sexta-feira, 10 de abril de 2015

PLANO DE ENSINO LITERATURA PORTUGUESA II - DO ARCADISMO AO REALISMO

Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
Pró-Reitoria de Ensino - Coordenadoria de Graduação
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso de Letras Português

PLANO DE ENSINO

ANO

SEMESTRE
2015
       [X] 1º          [  ] 2°

DEPARTAMENTO

TURNO

Comunicação e Letras

[   ] Matutino   [ x ]Vespertino   [   ] Noturno

CURSO
PERÍODO/SÉRIE

Letras-Português

[ 1º] Período
DISCIPLINA
CARGA HORÁRIA

Língua Portuguesa

TOTAL
72 h/a
SEMANAL
04 h/a
PROFESSORA
CIDADE

Dra. Maria Generosa Ferreira Souto

Montes Claros - MG

EMENTA

Do Arcadismo ao Realismo.
OBJETIVOS  GERAIS


Analisar, descrever e explicar diacrônica e sincronicamente a estrutura e o funcionamento das estéticas literárias, objeto de estudo da literatura portuguesa do Arcadismo ao Realismo em Portugal, sendo capaz de propor estratégias de ensino-aprendizagem desta literatura de forma interdisciplinar.

Alcançar domínio ativo e crítico de um repertório representativo dos textos literários da literatura portuguesa dentro do recorte temporal contemplado: do Arcadismo ao realismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estudar  as  Teorias da Literatura Portuguesa, observando a natureza e a função dos discursos literários entre mídias impressas e tecnológicas, para a questão da interdisciplinaridade e da  hipertextualidade.
- Estudar a representação da literatura entre textos literários portugueses;
- Apreender aspectos  de hipertextualidade nos textos literários.
- Analisar narrativas correlacionando, em torno de um núcleo central de idéias, a organização de seus elementos estruturais: ponto de vista, personagens, enredo, tempo, espaço.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.       ARCADISMO em Portugal: a produção literária de Bocage e outros nomes relevantes.
2.       Ecos do Iluminismo em Portugal. A laicização da cultura: Luís Antônio Verney e o Verdadeiro Método de Estudar. O nascimento das Arcádias: a Arcádia Lusitana. Árcades portugueses: M. M. du Bocage (Elmano Sadino), Marquesa de Alorna ( Alcipe), Pe. Caldas Barbosa (Lereno Selinuntino), Pe. Francisco Manuel do Nascimento (Filinto Elísio).
3.        ROMANTISMO (1ª Fase em Portugal): Contexto histórico e ideológico do romantismo na Europa: nacionalismo e revolução.
4.       O lirismo pré-romântico e o drama histórico de Almeida Garret (Victor Hugo).
5.       O romance histórico de Alexandre Herculano (Sir Walter Scott). 
6.       Visão sincrônica: (2ª Fase do Romantismo em Portugal): A estética ‘noir’ do ultra-romantismo (Goethe, Lord Byron).
7.       Visão sincrônica: “O spleen niilista em Álvares de Azevedo e Soares de Passos.
8.       A ‘novela passional’ de Camilo Castelo Branco. Visão sincrônica: A composição da heroína romântica em Camilo e Balzac.
9.        3ª Fase do Romantismo em Portugal: A diluição das características Românticas e o pré-realismo. O ‘romance de costumes’ em Júlio Dinis.
10.    Das relações entre literatura  portuguesa e tradução literária: mush-ups literários.
11.    O herói e o anti-herói.
12.    A rivalidade entre irmãos (gêmeos e não gêmeos).
13.    REALISMO em Portugal. As manifestações literárias de Antero de Quental, Eça de Queirós e Cesário Verde.
14.    Estudo da narrativa (na literatura, no cinema, nos quadrinhos, nas  adaptações p/adolescentes, nos jogos).
15.    Leituras de romances nas mídias(HQ, Blog, Flipbook, Livroclip). Análise de textos literários que tratam de alteridade.
METODOLOGIA/ ATIVIDADES DIDÁTICAS
METODOLOGIA/ ATIVIDADES DIDÁTICAS


- Aulas expositivas dialogadas; Debates; Apresentação de trabalho – individual e em grupo; Seminários;
- Pesquisas online; - Leitura dos textos e fichamentos; -Escrita e reescrita de artigos e ensaios.
Mídias na Educação: Discussões circulares, GVGV, Phillips 66, comentários, através dos recursos tecnológicos: Internet, Blog, Facebook, Aulas interativas, Fóruns de Debates.


ESTRUTURA(S) DE APOIO/RECURSOS DIDÁTICOS
-    Quadro e giz
-          Textos teóricos e críticos
-          Textos literários
-          Datashow/Vídeos
-          Bibliotecas Virtuais, DVD/filmes, CD-Rom
-     Mídias na educação: Internet, weblog.
AVALIAÇÃO
Aspectos a serem avaliados
Instrumentos de avaliação
-          Assiduidade e pontualidade;
-          Iniciativa e interesse;
-          leituras dos textos críticos e/ou literários e fichamentos dos mesmos;
-          Conhecimento e domínio de conteúdos estudados;
-     Discussão e crítica das leituras realizadas.
-     Participação nos debates e comentários críticos e analíticos nos espaços virtuais (Blogs interativos da disciplina e dos acadêmicos)

-          02 Provas escritas (individuais)=50,0;
-          Trabalhos individuais e/ou em grupos = 50,0 pontos, subdivididos em:
a)       Resumos,
b)        Leitura e fichamentos dos textos;
c)        Resenhas;
d)        Ensaios;
e)        Debates e comentários nos blogs;
f)         Apresentações orais;
g)       Seminários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bibliografia básica

Bibliografia Básica
ABDALA-JR, Benjamin; PASCHOALIN, Maria Aparecida. História social da literatura portuguesa. São Paulo, Ática, 1990.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 25 ed. São Paulo, Cultrix, 1999.
SARAIVA, Antônio José; LOPES, Oscar. História da literatura portuguesa. Porto: Ed. Porto, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Bibliografia Complementar
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo, Cultrix, 2010.
MOISES, Massaud. Pequeno dicionário de literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix,1987.
MONGELLI, Lênia Márcia de M. et al. A literatura portuguesa em perspectiva. São Paulo: Atlas, v. 1-3, 1992.
Montes Claros, 23 de fevereiro de 2015.

Maria Generosa Ferreira Souto


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Agradecida,
Profa. Generosa Souto