quarta-feira, 27 de março de 2013

Enquete para o filme "ABRIL DESPEDAÇADO"

Atividade para a leitura do filme: Abril despedaçado (2001) de Walter Salles


Ficha técnica:
Título original: Abril despedaçado
Gênero: Drama
Duração: 1h45min
Ano de lançamento: 2001
Direção: Walter Salles
Elenco: Rodrigo Santoro, José Dumont, Rita Assemany, Ravi Ramos Lacerda, Caio Junqueira e Othon Bastos.



Sinopse: Em abril de 1910, na geografia desértica do sertão brasileiro vive Tonho (Rodrigo Santoro) e sua família. Tonho vive atualmente uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impelido por seu pai (José Dumont) para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-28631/


Para refletir e RESPONDER:


a) Aponte e discuta as metáforas e os simbolismos do filme.
b) Quais discussões sociais que o filme aponta?
c) Discuta como os recursos estéticos da película(filme) dialogam com a estética do Simbolismo.
d) Por que a personagem Tonho passa a questionar a lógica da tradição e da violência e se depara em meio a um drama psicológico?
e) Qual a função desses elementos no desenvolvimento do drama psicológico da personagem Tonho?
f) Qual a função simbólica da personagem Pacu?



30 comentários:

  1. O filme: Abril Despedaçado é muito bom, pois nele é possível verificar várias características do Movimento Simbolista, e instiga profundas reflexões, por exemplo, as discussões sociais levantadas, como a situação de violência em que se encontram os personagens, vivendo sobre a imposição da tradição, deixando de curtir os prazeres da vida.
    Os personagens vivem no meio do sertão, suas casas são sujas e barrentas, suas roupas encardidas. Eles não sentem alegria, eles não sorriem, vivem na mesmice de ações e comportamentos repetitivos, repetem gestos, palavras, ações, e nada avança, pelo contrário, o que ocorre é a regressão, ou seja, a vida estancou, parou, como o “Menino Pacu” disse no filme: “A gente parece boi, roda, roda, roda e não sai do canto”.
    As personagens agem de acordo com a tradição, sua ações são voltadas para a perpetuação, a prisão, a possibilidade negada de desvio, há vários momentos no filme que podemos observar comportamentos explicados pela tradição, como nas seguintes passagem: a tarja preta no braço do Tonho significa que ele está marcado para morrer; quando sangue exposto na camisa ficar vermelho de novo é tempo de matar; o pai impositivo que obriga o filho a matar outro em nome da honra da família; e etc.
    È perceptível também o rompimento com essa tradição, por exemplo: quando no final do filme, o Tonho escolhe o caminho oposto ao que ele sempre fazia, ele está apontando para a mudança, rompendo com a mesmice de cada dia.

    ResponderExcluir
  2. No filme "Abril Despedaçado" levando em consideração a estética simbolista, podemos fazer muitas reflexões, a primeira, que está nítida, é a tradição familiar voltada para a vingança, que era um verdadeiro bateu-levou, ambas as famílias não queriam ficar em desvantagem e devolviam um morto para vingar aquele que já havia sido morto, no filme há um circense que diz: "essas famílias são como duas cobras, em que uma pega o rabo da outra e vice-versa, e vão se comendo até não sobrar mais nada",ou seja, a vingança nunca leva a lugar nenhum, contribui para que haja mais ódio no coração das pessoas. Outra questão relevante no filme é a inteligência do Menino "Pacu" que não sabia ler palavras, mas conseguia ler as ilustrações do seu livro que ganhou dos circenses, e através desse recurso imaginava toda a trama da história, Pacu era um Menino que tinha muita vontade de experimentar o mundo, e com essa vontade aflorada pede seu irmão "Tonho" que o leve ao circo da cidade, como todos os dias faziam a mesma coisa, jantavam e dormiam, a partir daí que começa um certa mudança em relação à tradição, que era a vingança e o importantíssimo respeito as mortos da família. Tonho em defesa sua e de Pacu bate de frente com seu pai que era tradicional ao extremo, pois de acordo com o que impõe a tradição um filho tem que ouvir e obedecer seus pais. O Simbolismo também está representado no filme por cores que lembram melancolia, morte, rancor, entre outras, as vestes dos personagens compartilhavam com esse cenário de vingança, cores mortas, a sequidão do sertão. Tonho, que estava jurado de morte, decide acompanhar o circo "Riso da terra" que havia ido com seu irmão Pacu, Tonho apaixonado pela circense "Clara" conhece o amor que é uma mudança. A mesmice que estava impregnada na vida curta de Tonho, de certa maneira o incomodava, mas não podia contestar a tradição, é válido lembar aqui o que foi dito pelo Menino Pacu "Nós somos que nem os boi, roda, roda e não sai do lugar" de certa forma, essa transformação na vida de Tonho trouxe consequências psicológicas, pois ele estava quebrando a tradição que era imposta há anos, foi uma mudança drástica de comportamento, ainda mais que o tiro que era para ele acerta no Menino Pacu que estava experimentando a chuva, já que a chuva custa muito a cair em solos sertanistas, assim com a morte de Pacu, Tonho muda literalmente de direção e decide seguir o caminho do coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O personagem Tonho é livre? Explique o porque.
      Porque a vingança é aceita como forma de justiça?
      Qual o peso da tradição moral que o filme passa?

      Excluir
    2. O personagem Tonho é livre? Explique o porque.
      Porque a vingança é aceita como forma de justiça?
      Qual o peso da tradição moral que o filme passa?

      Excluir
  3. O filme Abril Despedaçado apresentam nuances que conduzem à estética simbolista, uma vez que esse é rico em metáforas e símbolos que são elementos comuns ao simbolismo, notamos a presença da simbologia das cores: “cinza” que representa a cor do medo e da opressão, a “amarela” que simboliza o sangue e a hora da vingança, a “branca” que significa o acordar do Tonho para a vida. Além de nos mostrar outros aspectos metafóricos e simbólicos, como: “o relógio” que de certa forma, conduz à próxima morte, “A fita preta” que significa marcado para morrer, “a morte” como sinal de honra, “a cegueira” como alienação e ignorância, “o balanço” que significa o ciclo vicioso e a trajetória de todos os personagens, e o nascimento do Tonho para vida e “a chuva” como sinal de transformação e renovação da história.
    A questão social apresentada no filme destaca um mundo fechado marcado pela alienação e pela ignorância, em que personagens não conseguem enxergar outra possibilidade de convívio e organização social, parecido com os ideais simbolistas que são indiferentes às transformações da sociedade.
    No filme, percebemos a presença dos recursos estéticos que conduzem o telespectador para entendimento da história, através da metaforização dos símbolos que são: as cores, o ambiente, o livro, o circo, a estrada, o menino, a mãe, a trapezista, os mortos, o Tonho, etc., que são direcionados na narrativa por meio da câmara, que narra e descreve fatos, ambientes e personagens.
    Tonho, no filme é o candidato à transformação, pois foi o único que conseguir libertar-se da opressão e da alienação, ele torna-se alvo de mudança quando questiona a tradição por meio do sair para o mundo e principalmente conhece e convive com a trapezista, que o leva “enxergar” novos horizontes para a vida.
    O trauma psicológico do personagem se dá quando ele se vê diante daquele ciclo, em que mais cedo ou mais tarde seria o próximo a morrer, assim, ao questionar a própria existência notou que era preciso sair e ser indiferente aquela sociedade, igualmente como os simbolistas que distanciaram da sociedade e procuraram vivenciar o outro plano, o espiritual.
    O menino, depois denominado de Pacu representa o desejo de harmonia dentro da sociedade exposta no filme, pois Pacu queria ser grande e livre, dessa maneira ele queria ser libertado e libertar as outras pessoas do aprisionamento que a alienação social impunha.



    ResponderExcluir
  4. "Pessoalmente, acho que, quando a gente inventa uma história, sempre consegue ir mais fundo na verdade. Sem compromisso com os fatos, torna-se possível sair da superfície dos acontecimentos e mergulhar em águas mais profundas, tentando atingir a essência do real. Mesmo. Do real completo: o dos fatos lá de fora e o dos valores e opiniões daqui de dentro" – Ana Maria Machado

    As palavras da autora Ana Maria Machado nos remetem aos dramas familiares, ao respeito à tradição e aos conflitos pessoais narrados no filme "Abril Despedaçado", de Walter Salles.
    Sem se preocupar com a fidelização dos fatos- exigidos em narrativas documentais- Salles expõe a mais dura e cruel realidade. Esse “real completo”, marcado pela paisagem, fotografia, personagens e diálogos do filme, mostra cruamente os fatos desse espaço “lá de fora”.
    Apesar da crueza da temática, o que se vê é um filme belo, poético, repleto de simbolismos e – por que não?- esperançoso. Narrado por Menino ou Pacu (personagem vivido por Ravi Ramos Lacerda), o filme vai descortinando a trama de violência e desestruturando a tradição através das reflexões e ações do próprio Pacu. E cabe a ele, a Pacu, o menino, romper com o círculo que- cedo ou tarde- lhe atingirá.
    O simbolismo da bifurcação, onde o único percurso adotado, até então no filme, é o da esquerda, reforça novamente a tradição, a perpetuação, a prisão, a possibilidade negada de desvio. Quando Tonho escolhe o caminho oposto, aponta para a mudança, para a quebra na continuidade, para o novo. Abril Despedaçado é um filme que nos leva aos fatos “lá de fora” e que evoca os valores “daqui de dentro”.

    Baseado no filme e no estudo da Ana Flávia de Andrade.



    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Em relação as metáforas e o simbolismodescrita no filme é uma representação da vida e dos problemas vivenciados pelas familias o sangue por exemplo, pode ser visto como símbolo da morte,o relógio simboliza a redução da vida,de forma que quanto mais passa os minutos a vida vai diminuindo, o filme também mostra uma paisagem apagada, representando o sofrer, as dores, o anonimato daquelas pessoas.O enrredo apresenta várias questões sociais como, a violência,a pobresa, a família sem diálogo e sem vida.

    ResponderExcluir
  8. Filme Maravilhoso!
    O momento em que se ecooa um tiro no meio daquele sertão e lá estava mais um corpo estendido e, assim, Tonho assina sua sentença de morte é, para mim, o ponto central do filme. Foi a partir desse ponto que o filho do meio da família, começa a questionar sobre a sua existência e os valores impostos por uma certa tradição.
    Diante disso, Tonho põe-se em conflito entre o indíduo e a sociedade. Ele fica dividido entre o desejo de liberdade e a tradição que já fora determinada.
    Tudo isso mostra-se como um círculo representado em que, dessa forma, apresenta uma simbologia caótica. Um jovem que vive ora na realidade dura da vida, ora na fantasia dos sonhos

    ResponderExcluir
  9. Em Abril Despedaçado podemos verificar que a vida está representada pela metáfora da roda de bois, onde tudo é limitado, os movimentos, as palavras, a visão, homens e bois se equivalem. Mas esta roda começa a mostrar sinais de desgasto, fadigada ao fracasso, é tempo de parar, somente o pai patriarcal, insensível, insiste neste modelo ultrapassado. Não há lugar para o novo. Aqueles homens e mulheres não conseguem enxergar a desgraça na qual estão mergulhados, instigando o espectador a manter apurados, a razão e um mínimo de censo critico, para ampliar no espaço simbológico universal suas representações.

    ResponderExcluir
  10. Sobre os recursos utilizados pelo filme também são elementos que representam alguma situação real. O filme é marcado pelo o medo, a morte, a tirania,as paisagens, cores também são formas representantes desses problemas até os dias atuais.

    ResponderExcluir
  11. O filme “Abril despedaçado” apresenta características referentes ao simbolismo. Quanto as metáforas e símbolos presentes no filme destaca-se: a simbologia do relógio com a morte, a simbologia das cores, a simbologia das cores, a simbologia da chuva, a metáfora da leitura através das figuras, leitura do mundo que antecede a palavra, a metáfora do balanço, etc.
    Em se tratando das discussões sociais ressalta se a disputa de terras, a posição do indivíduo em relação a manter uma tradição alienada que perpassava de geração em geração, onde o que prevalece é a morte e a vingança.
    A película apresenta recursos estéticos importantes que dialogam com o simbolismo, como por exemplo: a religiosidade, o ambiente escuro, cores obscuras, a câmera como narradora descreve detalhes mínimos que representam as simbologias e metáforas simbolistas.
    A partir do conhecimento de outras realidades, o “Tonho” percebe que ele pode mudar seu destino e romper com a tradição que era imposta pelo pai. Nota-se que Tonho ao descobrir que a sua vida pode ser diferente, e que seu destino pode ser oposto ao do seu irmão Inácio, ele se depara com um drama psicológico muito forte que o impulsiona a acabar com uma tradição alienada que era transmitida de geração em geração.
    O Menino “Pacu” representa a criança existente no seu irmão Tonho, isto é, representa a mudança, a renovação, a transformação. Pacu é a mudança do curso da história, é a liberdade vivenciada por Tonho.

    ResponderExcluir
  12. No filme "abril despedaçado" existem várias características marcantes referentes ao Simbolismo, dentre elas pode se destacar algumas metáforas: a fita preta amarrada no braço é um anúncio de que a pessoa está marcada para morrer, o balanço significa o direito de ir e vir, a corda o símbolo do fio da vida, a chuva é um sinal de vida nova e fecundidade, a leitura que o personagem "menino" faz das gravuras do livro que ganhara de presente, seria a leitura do mundo, o ponteiro do relógio marcando o tempo, que na psicanálise seria a pulsão de vida e de morte; mais um, mais um seria a vida e menos um, menos um a morte. Alguns símbolos também são perceptíveis no filme, como a morte presente em todo o tempo, as cores cinzentas representando o medo e a opressão, a amarela a vingança e o próximo sangue a ser derramado e a branca o acordar para a vida.
    É retratada a decadência humana marcada pela ignorância, a rivalidade entre as famílias, a prisão das famílias como marca do determinismo, a casa representando a alienação, os retratos pendurados na parede tinham que ser respeitados, uma vez que aquelas pessoas já estavam mortas e morreram em nome da honra. Aquelas famílias eram obrigadas a aceitar as condições miseráveis porque não existia saída.
    Percebe-se no filme a narração através do olhar do “menino” e a narração da câmera. O “menino” era ousado, observava tudo o que estava à sua volta e sabia ler o mundo sem mesmo conhecer as letras e a câmera visualizava e registrava os personagens, o desenrolar do enredo, o encantamento do “menino” pelo circo, o ambiente onde aconteceu a história, as cores etc.
    O Tonho estava marcado para morrer. Ele nunca havia ousado fazer algo diferente de sua realidade e nunca sorriu. A visita ao circo foi um marco importante para ele, pois através do contato com aquelas pessoas enxergou a vida com olhar de liberdade e começou a questionar a rivalidade entre as famílias. Ao acompanhar o circo sente que as amarras do destino foram interrompidas e percebe que podia ser livre.
    É mostrar que o Tonho podia ter um destino diferente do que tivera seu irmão Inácio. Ao se apaixonar por Clara e conhecer o amor, abre os olhos e percebe que haveria ali uma chance de mudar de vida e dar um novo rumo a sua existência.
    É mostrar que Pacu representa um peixe grande de rio e dessa forma o garoto também poderia ser. Sendo ele grande e forte poderia acabar com a tirania e a guerra existentes nas famílias daquele lugar e romper com a tradiçao.

    ResponderExcluir

  13. No filme "abril despedaçado" existem várias características marcantes referentes ao Simbolismo, dentre elas pode se destacar algumas metáforas: a fita preta amarrada no braço é um anúncio de que a pessoa está marcada para morrer, o balanço significa o direito de ir e vir, a corda o símbolo do fio da vida, a chuva é um sinal de vida nova e fecundidade, a leitura que o personagem "menino" faz das gravuras do livro que ganhara de presente, seria a leitura do mundo, o ponteiro do relógio marcando o tempo, que na psicanálise seria a pulsão de vida e de morte; mais um, mais um seria a vida e menos um, menos um a morte. Alguns símbolos também são perceptíveis no filme, como a morte presente em todo o tempo, as cores cinzentas representando o medo e a opressão, a amarela a vingança e o próximo sangue a ser derramado e a branca o acordar para a vida.
    É retratada a decadência humana marcada pela ignorância, a rivalidade entre as famílias, a prisão das famílias como marca do determinismo, a casa representando a alienação, os retratos pendurados na parede tinham que ser respeitados, uma vez que aquelas pessoas já estavam mortas e morreram em nome da honra. Aquelas famílias eram obrigadas a aceitar as condições miseráveis porque não existia saída.
    Percebe-se no filme a narração através do olhar do “menino” e a narração da câmera. O “menino” era ousado, observava tudo o que estava à sua volta e sabia ler o mundo sem mesmo conhecer as letras e a câmera visualizava e registrava os personagens, o desenrolar do enredo, o encantamento do “menino” pelo circo, o ambiente onde aconteceu a história, as cores etc.
    O Tonho estava marcado para morrer. Ele nunca havia ousado fazer algo diferente de sua realidade e nunca sorriu. A visita ao circo foi um marco importante para ele, pois através do contato com aquelas pessoas enxergou a vida com olhar de liberdade e começou a questionar a rivalidade entre as famílias. Ao acompanhar o circo sente que as amarras do destino foram interrompidas e percebe que podia ser livre.
    É mostrar que o Tonho podia ter um destino diferente do que tivera seu irmão Inácio. Ao se apaixonar por Clara e conhecer o amor, abre os olhos e percebe que haveria ali uma chance de mudar de vida e dar um novo rumo a sua existência.
    É mostrar que Pacu representa um peixe grande de rio e dessa forma o garoto também poderia ser. Sendo ele grande e forte poderia acabar com a tirania e a guerra existentes nas famílias daquele lugar.

    ResponderExcluir
  14. O filme brasileiro dirigido por Walter Salles denota um ambiente bastante peculiar do referente país.
    Em meio a uma seca extrema pobreza em uma cidade do interior, duas famílias vive um constante atrito, desde seus antecessores por disputa de terra. Para cada um que via a falecer, sempre existia um para cobrar o sangue.
    Nota-se que diante esse cenário emergente de uma ‘‘guerra’’, existe um Menino, marginalizado, sem um nome, sem identidade que queria traçar um caminho diferente do que se encontrara assim, aos poucos, o que vivia a margem de uma sociedade passa a ter uma voz ativa.
    No filme o que se percebe é o conjunto de signos, que de maneira indireta corrobora com os pensamentos simbolistas, os sonhos verídicos, as cores nudes predominantes, a morte como solução de todos os problemas e o próprio nome do filme ‘‘Abril Despedaçado’’ que remete um panorama de melancolia, tristeza profunda.
    Riacho das Almas, o lugarejo onde se desenrola toda a narrativa é bastante sugestivo ao passo que o nome do circo “Riso da Terra’’ também apresenta essa característica, o primeiro um lugar desprovido de água onde não chove e o que resta são as almas dos habitantes mortos, enquanto que o segundo transmite uma alegria momentânea a um povo sofrido.
    No desenvolver do filme o Menino é apadrinhado por um artista circense Pacu, um peixe está sempre crescendo, possui um pensamento diferente em relação aos demais, instigava e mesmo sem saber adorava ler, lia as imagens.
    A repetição é um fato que visível no filme, que parte desde os bois caminhando e se esvai até a tradição de morte. O clímax do filme se dá no momento do envolvimento amoroso Tonho com a Clara, que retira a faixa preta, símbolo da morte.
    Pacu teve um destino trágico, enganado morreu de maneira brutal, a sua partida foi muito sentida e por um instante a dor de Tonho pode ser comparada com a de Dito e Miguilim, de Guimarães Rosa.
    A cor branca, símbolo de paz, aparece no mar, ambiente onde o menino queria morar, uma vez que acreditava que nele havia lugar para todos, sem haver a necessidade das mortes.

    ResponderExcluir
  15. O Tonho é como se fosse a ligação que se desfaz entre a morte e a vida, tirania e a sensibilidade, é o contraste do pai e simboliza o penamento novo, a vida que luta para sobreviver diante da morte e também representa o fim de uma tradição mortífera. Esses elementos funciona no filme para contrastar o bem e o mal , a vida e a morte, a quebra do silêncio e da alienação.

    ResponderExcluir
  16. O Pacú representa a desalienação da tradição mortífera da qual vivia a sua família, a busca pelo novo e desconhecido. O menino é um formador de opiniões e o mais interessante transmissão que ele faz por meio de suas ideias e o tonho e o realizador destas ideias ou seja é a concretização dos sonhos e da coragem do menino Pacú.

    ResponderExcluir
  17. O filme Abril Despedaçado, do autor Walter Salles é baseado no sertão brasileiro, no início do século XX, mais especificamente em 1910. O filme conta a história de uma briga entre duas famílias, apresenta a vingança entre elas, um cenário patriarcal, precário, de dissolução das próprias identidades em função das tradições e costumes, principalmente familiares.
    O mundo dos personagens é caracterizado pela religiosidade, tradição, códigos de honra e trabalho árduo. O pai a mãe e os dois filhos trabalham sem trégua, tornando essa família como uma estrutura política quase completa.
    Nota-se no filme a metáfora da vida dos personagens, como um relógio que contabiliza o tempo, os bois que giram e giram e não saem do lugar, capazes de continuarem até a andar sozinhos sem que nada os movimente.
    E um ponto para mim que foi central, é quando Tonho assassina a sua sentença de morte, e começa a questionar as regras impostas por uma tradição. E para dar continuidade aos seus questionamentos e mudanças, conhece Clara e junto a paixão, quebrando a faixa preta que o amarrava ( símbolo da morte).
    Pacu o irmão de Tonho, teve um destino trágico, mas o seu papel no filme foi de mostrar para os outros o outro lado da vida, levando os seus pais e juntamente o seu irmão a sorrir pelo menos uma vez. A sua morte causou uma dor profunda para todos, mas através dela mudanças aconteceram, como libertar o seu irmão do aprisionamento que a alienação social impunha.

    ResponderExcluir
  18. Filme "Abril despedaçado"


    No filme "Abril Despedaçado", podemos observar a estética simbolista, como por exemplo, as cores opacas até o circo não é colorido, a fita preta no braço de Tonho simboliza que ele está marcado para morrer e o branco no final do filme simboliza uma nova vida. O filme retrata a tradição de duas famílias que são capazes de matar para defender a terra em que vivem e para manter “a honra”. Em meio a todo esse drama esta o Menino que no inicio do filme não tinha nome, o que simboliza que por ser uma criança ele não tinha voz dentro do núcleo familiar, no entanto, quando ele vai ao circo ele ganha um nome “Pacu”. Outra questão relevante no filme é a forma como o Menino “Pacu” vê o mundo, podemos perceber que é diferente de sua família e enxerga o que ou outros não vêem, como quando ele fala, “ Em terra de cego quem tem um olho só é doido”. O Menino mesmo não sabendo lê as palavras ele ler o mundo através das figuras do livro e o ambiente em que vive.
    “Pacu” ama o seu irmão tonho e sabe que a única forma de libertar o irmão é dando a sua própria vida por ele. Assim, Clara e Tonho poderiam viver felizes e construir um futuro que não estivesse marcado

    ResponderExcluir
  19. Na geografia desértica do sertão brasileiro vive Tonho (Rodrigo Santoro) e sua família. Tonho vive atualmente uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impelido por seu pai (José Dumont) para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição.É um filme fantástico e de grande relevância para se entender um pouco sobre o simbolismo.

    ResponderExcluir
  20. No filme “Abril Despedaçado” percebemos algumas metáforas como: a vida que os dois irmãos levam com a vida rotineira dos bois, uma vez que é uma vida limitada sem nenhuma perspectiva. Não sabemos onde começa o homem e onde termina os bois. E podemos perceber na batida do relógio que representa a vida das personagens, visto que ao bater os sons dos minutos que significa +1 +1 podemos simular a vida de Tonho -1 -1 dia de vida. O Simbolismo está representado pela rivalidade das duas famílias em que a mancha de sangue determina a morte do inimigo. Podemos dizer ,também, que há a representação da metáfora na figura da casa, pois a casa, no filme, representa a fortaleza, a tristeza e alienação, mas o aconchego no quarto.

    Em relação às discussões sociais que o filme aponta, pode-se salientar a miséria, as lutas pela disputa da terra e pela guerra de famílias (Breves x Ferreira).
    O filme, já no início, demonstra um forte diálogo com o Simbolismo, porque já começa num ambiente escuro, sombrio e representa socialmente a vida de famílias no sertão. Podemos dizer, também, que a cor branca, no filme, demonstra que naquele momento o personagem Tonho é candidato a querer coisas novas mudanças, já que a cor branca representa ocasiões em que as pessoas mudam de condição como, por exemplo, o batismo e o casamento.
    Ao analisarmos o personagem, Tonho, no início do filme, notamos nele uma pessoa fragilizada que não ousava como o seu irmão Pacu. Porém, ao assinar a sua sentença de morte, começa a perceber e questionar a tradição em que vivia. Com isso, passa a conviver com Clara, uma garota que trabalhava em circos, e apaixona-se por ela. Ao romper a fita preta, que indicava a morte de Tonho, podemos notar a liberdade dele naquele momento em que chovia, pois quando Pacu morre, Tonho não vinga a morte do irmão e sim procura por uma liberdade que almejava. Logo, Tonho quebra a tradição das famílias.
    No personagem Pacu, notamos um forte Simbolismo, uma vez que ele trata de questões místicas ao contar histórias da sereia. É um menino ousado e que não era igual àquelas pessoas alienadas da região.
    Este filme riquíssimos de detalhes nos mostrou, através da história de Tonho e Pacu, a tradição vivida por duas famílias no sertão e que podemos fazer várias observações acerca de diversos assuntos como: metáforas, o Simbolismo e a intertextualidade presente nele.

    ResponderExcluir
  21. O filme "Abril Despedaçado", narra a história de duas famílias e se passa num lugarejo chamado Riacho das Almas. O filme ressalta diversos valores culturais que definiam a honra ou não de uma família,onde a rivalidade entre as família Ferreira e Breves vai muito além da disputa por terra ou outro bem marterial.
    Percebe-se neste filme um apego muito grande a questão da honra vista por um lado sangrento, além de prevalecer a hierarquia e o respeito tanto pelos antepassados quanto pelo patriarca da família, que era incondicionalmente quem ditava as regras e costumes da família. Podemos observar algumas caracteristicas do movimento simbolista nesse filme, como a presença de cores escuras, uma vez que encontramos no filme a cor branca que significa a passagem de uma vida sombria para uma vida nova e de renovação.O uso de metáforas é muito recorrente no decorrer do filme.

    ResponderExcluir
  22. O filme “Abril Despedaçado”, do cineasta Walter Salles Jr., é riquíssimo em detalhes, mostrando, através da história algumas metáforas, o Simbolismo e os valores culturais que se ambientam na região nordestina.
    As questões sociais fazem parte do enredo deste filme mostrando os personagens vivendo sobre imposição, sem alegria, na miséria, disputa por terras, guerras entre as famílias Breves e Ferreira, o círculo de morte, a vingança e o ódio ancestral.
    O Simbolismo também se faz presente nessa história através das cores “tristes”; da repetição do comportamento dos personagens (essa repetição é mostrada pelo símbolo do engenho, cujo incessante trabalho representa o círculo fechado e imóvel de uma sociedade patriarcal, arcaica e injusta); da fita preta no braço de Tonho, simbolizando que o personagem está marcado para morrer; as batidas do relógio que transforma o tempo em inimigo; a camisa branca ensanguentada pendurada ao vento e ao sol determinando a hora da morte do inimigo.
    A tradição de vingança, estabelecida pelos antepassados, é o tema principal do enredo, que narra a rivalidade entre duas famílias locais cujos membros juram vinganças e travam duelos que perpetuam ao longo de gerações. Ao se deparar com essa realidade e querer mudá-la, Tonho se vê em um drama psicológico, mesmo assim, essa tradição é rompida pelo personagem Tonho ao escolher o caminho diferente do imposto por sua família e pela sociedade nordestina. O personagem Pacu também contribuiu para a quebra dessa tradição, uma vez que, ele vê o mundo de outra forma, arranca o primeiro e único sorriso de sua família e ainda consegue ser terno com seu irmão Tonho.
    Portanto, é licito salientar que o filme “Abril Despedaçado”, além de denunciar a pobreza do sertão e, principalmente, os vários níveis de exploração e domínio estabelecidos, mostra-nos recursos ricos da estética simbolista.

    ResponderExcluir
  23. No deserto do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho, filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.
    Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu, Tonho começa a questionar a lógica da violência e da traição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho... Nesse momento é como se no "Riacho das almas' a esperança chegasse com "Riso da Terra", o nome do circo.
    Como foi possível absorver das discussões na sala de aula, a camisa manchada de sangue, as estradas que seguiam para a cidade e para o mar, a liberdade entre outros, são traços recorrentes no filme no qual podemos inferir uma marca do simbolismo na forma da tradição, concretizando-se no símbolo.
    Um filme espetacular e magnífico, vale a pena investigar e com certeza viajar no universo cinematográfico.
    ABRIL DESPEDAÇADO!

    Larissa Santos.

    ResponderExcluir
  24. O filme "Abril despedaçado" é um ótimo filme para se trabalhar aspectos importantes do Simbolismo e desenvolver ótimas discussões em sala de aula com os alunos. No filme podemos perceber a partir da disposição das cores, o trabalho que o diretor faz, pois no filme as cores predominantes são o cinza, o preto, e, no final, a predominância da cor clara, o que indica os sentimentos dos personagens. A cor branca aparece no final do filme quando Tonho finalmente se liberta da tradição, alienação e finalmente toma o seu próprio caminho. Assim, a câmera também é uma narradora, e, as formigas, as abelhas, os animais, o tic-tac do relógio, as rezas, tudo contribui para a construção da história e do sentido, por isso, é preciso ter uma visão atenta e um olhar crítico para conseguir perceber os detalhes que constrói a narrativa e o simbolismo no filme e ajudar com que o seu aluno também perceba.
    O estudo do filme pode ser iniciado pela análise do próprio título: "Abril despedaçado", que vem carregado de sentido.

    Abraço

    ResponderExcluir
  25. No filme “Abril Despedaçado”, podemos perceber metáforas no tocante à a analogia que se faz em relação à vida que os irmãos levavam à vida dos bois,visto que nota-se uma vida limitada, aliendada sem nenhuma perspectiva. Não sabemos onde começa o homem e onde termina os bois. A metáfora se configura também na batida do relógio que representa a vida das personagens, já que, quando se bate os sons dos minutos que significa +1 +1 podemos simular a vida de Tonho -1 -1 dia de vida.
    A rivalidade das duas famílias em que a mancha de sangue determina a morte do inimigo configura o simbolismo. Podemos dizer ,também, que há a representação da metáfora na figura da casa, pois a casa, no filme, representa a fortaleza, a tristeza e alienação, mas o aconchego no quarto.
    É importante destacar a miséria, as lutas pela disputa da terra e pela guerra de famílias (Breves x Ferreira), o que representa as discussões sociais existentes em tal filme. O ambiente sombrio, escuro e representação social da vida de famílias no sertão demonstra o diálogo com o simbolismo. A cor branca, no filme, demonstra que naquele momento o personagem Tonho é candidato a querer coisas novas mudanças, já que a cor branca representa ocasiões em que as pessoas mudam de condição como, por exemplo, o batismo e o casamento.
    No incício do filme, ao observarmos o personagem, Tonho, é possível notar que ele uma pessoa fragilizada que não ousava como o seu irmão Pacu.Todavia, ao assinar a sua sentença de morte, começa a perceber e questionar a tradição em que vivia. Com isso, passa a conviver com Clara.Ao romper a fita preta, que indicava a morte de Tonho, podemos notar a liberdade dele naquele momento em que chovia, pois, na morte de Pacu, Tonho não vinga a morte do irmão; ele procura por uma liberdade que aspirava. Quebrando assim a tradição das famílias.
    Em se tratando do personagem Pacu, percebe-se que ele possui ousadia e se difere das pessoas daquela região. Nota-se um forte simbolismo neste personagem, já vez que ele trata de questões místicas ao contar histórias da sereia.
    Portanto, o filme em análise é rico em detalhes e nos mostrou, através da história de Tonho e Pacu, a tradição vivida por duas famílias no sertão e que podemos fazer várias observações, proporcionando um aprimoramento da nossa cognição acerca de intertextualidades, metáforas, e o simbolismo.

    ResponderExcluir
  26. Em Abril Despedaçado encontramos características que nos permitem aproxima-lo da estética simbolista, uma vez que possui grande utilização de metáforas e de símbolos. Nota-se a presença simbólica das cores: cinza, que representa a cor do medo e da opressão, a amarela, que simboliza o sangue e a hora da vingança e a branca, que significa o acordar do Tonho para a vida. Como presença metafórica, no filme, podemos destacar o relógio que nos remonta à aproximação do morrer, a fita preta, que é o marco de morte, a morte como símbolo de honra, a cegueira que carrega a alienação, ignorância, dentre outras.
    Quanto à questão social, observa-se um mundo fechado, marcado pela alienação e pela ignorância, em que personagens não conseguem enxergar outra possibilidade de convívio e organização social, assemelhando-se aos ideais simbolistas que são indiferentes às transformações da sociedade.
    Tonho representa a abertura à transformação, pois foi o único que conseguir se desvincular da opressão e da alienação a que sua família era destinada. Assim, ao questionar a própria existência, Tonho percebe que era preciso ser indiferente àquela sociedade, o que se assemelha aos simbolistas quando propunham esse distanciamento por não encontrarem identificação com o meio a que pertenciam.

    ResponderExcluir
  27. O filme Abril despedaçado é uma obra oportuna para os estudos do movimento simbolista, nota-se uma fotografia marcada pelos tons cinzas, um setão árido em contraste com o vermelho do sangue. Há personagens tristes e comportamentos repetitivos como o moinho de cana e o trapézio no circo. Há metáforas como a chuva simbolizando a renovação e o personagem cego retratando a ignorância.O gosto do menino pela leitura pode significar a libertação, um olhar voltado para a alienação daquela povo e a sua realidade social.

    ResponderExcluir
  28. O filme Abril Despedaçado é um filme brasileiro que se trata da história de um jovem de vinte anos que passa a ser estimulado pelo pai a vingar a morte de seu irmão mais velho. Ele é rico em metáforas e apresenta elementos que nos remete ao Simbolismo. Pode-se perceber que no filme são levantadas algumas questões sociais que nos leva a refletir sobre a realidade em que vive a sociedade. O filme aborda a questão da vingança, que é frequente na sociedade. O filme é simplesmente maravilhoso!! O livro inspirou o filme homónimo realizado por Walter Salles e adaptado por Karim Aïnouz, onde a ação se desenrola no espaço rural brasileiro.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto