segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Plano de Ensino - Teoria da Literatura 1/2011

Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
Pró-Reitoria de Ensino - Coordenadoria de Graduação
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso de Letras Português

PLANO DE ENSINO 2011
semestre [ ] 1º [ x] 2° Sem.

DEPARTAMENTO - Comunicação e Letras [ ] Matutino [ x ]Vespertino [ ]
CURSO - Letras/Português [ 1º ] Período [ ] Série
DISCIPLINA: Teoria da Literatura I TOTAL 72h/a
SEMANAL 04h/a

Profa. Dra. Maria Generosa Ferreira Souto - Montes Claros
EMENTA
O discurso literário e o não literário. Representação e realidade. Conceito de literatura. Noções de intertextualidade. A narrativa: ponto de vista, personagens, enredo, tempo, espaço. Gêneros literários. Principais vertentes teóricas: esteticismo, estruturalismo, new criticism, historicismo.

OBJETIVO GERAL

Estudar as Teorias da Literatura, observando os discursos literário e não literário, a questão do narrador, do autor e do leitor, da interdisciplinaridade à hipertextualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Refletir a diferença específica que distingue o texto literário do não literário.
- Estudar a representação e o conceito de real.
- Discutir os conceitos de literatura.
- Apreender aspectos de intertextualidade e hipertextualidade nos textos literários.
- Analisar narrativas correlacionando, em torno de um núcleo central de idéias, a organização de seus elementos estruturais: ponto de vista, personagens, enredo, tempo, espaço.
- Distinguir, nos estudos literários, as teorias clássica e moderna dos gêneros literários.
- Analisar textos que exploram de diversas maneiras a relação entre significado e significante.
- Compreender as vertentes teóricas do esteticismo, estruturalismo, new criticism e do historicismo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. O que é literatura: Conceito. Texto literário e não literário.
2. Natureza do fenômeno literário: o texto, o percurso histórico, o lugar da teoria literária. O objeto da literatura. Ficção e Poesia. Especificidade do literário. Literatura e Realismo. Literatura Infanto-Juvenil. Literatura e Linguagem. Metáfora e Mimesis. Catársis. Literariedade.
3. A questão dos gêneros literários
a) Gêneros lírico, dramático, épico.
b) Dramático: Tragédia, comédia, tragicomédia, farsa.
c) Épico/Narrativo. A narrativa e suas formas: Romance, novela, conto e fábula
4. Espécies épicas em prosa:
a) Conto
b) Crônica
c) Romance e sua tipologia
5. Estética da recepção: autor-obra-leitor-público-ambiente cultural
a) O Autor
b) O Leitor
c) O Público
d) O Ambiente Cultural
6. A Linguagem figurada
7. A Metalinguagem e a hipertextualidade
8. Introdução ao estudo da narrativa
a) A teoria do efeito
b) A teoria da expressão

METODOLOGIA/ ATIVIDADES DIDÁTICAS


- Discussões circulares, GVGV, Phillips 66;
- Serão reservados 20% da carga horária da disciplina para utilização de leituras e discussões em Blog;
- Aulas expositivas dialogadas;
- Apresentação de trabalho – individual e em grupo;
- Debates;
- Seminários;
- Pesquisas na biblioteca;
- Mini-Seminários;
- Leituras dos textos e fichamentos dos mesmos;
- Escrita e reescrita de artigos e ensaios;
- Mídias na Educação: Leituras, discussões, comentários, análises, através dos recursos tecnológicos: Internet, Blog, Aulas interativas, Fóruns de Debates, Bibliotecas Virtuais, DVD/filmes, CD-Rom.

ESTRUTURA(S) DE APOIO/RECURSOS DIDÁTICOS

- Quadro e giz;
- Textos teóricos e críticos;
- Textos literários, teóricos e críticos (impressos e virtuais através de Blogs);
- Mídias na Educação: Internet, Blog, Aulas interativas, Fóruns de Debates, Bibliotecas Virtuais, DVD/filmes, CD-Rom, Datashow/Vídeos.
AVALIAÇÃO
Aspectos a serem avaliados Instrumentos de avaliação
- Elaboração de um Weblog como caderno virtual de anotações, comentários, discussões e análises;
- Assiduidade e pontualidade;
- Iniciativa e interesse;
- leituras dos textos críticos e/ou literários e fichamentos dos mesmos;
- Conhecimento e domínio de conteúdos estudados;
- Discussão e crítica das leituras - 02 Provas escritas = 25,0 pontos cada;
- Trabalhos diversos= 50,0 pontos distribuídos.
a) Trabalhos individuais e/ou em grupos;
b) Seminários;
c) Leitura e fichamentos, Resumos e Resenhas;
d) Ensaios;
e) Fórum de discussões (através das mídias na educação: experiência com WeBlog)-(5,0 pontos);
f) Comentários crítico-analíticos (presencial e em WeBlog).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bibliografia básica
ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A poética clássica. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1981.
AUERBACH, Erich. Mimesis. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1976.
BONICCI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. Teoria literária – abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: EDUEM, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AGUIAR E SILVA. V. M. Teoria da Literatura. 3 ed. Coimbra: Almedina, 1974.
AMORA, Antônio Soares. Teoria da Literatura. São Paulo: Cultrix, 1998.
AUERBACH, Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 2000.
ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Introdução `a Análise da Narrativa. São Paulo: Scipione, 1999.
LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. RJ: Paz e Terra, 1979.
PIRES, Orlando. Manual da Teoria e Técnica Literária. Rio de Janeiro: Presença, 1985.

8 comentários:

  1. Primeiro agradeço pela oportunidade que estou tendo de ter uma pessoa maravilhosa que é como professora,e que demonstrou no primeiro contato com a turma,sabedor do enorme potencial de conhecimento que possui,por isso tem muito a nos oferecer e nos alunos um oceano de aprendizagem para assimilar e crescer como profissionais e como pessoa e o conteúdo do seu PLANO DE ENSINO vem confirmar tudo que esta sendo comprovado na prática e tenho a
    convicção que a término deste semestre não seremos mais os mesmos .

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito bom dia !!!
    Que coisa boa ter você como nosso primeiro visitante do dia 02 de agosto. Que este espaço possa lhe ser útil para estabelecer novas lleituras, novas possibilidades, novos olhares, novas escritas para continuar crescendo.
    Saiba que o ser humano é um eterno processo de conhecimento e de crescimento, sempre!
    Seja muito bem-vindo co Centro de Ciências Humanas, ao Curso de Letras/Português.
    Grande abraço da
    Profa. Dra. Generosa Souto

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Estou muito feliz por fazer parte da turma de Letras - Português na Unimontes. Parabenizo a professora Generosa pelo excelente blog e pelo plano de ensino. O conteúdo programático está muito bem organizado, a metodologia é bastante dinâmica e imagino que o objetivo será alcançado com sucesso. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite!É muito gratificante ter excelentes professores como a PROFESSORA DR.MARIA GENEROSA que demostra grande empenho na programação das aulas e no desenvolvimento do plano de ensino que está muito bem organizado com um conteúdo programático excelente e tenho a certeza que no decorrer desse semestre todos nós alcançaremos esses objetivos com eficácia. Um Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. No que diz respeito à disciplina Teoria da Literatura,fico satisfeita em saber que a teremos já no 1º Período,pois subjetivamente falando,esta é uma disciplina prazerosa para o estudo.Além de ser ampla no ponto de vista cultural.O conteúdo programático revela interessantes e relevantes assuntos que serâo abordados. Desde já,agradeço à Professora Dr.Maria Generosa pelos ensinamentos que ela irá nos transmitir. Espero que possamos retribuí-la mostrando domínio sobre os conteúdos estudados!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Assim como a Fernanda disse, eu também estou muito feliz por fazer parte da turma de Letras - Português na Unimontes. O conteúdo programático está muito bem organizado, a metodologia é bastante dinâmica e imagino que o objetivo será alcançado com sucesso. Adorei essa ideia dos blogs, achei um método super avançado e sabemos que isto nos ajudará bastante no futuro. Um grande abraço a todos, Gabriel Pedro Moreira Damasceno

    ResponderExcluir
  7. **Obs: O comentário do blog "informaçao" é meu!!

    ResponderExcluir
  8. Em primeiro lugar quero dizer que é muito gratificante para mim, fazer parte do corpo discente dessa Universidade, e principalmente fazer parte da turma de LETRAS-PORTUGUÊS do processo 2/2011.Quero parabenizar a professora Dr.Maria Generosa pela criatividade e disponibilidade de começar esse período de uma maneira mais dinâmica.Achei interessante a ideia do blog,assim poderemos nos conhecer melhor, interagir, e compartilhar nossas habilidades.Gostei muito do plano de ensino, a metodologia está bem diversificada, tenho certeza que dessa forma teremos um período menos cansativo e mais produtivo. Um abraço a todos, Flávia Regina Teodoro Oliveira

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto