Bom dia, espero que esteja tudo em paz com você.
Repasse esta mensagem à turma para entrar nos Blogs e tecer comentários.
Veja as atividades pelos nomes de cada colega:
ATIVIDADE I:
1. Renata - comentar analisando o texto de Sinara.
2. Sinara - comentar analisando o texto de Jéssica(Paula)
3.Jéssica(Paula) - comentar analisando o texto de Renata
4.Letícia - comentar analisando o texto de Nadiny
5. Nadiny - coementar analisando o texto de Nayara
6. Nayara - comentar analisando o texto de Paula
7. Paula - comentar analisando o texto de Ianny
8. Ianny - comentar analisando o texto de Janaina
9. Janaína - comentara analisando o texto de Alexandrina
10. Alexandrina - comentar o texto de Dayane
11. Dayane - comentar o texto de Nadiny.
ATIVIDADE II
Visite o blog da Profa. Generosa Souto e leia o texto de Literatura comparada todo. Depois, faça o seu comentário completo. Será avaliado.
Esperamos a visita de todos os alunos.
Abraço,
Profa. Generosa Souto
Através do texto apresentado, pude fazer um estudo detalhado sobre toda a evolução da literatura comparada, conhecendo pessoas importantes e que se destacaram pela contribuição oferecida à sociedade e em especial, à literatura. Acontecimentos passados em um contexto, que envolve o berço da literatura comparada (Europa), os Estados Unidos, e a América Latina desde o séc. XIX até os dias atuais.
ResponderExcluirPercebe-se que não há uma definição para o termo literatura comparada. E que desde seu nascimento em ambiente europeu, esta, vem ganhando novas fontes de pesquisa e mudando aquele modelo tradicional europeu de superioridade da literatura em relação à outros países.
Creio eu, assim como o texto vem mostrar, que o texto literário não possui apenas uma voz, ou seja, tudo o que construímos literariamente, não fazemos sozinhos, mas somos influenciados por alguém, seja por uma idéia semelhante, ou outro fator qualquer, que nos leva a fazer referência sobre algo ou alguém.
A literatura comparada atualmente, vem se relacionando com outras artes: seja a pintura, filosofia, ou história; tornando possível também o estudo comparativo entre autores de mesma nacionalidade, não necessáriamente europeus, sendo que o início deste fato se deu na América Latina. Aqui se tratou questões relativas à identidade cultural e criação de uma literatura nacional, tendo grande destaque nesta época e cenário, o brasileiro Antônio Cândido.
Com o passar de todos estes anos é possível constatar que a evolução da literatura comparada, segue mudando de acordo com as novas fontes literárias que vão surgindo. E assim, criando um vínculo entre literatura e outras artes vemos as inúmeras possibilidades de expressões, estudos, comparações que a literatura nos permite.
Harold Blom, defendia que um poeta ajuda a formar outro poeta. Acredito que com esta humildade, podemos construir uma sociedade melhor através dos estudos e de comparações com aquelas "grandes pessoas" que fizeram história espelhando-se em outras "grandes pessoas".
Tudo isso pude perceber, ao aprofundar um pouco mais nesta tão interessante disciplina que é a Literatura Comparada.
Literatura Comparada
ResponderExcluirA Literatura comparada do século XIX hoje chamada de estudos culturais ou comparativismo cultural, trabalha a comparaçãO entre literatura e artes,literatura e disciplinas(filosofia, teatro, cinema. Seu objetivo é analisar duas ou mais literaturas. Embora a discipliana se entande como comparaçãO não se deve entende-la tão somente como o ato de comparar.Por um lado a literatura segue-se a pratica trádicinal, e por outro lado a literatura passa a se relacionar com a cultura, e outros campos:sociologia, psicanálise, filosofia, e antropológia.
É importante destacar em primeiro lugar, a atitude comparativa d adisciplina de literatura comparada. Não que ambas não se misturem entre si, ma ssim pelo contrário: é evidente que a literatura comparada pressupõe a existência e a prátca de uma atitude comparativa que, apresenta um âmbito muito longo e ambicioso. Por outro lado, a atitude comparativa é considerada como literaturas nacionais.
Comparar é um procedimento que faz parte da estrutura do pensamento do homem e da organização da cultura. Por isso, valer-se da comparação é hábito generalizado em diferentes áreas do saber humano e mesmo na linguagem corrente, onde o exemplo dos provérbios ilustra a freqüência de emprego do recurso.
De acordo com o texto, a literatura comparada trabalha com a comparação da literatura com outras artes e disciplinas (filosofia, teatro, cinema e entre outros). Seu objetivo é analisar duas ou mais literaturas, embora ela seja muito mais ampla do que somente um ato de comparar.
ResponderExcluirPor um lado essa literatura segue a prática tradicional, e por outro lado, passa a relacionar-se com a cultura, e outros campos de estudo. É importante distinguir em primeiro lugar, a atitude, da disciplina de literatura comparada. Não que ambos não se misturem entre si, pelo contrário: é evidente que a literatura comparada pressupõe a
existência e a prática e uma atitude comparativa que, apresenta um âmbito muito longo e ambicioso. Comparar é um procedimento que faz parte da estrutura do pensamento do homem e da organização da cultura. Por isso, valer-se da comparação é hábito generalizado que está em diferentes áreas do saber.
Atenção, acadêmicos!
ResponderExcluirAqueles que, ainda, não visitaram o nosso Blog para realizar as suas leituras com respectivos comentários, estamos aguardando.Certo?
Abraços,
Profa. Generosa Souto
₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱₱
ResponderExcluir