sábado, 7 de maio de 2011

TEREZINHA - Crônica

Sobre a crônica de Fernão Lopes

1-O rei encontrava-se alimentando no momento em que os dois homens eram assassinados. A passagem que comprova é a seguinte:...”guisa que comendo olhava quanto mandava fazer”...
2-Percebe-se na leitura de Fernão Lopes uma linguagem em estilo simples,apesar de um português arcaico,com amplo domínio das palavras,isso nos mostra o verdadeiro artista que foi.
3-Coelho empregado como substantivo próprio representa o nome de um dos assassainos.Enquanto que coelho como substantivo comum é somente animal.
4-Concordo.Uma vez que os reis sendo representantes da sociedade,teriam que honrrar seus papéis,defendendo a verdade e o povo,no entanto entravam em contradição ao tomar decisões que não eram adequadas com a posição dos seus cargos.

Sobre os dois textos
1-No primeiro texto a métrica é regular,os versos são redondilhas maiores contendo sete
silabas poéticas.O segundo há uma irregularidade na contagem das sílabas.
2-O poema aproxima-se mais da cantiga de amigo,pois o eu lírico feminino lamenta a ausência do amado não podendo tê-lo por perto,portanto há uma certa tristeza e sofrimento da mulher pelo seu amado.Diferente da cantiga de amor onde há um destaque para as qualidades da mulher amada e o amor não é correspondido.
3-Os olhos passam o significado do verdadeiro sentimento que o eu lírico sente e transmite a pessoa amada.
4-No verso:”...língua que me condenasse”Francisco de Sousa mostra a língua sendo esse canal que externa suas tristezas com relação ao ser amado.
Exercícios do Teatro Vicentino
1-O personagem “Todo Mundo”no auto da Lusitânia representa a figura de um homem rico que busca o dinheiro o tempo todo.E”Ninguém”homem pobre,representa um personagem simples que busca a consciência.
2-As falas de Berzebu instiga Dinato a escrever ainda mais.Inscita Dinato a acrescentar a verdade sobre Todo Mundo e Ninguém.
3-Berzebu e Dinato configuram-se como passivos.Ele quis mostrar que os diabos não tem poder total sobre o ser humano.
4-Um dos aspectos formais presente no texto é a relação antitética entre “vida/morte”e também a presença da ironia entre os nomes próprios Todo Mundo e Ninguém.
5-A fala de Berzebu tem sentido,uma vez que as pessoas não possuem consciência passando por cima de qualquer coisa para para obter certas vantagens.
Exercícios e testes
1-As palavras foram citadas por Fernão Lopes.E caracteriza por seu interesse em retratar a vida da sociedade.
2-O texto refere-se a categoria Vicentina por conter ironia e sátira que o autor usava para retratar as classes sociais da época.Além do clero Gil Vicente criticava o povo por aceitar tudo passivamente.
3-a)A primeira estrofe é uma redondilha maior.
b)O esquema de rimas é que elas são interpoladas.
c)Um sinônimo de vontade é “querer”.
d-O poeta utiliza uma oposição entre razão e desejo,por isso quem usa a razão sem satisfazer o desejo vive em liberdade.
4-c
5-b
6-b
7-a
8-a
9-c

10-c
11-d
12-c
13-a
14-e
15-a
16-e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto