terça-feira, 2 de março de 2010

Atividades Letras da Funorte


1. Leia o Plano de Ensino e teça comentários.
2. Leia o texto Romantismo e Faça um conceito para o termo romântico.
3. Fale da diversidade e unidade do romantismo europeu.
4. Fale do idealismo alemão e o romântico.
5. Quem é Prometeu?
6. Fale sobre a religiosidade romântica.
7. Quais são as características do Romantismo?

22 comentários:

  1. Derivado do advérbio latino romanice, que significava: à maneira dos romanos. Essa palavra "rommant" conceituou inicialmente a língua vulgar, para contradizer o latim. Com o passar dos anos o romântico marca uma época de composições literarias que utilizavam linguagens vulgares, em verso ou em prosa, nos quais os temas relatavam: aventuras heróicas e complicadas ou corteses.

    ResponderExcluir
  2. O Romantismo europeu é marcado pelo movimento unificado que houve na Europa onde as poesias e obras eram baseados na imaginação. Essas, as quais, tinha relação com a natureza e o homem. É uma nova concepção do "eu". Diferenciando totalmente do racionalismo iluminista.

    ResponderExcluir
  3. nº3) Fichte e Schelling, constitui um dos elementos dorsais do romantismo alemão e, de maneira diferenciada do romantismo europeu. A teoria do autor alemão era baseada no principio absoluto de todo o saber, na realidade absoluta na consciência de si. Interpretado de uma forma errada pelos autores românticos daquela época identificaram como o ego puro, o gênio individual acreditando-se no romper limites, uma busca incansável do absoluto. Impossibilitando o transcender e modo total o finito.

    ResponderExcluir
  4. Nº5) Prometeu foi o herói romântico, rebelde que não segue as leis oprime. Desafia a sociedade e o próprio Deus. Símbolo místico de paradigmas Titânico do homem. Transforma a sua morte em sua grande vitória.

    ResponderExcluir
  5. A religiosidade romântica esta voltada para as faculdades místicas. O pós-racionalismo iluminista o homem se volta ao misticismo e o arracionalismo romântico iluminista. Não aceita os antigos dogmas baseados em uma autoridade hierarquia. A sua religiosidade é totalmente direcionada para a natureza sentimental e intuitiva. É quebrado a distancia entre homem e divindade excluindo o sacerdote como intermediário. Os românticos descobrem a existência de Deus nos astros e nas águas do mar, nas montanhas e nos prados, no vento, nas árvores e nos animais, em todo o universo.

    ResponderExcluir
  6. São características do Romantismo:

    1) Liberdade de criação e de expressão
    2) Nacionalismo
    3) Historicismo
    4) Medievalismo
    5) Tradições populares
    6) Individualismo, egocentrismo
    7) Pessimismo
    8) Escapismo
    9) Crítica social

    ResponderExcluir
  7. EXERCÍCIO FACULDADES FUNORTE
    SELSON RONY SOARES

    TRATA- SE DE UM PLANO DE ENSINO BASTANTE IDEALIZADO COM VALORES, MUDANÇAS E ACONTECIMENTOS

    Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.

    Wellek era contra Arthur Lovejoy e de outros críticos que diziam,que o romantismo constitui de fato um movimento unificado, oferecendo através da Europa a mesma concepção na evoluindo seu pensamento, questionava Wellek : são inquestionavelmente de primeira importância, mas promanam de um outro princípio mais geral que constitui o fundamento primário de toda a estética e de toda a psicologia românticas - uma nova concepção do eu, uma nova forma de Weltanschauung, radicalmente diferentes da concepção do eu e da Weltanschauung típicas do racionalismo iluminista. Ou seja, ele não aceitava a opinião de Lovejoy, questionando que havia um outro princípio mais geral, com uma nova existência, um novo valor e uma nova visão.



    A concepção do Eu, para Fichte, o Eu constitui a realidade primordial e absoluta, tal como a consciência de si representa o princípio absoluto de todo o saber; O valor do Eu, a pureza do Eu, a firmeza a clareza, como e quando o Eu entra o Eu sai.



    Prometeu (em grego antevisão) é um personagem da mitologia grega, um titã, filho do também titã Jápeto e de Ásia, também chamada de Clímene, filha de Oceano e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio. Seu mito foi mencionado por dois dos principais autores gregos, Hesíodo e Ésquilo.Pai de Deucalião, foi o titã que criou os homens, com seu irmão Epimeteu, e que também roubou o fogo dos deuses para presentear às suas criações.

    A religião era descoberta racionalista, vinha da sua natureza sentimental e intuitiva e o formalismo dos ritos desenvolvendo seu caminho. Os românticos descobriram e cultuaram Deus nos astros e nas águas do mar, nas montanhas e nos prados, no vento, nas árvores e nos animais, em tudo o que existe nas intérminas plagas do universo. O panteísmo representa, com efeito, a forma de religiosidade mais frequente entre os românticos.

    As leituras não serão mais só feita por reis à literatura torna-se abrangente e os burgueses é que vão ser os maiores consumidores das literaturas e o povo humilde continuando analfabetos. A comunicação expande a ultra-romântica invadiu infrene o interior das famílias burguesas, ficando profundamente ligada ao mundanismo, à vida cívica: escreviam-se versos em álbuns, acompanhavam-se poemas a canto e piano nos salões, havia recitais poéticos em festas de beneficência e patrióticas, promoviam-se saraus literários. A obra literária não é já um mundo fechado de valores para eleitos; é uma comunicação franca de ideias práticas e vitais a todo o leitor. A natureza adquire especial significado no mundo romântico. Testemunha e companheira das almas sensíveis é, também, refúgio, proteção, mãe acolhedora. Costuma-se afirmar que, para os românticos, a natureza foi também personagem, com papel ativo na trama.

    ResponderExcluir
  8. Generosa, as respostas acima são baseadas nos textos do blog e nas aulas em classe. Espero corresponder a altura. Fico aguardando o seu parecer sobre minhas respostas.
    Abraços!
    Julliana.

    ResponderExcluir
  9. MINHAS RESPOSTAS ESTÃO ABAIXO DAS RESPOSTAS DA JULIANA. SELSON RONY/FACULDADES FUNORTE.
    GRATO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. 2-O termo romântico foi usado inicialmente no séc.XII, e servia para designar a língua vulgar (latim) usada pelos romanos, com o passar do tempo essa palavra foi ganhando novas significações e sendo aderida por outras línguas, já no séc.XVII o ter mo romântico ganha o significado literário que conhecemos, que serviu para classificar uma literatura controversa a norma a padrão, uma literatura que fugia das convenções e que procurava gerar um novo homem.

    3-O romantismo europeu foi um movimento unificado devido a mesma concepção criativa e imaginária que os autores usavam em suas obras e poesias, mas ao mesmo tempo foi um movimento diversificado por causa da liberdade de criação, os autores falam sobre as mesma coisas de maneiras diversas.

    4-O idealismo alemã foi baseado na teoria fichtiana do Eu absoluto, que influenciou profundamente a concepção romântica do eu e do universo, pois os românticos, interpretando erroneamente o pensamento de Fichte, identificaram o Eu puro com o eu do indivíduo, com o gênio individual, constituindo assim uma entidade dotada de uma atividade que tende para o infinito, que aspira a romper os limites que o constringem, numa busca incessante do absoluto, embora este permaneça sempre como um alvo inatingível.

    5-Prometeu foi um deus grego, tido para os românticos como um herói romântico, pois este foi capaz de ir contra as tradições, contra as leis e os limites que o oprimia, se mostrando um rebelde, o que o torno um símbolo de força para os homens.

    6-A religiosidade é descrita pelos românticos de forma natural e mística, ele foge daquela hierarquia e não aceita a intermediação de um sacerdote, buscando ele mesmo um dialogo com deus, uma dialogo no seu consciente e descobrindo deus nas coisa simples como o mar, as arvores, no vento e em todo universo.

    7-O romantismo tem como características a liberdade de criação, emoção, sensibilidade, subjetividade, religiosidade,nacionalismo,individualismo, egocentrismo, pessimismo, escapismo, critica social e vários outro aspectos dentro dos já citados.

    ResponderExcluir
  14. 1) O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.

    ResponderExcluir
  15. 2-O termo romântico foi criado, a partir do advérbio latino romanice e trata de tudo que é produzido pela imaginação desordenada, ou aquilo tudo o que é inacreditável, o homem romântico é como um ser dotado de sentimentos, um sonhador que demonstra um gosto artístico irregular e mal esclarecido. Refere-se, portanto ao movimento do "romantismo".

    ResponderExcluir
  16. Olá, meus queridos alunos da Funorte!
    Que prazer recebê-los, aqui, neste espaço literário.
    Parabéns por suas intervenções, por suas participações. Para começar é assim mesmo... depois melhora...
    Não desanimem!
    Espero mais visitas...
    Boas leituras e bons comentários!
    Abraços!
    Profa. Generosa Souto

    ResponderExcluir
  17. o romantismo constitui um movimento unificado,e teve a mesma concepção das obras e da natureza da imaginação poética,suas relações com o homem tiveram, basicamente, o mesmo estilo poético, contudo, foi também um movimento diversificado,onde houve maior liberdade de criação,onde a mesma coisa era retratada de varias formas sem padões ou regras definidas.

    ResponderExcluir
  18. 4-o "idealismo alemão" foi, a mais importante corrente idealista, este começou na década de 80 do século XVIII e prolongou-se, nas suas últimas consequências, até à metade do século XIX, sendo a sua criação em Kant, o seu apogeu em Fichte, a sua maturidade em Schelling e a sua consumação em Hegel.
    O propósito do idealismo alemão foi a criação de um amplo sistema filosófico, rigorosamente homogêneo e fundamentado na irrefutabilidade de sua especulação lógica, cuja finalidade é encontrar a indivisibilidade do absoluto.

    ResponderExcluir
  19. 5-Prometeu foi um herói da mitologia grega ,um rebelde que roubou o fogo (a sabedoria e a ciência) dos céus. Um rebelde que foi contra a sociedade e o próprio Deus.Uma figura mítica que os românticos exaltavam como símbolo e paradigma da condição titânica do homem. Foi o homem que tentou construir o seu próprio destino sem aceitar interferência divina

    ResponderExcluir
  20. 6- A religiosidade romântica é preponderantemente de natureza sentimental e intuitiva; o seu diálogo com a divindade tende a dispensar a mediação do sacerdote e o formalismo dos ritos,é a crença na própria verdade, crença na justiça procurada, crença nos sentimentos revelados, crença nos ideais perseguidos, crença que se revela ainda em diferentes manifestações de religiosidade cristã

    ResponderExcluir
  21. 7- As características do romantismo foram:
    •a Liberdade de criação e de expressão
    • Nacionalismo
    • Historicismo
    • Medievalismo
    • Tradições populares
    • Individualismo, egocentrismo
    • Pessimismo
    • Escapismo
    • Crítica social

    ResponderExcluir
  22. Olá professora,
    Tem como você colocar a cópia do livro Eurico, o Presbítero, no seu blog.

    Att. Joelma.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto