sábado, 16 de março de 2013

O Simbolismo - Segundo Ana Balakian (Introdução)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – C.C.H.
CURSO: Letras/Português – 6º período
DISCIPLINA: Literatura Brasileira: do Simbolismo à semana da Arte Moderna.
PROFESSORAS: Dra. Maria Generosa Souto/ Damáris de Souza Ramos (estagiária)
DATA: 04/03/2013

Texto para discussão/Roteiro: BALAKIAN, Ana. O simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.


1- Introdução: O significado da palavra


 Termo impreciso, o Simbolismo tornou-se um rótulo;
 Escola francesa: período de 1885 a 1895;
 M. C. Bowra, The heritage of Symbolism – considera Baudelaire, Verlaine e Mallarmé como a vanguarda do movimento – baseando-se em suas grandes inovações em termos de técnicas literárias. ( Cecil Maurice Bowra)
 Questão da critica/ Críticos numerosos (p.12-13)
 O castelo de Axel – Edmund Wilson

 Les fleurs du Mal – Baudelaire (1857)
 Para chegar a uma definição completa do simbolismo, fora das impressões e generalizações heterogêneas, um convite à reflexão:
a) Foi o simbolismo uma reação ao Romantismo ou uma continuação da estética romântica?
b) Foi um movimento paralelo ao Naturalismo ou sua antítese?
c) Quais foram seus pontos de contato com noções como decadente, impressionista, hermético ou imagista?
d) Até que ponto possui fontes comuns com o surrealismo?
e) Como e onde manteve melhor sua originalidade frente a outros movimentos literários?
f) Qual foi a contribuição do simbolismo ao modernismo?
 Movimento parisiense (para distingui-lo do francês), parisiense por seu aspecto cosmopolita, que preparou um determinado clima internacional propício aos subseqüentes grupos de vanguarda: cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo.
2- O swedenborguismo e os românticos
 Swedenborg – santo padroeiro de ideologias – Misticismo/ Heaven and hell(obra)
 Willian Blake – The marrige of heaven and Hell
 Filosofia do mundo da divindade (p. 18), da obra heaven and hell “Se o homem...”
 O estranho é que durante a Era das Luzes uma enunciação assim tem se tornado tão popular.
 Confunde símbolos com alegorias (jardim-sabedoria)
 Apesar disso foi para os EUA e influenciou Poe.
 Um ponto importante: a poesia, desde o começo do movimento romântico, apossou-se do terreno da mística/substituto religião (algo semelhante com os simbolistas e surrealistas)
 Difícil fronteira e poucas diferenças: no Romantismo busca sua perspectiva no sonho, o estágio intermediário entre esse mundo e o futuro; mas o simbolista cultivava os sonhos como o único nível vital da experiência do poeta; e o surrealista investigava o mundo do sonho não apenas para gozar o estado onírico mas para cultivar as possibilidades de sua mente.
 O mesmo culto, mas três razões diferentes: o romântico aspirava ao infinito, o simbolista pensava que podia descobri-lo, e o surrealista achava que podia criá-lo. (p. 20)
 Balzac: que transitou entre o simbolismo e o realismo, tendo em vista as obras: Livre Mystique (trilogia, personagens partidários dos pensamentos de Swdenborg) e Comédie Humaine (realista).
3. Baudelaire
 Para Baudelaire não existe distinção verdadeira entre alegoria e símbolo.
 Afirma que é possível encontrar provas (segundo os críticos) que ele pode ser swedenborguiano ou não.
 Se vamos julgar o estilo simbolista e o movimento simbolista como algo diferente da continuação ou repetição do Romantismo, não é certamente na influência de Swedenborg que vamos localizar sua originalidade.
 Questão da dualidade que está expressa pela ligação das qualidades abstratas com os objetos.
 Pontos de contraste entre Baudelaire e Swedenborg: sobre Sinestesias. Para Swedenborg as sinestesias - liga o céu e a terra e para Baudelaire, encontra suas conexões entre as experiências sensoriais aqui na terra (p. 33).
 Tradução errônea: transformou poema sensual em metafísico.
 Características de Baudelaire. (p. 35)
 Personificação da mente através da manifestação da natureza é na verdade a linguagem do futuro simbolismo.
 O que distancia o simbolista dos românticos? (p. 35)
 A poesia é festa de imagens
 O simbolismo e a música
 Le poème du Haschisch
 Baudelaire – imagens aquáticas (p. 37)
 Baudelaire e Richard Wagner ( 40-41)
 O iniciador e o precursor (diferença)
 O discurso indireto (técnica) confere às palavras o poder da imagem (p. 42)
 Baudelaire: apesar da indiferença e falta de propósito: converte a poesia numa atividade intelectual em vez de emocional (mudou a concepção da função do poeta).

27 comentários:

  1. O texto de Anna Balakian é de extrema importância para compreendermos o movimento simbolista, sendo que ela salienta que o termo “simbolismo” tornou-se um rótulo para designar o pós-romantismo, e que todos os escritores vão construir através da matéria-prima: a palavra. É importante destacar que esses escritores viam a palavra como uma espécie de deusa (religião), a qual eles deviam obediência. O Simbolismo priorizava a sinestesia, fazendo analogias de sentido. Nesse movimento há uma sobreposição de vários sentidos misteriosos e escondidos atrás das aparências. Baudelaire é uma das fontes do Simbolismo, dentro das suas principais características destaca-se sua diversidade, sua real ausência de traço saliente, a reversibilidade e multiplicidade de caráter.
    A relação que se estabelece entre o Simbolismo e a música, é que música clássica é imprecisa, sua melodia significa para cada um algo diferente, e a poesia simbolista é vaga, imprecisa e as próprias palavras que vão produzir sua melodia, a musicalidade emerge do próprio texto, e sua melodia também pode ser entendida por cada um de modo diferente.
    É importante destacarmos que o “espírito decadente” no Simbolismo caracteriza o estado interior do poeta, e esse estado se exterioriza em sua poesia através da ruína do mundo, demonstrando o descompasso entre o poeta e a realidade que o cerca.
    Todas essas características abordadas por Balakian vêm enriquecer nossos conhecimentos e promover uma interação com esse mundo fantástico da literatura.

    ResponderExcluir
  2. a) O simbolismo não foi necessariamente uma reação ou continuação do romantismo, uma vez que o movimento simbolista valorizava o subjetivismo presente na estética romântica, no entanto, esse aspecto subjetivista era trabalhado de forma diferenciada, pois o “eu” simbolista buscava o que o homem tem de mais profundo e universal em sua essência “o espírito”. Assim, a estética simbolista também pode ser vista como uma reação dos ideais românticos.
    b) Pode-se dizer que o simbolismo foi à antítese do naturalismo, pois rejeita os principais aspectos do movimento, como: cientificismo, materialismo e racionalismo. Pelo contrário, a estética simbolista valorizava as manifestações espirituais e metafísicas.
    c) A estética simbolista apresenta mecanismos que vão ao encontro do decadentismo, uma vez que é notório no “ser simbolista” o espírito pessimista e a indiferença com a realidade. Além de apresentar uma perspectiva impressionista que valorizava as manifestações do interior, que torna o homem simbolista hermético, ou seja, fechado ao mundo exterior e aberto ao processo imaginativo da interioridade humana.
    d) Há no simbolismo aspectos que estabelecem relações com o surrealismo, como, a valorização do sonho e a liberação do inconsciente. O surrealismo investigava o mundo dos sonhos para cultivar as possibilidades da mente, dessa maneira o surrealista aspirava criar o infinito, enquanto que o simbolista procurava descobrir o infinito e cultivar o sonho, como o único nível de vida experimental do poeta. Desse modo, verifica-se que os dois movimentos utilizavam os mesmos elementos, mas eram tratados em perspectivas diferentes.
    e) O simbolismo garantiu a originalidade própria, através dos aspectos e perspectivas do movimento e se consagrou como uma estética literária de importante relevância na história da literatura, mas não pode deixar de ressaltar a relação com os movimentos romântico e surrealista que contribuíram para efetivação do estilo literário.
    f) O simbolismo, por ser um movimento pariense cosmopolita e universal preparou a sociedade para o recebimento do clima internacional, uma vez que na estética simbolista a arte deixou de ser nacional e assumiu premissas da cultural ocidental, preparando assim o ambiente para a chegada do movimento modernista, por intermédio dos grupos de vanguardas: cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo.

    ResponderExcluir
  3. A partir da leitura do livro O simbolistmo, de Anna Balakian, percebemos grandes influências no movimento simbolista. Destaca-se a figura de Baudelaire. O poema de Baudelaire, "Correspondances", é considerado pelos poetas posteriores a ele como pedra-de-toque e origem do simbolismo.
    O mais interessante durante as nossas discussões foi perceber que o próprio Baudelaire não tinha consciência de ser o criador de uma nova forma estética. Na verdade, os verdadeiros precursores dos movimentos literários não se dão conta da grandiosidade do que realizaram.

    Isabela Catrinck

    ResponderExcluir
  4. Os textos de Anna Balakian, (1915-1997), são de fundamental importância para o estudo da disciplina. A autora escreve estudando a literatura da época, e utiliza a proposta de Rimbaud como referência, ao sugerir que o poeta cultive seus recursos interiores, devendo “perturbar conscientemente os sentidos”. Na introdução sobre simbolismo, de forma clara ela possibilita o leitor conhecer um pouco mais sobre essa importante escola literária.
    São textos riquíssimos que nos possibilitaram um grande crescimento no que concerne ao aprendizado sobre o Simbolismo.

    Att
    Ludmila Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. O Simbolismo foi um movimento estético que iniciou-se no final do século XIX. Muitos estudiosos consideram que foi uma reação ao Romântismo. Em seus pressupostos teóricos, Ana Balakian não considera uma reação e sim uma continuação do movimento. E, muito além da continuação, o Simbolismo seria também uma 'rejeição' à outro movimento, o Naturalismo.

    Nesse movimento, pode-se dizer que a palavra se mostrava como algo novo. Seria a melhor forma de expressão, pois uma mera palavra produzia um significado imensurável, maior, talvez, que muitos símbolos. Era uma espécie de 'religião' do movimento. Fazia uma correspondência pra ligar o concreto e o abstrato.



    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Os textos da Ana Balakian discutidos em sala de aula nos fizeram perceber a relevância dessa estética no quadro da Literatura Mundial. Autores como Charles Baudelaire, Edgar Allan Poe, Rimbaud e Mallarme são nomes não apenas da literatura simbolista, mas também da literatura universal. O estudo da Ana Balakian nos ajudou a compreender a poética desses autores que, por ser fortemente marcada por símbolos, sinestesias e aliterações, podem tornar-se de díficil entendimento.

    O texto é muito importante para o estudo dessa estética, bem como para a disciplina de Literatura Brasileira, no que tange ao Simbolismo.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Simbolismo é um movimento que iniciou-se na França no final do século XIX e seus principais representantes foram Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Estéphane Malharmé e Artur Rimbaud. Os textos de Anna Balakian mostram claramente as características do Simbolismo, nos ajuda a compreender esse movimento e aprimorar nosso conhecimento.

      Excluir
  9. O simbolismo possui termo impreciso, mas serviu de rótulo para os historiadores. Mas o simbolismo representa as inovações poéticas, manifestações da linguagem por meio das coisas visíveis, de acordo com o texto de Ana Balakian, dessa forma, toda palavra é um símbolo, uma associação do que ela evoca de realidade situada além dos sentidos.
    Como correspondências de BAUDELAIRE.

    ResponderExcluir
  10. As Concepções do Simbolismo na Literatura Europeia, nesse texto temos discutidas os princípios do Simbolismo, como a negação ao Romantismo/Naturalismo/ Realismo e a volta à valorização da palavra.
    O Simbolismo no texto não é definido precisamente, mas a autora nos dá todas as dicas para fazê-lo através das considerações que traz da estética e dos elementos comuns aos poemas simbolistas. O “espírito decadente” aparece como “essencial” aos simbolistas, pois representa uma tentativa de se “desligar do mundo” e, ao que se pensava, dos problemas sociais. No entanto, esse distanciamento do mundo acabara por representar o próprio estado interior do poeta que se exteriorizou na degradação e na ruína do mundo representado em suas poesias. Assim como no Romantismo, no Simbolismo valoriza-se a morte como um escape, como uma maneira de transcender ao mundo terreno.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O texto de Anna Balakian vem nos mostrar a característica do movimento simbolista, por isso, é de suma importância para compreendermos o que é o Simbolismo e seus principais seguidores como: Charles Baudelaire, Paul Verlaine entre outros.
    O Simbolismo se consagrou como uma estética literária de importante relevância na história da literatura, mas não podemos deixar de ressaltar a relação com outros movimentos, uma vez que, não existe um momento exato para acabar e começar um movimento literário. Por isso, podemos concluir que outros estilos literários contribuíram para efetivação do Simbolismo.

    ResponderExcluir
  13. Para muitos historiadores o simbolismo se tornou um rótulo, devido ao seu significado impreciso, o período de 1885 e 1895 surgiu um movimento afiliado que publicava manifestos patrocinando revistas, publicações que surtiram efeito, pois atraíram poetas do Ocidente para a França. Bowra em sua tradução "The Heritage of Symbolism" diz que Baudelaire, Verlaine e Mallarmé são vanguarda da estética simbolista, devido as inovações de termos de técnicas literárias. Diante disso, não podiam faltar críticas ao simbolismo que chegou a ser um problema para os pesquisadores por ser um movimento multifacetado, o que dificulta sua compreensão. Terminarei essa reflexão em breve.

    ResponderExcluir
  14. Annabel Lee

    Foi há muitos e muitos anos já,
    Num reino ao pé do mar.
    Como sabeis todos, vivia lá
    Aquela que eu soube amar;
    E vivia sem outro pensamento
    Que amar-me e eu a adorar.
    Eu era criança e ela era criança,
    Neste reino ao pé do mar;
    Mas o nosso amor era mais que amor --
    O meu e o dela a amar;
    Um amor que os anjos do céu vieram
    a ambos nós invejar.
    E foi esta a razão por que, há muitos anos,
    Neste reino ao pé do mar,
    Um vento saiu duma nuvem, gelando
    A linda que eu soube amar;
    E o seu parente fidalgo veio
    De longe a me a tirar,
    Para a fechar num sepulcro
    Neste reino ao pé do mar.
    E os anjos, menos felizes no céu,
    Ainda a nos invejar...
    Sim, foi essa a razão (como sabem todos,
    Neste reino ao pé do mar)
    Que o vento saiu da nuvem de noite
    Gelando e matando a que eu soube amar.
    Mas o nosso amor era mais que o amor
    De muitos mais velhos a amar,
    De muitos de mais meditar,
    E nem os anjos do céu lá em cima,
    Nem demônios debaixo do mar
    Poderão separar a minha alma da alma
    Da linda que eu soube amar.
    Porque os luares tristonhos só me trazem sonhos
    Da linda que eu soube amar;
    E as estrelas nos ares só me lembram olhares
    Da linda que eu soube amar;
    E assim 'stou deitado toda a noite ao lado
    Do meu anjo, meu anjo, meu sonho e meu fado,
    No sepulcro ao pé do mar,
    Ao pé do murmúrio do mar.

    Edgar Allan Poe

    ResponderExcluir
  15. RESPOSTAS:
    a) O Simbolismo é um estilo, em escala europeia o aspecto do simbolismo que provou ser mais duradouro e viável foi o formado de atitudes e estados de espirito sugeridos por todas essas formas e por todos esses símbolos.O Simbolismo não foi francês: aconteceu em Paris.O Simbolismo foi um movimento pariense, que preparou um determinado clima internacional propicio aos subsequentes grupos de vanguarda, o romantismo foi internacional num outro sentido: foi uma doença que atacou todos os países europeus em seus centros literários à medida que seus autores contraiam o Mal Du Siecle numa grande onda de lirismo ,adaptada ao caráter nacional e a cor local.
    A primeira parte da história simbolista é principalmente francesa, porque Baudelaire que transpôs a lacuna entre os tratamentos românticos dos swedenborguismo e suas aplicações finais no culto simbolista. Os que chegaram a Paris com uma orientação filosófica comum foram capazes de, no final do século XIX, levar o simbolismo para dos limites da literatura francesa e conduzi-lo a sua consagração como movimento literário universal.

    b) Na França, uma das mais vividas aplicações do swedenborguismo pelos escritores românticos foi da obra Livre Mystique de Balzac, um volume que contém uma trilogia de romances nos quais as personagens, fascinadas pelos ensinamentos de Swedenborg buscam comunicação com o mestre aqui na terra e finalmente transcendem o estado que Swedenborg dissera estar perdido para o homem quando se tornou espiritualmente multilado na sociedade evoluída.
    Estes livros têm sido geralmente considerados como indicadores de um estágio passageiro na formação de Balzac, que se tornou ‘‘realista’’ ao escrever a Comédie Humanie. Atualmente, há muitas dúvidas se o rótulo
    ‘‘realista’’ faz realmente justiça aa Balzac – a não ser que ele seja usado- no sentido particular atribuído a ele pelo chefe da escola realista.

    c) O simbolismo deveria ser considerado apenas uma tradição do Romantismo, amenos que pudesse afirmar que sua compreensão da expressão ‘‘correspondência’’ fosse bastante diferente das do Romantismo, reconhecendo sua participação comum na herança dos iluministas e herméticos e os diferentes destinos literários que cada um deles extraiu dela.

    d) Qualquer estudo dos fundamentos literários do séc XIX contém alusões especificas à popularidade do swebendorguismo como misticismo básica da época. Quando o Templo da Razão aboliu a religião oficial na França durante a Revolução, as doutrinas apócrifas do Iluminismo forneceram um substrato conveniente para a insuperada sede metafisica. Como Blake, tinha explicado no seu Marriage of Heaven and Hell (Casamento do Céu e do Inferno) não foi a originalidade da teoria de Swebendorg, que se tornou um culto atraente, mas a capacidade de Swebendorg de resumir e popularizar muitas noções místicas paralelas que eram inerentes aos cultos cabalísticos herméticos.

    e) Os românticos esposaram a noção de Swebendorg de que a qualidade visionária homem era um super-refinamento de seu processo de pensamento, em um lugar da posição vanguardista de Blake que considerava uma intensificação da agudeza sonora.


    ResponderExcluir
  16. a)O Simbolismo de certa maneira não foi uma reação ao Romantismo, pois o que o simbolismo herdou do romantismo foi o seu caráter subjetivo, obviamente se contrapunham em suas vertentes, o simbolismo valorizava o mundo do espírito no seu aspecto mais profundo.

    b)Sim, o Simbolismo foi uma antítese do Naturalismo, pois a estética simbolista defendia o feio, o grotesco, a espiritualidade, ao contrário do naturalismo que era pautado nos estudos e experiências no que se refere à teoria.

    ResponderExcluir
  17. No simbolismo pode se perceber uma preocupação estética em dar à palavra o poder que essa estava perdendo, por isso, a palavra é vista como uma espécie de deus, os poetas são os servos e a religião é a do verbo. É possível perceber ainda no Simbolismo que a noção de mistério, do sublime e do enigma será muito trabalhada, assim, o símbolo será muito recorrente, como também metáforas extremamente sinestésicas, pois o simbolismo lidará com as sensações. Os símbolos tem uma construção que foi culturalmente construída e elaborada, e podem ser divididos em três graus de codação: particular, social e universal. Dessa maneira, o símbolo poderá assumir diversas significações de acordo com a situação, sendo necessário que o leitor faça uma leitura crítica e atenta da literatura para que possa perceber a real significação que esses símbolos assumirão.

    Tânia Tamires'

    ResponderExcluir
  18. Um dos textos mais completos no que diz respeito ao movimento Simbolista,Anna Balakian,um excelente trabalho desenvolvido e que nos ajudará bastante no aprendizado no que tange a Literatura Brasileira. Os simbolistas percorrem, caminhos mais ousados e irracionais, recorrendo ao uso extremo dos símbolos e do misticismo, empreendendo rumo ao inconsciente uma jornada além dos limites extremos da razão, um mergulho nos recantos mais ocultos do inconsciente.
    Para os adeptos do Simbolismo, não basta sentir as emoções, mas é necessário levar em conta também a sua dimensão cognitiva. Esta é a real postura poética, segundo seus seguidores. Este movimento se reveste igualmente de um marcante subjetivismo, ou seja, de um teor individualista, em detrimento da visão geral dos fatos. A musicalidade é um de seus atributos que mais se destaca;

    CHARLES BAUDELAIRE

    AO LEITOR

    A tolice, o pecado, o logro, a mesquinhez
    Habitam nosso espírito e o corpo viciam,
    E adoráveis remorsos sempre nos saciam,
    Como o mendigo exibe a sua sordidez.

    Fiéis ao pecado, a contrição nos amordaça;
    Impomos alto preço à infâmia confessada,
    E alegres retornamos à lodosa estrada,
    Na ilusão de que o pranto as nódoas nos desfaça.

    Na almofada do mal é Satã Trimegisto
    Quem docemente nosso espírito consola,
    E o metal puro da vontade então se evola
    Por obra deste sábio que age sem ser visto(...)

    ResponderExcluir
  19. No tocante à literatura, os textos de Ana Balakian proporcionou a nos discentes notar a importância da estética aboradada por essa autora no que tange à literatura mundial. Nesse viés, pudemos perceber que autores como Charles Baudelaire, Edgar Allan Poe, Rimbaud e Mallarme são escritores bastante renomados, uma vez que não são somente da literatura simbolista, mas também da literatura em cunho universal. Tal estudo destacou as características deses autores, monstrado-nos que eles lançam mão de sinestesias, aliterações, símbolos o que pode tornar díficil o entendimento de suas obras. Asim, esse texto é suma importância para o estudo do simbolismo.

    ResponderExcluir
  20. A partir da leitura e discussão do texto de Anna Balakian em sala de aula, podemos afirmar que o Simbolismo foi um movimento de extrema importância para os estudos literários. Neste movimento foram citados autores renomados como Baudelaire, Edgar Allan Poe, Rimbaud e Mallarmé. Conforme o texto da referida autora, pode-se notar que o Simbolismo foi uma continuação do Romantismo, uma vez que adotou algumas características próprias do romantismo como, por exemplo, o uso da primeira pessoa. Neste movimento, a palavra adquiriu uma maior significação para representar o imaginário tornando-se símbolo. Foi uma reação ao Naturalismo, pois não havia uma preocupação fiel da realidade. Percebe-se, também, que os poetas simbolistas apresentavam espíritos decantes, pois eram pessimistas e mantinham uma certa indiferença em relação à sociedade. No tocante às fontes comuns com o surrealismo, nota-se a partir da significância que os poetas abordavam através dos sonhos e do inconsciente. O Simbolismo contribuiu de maneira significativa no que se refere ao Modernismo, já que influenciou vários países ao mesmo tempo, e preparou a arte literária para o Modernismo.

    ResponderExcluir
  21. o movimento simbolista foi uma continuação dos ideais romanticos pois apresenta caaracteres que vão ao encontro de alguns ideais que pregavam a estética romantica, como:o subjetivismo,o espírito universal.
    os simbolistas rejeitam os principais aspectos do naturalismocomo:cientificismo e racionalismo, uma vez que os sdimbolistas defendiam a valorição do sonho e da imaginação.No simbolismo encontramos relações com o surrealismo, como: a valorização do sonho e a busca pelo inconciente.os surrealista esperava criar o infinito, através dos sonhos, enquanto que o simbolista queria descobrir o infinito e a valorização do sonho, como o único nível de vida experimental do poeta.O simbolismo marca numa estética literária, podemos identificar aspectos decadentes nesse movimento, uma vez que negava o racionalismo, pregando as manifestacoes metafísica e espirituais.o movimento simbolista foi um movimento Parisiense, que tem como principais características o misticismo e o espiritualismo, a falta de clareza e o subjetivismo,esse movimento prepara o país para a chegada de um clima internacional, e moderno com a introdução dos movimentos de vanguarda.

    ResponderExcluir
  22. O texto de Anna Balakian, foi de extrema importância para compreendermos o movimento simbolista, que surgiu em meio a divisão social entre as classes burguesas e proletárias, as quais surgiram com o avanço tecnológico advindo da Revolução Industrial.A autora não define o termo Simbolismo, mas discorre através de considerações e caracteristicas que nos leva a entender o movimento simbolista.E uma dessas considerações que Anna Balakian escreva é sobre o espirito decandente, que foi muito discutido em sala de aula, uma vez que o poeta exterioriza através da palavra o que sente em relação as mazelas da sociedade, e temos como principais poetas desse movimento Charles Baudelaire, Rimbaud,Mallarme entre outros.

    ResponderExcluir
  23. O texto de Ana Balakian é muito importante no que tange a compreensão do movimento simbolista. O destaque para autores como Charles Baudelaire, Edgar Allan Poe e Rimbaud, enriquece o nosso conhecimento deste movimento.
    Tendo o movimento simbolista um carater multifacetado, podemos destacar como características, obras marcadas pelo subjetivismo e um individualismo negando uma preocupação com o todo. A musicalidade, a sinestesia, o mistério e a valorização do mundo do espírito pontua a estética simbolista.

    ResponderExcluir
  24. o texto de Ana Balakian é muito interessante para compreendermos melhor sobre o Simbolismo. Os estudos sobre essa corrente literária é de extrema importancia, uma vez que, nesse movimento é apresentado símbolos para representação de algo.

    ResponderExcluir
  25. A compreensão do texto de Ana Balakian é de fundamental para entendermos o movimento simbolista, vale ressaltar que o simbolismo tem como precursores Charles Baudelaire Edgar Allan Poe e Rimbauld que apresentam características que define bem os simbolistas, entre eles podemos destacar: a sinestesia, a musicalidade, o individualismo e valorização dos símbolos e do mundo espiritual.

    ResponderExcluir
  26. Podemos perceber através dos textos de Ana Balakian influências simbolistas. Eles foram de fundamental importância para o aprendizado em sala de aula. Logo de início, podemos refletir sobre o simbolismo. São abordados alguns autores, por exemplo, Charles Baudelaire, Edgar Allan Poe e Rimbaud.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto