segunda-feira, 15 de março de 2010

Trovadorismo (1198 – 1418) por Wagner Batizelli

Contexto Histórico

Para quem acha que a literatura portuguesa inicia-se do nada está enganado. O primeiro movimento literário que se tem notícia é o Trovadorismo. Iniciou-se por volta de 1198, durante a guerra de reconquista do solo português. A região sul de Portugal estava sob o domínio árabe, mas foi totalmente reconquistado em 1249 pelo rei D. Afonso III.

Com esse tumulto, durante o processo de reconquista do território português, cavaleiros cristãos que vinham de diferentes partes da Europa iniciaram o processo de expulsão dos árabes (considerados indesejados) e ainda habitavam a Península Ibérica. Esse período da história ficou marcado pelo feudalismo, que foi o sistema político e econômico da Idade Média sustentado sobre a hierarquia de suseranos (proprietários de grandes extensões de terras) e vassalos (aqueles que se subordinam ao suserano e deviam prestar obediência, submissão e pagar taxas e contribuições).

A sociedade daquela época era tipicamente rural e o comércio bastante diferente daquele que conhecemos hoje, pois não existia o dinheiro. Eram feitas trocas de mercadorias e as principais atividades da época eram a pesca e a agricultura, cultivadas pelos servos. Nesta época medieval cercada por inúmeras guerras, os feudos tinham que se proteger de alguma forma. Assim como nós temos a proteção de nossos policiais, naquela época existiam os cavaleiros, além de proteger tinham a obrigação de servir a Deus, à Igreja e ao suserano.

Foram estes cavaleiros que fizeram parte das cruzadas, um dos mais importantes movimentos da Idade Média. As cruzadas, nada mais eram do que expedições armadas e patrocinadas pela Igreja, que tinham por objetivo recuperar os lugares santos que estavam sob o domínio muçulmano. A população da época tinha uma religiosidade aflorada e por conta disso tornou-se um marco na cultura medieval e tinha como fundamento o TEOCENTRISMO, ou seja, Deus era visto como o centro de todas as coisas.
Este pensamento só tornou-se possível, graças ao momento histórico caótico vivido na época. O povo procurava apoio e ajuda na religião para as dificuldades encontradas neste mundo e a salvação após a morte.

Manifestações Artísticas

Você sabe o que é arte românica e estilo gótico?
É muito simples entender a diferença entre os dois. Basta fazer uma breve observação e a diferença ficará bastante clara. A arte românica caracterizou o uso do arco redondo e paredes de pedras grossas. Predominou as linhas horizontais e janelas pequenas que foram construídas por peregrinos, viajantes e cruzados com mão-de-obra gratuita. Já no estilo gótico é fácil perceber que há uma leveza de estilo. As janelas são imensas, os vitrais são coloridos e as torres parecem mãos que se elevam ao céus em sinal de prece. É neste momento que a pintura e a escultura ganham maior autonomia e as figuras, passam a ter uma crescente humanização.

No estilo gótico percebemos que há uma leveza de estilo. As janelas são imensas, os vitrais são coloridos e as torres parecem mãos que se elevam ao céus em sinal de prece. É exatamente neste momento que a pintura e a escultura ganham maior autonomia e as figuras passam a ter uma crescente humanização.

A Poesia Medieval Portuguesa

Para aqueles que não fazem idéia do que são os textos poéticos da época medieval é simples entender. A poesia da época era acompanhada por dança e música, mais conhecidas por cantigas. Com essas manifestações, muitos artistas apareceram:
- Trovador: era o poeta que compunha as letras e as músicas das canções. Quase sempre era um nobre;
- Jogral, Segrel, Menestrel: Possuía condições financeiras inferiores e cantavam as poesias produzidas pelos trovadores;
- Soldadeira ou jogralesa: moça que cantava e tocava enquanto dançava.

A Poesia Lírico-Amorosa

Cantiga de Amor - Os portugueses não se limitavam à imitação e mostravam grande sinceridade e lirismo em suas composições. A cantiga de amor possui influência provençal, ou seja, ela vem lá de Provença, na França. A cantiga de amor tem como característica o ambiente palaciano, quer dizer, nos palácios dos reis. O eu-lírico é masculino, pois o trovador é quem fala a sua amada, mas sem revelar o seu nome. Na cantiga há o amor cortês. O trovador presta vassalagem amorosa a sua amada e a serve com fidelidade. Veja o trecho abaixo:
“Quer’eu maneira de proençal
Fazer agora um canto d’amor (...)”

Cantiga de Amigo - A cantiga de amigo é de origem popular e tem como característica o ambiente rural. A mulher é sempre uma camponesa, o eu-lírico é feminino, mas são escritas por homens. Na cantiga a mulher sofre muito porque está separada do amante ou namorado. Há também a presença de outros personagens que dialogam com a mulher, como as amigas, a mãe e elementos da natureza, como as flores, as ondas do mar etc. A concepção é mais humana do amor e há presença de paralelismo (construção que se repete com pequenas variações a cada estrofe). Veja um trecho da cantiga de amigo abaixo:
“ Ai eu coitada,
como vivo em gran cuidado
por meu amigo
que ei alongado! (...)”

A Poesia Satírica

No Trovadorismo observamos a presença das cantigas de escárnio e as de maldizer. Qual é a importância delas? As cantigas são importantes porque se aproximam da vida e dos costumes da sociedade. Contribuíram para o aprimoramento da língua literária e exploravam os jogos de palavras e ambigüidades. As cantigas referem-se à vida dos jograis e relatavam os escândalos, os vícios e excessos de toda ordem e rivalidade profissional. Além disso, eram feitas críticas ao burguês, ao nobre mesquinho, ao clero e a fraqueza dos nobres portugueses que não conseguiam derrotar os árabes.

O Desaparecimento do Trovadorismo e o Aparecimento da Prosa

Em um dado momento da história iniciou-se uma crise no sistema feudal. A falta de segurança nos feudos, a superlotação, a valorização da vida cortês e a influência da Igreja fizeram com que a estrutura feudal começasse a desaparecer de vez. Tudo virou uma verdadeira bagunça. Com essa intensa movimentação na história da Literatura Medieval houve o aparecimento da Prosa.

As mais conhecidas são as Novelas de Cavalarias que surgiram das Canções de Gesta (antigos poemas de assuntos guerrilheiros):
- Ciclo Clássico: envolve heróis da mitologia greco-romana;
- Ciclo Carolíngio: narra as aventuras de Carlos Magno e seus guerreiros;
- Ciclo Bretão ou Arturiano: narra as histórias e façanhas do rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
Temos um resumo do que foi o primeiro movimento literário em Portugal: o Trovadorismo.

Referências:
MARTINS, Patrícia e LEDO, Teresinha de Oliveira. Guia Prático da Língua Portuguesa. DCL Difusão Cultural, São Paulo, 2003.
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo, Cultrix, 2008
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa Através dos Textos. São Paulo, Cultrix, 1997
OLIVEIRA, Ana Tereza Pinto de e REIS, Benedicta Aparecida Costa dos. Mini-manual Compacto de Literatura Portuguesa: teoria e prática. São Paulo, Rideel, 2005

LEITURAS EXTRAS
Visite o espaço do Professor Cid Seixas:
http://cidseixas.blogspot.com/2007/11/entre-fico-e-cincia.html

27 comentários:

  1. Esses textos estão ótimos....
    Explica bastante sobre o tema "Trovadorismo".Achei bem legal!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a leitura sobre o trovadorismo feita por Wagner Batizelli. Principalmente porque ele expõe de maneira clara e objetiva questões relevantes do período medieval.
    Entre as questões abordadas, fiquei surpresa ao saber que o primeiro movimento literário que se tem notícia é o trovadorismo, iniciado durante as guerras de reconquistas do solo português em 1198.
    Com relação ao feudalismo, sistema político e econômico característico da idade média, percebe-se uma hierarquia evidenciada através da relação de suserania e vassalagem, em uma sociedade tipicamente rural.
    Os vassalos eram cavaleiros que tinham a obrigação de proteger e servir a Deus, à igreja e ao suserano, que era o proprietário de grandes extensões de terras.
    Segundo Wagner Batizelli, foram esses cavaleiros que fizeram parte das cruzadas, expedições armadas patrocinadas pela igreja.
    Na época do feudalismo, Deus era o centro de todas as coisas, e para Batizelli, esse pensamento só foi possível graças a opressão vivida pelo povo, que levou a uma espiritualidade exagerada, e uma fé cega, vendo na religião a solução para todos os problemas.
    As manifestações artísticas da época foram o estilo romântico e o gótico, sendo que esse se caracteriza pela leveza de estilo com linhas horizontais, e aquele com arcos redondo e paredes de pedras grossas.
    Com relação a poesia medieval portuguesa, ela era acompanhada por dança e música e eram chamadas de cantigas.Com essas manifestações, surgiram muitos artistas: Trovador, poeta que compunham as letras e as músicas das canções, quase sempre era um nobre. Jogral, Segrel, Menestrel, cantavam as poesias produzidas pelos trovadores, e possuíam condição financeira inferior. Havia também Soldadeira ou jogralesa; moça que tocava e cantava enquanto dançava.
    No período medieval, havia a poesia lírico-amorosa: cantiga de amor e a cantiga de amigo e também a poesia satírica.
    Contudo, nesse período medieval, em um dado momento da história, iniciou-se uma crise no sistema feudal, ocasionado pela superlotação, pela valorização da vida cortes, pela falta de segurança nos feudos e pela influência da igreja, os quais contribuíram para o desaparecimento da estrutura feudal.
    Assim, em meio a uma intensa movimentação na história, percebe-se o desaparecimento do trovadorismo e o surgimento da prosa, originados dos antigos poemas de assuntos guerrilheiros, denominados novelas de cavalaria, divididas em Ciclo Clássico, Carolíngio e Bretão.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A forma como Wagner Batizelli relata sobre o trovadorismo é bem interessante,pois este expõe de uma maneira clara pontos relevantes de tal movimento literário ocorrido em solo português.Ressaltando características da sociedade medieval tais como:o comércio,o teocentrismo(Deus como centro do universo), em nome de Deus matava-se e também morria-se.Mas foi nesse cenário que surgiu a poesia medieval portuguesa trazendo consigo as cantigas de amor,de amigo,a poesia sátirica.Cada uma com suas particularidades, com sua importância, porém com o fim do trovadorismo apareceu a prosa,sendo representada pelas novelas de cavalaria.

    ResponderExcluir
  5. Trovadorismo

    Vê-se, pelas palavras de Wagner Batiz, que o Trovadorismo foi o primeiro movimento literário da Literatura Portuguesa. Um período marcado por reconquistas, invasões, expulsões, tendo o Feudalismo como sistema político e econômico da Idade Média. Sociedade predominantemente rural com o comércio realizado via troca de mercadorias, bem como uma visão teocêntrica.
    Destaca-se o fato das poesias serem acompanhadas por danças e músicas, sendo as cantigas as mais conhecidas. Além de surgirem outros artistas como o trovador, o jogral, segrel, menegrel, soldadeira. Existência das poesias líricas, marcadamente as cantigas de amor e amigo, e as poesias satíricas, sendo as cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer.

    Poliana Sandra - 4° período - Letras Português - UNIMONTES

    ResponderExcluir
  6. O autor Vagner Batizelli ao falar sobre o Trovadorismo (1198-1418) vem nos mostrar de forma clara e suscinta como teve origem a Literatura Portuguesa. O texto apresenta descrições das atitudes, dos costumes e das situações vividas no período em questão, de absoluta relevância para o entendimento de como surgiu, segundo Batizelli, o primeiro movimento Literário de que se tem noticia. Batizelli expõe detalhadamente o processo histórico, proporcionando ao leitor uma fácil compreensão dos fatos ao traçar paralelos do período passado com o momento atual. Quanto às manifestações artísticas do período, Batizelli faz uma abordagem sobre a arte românica e estilo gótico trazendo informações que nos permite identificar e entender melhor tais manifestações. Ao falar sobre Poesias e Cantigas, Batizelli cita a Poesia Medieval, Poesia Lírico-Amorosa, a Cantiga de Amigo e a Poesia Satírica. Deste modo, o autor relata como eram os textos poéticos da época medieval e ressalta que a poesia da época vinha acompanhada por dança e música, mais conhecida como cantiga. Batizelli nos alerta ainda que através destas manifestações muitos artistas apareceram, com destaque para o trovador, que era o poeta que compunha a letra e as músicas das canções. Por fim, Vagner Batizelli expõe o momento conturbado em que o Trovadorismo desapareceu e surgiu a Prosa, com as conhecidas Novelas de Cavalarias.

    Christian-Les 4ºp Letras Unimontes

    ResponderExcluir
  7. A forma como Wagner Batiz retrata, me fez compreender melhor sobre o trovadorismo que foi o primeiro movimento literário da literatura portuguesa.
    Algo que achei interessante foi que como não tinham dinheiro, eram feitas trocas de mercadorias. As principais atividades daquela época eram a pesca e a agricultura, que eram cultivadas pelos próprios servos.
    Outro ponto importante era de que os cavaleiros eram como os policiais que temos nos dias de hoje.Eles além de proteger, tinham como obrigação servir à Deus e ao suserano.
    Foi um material de grande valia para mim!
    Rayane Arantes Santos 4º período/letras-português
    -Unimontes-

    ResponderExcluir
  8. Wagner Batizelli aborda o trovadorismo e aponta quais são as características mais relevantes sobre tal movimento literário. Assim,podemos perceber que ele iniciou-se no período do feudalismo, tendo uma sociedade rural com o comércio baseado na troca de mercadorias e com a mentalidade da época ligada ao teocentrismo. O autor trata das principais atividades da época, ou seja, a pesca e a agricultura e mostra ainda a existência dos cavaleiros que lutavam em nome e a favor da igreja.
    Trata ainda da luta desses cavaleiros nas cruzadas e da busca deles em recuperar terras santas que pertenciam à igreja católica.
    Aborda a arte românica e o estilo gótico, tratando de suas diferenças, clarificando a autonomia, bem como uma crescente humanização de tais manifestações artísticas.
    Batizelli trata também da poesia lírico-amorosa, falando das cantigas de amor e de suas principais características, de suas influências, do ambiente palaciano e de como o trovador fala sobre sua amada. Já nas cantigas de amigo, tem-se um ambiente rural, com eu - lírico feminino de origem popular.
    Há a abordagem sobre as poesias satíricas, com as cantigas de escárnio e de maldizer, tratando ainda do surgimento da prosa com as novelas de cavalaria.
    Dessa forma, o autor expõe de forma coerente e clara um estudo sobre o trovadorismo, analisando suas principais características e fazendo-nos entender um pouco mais sobre o assunto.

    Camila Polyane 4° período-Letras Português

    ResponderExcluir
  9. Tendo-se como base os estudos feitos acerca do Trovadorismo podemos observar que foi uma época em que o sistema econômico-político predominante era o Feudalismo. O feudalismo tinha como princípios básicos os senhores feudais donos dos feudos, em seguida seus vassalos e por fim, mas não menos importante o Clero, que representava o poder da Igreja Católica. Nessa época havia um grande eixo norteador da cultura e de toda vida: o teocentrismo, uma vez que tudo girava em torno de Deus.
    A poesia da época Medieval Portuguesa era acompanhada por dança e canção e eram mais conhecidas por cantigas. As poesias lírico-amorosas eram compostas pelas cantigas de amigo e cantigas de amor. A primeira basicamente é de origem popular e a mulher é sempre uma camponesa, o eu - lírico é feminino, mas são escritas por homens. Na segunda o eu - lírico é masculino, pois o trovador se dirige a sua amada. Há o amor cortês. O trovador é servil a sua amada. Há também a poesia satírica com caráter de aprimorar a língua literária, já que exploravam os jogos de palavras e ambigüidades. Aproximam-se da vida e dos costumes da sociedade. E críticas eram feitas ao burguês, ao nobre e ao clero.
    O sistema feudal começou a entrar em declínio e foi justamente nessa época que começou a surgir a prosa. As que tiveram maior repercussão foram as Novelas de Cavalaria, subdividida em três fases: clássica, carolíngia e bretã ou arturiana.

    ResponderExcluir
  10. Wagner Moura Batizelli descreve muito bem sobre o trovadorismo e suas características.É muito importante conhecermos o contexto histórico de tal conteúdo,pois assim compreenderemos com maior facilidade esses movimentos.Nota-se que a população tinha uma religiosidade muito grande e isso se tornou marca na cultura medieval,sedo assim, tinham como fundamento o teocentrismo,ou seja,Deus como centro de todas as coisas.A situação dificil que a população vivia no momento contribuiu para que esse pensamento se tornasse possível,visto que, o povo procurava apoio na religião para as difilculdades encontradas neste mundo e a salvação após a morte.
    O autor descreve também a diferença entre arte romântica e estilo gótico.A arte romântica se caracterizou pelo uso do arco redondo e paredes de pedras grossas.Já o estilo gótico tem uma leveza de estilo,sendo as janelas imensas ,os vitrais coloridos e as torres parecem mãos que se elevam ao céus em sinal de prece.É interessante que Wagner também relata como as manifestações artisticas aparecem,fala da poesia Lírico-amorosa "cantiga de amigo" e "cantiga de amor",da poesia satírica e também do desaparecimento do trovadorismo e o aparecimento da prosa.
    Em síntese o escritor amplia nossos conhecimentos, pois descreve o texto de forma simples e clara, abordando todos os aspectos importantes e necessários para a compreessão de tais conteúdo.

    ResponderExcluir
  11. O Trovadorismo iniciou-se por volta de 1198,durante a guerra de reconquista do solo português.Nesse contexto, Wagner Batizelli retrata muito bem esse período, explorando as principais características que abarcam essa época.Percebe-se que o feudalismo, já em declínio, teve um intenso reflexo na linguagem da poesia amorosa, sendo as cortes dos reis e dos grandes senhores feudais o centro de produção cultural e literária. Nota-se também,que a reconquista do território, dominado pelos árabes desde o século VIII, faz prolongar, na nobreza ibérica, o espiríto guerreiro e aventureiro das Cruzadas, o que explica o gosto tardio em Portugal pelas novelas de cavalaria.E por fim, observa-se que o profundo espírito religioso medieval e teocêntrico refletirá nessas novelas, na poesia de temática religiosa e nas hagiografias.
    A poesia desse época não era escrita para ser lida por um leitor solitário, mas para ser cantada e acompanhada por um coro e por instrumentos musicais. Os autores das cantigas são chamados trovadores e eram pessoas cultas, quase sempre nobres.Desse modo, as cantigas trovadorescas se classificam quanto ao gênero, podendo ser do gênero lírico ou satírico. As cantigas de amor e de amigo pertencem ao primeiro e as cantigas de escárnio e maldizer ao segundo.Nas cantigas de amor há a presença de um eu-lírico masculino, expressando de maneira contundente a vida da corte e as convenções do amor cortês, como a idealização da mulher e a vassalagem amorosa.Nas cantigas de amigo existe a presença de um eu-lírico feminino, em que o tratamento é dado ao namorado:amigo. Essa cantiga expressa a vida campesina e urbana, retrata ainda, um amor realizado ou possível - sofrimento amoroso. Contudo, enquanto as cantigas de amor possuem uma origem provençal, as cantigas de amigo apresentam origem popular.Em contrapartida, temos as cantigas satíricas. Nas cantigas de maldizer existem a presença de frases diretas, sem equívocos, existindo toda uma intenção difamatória que é concretizada pelo uso de palavrões e xingamentos. Nas cantigas de escárnio, as frases são indiretas, utilizando-se da ironia e do equívoco.
    Diante do que foi mencionado e pelos estudos realizados, depreende-se que o Trovadorismo foi cedendo terreno à Prosa, em virtude da crise no sistema feudal, o que gerou uma bagunça, agravando uma intensa movimentação na história da Literatura Medieval.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O autor do texto expõe de forma bastante clara os aspectos relevantesdo período medieval. Através do conhecimento do contexto histórico da época, clarificamos, ainda mais, as características de determinada produção literária.
    Chamou minha atenção o sistema de comércio do momento e, principalmente, as cantigas de maldizer,que se utilizavam da sátira e de palavras obscenas.
    Fico imaginando a repercursão dessas cantigas na sociedade vigente, pois até hoje, cantigas com tais características geram certa aversão e contrangimento.
    No mais, considero o texto de Wagner Batizelli essencial para compreensão de como realmente se iniciou a produção literária portuguesa, visto que aborda de maneira clara e bem elaborada as informações relevantes acerca das cantigas trovadorescas.

    ResponderExcluir
  14. O trovadorismo foi o primeiro movimento literário da literatura portuguesa. Wagner Batiz expõe de maneira clara e objetiva questões relevantes do período medieval. A sociedade daquela época era tipicamente rural e o comércio bastante diferente daquele que conhecemos hoje, pois não existia o dinheiro. O texto trata de outro assuntos com as cantigas de maldizer, que eram obscenas e satíricas, o que, certamente, gerava aversão e constrangimento à população daquela época.
    Sem dúvida, um texto bastante rico!

    ResponderExcluir
  15. Trovadorismo desenvolveu-se num período chamado feudalismo. Nessa época houve manifestações artísticas na arquitetura e escultura. Percebe-se as difernças nas manifestações dos artistas que foram influenciados pelo momento em que viveram, por exemplo: no período romano, via-se construções retilíneas com linhas horizontais, já no feudalismo, o estilo denomindo gótico, usou vitris coloricos e torres altas e pontiagudas que os cristãos ao ver essas construções, voltavam seus olhares para o céu( Deus), uma vez que se seguia o teocentrismo e por conseguinte Ele era oniótente.
    O sistema político feudal foi usado também por poetas nas cantigas de amor, nas quais o eu-lírico colocava-se como vassalo de sua amada, a qual desconhecia este sentimento.

    ResponderExcluir
  16. As origens da literatura portuguesa remontam ao século XII, quando Portugal se constituiu como um país independente. Nessa época, com a unificação da linguagem de Portugal e Galiza, passou-se a utilizar a língua galego-portuguesa.

    Dois traços marcantes devem ser lembrados para uma visão da sociedade da época: o teocentrismo, no plano religioso, e o feudalismo, no plano político-econômico.

    Com o teocentrismo, isto é, a centralização da vida humana em Deus, expressava-se a intensa religiosidade, que acompanhou toda a luta dos portugueses .

    Com o feudalismo, os nobres que possuíssem feudos exerciam os poderes do governo por meio de um sistema de vassalagem, que era baseado numa espécie de contrato que implicava obrigações mútuas entre o senhor e o vassalo. Os vassalos obedeciam ao senhor e o serviam pela proteção e ajuda econômica que dele recebiam. Esse sistema de vassalagem refletiu-se na poesia trovadoresca, principalmente nas cantigas de amor, em que o trovador se colocava normalmente na condição de vassalo diante da dama.

    ResponderExcluir
  17. A poesia trovadoresca portuguesa sofreu influência do período em que surgiu, a Idade Média. Para entendermos as características das manifestações literárias desse período é importante saber sobre alguns aspectos históricos. Podemos citar o feudalismo, a reconquista do território, o teocentrismo, a sociedade dividida em classes e submissa. Existia a poesia lírico-amorosa, pertencia a esta a cantiga de amor e a cantiga de amigo. A poesia satírica, participava desta as cantigas de escárnio e as de maldizer; essas poesias eram cantadas a um público ouvinte; cada cantiga se diferencia, cada uma possui suas próprias características. O declínio do trovadorismo ocorreu simultâneo ao declínio do sistema feudal. Logo após a decadência da poesia medieval surge a prosa medieval portuguesa.

    ResponderExcluir
  18. O trovadorismo, sendo o primeiro movimento literário da literatura portuguesa. Ao ser abordado e relatado por Wagner Batizelli, nos mostra de maneira mais clara os aspectos e características presentes no mesmo.Também observamos que em determinado momento o trovadorismo veio a desaparecer, causando o surgimento da prosa, através das conhecidas novelas e cavalaria,que tinha como aspectos principais a coragem dos cavaleiros,eo amor serviu a Deus.

    ResponderExcluir
  19. Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.
    O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.
    Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).

    ResponderExcluir
  20. Os historiadores costumam limitar o Trovadorismo entre os anos de 1189 (ou 1198?) e 1385. Mais importante que essas datas convencionais é saber que o Trovadorismo corresponde à primeira fase da história portuguesa ao período da formação de Portugal como reino independente. É o período literário que reúne basicamente os poemas feitos pelos trovadores para serem cantados em feiras, festas e nos castelos durante os últimos séculos da Idade Média. É contemporâneo às lutas pela independência e ao surgimento do Estado português e à dinastia de Borgonha, subdivide-se em três categorias: cantigas de amigo, cantigas de amor e cantigas de escárnio e maldizer. Chegaram até nós três coletâneas de poesias: o Cancioneiro da Vaticana, o Cancioneiro da Biblioteca Nacional e o Cancioneiro da Ajuda, todos eles contendo composições que vão do século XII ao século XIV. Os trovadores mais famosos foram o rei Afonso X de Castela e o rei D. Dinis de Portugal

    REFERÊNCIA: http://www.jackbran.pro.br/literatura/trovadorismo_portugues.htm

    ResponderExcluir
  21. O trovadorismo é considerado o primeiro movimento literário, iniciou-se em 1198 durante a formação de Portugal como reino independente. Nesse processo da reconquista do solo português os cavaleiros cristãos que serviam a Deus e a igreja tinham que expulsar os árabes da Península Ibérica, onde predominava o Feudalismo. Alguns aspectos desse contexto histórico vão ser retratados nas manifestações literárias. A poesia não era escrita para cantada, originando o nome de cantigas, sempre ligada a musica, eram apresentadas coletivamente. As cantigas compostas pelos poetas trovadores eram interpretadas pelo jogral, pelo segrel e menestrel, que são artistas agregados a corte. As cantigas se dividem em gênero lírico (cantigas de amigo e cantigas de amor) e gênero satírico (cantigas de maldizer e cantigas de escárnio). As cantigas de amigos se caracterizam pela: voz lírica feminino; expressão da vida campesina e urbana; realismo com gatos comuns da vida cotidiana; paralelismo e refrão; origem popular; simplicidade – pequenos quadros sentimentais; tratamento do namorado como amigo. As cantigas de amor têm como características voz lírica masculina; expressão da vida da corte; convenção de amor cortês, a idealização, vassalagem amorosa, expressão da coita; origem provençal; tratamento a mulher amada de mia senhor. As cantigas de escárnio e maldizer trata da vida social da corte, fatos políticos, detalhes da vida íntima da aristocracia, dos trovadores e dos jograis. As cantigas de escárnio utilizam o equívoco e a ironia, são sátiras indiretas; as cantigas de maldizer são diretas, sem equívocos, utilizam palavrões e xingamentos, sua intenção é difamatória.

    ResponderExcluir
  22. Contexto histórico: O primeiro movimento literário de Portugal foi o Trovadorismo. O território português passou por um processo de reconquista, esse período ficou marcado pelo feudalismo que era o sistema político da Idade Média. Nesta época, aconteceu um movimento cruzadas, em que os cavaleiros iam á expedições armadas para recuperar os lugares santos que estavam sob o domínio dos muçulmanos. A população buscava apoio e ajudar na religião, Deus era o centro de tudo.
    Manifestações artísticas: Neste contexto medieval, é abordada a arte românica e o estilo gótico. A arte românica caracterizou-se no uso do arco redondo e paredes de pedras grossas. Já no estilo gótico há uma leveza de estilo, as janelas são imensas, os vitrais são doridos e as torres parecem mãos que se elevam ao céu em sinal de prece.
    A poesia lírico-amorosa: As poesias líricas subdividem-se em cantigas de amor e cantigas de amigo. A poesia satírica: São as cantigas de escárnio e as de Maldizer.
    O desaparecimento do trovadorismo e o aparecimento da prosa, em um dado momento iniciou-se uma crise no sistema feudal. Com essa intensa movimentação na história da literatura medieval, houve o aparecimento da Prosa, as mais conhecidas são as novelas de cavalaria.

    ResponderExcluir
  23. O Trovadorismo de acordo com o texto muito interessante de Wagner Batizelli, é o primeiro movimento literário de que se tem notícia, ele inicio-se por volta de 1198 durante a guerra de reconquista de Portugal.O contexto histórico do surgimento do Trovadorismo é marcado por uma sociedade que vivia de acordo com o feudalismo, ou seja, a sociedade era rural, não existia dinheiro e os feudos eram protegidos das guerras que ocorriam constantemente, pelos cavaleiros da época.
    As manifestações artísticas desse péríodo ocorriam através das poesias medievais portuguesas, que eram divididas em: poesias lírico-amorosas e poesias satíricas e posteriormente houve o aparecimento da poesia medieval.

    ResponderExcluir
  24. Wagner Batiz ajuda-nos a clarificar a ideia de que realmente foi o trovadorismo o primeiro movimento literário da Literatura Portuguesa. O autor, além de procurar deixar essa ideia bem clara, ainda procura nos contextualizar, expondo todo o contexto histórico que permeava essa época: Feudalismo.
    Isso nos ajuda a explicar e a fundamentar muitas das características que a literatura desse perpiodo possuía, literatura essa, que sofria a influência do meio.
    Texto muito interessante e construtivo!

    ResponderExcluir
  25. Através da leitura do texto de Wagner Batizelli podemos observar de forma clara e objetiva as caracteristicas do Trovadorismo.
    Esse movimento se deu no momento histórico do Feudalismo e é nesse contexto em que aparecem também as criações literários trovadorescas. O autor expõe os pricipais aspectos da época como: uma sociedade rural, comércio baseado na troca de mercadorias e predominância do Teocentrismo.
    Acompanhadas por música e dança, as poesias da época Medieval Portuguesa eram mais conhecidas por cantigas. Cantigas de amigo e de amor eram as poesias lírico-amorosas. A primeira basicamente é de origem popular e o eu-lírico é feminino, mas são escritas por homens. Na segunda o eu-lírico é masculino, pois o trovador se dirige a sua amada.
    O Feudalismo começou a entrar em declínio e então começa a surgir a prosa. As que tiveram maior repercussão foram as Novelas de Cavalaria, subdividida em três fases: clássica, carolíngia e bretã ou arturiana.
    A leitura foi bem interessante!

    ResponderExcluir
  26. O texto de Batizelli aborda o Trovadorismo de 1189 a 1418, na Literatura Portuguesa.Ressalta acontecimentos como as Cruzadas, o sistema mercantilista e suas trocas e as diferenças artísticas entre o gótico e o românico. A poesia desse momento era acompanhada de música e dança divindo-se em dois tipos: a poesia lírico-amorosa (que poderia ser uma cantiga de amor e/ou de amigo) e a poesia satírica (que poderia também, ser uma cantiga de escárnio e/ou maldizer). Além de tais aspectos,acontece nesse período o desaparecimento do Trovadorismo e o surgimento da Prosa, dado em grande parte pelo surgimento do que poderíamos pretensamente chamar de um pré-capitalismo, onde são deixadas de lado as práticas mercantilistas, tais como a troca de mercadorias pelo uso corrente da moeda.
    Com o surgimento da prosa, acontecem as novelas de cavalaria, onde encontra-se as canções de gesta; que tratam-se de poemas antigos sobre assuntos guerrilheiros. Dentro desse período, há uma divisão tripartite de ciclos: o clássico, que aborda a mitologia greco-romana; o carolíngeo, que narra as aventuras do rei Carlos Magno e seus companheiros; e o ciclo bretão/arturiano, que contas as histórias do rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

    ResponderExcluir
  27. O trovadorismo, por ter sido o primeiro movimento literário da literatura portuguesa, ao ser relatado por Wagner Batizelli, podemos observar de forma nítida as características mais marcantes do mesmo, além de podermos notar também as características inerentes a sociedade daquela época, como por exemplo, a sociedade era tipicamente rural, o comércio era bastante diferente daquele que conhecemos hoje, pois não existia o dinheiro.Eram feitas trocas de mercadorias e as principais atividades da época eram a pesca e a agricultura, cultivadas pelos servos. Nesta época medieval havia inúmeras guerras, os feudos tinham que se proteger de alguma forma, além de que naquela época existiam os cavaleiros, além de proteger tinham a obrigação de servir a Deus, à Igreja e ao suserano.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto