terça-feira, 30 de março de 2010

CANTIGAS MODERNAS EM DIÁLOGO COM O MEDIEVO

Olhos Nos Olhos, de Chico Buarque
Quando você me deixou, meu bem
Me disse pra ser feliz e passar bem
Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci
Mas depois, como era de costume, obedeci

Quando você me quiser rever
Já vai me encontrar refeita, pode crer
Olhos nos olhos
Quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais

E que venho até remoçando
Me pego cantando, sem mais, nem por quê
Tantas águas rolaram
Quantos homens me amaram
Bem mais e melhor que você

Quando talvez precisar de mim
Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim
Olhos nos olhos
Quero ver o que você diz
Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Tatuagem, de Chico Buarque e Ruy Guerra


Quero ficar no teu corpo
Feito tatuagem
Que é prá te dar coragem
Prá seguir viagem
Quando a noite vem...

E também prá me perpetuar
Em tua escrava
Que você pega, esfrega
Nega, mas não lava...

Quero brincar no teu corpo
Feito bailarina
Que logo se alucina
Salta e te ilumina
Quando a noite vem...

E nos músculos exaustos
Do teu braço
Repousar frouxa, murcha
Farta, morta de cansaço...

Quero pesar feito cruz
Nas tuas costas
Que te retalha em postas
Mas no fundo gostas
Quando a noite vem...

Quero ser a cicatriz
Risonha e corrosiva
Marcada a frio
Ferro e fogo
Em carne viva...
Corações de mãe, arpões
Sereias e serpentes
Que te rabiscam
O corpo todo
Mas não sentes...

MinhaSenhora, de Gilberto Gil e Torquato Neto

Onde é que você mora
Em que parte desse mundo
Em que cidade escondida
Dizei-me que sem demora
Lá também quero morar
Onde fica essa morada
Em que reino, qual parada
Dizei-me por qual estrada
É que eu devo caminhar
Minha senhora
Onde é que você mora
Venho da beira da praia
Tantas prendas que eu lhe trago
Pulseira, sandália e saia
Sem saber como entregar

Você É Linda, de Caetano Veloso
Fonte de mel
Nos olhos de gueixa
Kabuki, máscara
Choque entre o azul
E o cacho de acácias
Luz das acácias
Você é mãe do sol
A sua coisa é toda tão certa
Beleza esperta
Você me deixa a rua deserta
Quando atravessa
E não olha pra trás
Linda
E sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer
E diz
Você é linda
Mais que demais
Vocé é linda sim
Onda do mar do amor
Que bateu em mim
Você é forte
Dentes e músculos
Peitos e lábios
Você é forte
Letras e músicas
Todas as músicas
Que ainda hei de ouvir
No Abaeté
Areias e estrelas
Não são mais belas
Do que você
Mulher das estrelas
Mina de estrelas
Diga o que você quer
Você é linda
E sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer
E diz
Você é linda
Mais que demais
Você é linda sim
Onda do mar do amor
Que bateu em mim
Gosto de ver
Você no seu ritmo
Dona do carnaval
Gosto de ter
Sentir seu estilo
Ir no seu íntimo
Nunca me faça mal
Linda
Mais que demais
Você é linda sim
Onda do mar do amor
Que bateu em mim
Você é linda
E sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer
E diz...
















CANTIGAS DO MEDIEVO

Cantiga de amigo de Martim Codax (paralelística)



AMIGO - D. Dinis
Ai flores, ai flores do verde pinho
se sabedes novas do meu amigo,
ai deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado,
ai deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquele que mentiu do que pôs comigo,
ai deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquele que mentiu do que me há jurado
ai deus, e u é?
Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós
Esta cantiga de Paio Soares de Taveirós é considerada o mais antigo texto escrito em galego-português: 1189 ou 1198, portanto fins do século XII. Uns a tomam por cantiga de amor; outros por de escárnio. Estaria completa? Segundo consta, foi dedicado a D. Maria Paes Ribeiro - apelidada "A Ribeirinha", amante do rei D. Sancho I - e pertence a uma coleção de textos arcaicos denominada Cancioneiro da Ajuda.


"No mundo nom me sei parelha,

mentre me for' como me vai,

ca ja moiro por vos - e ai

mia senhor branca e vermelha,

queredes que vos retraia

quando vos eu vi em saia!

Mao dia que me levantei, que vos enton nom vi fea! "

No mundo ninguém se assemelha a mim / enquanto a minha vida continuar como vai / porque morro por ti e ai / minha senhora de pele alva e faces rosadas, / quereis que eu vos descreva (retrate) / quanto eu vos vi sem manto (saia : roupa íntima) / Maldito dia! me levantei / que não vos vi feia (ou seja, viu a mais bela).

"E, mia senhor, des aquel di' , ai!

me foi a mim muin mal,

e vós, filha de don Paai

Moniz, e ben vos semelha

d'aver eu por vós guarvaia,

pois eu, mia senhor, d'alfaia

nunca de vós ouve nem ei

valia d'ua correa".

E, minha senhora, desde aquele dia, ai / tudo me foi muito mal / e vós, filha de don Pai / Moniz, e bem vos parece / de ter eu por vós guarvaia (guarvaia: roupas luxuosas) / pois eu, minha senhora, como mimo (ou prova de amor) de vós nunca recebi / algo, mesmo que sem valor.

28 comentários:

  1. Lendo alguns comentários sobre a música de Chico Buarque “ Olhos nos Olhos”, descobri que a canção é narrada por um eu lírico-feminino, tratando da relação amor/ódio .
    Logo nos primeiros versos, percebe-se que o marido vai embora desejando que a mulher fosse feliz sem ele, demonstrando assim o desprezo aos sentimentos da esposa.
    O eu - lírico feminino, mostra-se submisso quando declara que obedece ao marido como sempre fez, mesmo sabendo agora que iria sofrer.
    O mais interessante é que no final a mulher da a volta por cima e consegue superar a sua dor, e ainda declara que se o marido precisar ela está pronta para ajudar pois conseguiu se libertar e construir sua felicidade sozinha.
    Na música “Tatuagem”, percebe-se também a presença de um eu – lírico feminino, que declara querer ficar grudada para sempre ao amado como uma tatuagem que não pode ser removida facilmente.
    Já na música “Minha Senhora” de Gilberto Gil, temos um eu-lírico masculino, que procura desesperadamente descobrir o paradeiro da amada para ser feliz, para entregar-lhe presentes e para habitar com ela.
    Na música “Você é linda de Caetano Veloso”, temos um eu-lírico masculino, completamente apaixonado declarando que o motivo de tanta felicidade é a mulher amada. Na música temos também a presença de elementos da natureza que tornam a canção ainda mais poética.
    Fazendo um diálogo das música modernas com o medievo, percebe-se que as duas primeiras canções: “Olhos nos olhos” e “tatuagem” pelo fato de o eu- lírico ser feminino, pode-se fazer um diálogo com as cantigas de amigo, que tinham sempre um eu lírico-feminino. Já as músicas: “Minha senhora” e “Você é linda”, temos um eu-lírico masculino, assim, percebe-se um diálogo com as cantigas de amor, que tinham sempre um eu-lírico masculino sendo o conteúdo das cantigas uma declaração de amor para a amada.
    Porém uma questão que me intrigou foi que na música moderna “Você é linda”, em que percebeu-se um eu-lírico masculino, tem a presença de elementos da natureza que no medievo são mais evidentes nas cantigas de amigo.

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  2. É interessante notar a presença tanto do eu lírico feminino quanto do eu lírico masculino nas cantigas acima, bem como as rimas. As canções inspiradas em um amor, em muito dos casos, impossível de realizar-se causa dor e tristeza ao amado ou amada. Não esquecendo também de citar o erotismo vivo em algumas canções.

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  3. Sobre as músicas em questão vale apena tecer alguns comentários sobre a forma como estas foram escritas, ressaltando toda a poesia, musicalidade vigente nelas.
    Em "Olhos nos Olhos" de Chico Buaque percebemos a presença de um "eu " lírico feminino, que retrata a separação de um casal , demonstrando a dor de uma mulher ao ver seu marido ir embora sem poder impedi-lo,mas ao final da letra Chico Buarque surpreende ao montrar que tal mulher consegue superar e construir sua própria felicidade.
    Chico mantém esse lirismo na música "tatuagem", assim como a presença do "eu" feminino, que afirma não querer ficar sem o amado e sim grudar nele como uma tatuagem definitiva.Porém na música "Minha Senhora" de Gilberto Gil, percebe-se a presença de um "eu" masculino, assim como acontece em " Você é Linda" de Caetano Veloso em ambas percebe-se que o "eu" lírico sente um grande amor, sendo este profundo, intenso, idealizado.
    Sobre estas últimas canções é notório o diálogo existente entre estas e as cantigas de amor da Idade Média, como ilustração de tal fato temos "A Ribeirinha", cantiga de amor do século XII.Já as primeiras canções (Olhos nos Olhos e Tatuagem)de Chico Buarque como o "eu" lírico é feminino, esta dialoga com as cantigas de amigo, pois a voz feminina é quem domina.

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  4. As musicas em questão são exemplos de cantigas trovadorescas. Temos a presença tanto de canções de amor, quanto de amigo!No primeiro caso, o eu-liríco é masculino, acontece uma verdadeira vassalagem amorosa, pois a mulher "poderosa", inacessível e o amor não é correspondido, já no segundo caso temos o eu-lírico feminino, uma mulher das camadas mais populares e uma certa "desonestidade" no amor. Essas músicas, com uma linguagem mais atual, possuem essas características e assim, conseguem exemplificar bem as cantigas da poesia medieval, sem perderem a musicalidade e a melodia que as compõe!

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  5. Fazendo uma análise nas músicas em questão,pode-se observar a presença da musicalidade,sonoridade e das rimas.Nota-se que os autores trabalham com a imaginação do leitor,do ouvinte,levando os a uma experiência única.É importante ressaltar que os autores,além de trabalharem com as rimas,trabalham também com o jogo de palavras,com uma linguagem simples e sedutora, e assim,conseguem seduzir os receptores de suas músicas.
    A canção "Olhos nos Olhos" de Chico Buarque é uma musica em que nota-se a presença de um eu-lírico feminino.É uma relação de amor e dor,pois a figura do feminino é a representação da obediência.O esposo manda é ela obedece,mesmo que isto lhe custe a felicidade e a dor da saudade.É notável que a mulher consegue se superar,construindo assim sua própria felicidade.
    Na música "Tatuagem" de Chico Buarque e Ruy Guerra, é importantante observarmos a presença da voz feminina.Aqui é bem notável o jogo que o autor consegue fazer com as palavras e suas multiplicidades de sentidos.O autor descreve o desejo de uma mulher de ficar para sempre com o amado,tanto que quer ser uma tatuagem,uma cicatriz no corpo do amado,ou seja uma marca eterna,uma vida eterna ao lado do amado,independentemente de qualquer situação.
    Nota-se a presença do eu-lírico masculino nas músicas "Minha Senhora" de Gilberto Gil e Torquato Neto e "Você É linda" de Caetano Veloso.
    Falando em canções é impotante ressaltar que as canções de amigo tem-se um eu-lírico feminino, e as canções de amor, o eu-lírico é masculino.Nas canções de amigo observa-se o eu-lírico feminino,mulheres das camadas populares,desonestidade no amor,culto a natureza e diálogo com a mãe.Já nas cantigas de amor,temos a vassalagem amorosa,o eu-lírico masculino,mulher inacessível,mulher nobre,amor não correspondido e mulher poderosa.Podemos ainda atribuírmos aos dois tipos de cantigas a religiosidade e o refrão.
    Em síntese,estes autores trabalham com diversos recursos que ajudam a promover a interação entre música,autor e leitor/ouvinte.
    Fabrícia Rodrigues de Souza

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  6. Podemos ver claramente a presença do eu-lírico masculino na primeira música,e na segunda, um feminino.Vemos que se tratam de cantigas trovadorescas.Temos presente aí as cantigas de amor e de amigos.Na primeira,vemos a questão da mulher que é inacessível e o sofrimento do homem devido a isso.
    No segundo, vemos a mulher, que no começo sofre pelo marido tê-la deixado mas,que no final ela se recupera de tudo.Lembrando que se tratava de uma mulher das camadas populares, não da realeza.

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  7. Observando as musicas acima, podemos notar que na primeira, temos um eu-lirico feminino que ao perceber que foi deixada pelo marido, passa pelo sofrimento, solidão. Mas que contorna a situação e alcança a felicidade.
    Em “Tatuagem”, temos novamente a figura de um eu-lírico feminino que deseja ser como uma tatuagem que fica impregnada na pele do amado.
    Já em “Minha Senhora”, percebe-se a ocorrência de um eu-lírico masculino, na busca constante por sua amada, para viver com ela e dar-lhe presentes.
    Na música “Você é linda”, de Caetano, temos mais uma vez a presença de um eu-lírico masculino, que declara na canção, repleta de poesia, porque é tão feliz, por ter a mulher amada.

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  8. comentário de AMANDA OLIVEIRA DE JESUS 4º periodo de letras portugues

    Como é interessante a presença do eu-lirico feminino e masculino nas cançoes acima.Eles expressam o amor, a busca constante para que esse amor seja correspondido atraves da mulher amada. E os cantores da nossa realidade passam isso com propriedade e lirica poetica.

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  9. As cantigas medievais tiveram tamanha repercussão que ainda hoje existem poetas, compositores e cantores que se expressam por meio das Cantigas Lírico-amorosas. Utilizando-se de seu recursos principais, como por exemplo o eu - lírico feminino das cantigas de amigo, retatando amores que partiram ou amores impossíveis de serem concretizados.
    Há, sem dúvida, diferenças substanciais. Como por exemplo na análise da música “Olhos nos Olhos” em que a mulher ao fim se supera e mostra que o homem é que necessita dela distoando assim do resto da canção em que a mulher era submissa.
    As músicas “Olhos nos olhos” e “Tatuagem” revelam aspectos das cantigas de amigo, uma vez que apresentam eu- lírico feminino. Já as músicas “Minha senhora” e “Você é linda”, revelam elementos das cantigas de amor, já que se nota o eu - lírico masculino revelando seu profundo amor pela amada.

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  10. Percebe-se que nessas cantigas há tanto a presença do amor quanto da amizade.
    A canção "Olhos nos Olhos" de Chico Buarque é narrada por um eu-lírico feminino. Depreende-se na música o conflito do amor e do ódio. Dessa maneira, a música retrata nitidamente a separação do homem e da mulher. Em consequência desse ato, revela-se a dor que vem logo após a perda. Contudo, a moça consegue se superar e dar a volta por cima. Nos últimos versos da música, nota-se que a situação inverte, de que o homem é quem precisará de amaparo. Nos próximos reencontros, o homem vai ter que aguentar a felicidade de sua ex, que não estará mais em suas mãos. Nesse momento, ela caminha com a felicidade que construiu sozinha. Logo, a música conclui, de forma bem precisa e poética, o sentimento que a música transmitia, do início ao fim.
    Na música "Tatuagem" de Chico Buarque e Ruy Guerra, observa-se também a presença de um eu-lírico feminino, na qual ela pretende ficar para sempre do lado do seu amado, isto é; ficar grudado em si como se fosse uma tatuagem, que não poderia ser removida.
    Em contrapartida, a música "Minha Senhora" de Gilberto Gil e Torquato Neto salienta-se a presença de um eu-lírico masculino, em que ele procura descobrir ansiosamente o paradeiro de sua amada, para assim viver feliz ao lado dela.
    A música "Você é linda" de Caetano Veloso, há a presença de um eu-lírico masculino, que se sente apaixonado, declarando nitidamente o seu amor à mulher amada.
    Nessa perspectiva, nas músicas analisadas, está presente todo o jogo rítmico, a sonoridade, a melodia, que concernem a poeticidade de suas letras.
    Dialogando essas cantigas modernas com o medievo, podemos inferir que as duas primeiras músicas, por possuírem um eu-lírico feminino reporta-se as cantigas de amigo. Já nas duas últimas músicas, a presença do eu-lírico masculino faz alusão as cantigas de amor do Medievo.

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  11. Tanto nas músicas de Chico Buarque, como nas de Caetano Veloso e as de Gilberto Gil, temos essa relação próxima com o Trovadorismo, com as cantigas de amor e as de amigo, retratadas em tal época.
    Nas músicas de Chico temos um eu- lírico feminino, no entanto, em Olhos nos olhos, temos uma mulher que depois de sofrer pelo amado, consegue superar a falta desse amor e viver feliz sem a sua presença.
    Já na musica Tatuagem, temos um eu- lírico feminino que quer esta sempre ao lado do amado, viver eternamente com ele, e por isso, a tatuagem. Percebemos que essa mulher faz parte das camadas populares pela forma como fala com seu amado, da maneira como ela se humilha, como implora pelo seu amor e por sua presença ao seu lado. Fato que de modo algum acontece com a mulher provincial, que é sempre superior. Características essas que mostram os aspectos da cantiga de amigo presente no Trovadorismo.
    Já na música Minha Senhora, temos um eu- lírico masculino que procura sua amada e consequentemente a sua felicidade.
    Em Caetano Veloso, vemos um eu- lírico masculino que também fala de sua amada e glorifica a sua beleza, percebemos, pois, essa idealização de um amor não correspondido.
    Assim, temos músicas tão atuais, dialogando com a era medieval, com as cantigas de amor e de amigo.

    Camila Polyane 4º período- Letras Português.

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  12. Muito interessante a atitude de relacionar as músicas "modernas" com as cantigas trovadorescas!
    Pode-se perceber que a primeira música e a segunda apresentam elementos das cantigas de amigo (o eu-lírico feminino, por exemplo). Já em " Minha senhora", de Gilberto Gil e em "Você é Linda", de Caetano Veloso, nota-se a presença de um eu-lírico masculino, que só poderá ser feliz com a amada. Assim, essas duas últimas podem ser relacionadas às cantigas de amor.
    Dessa forma, através do diálogo entre das cantigas modernas com as cantigas trovadorescas, pdemos encontrar, ora características das cantigas de amigo, ora características das cantigas de amor; o que facilita a compreensão acerca do assunto.

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  13. Podemos perceber o eu-lírico masculino na primeira música, e na segunda, um feminino. Na qual se caracterizam como cantigas de amor e de amigo, respectivamente.

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  14. Nas cantigas acima, é possivel notar que possuem eu-lírico tanto feminino quanto masculino.São cantigas trovadorescas compostas de rimas, sonoridade, musicalidade e outros pontos.
    Pude observar que as músicas: “Olhos nos olhos” e “Tatuagem”, revelam aspectos das cantigas de amigo, pois, apresentam eu- lírico feminino. Já as músicas: “Minha senhora” e "Você é linda”, revelam elementos característicos das cantigas de amor, uma vez que se nota o eu-lírico masculino.

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  15. Pode-se encontrar resqícios das cantigas trovadorescas em canções modernas como é o exemplo , aqui, de canções de Chico Buarque de Holanda, Gil Gilberto com referências às cantigas de amor. Há ainda as cantigas do D. Diniscom uma cantiga de amigo.

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  16. Foi muito interessante e enriquecedor para a minha aprendizagem fazer um trabalho que colocou em paralelo as cantigas medievais e as músicas modernas. Fazer a análise das cantigas modernas e antigas é uma forma de adquirir o conhecimento do conteúdo estudado de maneira perspicaz, pois, além de saber a distinção das cantigas através de suas características, também analisamos a letra destas cantigas (músicas), que nos revelam algo às vezes inimaginável. Assim, aprendemos não só a ver uma história com um olhar superficial, mas a descobrir o que está escrito nas entrelinhas e o que cada símbolo ou signo significa em um determinado contexto.

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  17. Observando a letra das musícas acima, podemos perceber na canção Olhos nos Olhos de Chico Buarque a presença de um eu lírico feminino, narrando sua relação amorosa com um homem. Sua submissão no começo e sua virada, sendo enfim feliz sem o amor desse homem que um dia a deixou. Em Tatuagem o eu lírico também é feminino e mostra a entrega total de uma mulher a um homem, querendo assim ficar grudada nele como uma tatuagem definitiva. Já em Minha Senhora de Gilberto Gil e em Você é Linda de Caetano Veloso percebemos a presença de um eu lírico masculino, onde a mulher é superior ela é tratada como senhora. E nessa relação de cantigas medievais com trovadorescas que encontramos as cantigas de amor e de amigo.

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  18. Nas cantigas mencionadas acima é possível observar que possuem traços de canções trovadorescas, com presença de um eu lírico às vezes masculino, outras feminino que procuram descrever suas relações amorosas, que muitas vezes devem ser ocultadas e descritas com a utilização de palavras de duplo sentido, devido os costumes da época em eram descritas.As canções descritas por Chico Buarque,que geralmente são cantigas expressam de maneira clara esses traços.

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  19. Cantigas Modernas em Diálogo Medievo

    Buscar um diálogo entre as músicas modernas e as cantigas do medievo é muito interessante, pois através da busca desse diálogo foi possível observarmos que há semelhanças entre as músicas modernas e as cantigas do medievo. Como por exemplo na letra da música Ronda de Paulo Vanzolini, há a existência do eu lírico feminino, bem como nas cantigas de amigo em que os trovadores assumem o ponto de vista da mulher. Outra semelhança encontra-se no fato de que tanto a letra da música Ronda, como cantigas de amigo, tem inspiração popular e linguagem fácil. Muitas outras semelhanças podem ser observadas entre as músicas modernas e as cantigas de medievo.

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  20. “Analisando as canções acima foi possível perceber característica da cantiga de amor, pois há a presença do eu lírico feminino nas musicas “Os olhos nos olhos” e “Tatuagem”, diferentemente da musica “Minha senhora” e “Você é linda”, que revelam elementos das cantigas de amor, já que se observa o eu - lírico masculino declarando o seu profundo amor pela amada. Assim é visto que os cantores da nossa realidade passam isso com propriedade e lírica poética.

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  21. As cantigas do medievo são retratadas nas cantigas modernas principalmente nas músicas acima. Na música “Olhos nos Olhos” de Chico Buarque percebe-se as características das cantigas de amigo, com uma linguagem mais atual e com um contexto histórico diferente do medievo. A voz lírica feminina e a coita são descritas também, embora na música o sofrimento aparentemente faz parte de um passado já superado. A voz feminina assume o papel da mulher contemporânea que supera os obstáculos, a dor, uma mulher independente. Diferentemente das mulheres do medievo que choram ao ver o amado (amigo) partir essa mulher descrita na música espera ver a reação do “ex-amado” ao vê-la feliz e recuperada do seu abandono. Já na música de Caetano “Você é linda” o poeta cultua a sua amada, ele louva as qualidades dela: “linda”, “beleza esperta”; a voz lírica é masculina. O titulo da música de Gilberto Gil e Torquato Neto “Minha Senhora”, relembra a vassalagem amorosa do medievo, onde a dama tinha como posição de Senhora (mia senhor) e o homem se rebaixava a condição de seu vassalo.

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  22. As canções de compositores como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso entre outros, estabelecem um explicito diálogo com as cantigas medievais. Há canções que podem ser consideradas cantigas de amigo em que esses compositores colocam um eu lírico masculino que cultura a amada e te amor, por sua vez, não é correspondido. Outras canções enquadram-se nas cantigas de amigo, onde os compositores colocam um eu - lírico feminino que sofre á espera do amigo.

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  23. É notável e muito interessante a relação que há entre as cantigas trovadorescas e as cantigas modernas.
    As canções acima possuem tanto eu-lírico feminino, no caso das cantigas de amigo;quanto eu-lírico masculino tratando-se das cantigas de amor.
    É importante lembrar que as cantigas modernas são de grandes cantores e compositores brasileiros e o que é mais marcante é que há essa interação dos mesmos, com as cantigas do medievo.

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  24. A paralelística aqui traçada,é válida quando encontramos várias características em comum nas cantigas trovadorescas e em musicas de mpb contemporânea. Pode-se ressaltar em ambas as canções a presença de um eu-lírico feminino quando cantigas de amigo ("Você é linda", "Minha Senhora")e um eu-lírico masculino nas cantigas de amor, que retratam independentemente do gênero do eu-lírico, uma espera pela pessoa amada, ás vezes representado pela figura do amigo.

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  25. CANTIGAS MODERNAS EM DIÁLOGO COM O MEDIEVO
    Nas cantigas acima é interessante observar, que as mesmas possuem traços de canções trovadorescas, ou seja, possuem a presença de um eu lírico feminino em uma cantiga, e um eu lírico masculino em outra, onde ambos descrevem uma relação amorosa, onde muitas vezes não é correspondida, além de ser claro o uso recorrente de palavras com duplo sentido.

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