sábado, 7 de maio de 2011

ANA LÚCIA CARDOSO PEREIRA

Crônicas


Exercício – a propósito do texto
1- Pode-se dizer que quando os dois homens eram mortos el-rei repousava e comia, fato comprovado na seguinte passagem do texto: “e todo feito ante os paaços onde el pousavava, de guisa que comendo oolhava quanto mandava fazer.”
2- É característica marcante de Fernão Lopes a capacidade de aproximar o leitor do texto, a linguagem simples e as estratégias de fazer os fatos narrados reais, colaboram bastante para que se tenha uma leitura proveitosa.
3- A palavra Coelho como substantivo próprio é o sobrenome de uma pessoa, já coelho como substantivo comum refere-se ao animal.
4- A crítica feita por Fernão aos reis tem fundamentos, já que ele coloca que os reis ocupando a posição que ocupam deveriam ter mais zelo e fazer valer o que lhes era dever, ou seja, o que os reis falavam que faziam não estava de acordo com a verdade, pois eles não cumpriam seus papéis.

A propósito dos textos
1- Redondilha maior.
2- Aproxima-se mais das cantigas de amigo, porque o eu-lírico é uma mulher apaixonada, que sofre pela partida do amado e o feminismo, o esteticismo e o formalismo, fazem com que isso se comprove.
3- Os olhos servem para representar os sentimentos da pessoa, através deles de pode saber o que se sente de verdade.
4- O verso vem mostrar que quem fala demais, tende a pagar por isso.

Exercício: a propósito do texto
1- Os personagens Todo mundo e Ninguém, representam, respectivamente, as pessoas que se apegam à riquezas e bem materiais, sendo como a maioria das pessoas do mundo, e as pessoas mais humildes que se apegam à religiosidade e à fé, preocupando-se com a salvação, mostrando a minoria das pessoas domundo.
2- Através das falas de Berzebeu pode-se saber, com real clareza, o que pensam as pessoas, e pelos pensonagens Todo mundo e Ninguém, isso se faz visível, uma vez que mostram a realidade do mundo.
3- Berzebeu é mais ativo, pois tem um caráter mais provocativo e independente e Dinato mais passivo, porque está sendo mais influenciado e conduzido, entende-se que Gil Vicente propõe com isso um clima cômico e descontraído ao texto.
4- A formalidade do texto pode ser percebida por dois âmbitos, o primeiro é estético, já que os versos estão organizados e arrumados em uma estrutura, o segundo é do próprio contexto, que nos mostra o personagem Todo mundo trazendo as mentiras e o personagem Ninguém tratando da verdade.
5- Sim, porque isso é bem a realidade mesmo, a maioria das pessoas estão ligadas ao dinheiro (Todo mundo) e a minoria buscam refletir, usar a consciência para as coisas boas (Ninguém).

Exercícios e Testes
1- O autor é Luís de Camões, e como característica marcante podemos citar o discorrer de uma sociedade que caminha para o desenvolvimento, sem deixar de lado o heroísmo delegado aos seus.
2- As palavras são de Gil Vicente. Uma outra crítica é feita por ela ao povo, porque se deixam levar por qualquer coisa e à nobreza que não cumpre com seus deveres.
3- a) A primeira estrofe contém sete sílabas poéticas em cada verso.
b) Rimas interpoladas
c) Um querer.
d) A idealização feminina vai poder ser vista na poesia amorosa dos séculos seguintes, isso vai ser bem recorrente, porque a mulher é tratada como ser sublime e inalcançável.
4- c)

5- b)

6- b)

7- a)

8- a)

9- c)

10- c)

11- d)

12- c)

13- a)

14- e)

15- a)

16- e)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto