sexta-feira, 24 de maio de 2013

Filme "Macunaíma" (Atividade Avaliativa)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – C.C.H.
CURSO: Letras/Português – 6º período
DISCIPLINA: Literatura Brasileira: do Simbolismo à semana da Arte Moderna.
PROFESSORAS: Dra. Maria Generosa Souto/ Damáris de Souza Ramos (estagiária)
DATA: 13/05/2013



Atividade do filme: Macunaíma (1969), baseado no livro homônimo de Mário de Andrade.
Ficha técnica:
Título original: Macunaíma
Gênero: Comédia
Duração: 1h48min
Ano de lançamento: 1969
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Milton Gonçalves, Jardel Filho, Hugo Carvana, Dina Sfat.


Para refletir e responder a CINCO questões:


1) Aponte as diferenças fundamentais entre o livro e o filme Macunaíma o herói sem nenhum caráter: em relação a livre adaptação do texto e o contexto histórico.
2) Considerado uma rapsódia pelo próprio Mário de Andrade, o texto caracteriza-se pelo acolhimento e assimilação de elementos variados de nossa cultura, como as crendices, os provérbios e o folclore. Por esse caráter multifacetado, pode-se considerar Macunaíma como representação da identidade brasileira ou esse procedimento torna-se inviável?
3) Macunaíma é um “herói sem nenhum caráter”, tal afirmação pode ser justificada porque o herói lança mão de qualquer recurso para obter vantagens, ou porque não encontrou sua própria definição, sua identidade. Discuta.
4) A afirmação dos elementos locais, do Brasil, está presente em Macunaíma, de Mário de Andrade. Comente sobre as características da malandragem e da sátira que o livro apresenta com relação a certos padrões de comportamento que indicam o “caráter” brasileiro.
5) Discuta os elementos do filme e do livro (procedimentos estéticos) que dialogam com a proposta vanguardista.



33 comentários:

  1. Macunaíma de Mário de Andrade
    Ao comparar o filme Macunaíma com o livro percebemos muitas diferenças, uma vez que o filme não é totalmente fiel ao livro, por exemplo, a cena da morte da mãe de Macunaíma é bem diferente no livro, ou seja, no filme não é tão visível às características do folclore brasileiro, das lendas indígenas.
    Macunaíma é um herói criado a partir de contos populares e está ligado a personagens do folclore brasileiro, sendo que está presente na obra elementos da mitologia indígena, o folclore nacional, a nossa língua falada, os costumes brasileiros. Macunaíma é uma rapsódia, uma vez que se caracteriza pelo acolhimento e assimilação de elementos variados de nossa cultura. Por esse caráter multifacetado, Macunaíma é representação de nossa identidade, o multiculturalismo brasileiro, pois valoriza as raízes brasileiras e a linguagem dos brasileiros, buscando aproximar a língua escrita ao modo de falar paulistano.
    Macunaíma é um anti-herói, porque ele não age de acordo com a ética, ele foge a certos padrões de comportamentos considerados corretos, faz coisas absurdas, judia e ama ao mesmo tempo as mulheres, come sem trabalhar, “xinga”, entra em briga, prega peça em todo mundo, mas ele tem alguns dons mágicos e uma sorte fora do normal, é preguiçoso, mas consegue tudo o que quer. Macunaíma “o herói sem caráter” e é também "o herói de nossa gente" por retratar, a partir dos traços múltiplos e contrastantes que o caracterizam, a coletividade brasileira, formada pela miscigenação racial e cultural, enfatizando os defeitos do povo brasileiro.
    “Macunaíma” de Mário de Andrade nasceu em plena primeira fase do Modernismo, movimento de vanguarda que desejava recriar a arte brasileira, criando uma identidade de expressão genuinamente nacional. Sendo que no livro Macunaíma, encontramos a ausência de vírgulas, numa série enumerativa, normalmente se referindo às riquezas brasileiras. A ruptura da sintaxe e da pontuação que é uma característica do modernismo, recurso do futurismo.
    REFERÊNCIAS
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Macuna%C3%ADma
    http://fernandajimenez.com/2012/03/05/macunaima-o-heroi-sem-nenhum-carater/
    http://www.coladaweb.com/literatura/analise-de-obras/macunaima

    ResponderExcluir
  2. 1- O filme Macunaíma o herói sem nenhum caráter, trata-se de uma livre adaptação da obra pré-modernista de Mário de Andrade, e esse apresenta caracteres que ora aproxima, ora distancia do texto literário. Em se tratando das diferenças podemos notar a questão do contexto histórico do filme, pois a adaptação foi feita no período do militarismo e no filme é possível encontrar pistas que indicam esse fato, ainda é possível observar que o texto cinematógrafo não mostra com precisão os detalhes do texto literário, e vários fatos da obra não são expostos no filme.
    2- Devemos notar que o povo brasileiro tem na sua essência elementos culturais variados, como o próprio autor da obra literária pontua, e isso implica na construção identitária da nação brasileira, assim podemos considerar que o texto literário apresenta nuances que indicam alguns elementos culturais regionalistas do país.
    3- Podemos dizer que Mário de Andrade construiu um ser multifacetado que não foi possível dar uma definição que abranja o comportamento do protagonista, desse modo, vemos que Macunaíma é na verdade um indivíduo que possui na sua essência elementos que indicam nenhum caráter do ponto de vista racional, entretanto notamos também tais comportamentos mostram a fragilidade humana.
    4- A obra põe em evidência algumas características que popularmente são do “povo brasileiro” como exemplos, a esperteza, o ajeito, a preguiça e gosto pelo sexo, entretanto, não podemos aceitar que esses caracteres indiquem o comportamento da nação brasileira.
    5- Tanto a obra, quanto o filme apresentam elementos que dialogam com a proposta vanguardista, pois usam como, por exemplo, as características da vanguarda surrealista, uma vez que são postas em evidências as questões do sonho e do maravilhoso que não podem ser explicados nos textos de maneira racional.

    ResponderExcluir
  3. É bastante interessante a abordagem que o filme faz do livro "Macunaíma". É do saber de todos que ao lançar um livro como filme é preciso que adaptações sejam feitas, o que faz com que existam certas diferenças entre o filme e o livro. No filme de Macunaíma não foi diferente, mas é ainda mais interessante, pois, o diretor busca a história do filme e o enquadra na época da ditadura dando a história um sentido diferente. Isso é ótimo, porque assim não substitui a leitura do livro, e , assim, é necessário, para que se perceba tal aspecto, que uma leitura prévia do livro tenha sido feita.

    É um ótimo filme para se discutir em sala de aula com os alunos, pois, além de abordar a literatura (Macunaíma) também aborda a história e abra portas para que se possa discutir outros horizontes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. O livro de Mario de Andrade, Macunaíma, faz graça, mas no fundo ele é sério e tem um contexto que leva o livro a uma crítica muito aprofundada da sociedade contemporânea do autor, anterior a ele e também fazendo a crítica valer ao futuro. Em resumo: O livro é um verdadeiro clássico de nossa literatura, um exemplo perfeito do nosso modernismo que queria gritar algo a todos.
    Macunaíma, o filme, começa agradando,ele simplesmente dá um show de humor e atuação. O Macunaíma de Grande Otelo me deixa a impressão de que agradaria a Mário de Andrade, mas creio que o mesmo não se pode dizer a partir do momento em que muda o ator para Paulo José, pelo fato de Macunaíma se tornar louro. A partir desse momento, o filme começa a ser somente um aglomerado de situalções improváveis que fazem rir, mas cansam quem assiste ao filme, deixando-o muito mais marcado pela "sacanagem" que por uma "crítica humorística", crítica essa que os produtores tentaram realmente mostrar no filme, mas nunca com a mesma eficácia que Mário de Andrade.

    ResponderExcluir
  5. No romance, a narrativa se inicia assim:

    "No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma."
    É essencial entender a relação entre os dois textos, livro e filme, como intertextual, de diálogo intrínseco não-hierarquizado4, ou seja, a literatura não é melhor que o cinema simplesmente pelo seu caráter de texto original.
    Macunaíma, uma adaptação da rapsódia de Mário de Andrade, é a história de um anti-herói, ou “um herói sem nenhum caráter”, nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco, troca a mata pela cidade onde vive incríveis aventuras acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muirakitã. Vitorioso, Macunaíma torna à floresta carregado de eletrodomésticos, inúteis troféus da civilização.
    O interessante é leros o livro o analisarmos o filme logo após, pois a partir disso podemos fazer uma análise completa e eficaz.

    Abraços,
    Larissa Santos

    ResponderExcluir
  6. a história de Macunaima, no livro é mais surrealista devido as crendices, as feitiçarias, as lendas e por meio da leitura o autor apresenta ao leitor as paisagens brasileiras, os animais as montanhas a beleza do Brasil, além de fazer uma turnê pelos os estados brasileiro. O autor usa de modo harmonioso as malandragens do heroi e as feitiçarias dos irmãos para visitar e falar de vários lugares do brasil e das pessoas.

    ResponderExcluir
  7. As vanguardas também são identificadas no livro, de modo surrealista, o dadaismo por meio de algumas cnções do heroi quando se sentia sozinho e abandonado, o futrismo quando inventa a história do nascimento dos carros que começou de uma onça e o expressionismo por meio das cores fortes do batom da esposa jiquê, das cores das aráras e a imagem que progeta dos irmãos abeira do poço encantado.

    ResponderExcluir
  8. Já o filme foi muito fiel ao título do livro, visto que mostrou apenas as partes consideradas mais importantes,como o gigante retratado no filme como o governo, quando macunaima finge de morto ao receber um tiro dos seguranças do governo, se percebe uma crítica ao desequilíbrio do poder político e o autor deixa claro na figura do heroi sem caráter que existem muitos falsos herois espalhados pelo brasil.

    ResponderExcluir
  9. 2) A história de Macunaima pode ser representada como identidade brasileira, visto que registra as paisagem, as falas de várias pessoas, os ditados populares, as cores mais cohecidas como brasileira o verde das matas, o azul do Céu. Já o heroi penso que não deve ser visto como identidade, ainda que se vivencie muitas atitudes semelhantes as de Macunaima no cotidiano.

    ResponderExcluir
  10. 3)De acordo com o filme pode-se julgar que o heroi possui o nome sem caráter, por que relmente é malandro por natureza, quer sempre levar vantagens, creio também que está representando um sistema dominador. Já o livro possui uma leve impressão que não é representativa de nenhum sistema mas de um um povo de cultura diferente, com seus costumes e suas crenças.

    ResponderExcluir
  11. As respostas 4 e 5 estão incluidas nas respostas 1,2,3

    ResponderExcluir
  12. aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimano,,,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  13. te amo professoraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa gostou?????

    ResponderExcluir
  14. 01) o filme Macunaíma é uma adaptação da obra pré modernista Mário de Andrade, notamos que adaptação da obra literária as vezes apresentam elementos que as vezes se assemelha ou as vezes se diferencia do texto literário. Quanto as diferenças notamos que o filme compromete os detalhes da obra e os fatos não são transmitidos com precisão assim como no texto literário.
    2) Na obra em questão notamos elementos que remetem a cultura popular brasileira, isso se deve pelo fato de que ao escrever Macunaíma, Mário de Andrade tentou construir algo que mostrasse a identidade cultural brasileira.
    3) Ao construir " Macunaíma" , um ser de várias faces, Mário de Andrade tentou mostrar as dificuldades que o ser humano tem para formar sua identidade, em se tratando de Macunaíma, o herói sem caráter, notamos que ele apresenta elementos que influencia na sua formação comportamental, fazendo o agir de maneira irracional, não medindo as consequências para atingir seus objetivos.
    4) A obra apresenta elementos que caracterizam o povo brasileiro, como a preguiça, a mistura de raças, aptidão pelo sexo, " o jeitinho brasileiro", porém não acredito que tais características influenciam no comportamento do povo brasileiro, assim como aconteceu com Macunaíma.
    5) Com caráter nacionalista, macunaíma trazem características que remetem ao pré -modernismo, como por exemplo, a ruptura com a linguagem, o uso de elementos que evidenciam a cultura popular brasileira.

    ResponderExcluir
  15. 1)O filme Macunaíma o herói sem nenhum caráter trata se de uma adaptação da obra de Mário de Andrade. Em se tratado de uma adaptação logo percebemos que o filme não é totalmente fiel à obra pois reproduz as cenas de maior impacto e não mostra com precisão os detalhes do texto literário, ainda percebemos que na obra há uma riqueza de detalhes que na maioria das vezes não são expostos no filme.
    2)No livro percebemos que são pontuados elementos da cultura brasileira, como o folclore, a cultura indígena, dentre outros, essa cultura é muito diversificada, mas é através dela que se constitui a identidade cultural brasileira.
    3)Macunaíma nasce à margem do Uraricoera na Floresta Amazônica e já manifesta uma de suas características mais fortes: a preguiça. Desde pequeno ele busca prazeres amorosos com a mulher de seu irmão Jiguê. Macunaíma se mostra individualista, e faz o que deseja sem se preocupar com nada. Além disso, é vaidoso, mente com a maior facilidade e gosta, acima de tudo, de se entregar aos prazeres carnais.
    Com uma narrativa de caráter mítico, em que os acontecimentos não seguem as convenções realistas, a obra procura fazer um retrato do povo brasileiro, por meio do “herói sem caráter”.
    4)Na obra encontramos características que são “ditas” dos brasileiros, como exemplo podemos citar: a preguiça, a esperteza característica do personagem Macunaíma, a meu ver; Mario de Andrade constrói o personagem com essas características a intenção de denunciar as qualidades negativas do povo brasileiro.
    5)Na obra e no filme podemos identificar algumas características vanguardistas,sendo que a obra foi escrita na primeira fase do modernismo podemos identificar traços do movimento futurista, que rompe co a sintaxe estabelecida, assim como a ausência de pontuação.

    ResponderExcluir
  16. 1. Partindo do pressuposto de que o filme é uma livre interpretação da obra prima Macunaíma, de Mário de Andrade se torna pertinente salientar que ambos embora tratem do mesmo assunto, possuem aspectos divergentes, dentre eles podemos citar:
    • A maneira como o Muiraquitã é abordado no livro é mais detalhista e trabalhada, enquanto que o filme se restringe apenas na briga com o gigante Piaimã;
    • O filho segundo o roteirista morre com a explosão de uma bomba, já no livro morre prematuramente depois de mamar no bico do peito de uma cobra envenenada;
    • O final, bastante sugestivodo filme se restringe apenas na morte de Macunaíma, dentro do rio enganado por Vei, no livro a morte vem apresentada por todo um contexto, uma paisagem descrita como uma beleza exuberante. Após ser morto por uma vingança de Vei, o mesmo mutilado vai bater na casa de Pai Mutum, que, com dó dele faz uma feitiçaria e transforma-o na constelação da Ursa Maior.
    2. Por esse caráter multifacetado, pode se considerar Macunaíma como representação da identidade brasileira, pois demostra uma tendência do autor para manifestar sua fidelidade ao dado histórico ou a verossimilhança, mas ainda reafirma sua postura de dar a ficção e a história o mesmo tratamento, numa mostra possível convivência, ou da sua necessária coexistência no universo da cultura brasileira.
    3. As questões 3 e 4 se fundiram na tentativa da resolução ,então diante disso, pode-se concluir que ao criar Macunaíma, percebe-se no herói de caráter zombeteiro, polêmico e às vezes pornográfico, há um quê de inocência romântica, pois Macunaíma nunca age levado pela logica calculista, mas pelo ímpeto, pelo instinto e pelo apaixonado arrebatamento. Criado através do mal gosto, do tosco e do mal acabado, Macunaíma resguarda o ingênuo comportamento de menino levado, que não mede consequências para ter um objeto desejado. Esse personagem transita no mundo da instabilidade e da indefinição: mentiroso, enganador, utiliza-se toda a sorte de artimanhas para se safar de situações externas.
    5. As vanguardas também são identificadas no livro, de modo surrealista, o dadaismo por meio de algumas canções do herói quando se sentia sozinho e abandonado, o futurismo quando inventa a história do nascimento dos carros que começou de uma onça e o expressionismo por meio das cores fortes do batom da esposa jiquê, das cores das aráras e a imagem que progeta dos irmãos abeira do poço encantado.

    ResponderExcluir
  17. 1-O filme Macunaíma sofreu adaptações em seu contexto, inclusive no histórico, principalmente no que diz respeito ao militarismo. A obra não aponta esses aspectos porque ela é de 1928 e o período militar ocorreu em 1964.
    2-Sim, há fortes traços que fazem parte da identidade do povo brasileiro, como as crendices, o candomblé, uma vez que em nosso país existem adeptos dessa cultura.
    3-Porque ele por si é astuto; é um gênio nas artimanhas, e sendo tão engenhoso lança mão de qualquer artifício para se dar bem e obter vantagem em tudo o que faz.
    4-O caráter do brasileiro está presente nas artimanhas, em conseguir as coisa por meio do ajeite, em querer tudo de maneira fácil, nos desejos sexuais.
    5-Há elementos vanguardistas que podem ser evidenciados tanto no filme como na obra. A exemplo disso, no filme temos o inusitado parto de Macunaíma que é surreal, e o Futurismo quando o herói volta da cidade e leva os equipamentos eletrônicos para um lugar sem ao menos energia elétrica.

    ResponderExcluir
  18. Macunaíma de Mário de Andrade

    1-O filme Macunaíma não e totalmente fiel ao livro, pois, percebemos muitas diferenças, uma das diferenças e a cena da morte da mãe de Macunaíma que no livro é diferente. Tanto no filme quanto no livro podemos observar as lendas do folclore brasileiro.
    2-Ao contrario do Romantismo que idealiza o índio como um herói brasileiro. Mario de Andrade mostra "Macunaíma" como um herói as avessas criado a partir de contos populares e está ligado a personagens do folclore brasileiro. Macunaíma é uma rapsódia, uma vez que se caracteriza pelo acolhimento e assimilação de elementos variados de nossa cultura.
    3-Macunaíma é um anti-herói, um herói sem caráter, ele utiliza de todas as formas desonestas para "se dar bem" ele é um herói sem ética, faz coisas absurdas.
    4-Macunaíma “o herói sem caráter” enfatiza os defeitos do povo brasileiro a partir dos traços múltiplos e contrastantes que o caracterizam.
    5-“Macunaíma” de Mário de Andrade nasceu em plena primeira fase do Modernismo, movimenta de vanguarda que desejava recriar a arte brasileira, criando uma identidade de expressão genuinamente nacional.


    REFERÊNCIAS
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Macuna%C3%ADma

    ResponderExcluir
  19. 1) Sabemos que o filme de Joaquim Pedro de Andrade, “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”, é baseado na obra Macunaíma, do Modernismo Brasileiro, de Mário de Andrade. Por ser baseado, sabemos que o filme é uma adaptação livre do livro, por isso apresenta diferenças da obra original. Uma das diferenças fundamentais entre a obra e o filme emerge do contexto histórico. O filme, feito no período do militarismo, deixa vestígios desse período tão conturbado para a sociedade brasileira. Ademais, por ser uma adaptação, a intenção do filme é diferente da intenção da obra. Talvez por isso alguns fatos e cenas da obra não estejam presentes no filme.

    2) A presença de elementos fundamentalmente brasileiros, costumes e crendices próprios de nosso país, faz com que a obra seja considerada, entre a maior parte da crítica como uma rapsódia de Mário de Andrade. Acreditamos que essa presença folclórica tem a intenção de dar a obra um valor essencialmente nacional, por isso consideramos que a afirmativa que considera Macunaíma como representação da identidade brasileira é viável e verdadeira.

    3) Macunaíma, a primeira vista, parece, realmente, não possuir nenhum caráter. Sem se importar com os outros ou com valores sociais e éticos, lança mão de todo e qualquer recurso que julgue necessário para alcançar aquilo que almeja. Seu comportamento faz-nos concluir que o título refere-se às suas atitudes, não à sua identidade. No entanto, quando refletimos mais profundamente sobre a obra, vemos que a falta de caráter está intimamente ligada à falta de identidade por parte do sujeito. Sem uma identidade, sem uma definição é impossível para o protagonista definir valores que guiem seus atos.

    4) A obra é considera uma sátira de Mário de Andrade. Através dela, o autor critica alguns dos padrões da sociedade brasileira, aludindo tanto ao pensamento dos brasileiros, como ao seu comportamento. Macunaíma, sem identidade e, portanto, sem caráter, é a própria representação satírica do povo brasileiro.

    5) Tanto a obra quanto o filme dialogam com as vanguardas, especialmente com o Surrealismo. A presença do maravilhoso, do sonho e do fantástico, elementos que não podemos entender racionalmente, fazem com que a obra esteja de acordo com algumas propostas trazidas pelas vanguardas.

    ResponderExcluir
  20. O filme Macunaíma, o heroi sem nenhum carater é uma adaptação da obra modernista de Mario de Andrade, nele autor faz uso de elementos variados da nossa cultura, do nosso folclóre, a partir da personagem Macunaíma pdemos inferir que este procura retratar o heroi sem carater, numa alusão ao multiculturalismo brasileiro. Nota-se um heroi de personalidade multifacetada que busca de todas as formas obter vantagens.
    Tanto no livro quanto no filme podemos notar caracteristicas das vanguardas como o futurismo eo surrealismo

    ResponderExcluir
  21. A obra Macunaíma de Mário de Andrade, foi publicada em 1928, como uma das obras pilares da cultura brasileira. Mario de Andrade reelabora literariamente temas da mitologia indigena e visões folclóricas da Amazônia e do resto do pais, fundando uma nova linguagem literária, saborosamente brasileira.
    A obra apresenta vários elementos caracterizadores do povo brasileiro, como a mistura das raças, a preguiça, o jeito brasileiro de lidar com os outros. Em Macunaíma é notável características pré-modernistas, como a ruptura com a linguagem e a cultura popular brasileira. Mario de Andrade através da sua obra mostra a questão da identidade, no qual o povo brasileiro tem dificuldade para formá-la.
    Em Macunaíma, o filme é notável algumas adaptações, pois o diretor busca a história do filme e a enquadra na época do militarismo dando a história um sentido bem gostoso.

    ResponderExcluir

  22. O filme "Macunaíma" é baseado no livro de Mário de Andrade, escrito em 1928. O filme sofreu adaptações em seu contexto, inclusive no histórico, principalmente no que diz respeito ao militarismo.
    A obra de Mário é a expressão sobre a realidade e o folclore brasileiros. O livro faz parte da primeira fase modernista – a fase heróica. A referência ao folclore brasileiro e à linguagem oral é manifestação típica da primeira fase modernista, quando os escritores estavam preocupados em descobrir a identidade do país e do povo brasileiro.
    Podemos identificar elementos vanguardistas na obra e também no livro. O parto de Macunaíma, no filme, nos mostra como as vanguardas estão presentes.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  23. Ao lermos o livro “Macunaíma” e assistirmos ao filme referente ao mesmo livro, podemos perceber algumas diferenças. Dentre elas estão não mostrar os detalhes presentes no livro e alguns fatos presentes na obra no filme. No livro, Mário de Andrade critica profundamente a sociedade, sendo assim, “Macunaíma” pode ser considerado a representação de nossa identidade através da cultura, paisagens, dentre outras. Quanto ao personagem Macunaíma pode ser considerado um anti herói fugindo aos padrões considerados corretos. O personagem sempre quer levar vantagens sem medir as conseqüências. Com o personagem principal e o enredo do livro põe em evidências algumas características do povo brasileiro, mas em minhas concepções, o autor abordou tais características para mostrar as coisas negativas do povo brasileiro.
    Podemos perceber que as obras (livro e filme) apresentam propostas vannguardistas, como futurismo (criação das historias dos carros), dadaísmo (canções criadas pelo “herói).

    ResponderExcluir
  24. No filme de Macunaíma foram feitas diversas adaptações em relação ao livro. O diretor faz uma alusão à época da Ditadura dando a história um sentido diferente. Tal analogia é salutar, já que, dessa forma, a leitura do livro não é desprezada.
    Logo, o filme, além de ótimo, é de suma importância, pois, através dele, aprimoramos o nosso conhecimento no que tange à literatura brasileira.

    ResponderExcluir
  25. O filme de Joaquim Pedro de Andrade, “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”, é uma releitura da obra Macunaíma, do Modernismo Brasileiro, de Mário de Andrade, como a maioria dos filmes baseados em obras literárias, o filme de Joaquim Pedro Andrade apresenta algumas diferenças no que concerne a obra, o filme e a obra contam a história de Macunaíma que é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama guerrilheiras e prostitutas, enfrenta vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.Uma das principais diferenças trata-se de questões referentes ao contexto histórico. O filme, produzidoo no período do militarismo, deixa vestígios desse período tão conturbado para a sociedade brasileira.
    2-Sem sombra de dúvida o a obra de Mario de Andrade pode ser visto como representação da identidade brasileira. Pois a presença da carga cultural que se manifesta a partir das crendices, do folclore e etc; mostra muito do processo de formação da cultura brasileira. Há inúmeras referências ao folclore brasileiro. A narrativa se aproxima da oralidade – no capítulo “Cartas pras Icamiabas”, Macunaíma ironiza o povo de São Paulo, que fala em uma língua e escreve em outra. Além disso, não existe verossimilhança realista.
    3) Macunaíma, em um 1º momento parece, realmente, não possuir nenhum caráter. Devido a vida desregrada e a preguiça que impregna seus dias, da forma de não se importar com os outros ou com valores sociais e éticos, lança mão de todo e qualquer recurso que julgue necessário para alcançar aquilo que almeja. Entretanto, percebe-se ao decorrer do filme que essa falha no caráter de Macunaíma não é algo tão sério quanto parece.

    4) "Macunaíma" é uma obra inserida nas propostas da Semana de Arte Moderna de 1922. Mario de Andrade, assim como outros modernistas, busca resgatar a imagem do Brasil, sendo, portanto, uma obrar com caráter nacionalista. Porém, esse nacionalismo não é dado da mesma forma que o nacionalismo dos escritores do Romantismo, que usavam a figura idealizada do índio. Em Macunaíma o nacionalismo tem um caráter crítico e a figura do índio aparece causando uma reflexão sobre o que é ser brasileiro.
    5) A questão do Surreal e do Fantástico é algo muito presente tanto na obra literária quanto no filme.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Em comparação a Macunaíma filme com Macunaíma livro, percebemos diferenças relevantes, uma vez que o filme não é totalmente fiel ao livro, por exemplo, a cena da morte da mãe do herói, possui diferenças do filme em detrimento ao livro e em relação às lendas trabalhadas no livro, no filme, elas não recebem tanta ênfase, uma vez que há como plano de fundo e, como foco principal, a ditadura militar de 64 no Brasil. Macunaíma, livro de Mário de Andrade nasceu em plena primeira fase do Modernismo, movimento de vanguarda que desejava recriar a arte brasileira, criando uma identidade de expressão genuinamente nacional, é um herói criado a partir de contos populares e está ligado a personagens do folclore brasileiro, nota-se na obra elementos da mitologia indígena, do folclore nacional, da nossa língua, dos costumes brasileiros. Constitui-se assim, como rapsódia, uma vez que se caracteriza pelo acolhimento e assimilação de elementos variados de nossa cultura.
    Macunaíma é um anti-herói, pois não age conforme a ética e foge à certos padrões de comportamento considerados socialmente corretos: come sem trabalhar, “xinga”, entra em briga, prega peça em todo mundo, relaciona-se com várias mulheres, mas tem alguns dons mágicos e uma sorte fora do normal.

    REFERÊNCIAS
    http://www.coladaweb.com/literatura/analise-de-obras/macunaima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No romance, a narrativa se inicia assim:

      "No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma."
      É essencial entender a relação entre os dois textos, livro e filme, como intertextual, de diálogo intrínseco não-hierarquizado4, ou seja, a literatura não é melhor que o cinema simplesmente pelo seu caráter de texto original.
      Macunaíma, uma adaptação da rapsódia de Mário de Andrade, é a história de um anti-herói, ou “um herói sem nenhum caráter”, nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco, troca a mata pela cidade onde vive incríveis aventuras acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muirakitã. Vitorioso, Macunaíma torna à floresta carregado de eletrodomésticos, inúteis troféus da civilização.
      O interessante é leros o livro o analisarmos o filme logo após, pois a partir disso podemos fazer uma análise completa e eficaz.

      Abraços,
      Larissa Santos

      Excluir
  28. O filme Macunaíma o herói sem nenhum caráter é uma adaptação do livro de Mário de Andrade. No filme, percebemos algumas características que se aproximam do livro e outras que distanciam. Em relação ao contexto histórico, notamos algumas diferenças, pois o filme foi elaborado no período do militarismo, já o contexto histórico do livro é após a República Velha.

    É considerado uma rapsódia, uma vez que aborda acerca de acerca das lendas e mitos indígenas e folclóricos. É uma mistura de lendas indígenas e apresenta elementos da vida brasileira cotidiana, da mistura de lendas e tradições populares. Nesse viés, o livro mostra informações e costumes sobre a cultura brasileira que é uma cultura rica em lendas, mitos e etc.
    Em relação à identidade do “herói” pode-se inferir que ela não está formada, não é fechada em si, mas aberta a relações com os outros. Macunaíma não se prende a grades como território, religião, raça, língua ou história, atravessa, perpassa por todas essas fronteiras.
    No que diz respeito a certos padrões de comportamento que indicam o “caráter” brasileiro, pode-se notar que nosso herói sem nenhum caráter também é muito preguiçoso e fica a maior parte de sua infância sem falar. Podemos pensar isso como uma característica que se creditava/credita ao povo do Brasil (preguiça) e a censura, falta de democracia, participação popular, ou seja, um povo caldo que não questiona. Macunaíma também só deixava de descansar para tomar banho de rio ou “brincar”, também aspectos que marcaram muito o que é ser brasileiro ao longo dos anos.

    É notório, também, elementos que dialogam com as vanguardas são elas: o futurismo, o surrealista e o cubismo, pois há uma quebra brusca no discurso do narrador para dar lugar à fala dos personagens e a escrita fragmentada, além de o texto apresentar questões sobre o sonho.

    ResponderExcluir
  29. O livro Macunaíma faz parte da primeira fase modernista – a fase heroica. A influência das vanguardas europeias é visível em várias técnicas inovadoras de linguagem que a obra apresenta. Há inúmeras referências ao folclore brasileiro. A narrativa se aproxima da oralidade – no capítulo “Cartas pras Icamiabas”, Macunaíma ironiza o povo de São Paulo, que fala em uma língua e escreve em outra. Quanto às diferenças nota-se que o filme compromete os detalhes da obra e os fatos são transmitidos de forma diferente a que se encontra na obra literária. Na obra Mario de Andrade mostra a cultura brasileira.
    Mario de Andrade ao escrever o livro Macunaíma fez algo inovador, provocante, inteligente, descontraído, e que de maneira séria tirava graça das características "amalandradas" e "preguiçosas" do brasileiro. O livro de Mario de Andrade faz graça, mas no fundo ele é sério e tem um contexto que leva o livro a uma crítica muito aprofundada da sociedade contemporânea do autor, anterior a ele e também fazendo a crítica valer ao futuro. Em resumo: O livro é um verdadeiro clássico de nossa literatura, um exemplo perfeito do nosso modernismo que queria gritar algo a todos.

    A obra apresenta elementos que caracterizam o povo brasileiro, como a preguiça, a mistura de raças, aptidão pelo sexo, "o jeitinho brasileiro".
    Com caráter nacionalista, Macunaíma trazem características que remetem ao pré-modernismo, como por exemplo, a ruptura com a linguagem, o uso de elementos que evidenciam a cultura popular brasileira.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. A obra Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, do poeta Mário de Andrade, o livro foi reproduzido no aspecto cinematográfico, o filme não obedece fielmente à obra, pois foram feitas adaptações necessárias para que o filme se tornasse uma releitura do livro. Mário nessa obra inova com novos estilos de escrita, retrata muito bem as lendas folclóricas brasileiras que aparecem muitas vezes, tanto no livro quanto no filme, neste último é facilmente perceptível a "malandragem" que permeia o dia-a-dia do brasileiro, ou seja, mostra realmente a perspicácia e também a preguiça do povo brasileiro, aqui o poeta faz uma crítica a política da sombra e água fresca, as vanguardas europeias também estão bem visíveis em ambos, só para citar uma, a primeira cena do filme, o parto da mãe já idosa ganhar um filho daquele tamanho, temos a presença do surrealismo, além das outras: expressionismo, cubismo, dadaísmo, futurismo. O livro e o filme, ambos têm humor, porém apresenta características nacionais, pois retrata a miscigenação, sexo obcecado, preguiça, entre outras. Enfim, a obra de Mário de Andrade pode se dizer que é o espelho da identidade brasileira.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto