Universidade
Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
Pró-Reitoria
de Ensino - Coordenadoria de Graduação
Centro
de Ciências Humanas – CCH
Curso
de Letras Português
|
||||||||||||||||||||||||||
PLANO DE ENSINO
|
ANO
|
SEMESTRE
|
||||||||||||||||||||||||
2015
|
[X] 1º [
] 2°
|
|||||||||||||||||||||||||
DEPARTAMENTO
|
TURNO
|
|||||||||||||||||||||||||
Comunicação
e Letras
|
[ ] Matutino [ x ]Vespertino [
] Noturno
|
|||||||||||||||||||||||||
CURSO
|
PERÍODO/SÉRIE
|
|||||||||||||||||||||||||
Letras-Português
|
[ 1º] Período
|
|||||||||||||||||||||||||
DISCIPLINA
|
CARGA HORÁRIA
|
|||||||||||||||||||||||||
Língua Portuguesa
|
TOTAL
|
72 h/a
|
||||||||||||||||||||||||
SEMANAL
|
04 h/a
|
|||||||||||||||||||||||||
PROFESSORA
|
CIDADE
|
|||||||||||||||||||||||||
Dra. Maria Generosa Ferreira Souto
|
Montes Claros - MG
|
|||||||||||||||||||||||||
EMENTA
|
||||||||||||||||||||||||||
Do Arcadismo ao Realismo.
|
||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVOS GERAIS
|
||||||||||||||||||||||||||
Analisar, descrever e
explicar diacrônica e sincronicamente a estrutura e o funcionamento das
estéticas literárias, objeto de estudo da literatura portuguesa do Arcadismo
ao Realismo em Portugal, sendo capaz de propor estratégias de
ensino-aprendizagem desta literatura de forma interdisciplinar.
Alcançar domínio ativo e
crítico de um repertório representativo dos textos literários da literatura
portuguesa dentro do recorte temporal contemplado: do Arcadismo ao realismo.
|
||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
||||||||||||||||||||||||||
-
Estudar as
Teorias da Literatura Portuguesa, observando a natureza e a função dos
discursos literários entre mídias impressas e tecnológicas, para a questão da
interdisciplinaridade e da
hipertextualidade.
- Estudar a representação da literatura entre
textos literários portugueses;
- Apreender aspectos de hipertextualidade nos textos literários.
- Analisar narrativas correlacionando, em torno de
um núcleo central de idéias, a organização de seus elementos estruturais:
ponto de vista, personagens, enredo, tempo, espaço.
|
||||||||||||||||||||||||||
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
||||||||||||||||||||||||||
1.
ARCADISMO em Portugal: a produção literária de Bocage e outros nomes
relevantes.
2.
Ecos do
Iluminismo em Portugal. A laicização da cultura: Luís Antônio Verney e o
Verdadeiro Método de Estudar. O nascimento das Arcádias: a Arcádia Lusitana.
Árcades portugueses: M. M. du Bocage (Elmano Sadino), Marquesa de Alorna (
Alcipe), Pe. Caldas Barbosa (Lereno Selinuntino), Pe. Francisco Manuel do
Nascimento (Filinto Elísio).
3.
ROMANTISMO (1ª Fase em Portugal): Contexto histórico e ideológico do
romantismo na Europa: nacionalismo e revolução.
4.
O lirismo
pré-romântico e o drama histórico de Almeida Garret (Victor Hugo).
5.
O romance
histórico de Alexandre Herculano (Sir Walter Scott).
6.
Visão
sincrônica: (2ª Fase do Romantismo em Portugal): A estética ‘noir’ do
ultra-romantismo (Goethe, Lord Byron).
7.
Visão
sincrônica: “O spleen niilista em Álvares de Azevedo e Soares de Passos.
8.
A ‘novela
passional’ de Camilo Castelo Branco. Visão sincrônica: A composição da
heroína romântica em Camilo e Balzac.
9.
3ª Fase do Romantismo em Portugal: A
diluição das características Românticas e o pré-realismo. O ‘romance de
costumes’ em Júlio Dinis.
10.
Das relações entre literatura portuguesa
e tradução literária: mush-ups literários.
11.
O herói e o
anti-herói.
12.
A rivalidade entre irmãos (gêmeos e não gêmeos).
13.
REALISMO em Portugal. As manifestações literárias de Antero de Quental,
Eça de Queirós e Cesário Verde.
14.
Estudo da
narrativa (na literatura, no cinema, nos quadrinhos, nas adaptações p/adolescentes, nos jogos).
15.
Leituras de
romances nas mídias(HQ, Blog, Flipbook, Livroclip). Análise de textos literários que tratam de alteridade.
|
||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA/ ATIVIDADES
DIDÁTICAS
Montes Claros, 23 de
fevereiro de 2015.
Maria Generosa
Ferreira Souto
|
Espaço de Leitura e Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras mídias
sexta-feira, 10 de abril de 2015
PLANO DE ENSINO LITERATURA PORTUGUESA II - DO ARCADISMO AO REALISMO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto