante o blog da professora Maria Helena. Podemos desfrutar de um mundo de conhecimentos, visto que, além de termos informações contidas no blog da professora, ela nos possibilita conhecer outros blogs, nos sugerindo leituras e filmes de grande valia para a nossa formação na disciplina em estudo.Obrigada, professora Generosa, por nos propiciar um estudo tão amplo da sua disciplina.

    ResponderExcluir
  11. Como esta sendo interessante Generosa poder compartilhar com voce tantos textos. Textos estes que nos edificam grandemente.

    ResponderExcluir
  12. É interessante voltar ao passado e através da literatura saber como as pessoas viveram e perceber o que mudou e o que ainda resiste na sociedade e ver que o artista, como disse Freud é capaz de transformar em belo o que é feio.

    ResponderExcluir
  13. O blog da professora nos possibilitou um maior conhecimento sobre Lteratura, sobre conteúdos que foram organizados de forma clara, auxiliando a nossa compreensão. É muito interessante como Helena Maria escreve sobre as cantigas e suas relações, além das leituras que nos são sugeridas, enriquecendo cada vez mais os nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  14. Ótimos links que a senhora nos passou, professora! Muito enriquecedores e de muita valia para os nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  15. olá professora!o blog esta cada vez melhor!!Após visitar o blog da Maria Helena pude compreender de uma forma mais clara a periodização literária ampliando de forma significativa meus conhecimentos.O blog é bastante enriquecedor e vale ressaltar que usá-lo como forma de conhecimento é ao mesmo tempo inovador e eficaz.Muito legal!
    A forma como esta sendo ministrado esse conteudo é diferente mas está tendo resultados positivos.

    ResponderExcluir
  16. Agradeço á professora pelos links passados, pois foram de grande ajuda para a minha compreenção acerca da literatura e tudo que nela está inserido.

    ResponderExcluir
  17. Generosa, adorei os links que você sugeriu, principalmente o blog da Professora Helena Maria, que possui diversas informações que com certeza contribuiu muito para o nosso ensino aprendizagem. Desde já agradeço as sugestões. Pollyana Soares

    ResponderExcluir
  18. Célia Gomes disse...
    Visitando o blog da professora Maria Helena, tive conhecimento de fatos realmente interessantes.A maneira que Helena em 2008 apresentou a periodização ajudou-me a entender questões que ainda não estavam claras com respeito ao conteúdo que estamos estudando na universidade
    Quando Helena apresentou artigos sobre as cantigas de amor peninsulares descobri que nem todos os traços característicos do trovar provençal foram incorporados nas cantigas de amor peninsular, pois a fase de amante jamais aparece nas nossas cantigas de amor, somente nas de escárnio e de maldizer.
    Outra questão interessante é a comparação que Helena faz das cantigas de amigo e as cantigas de amor, deixando claro que enquanto nas primeiras os poemas são para serem cantados,e as segundas são poemas para serem lidos pois as cantigas de amigo são manifestações de uma cultura oral, enquanto as de amor são produto da escrita literária.
    Em janeiro de 2007 pude encontrar uma boa explicação de todo assunto que já vimos até hoje em sala de aula, enriquecendo ainda mais meus conhecimentos. Em maio de 2007 também encontrei artigos que complementaram o mês de Janeiro.
    Visitar o blog de Janeiro de 2007 a Abril de 2010, mesmo que de uma maneira superficial, devido a grande quantidade de artigos apresentados pela professora Helena foi muito gratificante. Percebi que tenho a minha disposição, artigos de conteúdos que já vi na universidade, mas também artigos sobre conteúdos que ainda terei.
    A professora Maria Helena ,além de apresentar uma riqueza de artigos em seu blog, apresenta também outros blogs como sugestão de leitura e imagens de filmes, que serão de grande valor no decorrer do meu curso. Obrigada Generosa pela brilhante sugestão de leitura.

    ResponderExcluir
  19. Agradeço á professora pelas sugestão do link acima, esta sendo de grande ajuda para nossa aprendizagem acerca da literatura. No blog da professora Helena Maria tem uma riqueza de artigos, filmes e textos com uma linguagem simples dos temas abordados.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelas sugestões professora,temos certeza de que nos será de grande ultilidade.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto