quarta-feira, 18 de maio de 2011

FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM (AVALIATIVA)

CLASSICISMO

TEXTO 1: Mote alheio

Perdigão perdeu a pena,
Não há mal que lhe não venha.

Voltas

Perdigão que o pensamento
Subiu a um alto lugar,
Perde a pena do voar,
Ganha a pena do tormento.
Não tem no ar nem no vento
Asas com que se sustenha:
Não há mal que lhe não venha.
Quis voar a uma alta torre,
Mas achou-se desasado;
E, vendo-se depenado,
De puro penado morre.
Se a queixumes se socorre
Lança no fogo mais lenha:
Não há mal que lhe não venha.

TEXTO 2


Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
Lhe fora assi negada a sua pastora,
Como se a não tivera merecida,

Começa de servir outros sete anos,
Dizendo:- Mais servira, se não fora
Pera tão longo amor tão curta a vida!


Este soneto remonta a uma passagem bíblica que narra à história do pastor Jacó e de seu amor por Raquel. Esta, filha de Labão, tinha uma irmã mais velha: Lia. Para casar-se com Raquel, Jacó submeteu-se à condição imposta por Labão: trabalhar para ele por sete anos. Findo este prazo, Labão entregou-lhe Lia (segundo a tradição, a filha mais velha devia ser a primeira a se casar). Desapontado, Jacó desposou Lia, mas continuava desejando Raquel. O pai da moça, então, propôs-lhe novamente o mesmo acordo.
Assim se fez: Jacó trabalhou mais sete anos para ter Raquel mas, segundo a bíblia, “eles se mostraram aos seus olhos como apenas alguns dias, por causa de seu amor por ela”.


TEXTO 3

Busque Amor novas artes, novo engenho,
Pera matar-me, e novas esquivanças;
Que não pode tirar-me as esperanças,
Que mal me tirará o que eu não tenho.

Olhai de que esperanças me mantenho!
Vede que perigosas seguranças!
Que não temo contrastes nem mudanças,
Andando em bravo mar, perdido o lenho.

Mas, conquanto não pode haver desgosto
Onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal que mata e não se vê;

Que dias há que na alma me tem posto
Um não sei quê, que nasce não sei onde,
Vem não sei como, e dói não sei por quê.

A propósito dos textos

1-No texto 1, Camões trabalha com várias palavras de duplo significado. Dê dois exemplos tirados do texto.

2-Relacione o texto 1 com aquele famoso provérbio que diz “Quanto mais alto o vôo, maior a queda”.

3-Seria possível relacionar Perdigão com Portugal? Justifique a resposta.

4-De que modo Camões vê o amor no texto 2?

5-E o Amor, no último terceto do texto 3?

6-A quase totalidade dos poetas, em todos os tempos, escreveu sobre o Amor. Cite algumas palavras relacionadas ao Amor, escritas por um poeta, ou mesmo por um compositor popular, que ficaram marcadas em você.

TEXTO 4

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

CAMÕES, Luís Vaz de. In: Obras completas. 4. ed. Lisboa, Sá da Costa, 1971.
A propósito do texto

1- Qual o nome que se dá a esse tipo de composição poética (14 versos divididos em dois quartetos e dois tercetos)?

2- O poeta repete várias vezes a forma verbal é, com a função de ligar um predicativo a um sujeito. Qual o sujeito desses verbos?

3- Qual a característica maior de todos os predicativos que aparecem no texto?

4- O texto apresenta várias antíteses. Qual seria a maior delas?

5- Você acredita que o Amor traz amizade aos corações humanos? Por quê?

TEXTO 1

Estrofe 106, Canto I

No mar tanta tormenta e tanto dano,
Tantas vezes a morte apercebida!
Na terra tanta guerra, tanto engano
Tanta necessidade aborrecida!

Onde pode acolher-se um fraco humano,
Onde terá segura a curta vida,
Que não se arme e se indigne o Céu sereno
Contra um bicho da terra tão pequeno?


TEXTO II

Estrofe 37-40, Canto V

Porém já cinco Sóis eram passados
Que dali nos partíramos, cortando
Os mares nunca de outrem navegados,
Prosperamente os ventos assoprando,
Quando uma noite, estando descuidados
Na cortadora proa vigiando,
Uma nuvem, que os ares escurece,
Sobre nossas cabeças aparece.

Tão temerosa vinha e carregada,
Que pôs nos corações um grande medo.
Bramindo, o negro mar de longe brada,
Como se desse em vão nalgum rochedo.
-“Ó Potestade- disse sublimada,
Que ameaço divino ou que segredo
Este clima e este mar nos apresenta,
Que mor cousa parece que tomenta?”

Não acabava, quando uma figura
Se nos mostra no ar, robusta e válida,
De disforme e grandíssima estatura,
O rosto carregado, a barba esquálida,
Os olhos encovados, e a postura
Medonha e má, e a cor terrena e pálida,
Cheios de terra e crespos os cabelos,
A boca negra, os dentes amarelos.

Tão grande era de membros, que bem posso
Certificar-se que este era o segundo
De Rodes estranhíssimo Colosso.
Que um dos sete milagres foi do mundo.
Cum tom de voz nos fala horrendo e grosso,
Que pareceu sair do mar profundo.
Arrepiam-se as carnes e o cabelo
A mi e a todos, só de ouvi-lo e vê-lo.

A propósito dos textos


1-Qual a relação estabelecida pelo Poeta entre o homem e o Céu?

2-Haverá um lugar “onde o homem terá segura sua curta vida”?

3-Na música “Os argonautas”, Caetano Veloso lembra os versos camonianos e as palavras de Fernando Pessoa, ao afirmar:

“O barco
meu coração
não agüenta
tanta tormenta
alegria
meu coração
não contenta
o dia, o março
meu coração
o porto, não
navegar é preciso
viver não é preciso”


Navegar pode ter seu significado ampliado, ter um sentido conotativo.
Como você o interpreta?

4- As estrofes do texto 2 pertencem a um famoso episódio de Os lusíadas. Qual é o episódio? Qual o seu significado no contexto do poema?

5- Potestade significa ‘autoridade’, ‘poder’. E Rodes o que seria? Qual a relação que tem com “um dos sete milagres do mundo”?


Exercícios e testes

1- Leia os versos de Drummond:

“Este, de sua vida e sua cruz
Uma canção eterna solta aos ares.
Luís de ouro vazando intensa luz
Por sobre as ondas altas dos vocábulos.”

Nestes versos de Carlos Drummond de Andrade destacam-se dois sentidos para a navegação do Luís. Quais são?

2- O professor Hernani Cidade, na abertura de seu livro A literatura portuguesa e a expansão ultramarina, narra o seguinte episódio:

“Quando os nautas do Gama desembarcaram em Calecute, foi um deles interrogado sobre os motivos da viagem, e consta que respondeu:
‘-Viemos buscar cristãos e especiarias’.
Dava o marinheiro, na singeleza da resposta, a completa finalidade dos objetivos: a mistura, bem humana, da ganância comercial com proselitismo religioso.”

Relacione a resposta do marinheiro português com o momento histórico que marcou a viagem de Vasco da Gama às Índias (1497-99).

3- Um dos mais famosos sonetos de Camões assim se inicia:

“Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.”

Você diria que no quarteto apresentado podemos perceber a visão platônica que Camões tem do amor? Por quê?

4- Leia para analisar:

“Destarte, enfim, conformes já as fermosas
Ninfas com seus amados navegantes,
Os ornam de capelas deleitosas
De louro e de ouro e flores abundantes.
As mãos alvas lhe davam como esposas;
Com palavras formais e estipulantes
Se prometem eterna companhia,
Em vida e morte, de honra e alegria.”

Quem escreveu a estrofe acima?
a) Luís de Camões c) Gil Vicente e)Antero de Quental
b)Almeida Garrett d)Fernando Pessoa


5- Veja o poema que se segue:
“No mar, tanta tormenta e tanto dano,
Tantas vezes a morte apercebida;
Na terra, tanta guerra, tanto engano,
Tanta necessidade aborrecida!
Onde pode acolher-se um fraco humano,
Onde terá segura a curta vida,
Que não se arme e se indigne o Céu sereno
Contra um bicho da terra tão pequena?”

Nessa estrofe, Camões:
a) exalta a coragem dos homens que enfrentam os perigos do mar e da terra.
b) considera quanto o homem deve confiar na providência divina que o ampara nos riscos e adversidades.
c) lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
d) propõe uma explicação a respeito do destino do homem.
e) classifica o homem como um bicho da terra, dada a sua agressividade.

6- Assinale a correta: Camões...

a) nasceu no dia 10 de junho de1580.
b) escreveu uma epopéia publicada no ano de 1572.
c) tomou a Divina Comédia como modelo de seu poema.
d) foi amigo de Gil Vicente, com quem conviveu na corte.
e) esteve na Itália, de onde levou para Portugal os princípios da estética clássica.

7- O poema Os lusíadas, de Camões, se inclui entre as produções poéticas de forma fixa. Encerra 8.816 versos, todos com o mesmo número de sílabas. Que número é esse?

a)5 b)7 c)12 d)10 e)n.d.a.


8- A “oitava rima”, trazida da Itália por Sá de Miranda, foi adotada por Camões no poema Os lusíadas. Qual a disposição correta da “oitava rima”?

a) o 1º. com o 2º., o 3º. com o 4º., o 5º.com o 6º., o 7°.com o 8º.
b) o 1º. com o 3°.e o 5º., o 2º.com o 4º.e o 6º., o 7º.com o 8°.
c) o 1º. com o 3º., 5º.e 7º.;o 2º.com o 4º.,6º.e 8º.
d) n.d.a.

9- Camões distinguiu-se, na literatura portuguesa, entre outras razões:
a) por ter sido o primeiro escritor clássico de Portugal
b) por ter sido o maior caricaturista da sociedade portuguesa do século XVI
c) por ter criado o teatro popular
d) por ter escrito a melhor interpretação poética dos valores espirituais, morais e cívicos distinguiam a civilização portuguesa.

10- Na proposição de Os lusíadas, Camões afirma que vai cantar:

a) as navegações de Grécia e Tróia.
b) o que a musa antiga canta
c) as obras valorosas dos antigos romanos
d) as guerras, as navegações, a história dos reis e dos homens ilustres portugueses.


11- Em Os lusíadas, Camões:

a) narra a viagem de Vasco da Gama às Índias.
b) tem por objetivo criticar a ambição dos navegantes portugueses que abandonam a pátria à mercê dos inimigos para buscar ouro e glória em terras distantes.
c) afasta-se dos modelos clássicos, criando a epopéia lusitana, um gênero inteiramente original na época.
d) lamenta que, apesar de ter dominado os mares e descoberto novas terras, Portugal acabe subjugado pela Espanha.
e) tem como objetivo elogiar a bravura dos portugueses e o faz através da narração dos episódios mais valorosos da colonização brasileira.

12- Na Lírica de Camões,

a) o metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior.
b) encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos.
c) cantar a Pátria é o centro das preocupações.
d) encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX.
e) a Mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade.


13- Camões escreveu obra épica ou lírica? Justifique sua resposta, exemplificando com obras do autor.

14-No poema:

“Não mais, Musa, não mais, que a Lira tenho
Destemperada e a voz enrouquecida,
E não do canto, mas de ver que venho
Cantar a gente surda e endurecida.
O favor com que mais se acende o engenho
Não nó dá a pátria, não, que está metida
No gosto da cobiça e na rudeza
De uma austera, apagada e vil tristeza.”

Os versos acima pertencem a que parte de Os lusíadas?
a) Proposição b) Invocação c) Dedicatória
d) Narração e) Epílogo

As duas questões a seguir referem-se ao fragmento:

“Converte-se-me a carne em terra dura;
Em penedos os ossos se fizeram;
Estes membros que vês e esta figura
Por estas longas águas se estenderam,
Enfim, minha grandíssima estatura
Neste remoto cabo converteram
Os deuses; e, por mais dobradas mágoas,
Me anda Tétis cercando destas águas.”

15- Tem-se a figura do Gigante Adamastor criada pelo poeta:
a) português, Luís de Camões, em Os lusíadas
b) brasileiro, Basílio da Gama, em O Uruguai
c) português, Pe. Antônio Vieira, em Sermão de Sexagésima
d) brasileiro, Mário de Andrade, em Macunaíma
e) n.d.a.

16- Afigura da retórica que compõe o texto é:

a) metáfora: “consiste na transferência do nome de um elemento para outro, em vista de uma relação de semelhança entre ambos”.
b) prosopopéia: “atribui vida, ou qualidades humanas, a seres inanimados, irracionais, espécie de animismo”.
c) paronomásia: vocábulos semelhantes na forma, mas opostos ou aparentados no sentido.
d) metonímia: emprego de um vocábulo por outro, com o qual estabelece uma constante e lógica relação de contigüidade.

17- “Nem cinco sóis eram passados que de vós nos partíramos, quando a mais temerosa desdita pesou sobre nós. Por uma bela noite dos idos de maio do ano translato, perdíamos a muiraquitã; que outrem grafara muraquitã, e alguns doutos, ciosos de etimologias esdrúxulas, ortografam muyrakitan e até mesmo muraquéitã, não sorriais!”

Neste fragmento da “Carta pras Icamiabas”, em Macunaíma, de Mário de Andrade, encontramos:
a) uma paródia do estilo clássico lusitano.
b) um elogio à eloqüência dos parnasianos.
c) a valorização da linguagem utilizada pela estética do século XVIII.
d) uma apologia do estilo pretensioso e da oratória vazia de conteúdo.
e) uma sátira aos romances indianistas do século XIX.

18- No poema:

“Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor tremendo estou de frio;
Sem causa, juntamente choro e rio,
O mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto, um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desconfio,
Agora desvario, agora acerto.

Estando em terra, chego ao céu voando,
Num’hora acho mil anos, e é de jeito
Que em mil anos não posso achar um’hora.

Se me pergunta alguém por que assi ando,
Respondo que não sei; porém suspeito
Que só por que vos vi, minha senhora.”

O soneto acima transcrito é de Luís de Camões. Nele se acha uma característica da poesia clássica renascentista. Assinale essa característica, em uma das alternativas:
a) a suspeita de amor que o poeta declara na conclusão.
b) o jogo de contradições e perplexidades que atormentam o poeta.
c) o fato de todos perguntarem ao poeta porque assim anda.
d) o fato de o poeta não saber responder a quem o interroga.
e) a utilização de um soneto para relato das suas amarguras.


19- No poema:

“Ó tu, que tens de humano o gesto e o peito
(Se de humano é matar uma donzela,
Fraca e sem força, só por ter sujeito
O coração a quem soube vencê-la).
A estas criancinhas tem respeito,
Pois o não tens à morte escura dela;
Mova-te a piedade sua e minha,
Pois te não move a culpa que não tinha.”

A estância acima transcrita pertence a Os lusíadas de Luís de Camões, e faz parte de um dos mais conhecidos “episódios” daquela obra. Indique-o nas alternativas abaixo assinaladas:

a) Episódio da Ilha dos Amores.
b) Episódio do Gigante Adamastor.
c) Episódio de Inês de Castro.
d) Episódio dos Doze de Inglaterra.
e) Episódio da Batalha de Aljubarrota.

20- Sobre a lírica camoniana, é incorreto afirmar que:

a) boa parte de sua realização se encontra na poesia de inspiração clássica.
b) sua temática é variada, encontrando-se desde temas abstratos até tradicionais.
c) no aspecto formal, é toda construída em versos decassílabos em oitava rima.
d) sonda o sombrio mundo do “eu”, da mulher, da Pátria e de Deus.
e) muitas vezes, o poeta procura conceituar o Amor, lançando mão de antíteses e paradoxos.

20 comentários:

  1. 1- Pena e perdigão.
    2-Podemos relacionar o poema com o ditado popular pelo fato de que no poema o perdigão voa alto nos seus pensamentos e nem se importa com os problemas ao seu redor , assim foi grande seu vôo e a queda.
    3-Sim, pois, Portugal cai em domínio espanhol por isso podemos dizer que ele pode ser comparado com perdigão.
    4-Camões vê o amor como um sentimento superior, que é capaz de realizar qualquer tarefa para que se concretize.
    5-No ultimo terceto o autor ver o amor como um sentimento indescritível, difícil de ser descrito.
    6-Quero vivê-lo em cada vão momento.
    1-Soneto
    2-O sujeito dos verbos é o AMOR.
    3-A característica maior de todos os predicativos do texto é que eles não são concretos, são indescritíveis.
    4-A contradição do sentimento amoroso como algo bom e sofrido ao mesmo tempo.
    5-Sim, pois que tem esse sentimento de amor só quer ver os outros felizes.
    1-O poeta estabelece uma relação onde o homem teme o céu e pede a ele que é imenso que seja piedoso para com o homem.
    2- o único lugar que seria seguro ao homem seria o próprio céu.
    3-Navegar seria viver de outra forma, de forma intensa sem deixar que nada escape.
    4-Ao episódio V onde foi encontrada uma estatua, que representa a estatua de Apolo.
    5-Rodes seria um lugar, a relação é que era um monumento imenso q representa poder por isso a relação com as sete maravilhas do mundo.
    1-
    2-A viagem de Vasco da Gama tinha como objetivo especiarias e cristãos.
    3-Sim, podemos perceber isso pelas palavras utilizadas pelo autor, com imaginação,transforma etc.
    4-a 6-b 8-b 10- d 12-c
    5-c 7-d 9-a 11-a
    13-Camões escreveu obras épicas como “Os Lusíadas” e também obras líricas como “Alma minha gentil, que te partiste”.
    14-e 15-a 16-a 17-a 18-e 19-c 20-b

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  2. A propósito dos textos

    1 - Pena no sentido de ter dó e Pena relacionada à asa.
    2 - Podemos relacionar o texto 1 com esse provérbio, porque o Perdigão se deixou levar pela sua vontade de voar alto, sem nem ao menos se importar com os riscos que corria, sendo assim foi só indo mais alto, mais além, e quando se deu conta veio as conseqüências, que por sinal não eram nada boas, veio então o tombo.
    3 - Acredito que sim, pois a meu ver Perdigão era tão sonhador e tão ambicioso quanto Portugal naquela época, e assim como se arriscou demais e teve uma séria consequência, Portugal agindo da mesma maneira, sempre querendo mais poder e mais riquezas, também perdeu muito.
    4 - Camões vê o amor no texto 2 como algo sofrido e complicado. É notável também, a questão das dificuldades que aparecem e tornam a união entre homem e mulher mais conturbada.
    5 - No último terceto do texto 3 temos um Camões tratando do amor como algo instável e que traz sentimentos diversos. É válido citar que, temos também a falta de palavras por parte do autor para descrever esse sentimento.
    6 - “Nem mesmo o céu, nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito, não é maior que o meu amor, nem mais bonito.” Roberto Carlos – Como é grande o meu amor por você

    “Acho que estou gostando de alguém, e é de ti que não me esquecerei.” Legião Urbana – Giz

    A propósito do texto

    1 - Soneto.
    2 - O sujeito desse verbo é o amor.
    3 - Tentar descrever o amor.
    4 - A maior das antíteses são aquelas relacionadas ao que é bom e ruim no amor.
    5 - Sim, porque acredito que o amor e a amizade caminham juntos. Onde há amor, há amizade, e onde há amizade, há amor. Tenho como pensamento formado que ambos se completam e que independente de qual seja o tipo de amor, ele sempre vem acompanhado do carinho e do cuidado que existe na amizade.

    A propósito dos textos

    1 - O poeta estabelece uma relação onde o homem teme o Céu.
    2 - A meu ver sim. Acredito que onde houver amor, respeito e humildade, haverá segurança para o homem e para sua curta vida.
    3 - Interpreto o navegar como o ato de seguir adiante e de viver intensamente.
    4 - Episódio V. O seu significado no contexto do poema é descrever o encontro dos navegantes com algo desconhecido, algo que os faz temer.
    5 – Rodes seria um belo lugar. Acredito que seja a relação de beleza.

    Exercícios e testes

    1 - Canção e vocábulos.
    2 - Ambos os períodos estão relacionados às descobertas de novas terras e a busca de especiarias.
    3 - Sim, porque é através da imaginação, que inclusive é citada no soneto, que ele expressa a sua visão do o amor platônico.
    4 - a) Luís de Camões.
    5 - c) lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
    6 - b) escreveu uma epopéia publicada no ano de 1572.
    7 - d)10
    8 - b) o 1º. com o 3°.e o 5º., o 2º.com o 4º.e o 6º., o 7º.com o 8°.
    9 - d) por ter escrito a melhor interpretação poética dos valores espirituais, morais e cívicos distinguiam a civilização portuguesa.
    10 - d) as guerras, as navegações, a história dos reis e dos homens ilustres portugueses.
    11 - a) narra a viagem de Vasco da Gama às Índias.
    12 - a) o metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior.
    13 - Camões escreveu tanto obras épicas, como líricas. Temos como obra épica Os Lusíadas e como obra Lírica o soneto Amor é fogo que arde sem se ver.
    14 - e) Epílogo.
    15 - a) português, Luís de Camões, em Os lusíadas.
    16 - b) prosopopéia: “atribui vida, ou qualidades humanas, a seres inanimados, irracionais, espécie de animismo”.
    17 - a) uma paródia do estilo clássico lusitano.
    18 - b) o jogo de contradições e perplexidades que atormentam o poeta.
    19 - c) Episódio de Inês de Castro.
    20 - d) sonda o sombrio mundo do “eu”, da mulher, da Pátria e de Deus.

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  3. A propósito dos textos

    1- Perdigão e Pena.
    2- Pode-se relacionar o texto com o provérbio em questão, porque o perdigão queria voar muito alto se deixando levar por suas vontades precipitadas, sem pensar no que poderia acontecer depois.
    3-Sim, porque Portugal também era tão ambicioso quanto perdigão.
    4-Camões vê o amor de forma sofrida, mas esse mesmo amor faz com que Jacó tente encontrar a sua verdadeira paixão.
    5-Como algo que dói e não se vê.
    6- Eu tenho tanto pra lhe falar
    Mas com palavras não sei dizer
    Como é grande o meu amor por você. (Como é grande o meu amor por você, Roberto Carlos).

    Meu coração, não sei por que
    Bate feliz quando te vê
    E os meus olhos ficam sorrindo
    E pelas ruas vão te seguindo(Marisa Montes, Carinhoso).

    A propósito do texto

    1-Soneto
    2- O sujeito do verbo é amor.
    3-Tentar de alguma forma descrever um sentimento(amor).
    4-O amor é visto como algo doloroso(sofrido) e bom ao mesmo tempo.
    5-Sim, porque o amor faz com que as pessoas se relacionem de forma mais harmônica e através do amor as pessoas tentam ser melhores umas com as outras, fazendo com que se tenha uma laço de amizade.

    A propósito do texto

    1- Estabelece a relação em que o homem tem medo do céu.
    2-Ao meu ver, o homem só estaria totalmente seguro se estivesse no céu.
    3-Pode ser interpretado como algo para ser vivido intensamente como se fosse a última coisa a ser feita na vida.
    4-Ao episódio V em que tenta-se descrever a situação que os marinheiros viviam no momento em que encontraram algo desconhecido.
    5-Rodes que seria um lugar, relação que representa um monumento imenso que representaria o poder.

    Exercícios e testes

    1-Vocábulos e canção.
    2-A viagem de Vasco da Gama tinha como objetivos, especiarias e a descoberta de novas terras.
    3-Sim, porque o autor utiliza a imaginação para falar do amor.
    4-a ) Luís de Camões
    5- c) Lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
    6- b) Escreveu uma epopéia publicada no ano de 1572.
    7-d) 10
    8- b) o 1º. com o 3°.e o 5º., o 2º.com o 4º.e o 6º., o 7º.com o 8°.
    9- a) por ter sido o primeiro escritor clássico de Portugal
    10- d) as guerras, as navegações, a história dos reis e dos homens ilustres portugueses.
    11- a) narra a viagem de Vasco da Gama às Índias.
    12- a) o metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior.
    13-Camões escreveu ambas obras. Obra épica: “Os Lusíadas”, obra lírica: Alegres campos, verdes arvoredos.
    14- e) Epílogo
    15- a) português, Luís de Camões, em Os lusíadas.
    16- a) metáfora: “consiste na transferência do nome de um elemento para outro, em vista de uma relação de semelhança entre ambos”.
    17- a) uma paródia do estilo clássico lusitano.
    18- b) o jogo de contradições e perplexidades que atormentam o poeta.
    19- c) Episódio de Inês de Castro.
    20- d) sonda o sombrio mundo do “eu”, da mulher, da Pátria e de Deus.

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  4. 1-Pena e Perdigão
    2- O personagem eleva seu pensamento ,mas também cai junto com ele,principalmente quando se deseja aquilo que é mais do que podemos ter.
    3-Sim pelo fato dos sonhos e ambições de Portugal.
    4- Camões faz uma analogia entre a vida e o amor,a necessidade de viver o amor e a paciência
    necessária quando se ama mesmo a vida sendo tão curta e o amor tão grande
    5- Camões eleva sua dor de amor ,e destaca o desespero de lutar pela amada e também a inconstância do amor na vida de um homem
    6-“E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanha” (Legião Urbana)
    “Quem de nós dois vai dizer que é impossível o amor acontecer”(Ana Carolina)
    “Eu estarei lá até as estrelas não brilharem
    Até os céus explodirem e as palavras não rimarem
    E sei que quando eu morrer, você vai estar na minha mente
    E eu te amo, sempre”
    (Bon Jovi)

    1-soneto
    2-Amor
    3-O autor tenta de alguma forma mostra como é o amor
    4-Seria aquele dualismo do amor,sendo ele as vezes bom e as vezes ruim
    5-Sim,na minha opinião não existe amor se amizade,elas se completam e é essa cumplicidade que nos faz preservar as nossas relações sejam elas quais forem.



    1-O fato de o céu ser imenso e a terra tão pequena causa temor no homem.
    2-Pelas palavras do autor a terra é um lugar inseguro,segurança mesmo ele teria no céu.
    3-Seria a questão carpe diem, aonde vivemos intensamente pensando apenas no dia de hoje.
    4-Descrever a ansiedade e insegurança de navegar por algo desconhecido do mundo.
    5-Parece me ser um lugar que causa deslumbre nos navegantes.



    Exercícios e testes
    1-vocábulos e canção
    2-Sim a descoberta das índias,a busca por especiarias e a expansão da fé cristã que estava em crise na Europa.
    3-sim,quando ele diz: Não tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada.”
    ele despreza a necessidade da concretização do amor,pois ele acredita que o amor já faz parte dele.
    4-a)Luis de Camões
    5-c) lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
    6- b) escreveu uma epopéia publicada no ano de 1572
    7-d)10
    8- b) o 1º. com o 3°.e o 5º., o 2º.com o 4º.e o 6º., o 7º.com o 8°.
    9- d) por ter escrito a melhor interpretação poética dos valores espirituais, morais e cívicos distinguiam a civilização portuguesa
    10- d) as guerras, as navegações, a história dos reis e dos homens ilustres portugueses.
    11- a) narra a viagem de Vasco da Gama às Índias
    12- a) o metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior.
    13-Tanto épica como lírica
    Épica: Os Lusíadas
    Lírica: sonetos (o amor é fogo que arde sem se ver)
    14-Epílogo
    15- a) português, Luís de Camões, em Os lusíadas
    16- b) prosopopéia: “atribui vida, ou qualidades humanas, a seres inanimados, irracionais, espécie de animismo
    17- a) uma paródia do estilo clássico lusitano
    18- b) o jogo de contradições e perplexidades que atormentam o poeta.
    19- c) Episódio de Inês de Castro
    20- d) sonda o sombrio mundo do “eu”, da mulher, da Pátria e de Deus.

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  5. A propósito do texto

    1-Pena e perdigão.
    2-Relacionando o poema com o ditado popular percebemos que no poema o perdigão seduzido pela vontade de voar alto,não se importa com as consequências e quanto mais alto voou,maior foi a sua queda.

    3-Sim,pois Portugal possuia desejos de poder quanto perdigão.
    4-Camões vê o amor como algo doloroso.Percebe-se também os empecilhos que pertubam a união entre o homem e a mulher.
    5-Ele vê o amor como algo que não se explica,doi e não sabe porque.
    6-"É o amor que mexe co minha cabeça e me deixa assim,que faz eu pensa em você e esquecer de mim.
    Zezé de camargo e Luciano-É o Amor.

    A propósito do texto

    1-soneto
    2-O sujeito desse verbo é o amor.
    3-Tentar de algum jeito descrever o sentimento"amor".
    4-A contradição do amor como algo que nos faz sofrer,mas mesmo assim é bom.
    5-Sim,pois ambos estão interligados,pois onde há amor existe também a amizade.

    A propósito do texto

    1-O poeta estabelece uma relação onde o homem teme o céu.
    2-Com honestidade e respeito haverá sempre um lugar seguro para o homem viver.
    3-Navegar seria no sentido de viver sem querer desistir,viver intensamente.
    4-Ao episódio v em que tenta descrever como se encontravam os marinheiros no momento em que encontraram algo desconhecido.
    5-Rodes seria um lugar belo,que representaria poder.

    Exercícios e Testes
    1-Vocábulo e canção
    2-A viagem de Vasco da Gama tinha como objetivo a descobertas de novas terras, especiarias e cristãos.
    3-Sim, porque foi imaginando que ele expressa sua visão sobre o amor platônico.
    4-a
    5-c
    6-b
    7-d
    8-b
    9-a
    10-d
    11-a
    12-c
    13-Camões escreveu obras como os Lusíadas e também obras líricas como Verdes são os Campos.
    14-e 15-a 16-a 17-a 18-b 19-c 20-d

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  6. 1- Pena e perdigão.
    2- Podemos relacionar o texto com o provérbio, já que Perdigão voou alto em seus pensamentos e sem se preocupar com o que poderia acontecer levou uma grande queda.
    3- Sim, pois a ambição de Portugal pode ser comparada a ambição do Perdigão.
    4- No texto 2 Camões trata o amor como algo sofrido, mas importante.
    5- Camões traz o amor como algo inexplicável, só entende quem sente.
    6- “E as coisas lindas são mais lindas
    Quando você está
    Onde você está
    Hoje você está
    Nas coisas tão mais lindas
    Porque você está
    Onde você está
    Hoje você está
    Nas coisas tão mais lindas” (As coisas tão mais lindas – Nando Reis)

    A propósito do texto

    1- Soneto.
    2- O sujeito do verbo é o Amor.
    3- Tentar explicar o que é o Amor.
    4- O amor visto como algo prazeroso e sofrido ao mesmo tempo.
    5- Sim, pois amor e amizade andam juntos.

    A propósito do texto

    1- A relação de medo do homem com o céu.
    2- O céu é visto pelo autor como o único lugar seguro para o homem.
    3- Vejo o navegar como o viver intensamente.
    4- Ao episodio V onde os marinheiros se deparam com algo desconhecido.
    5- Rodes que seria um lugar, representando a maravilha e o poder.

    Exercícios e testes

    1- Vocábulos e canção.
    2- Existe a relação com a expansão marítima e busca de especiarias.
    3- Sim, pois com a imaginação ele representa o amor.
    4 - a) Luís de Camões.
    5 - c) lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
    6 - b) escreveu uma epopéia publicada no ano de 1572.
    7 - d)10
    8 - b) o 1º. com o 3°.e o 5º., o 2º.com o 4º.e o 6º., o 7º.com o 8°.
    9 - d) por ter escrito a melhor interpretação poética dos valores espirituais, morais e cívicos distinguiam a civilização portuguesa.
    10 - d) as guerras, as navegações, a história dos reis e dos homens ilustres portugueses.
    11 - a) narra a viagem de Vasco da Gama às Índias.
    12 - a) o metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior.
    13- Camões escreveu obras épicas (Os Lusíadas) e obras líricas (Amor é fogo eu arde sem se ver).
    14 - e) Epílogo.
    15 - a) português, Luís de Camões, em Os lusíadas.
    16 - b) prosopopéia: “atribui vida, ou qualidades humanas, a seres inanimados, irracionais, espécie de animismo”.
    17 - a) uma paródia do estilo clássico lusitano.
    18 - b) o jogo de contradições e perplexidades que atormentam o poeta.
    19 - c) Episódio de Inês de Castro.
    20 - d) sonda o sombrio mundo do “eu”, da mulher, da Pátria e de Deus.

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  7. Classicismo

    Texto I / Texto II/ Texto III

    1) Palavra com duplo sentido: pena significando pluma versus pena como castigo.
    2) O texto de Camões conta sobre um perdigão que desejou voar bem alto, além de suas condições, por isso pagou grande pena. Aconteceu com este o que diz o ditado “Quanto mais alto o vôo, maior a queda”.
    3) É possível relacionar o perdigão com Portugal no que diz respeito à ambição dos dois. Portugal desejava muito conquistar novas terras, enriquecer. Tal busca poderia trazer para o país uma crise.
    4) Neste texto, o amor é algo possível de ser alcançado, ainda que por meio de esforço. Faz parte do mundo sensível no qual através do trabalho Jacó adquire sua amada.
    5) O Amor, no texto III, é tido como algo abstrato. O eu - lírico não consegue defini-lo, ainda que o sinta. Segundo a visão do neoplatonismo, o eu-lírico tenta descrever algo que está no mundo inteligível e que no mundo sensível só aparece como sombras, este é o motivo de dificuldade em descrever o Amor.
    6) ‘Carinhoso’ de Pixinguinha e João de Barro
    Meu coração, não sei por quê
    Bate feliz quando te vê
    E os meus olhos ficam sorrindo
    E pelas ruas vão te seguindo,
    Mas mesmo assim foges de mim.
    Ah se tu soubesses
    Como sou tão carinhoso
    E o muito, muito que te quero.
    E como é sincero o meu amor,
    (...)

    Texto IV

    1) Soneto.
    2) O sujeito é o ‘amor’.
    3) A descrição do amor por meio de antíteses.
    4) Pode se considerar como a maior antítese aquela que através de uma oposição máxima entre sentimentos procura descrever o amor, como no verso: “É um contentamento descontente”.
    5) O amor traz amizade aos corações humanos por proporcionar lhes o querer bem ao próximo. Fator fundamental para o estabelecimento desta.


    Texto dos Lusíadas

    Texto I / Texto II

    1) O Céu é um lugar distante do homem e de onde lhe vem castigos. É algo superior ao homem e esse o teme.
    2) Na terra, onde o homem habita durante sua curta vida, sempre haverá perigos.
    3) Navegar, nesse trecho, tem o sentido de buscar um ideal independente do que isto possa custar.
    4) A passagem das embarcações pelo Cabo da Boa Esperança. O poema contextualiza a viagem para as Índias.
    5) Rodes é ilha da Grécia onde foi construída o Colosso de Rode que é uma enorme estátua de Hélio, deus do sol. Essa tornou uma das sete maravilhas do mundo antigo, sendo citada por Camões como “um dos sete milagres do mundo”.


    Exercícios e Testes

    1) A divulgação da fé ‘... de sua vida e sua cruz’ e a busca pelo ouro ‘... ouro vazando intensa luz.’
    2) A viagem de Vasco da Gama e trecho analisado remetem a ‘era dos descobrimentos’ marcada pela expansão marítima que visava o enriquecimento e divulgação do catolicismo.
    3) Sim.O amor expresso por Camões é platônico por ser abstrato e inatingível para o eu - lírico.
    4) a) Luís de Camões.
    5) c) lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
    6) b) escreveu uma epopéia publicada no ano de 1572.
    7) d)10.
    8) b) o 1º. com o 3°.e o 5º., o 2º.com o 4º.e o 6º., o 7º.com o 8°.
    9) d) por ter escrito a melhor interpretação poética dos valores espirituais, morais e cívicos distinguiam a civilização portuguesa.
    10) d) as guerras, as navegações, a história dos reis e dos homens ilustres portugueses.
    11) a) narra a viagem de Vasco da Gama às Índias.
    12) a) o metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior.
    13) Camões escreveu obras líricas e épicas. Temos como exemplo, respectivamente, ‘O amor é fogo que arde sem se ver’ e ‘Os lusíadas’.
    14) e) Epílogo.
    15) a) português, Luís de Camões, em Os lusíadas.
    16) b) prosopopéia: “atribui vida, ou qualidades humanas, a seres inanimados, irracionais, espécie de animismo”.
    17) a) uma paródia do estilo clássico lusitano.
    18) b) o jogo de contradições e perplexidades que atormentam o poeta.
    19) c) Episódio de Inês de Castro.
    20) d) sonda o sombrio mundo do “eu”, da mulher, da Pátria e de Deus.

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  8. A PROPÓSITO DOS TEXTOS
    1- Pena e Perdigão.
    2- É possível fazer relação do texto com o provérbio, uma vez que o personagem Perdigão se deixa conduzir pelo voo alto, porque faz o que quer, sem se preocupar com consequências, e depois de depara com a queda, conforme diz o provérbio.
    3- Sim, pois ambos demonstram desejo pelo poder e através disso percebemos a ambição.
    4- Para Camões o amor, nesse texto, é visto como algo que representa a dor e a dificuldade de se viver esse sentimento, é passada pelos acontecimentos da vida do ser que ama.
    5- No último terceto o amor é colocado como é tido como sentimento explicado apenas pelos que sentem, não há como se saber do amor se não o conhece.
    6- "...Porque quem ama nunca sabe o que ama
    Nem sabe porque ama, nem o que é amar
    Amar é a eterna inocência,
    E a única inocência, não pensar..."
    Fernando Pessoa
    "O amor vai balançar essa cidade encher de felicidade e cantar aquela música que eu te fiz pra namorar..."
    Banda Eva

    A PROPÓSITO DO TEXTO
    1- Soneto.
    2- O sujeito dos verbos é: O AMOR.
    3- A maior característica dos predicativos é a intenção de se explicar ou descrever o amor.
    4- A maior antítese é o significado de todo o poema: o amor como um sentimento bom e ruim ao mesmo tempo.
    5- Claro que sim. O amor é o sentimento mais sublime e benfeitor de todos que o ser pode possuir, através dele pode-se sentir os demais bons, e a amizade é fruto do amor com toda certeza.

    A PROPÓSITO DOS TEXTOS
    1- A reação feita é a de que o homem tem medo da imensidão do céu, porque a terra parece pequena em relação a ele.
    2- Acredito que sim, e esse lugar é o céu, porque lá o homem é condicionado a viver sem pecado.
    3- O verbo navegar pode ser interpretado como viver.
    4- Episódio V, em que os navegantes de deparam com o desconhecido.
    5- Rodes pode ser o nome de um lugar e sua relação com um dos sete milagres do mundo, pode estar ligado ao foto de ser um lugar bonito, admirável.

    EXERCÍCIOS E TESTES
    1- Vocábulos e canção.
    2- Os dois estão relacionados às navegações e descobertas, à busca por especiarias e riquezas e também à expansão da fé católica e poder europeu.
    3- Sim, porque pela imaginação é possível se representar o alcance do amor platônico.
    4- Alternativa a)
    5- Alternativa c)
    6- Alternativa b)
    7- Alternativa d)
    8- Alternativa b)
    9- Alternativa d)
    10- Alternativa d)
    11- Alternativa a)
    12- Alternativa a)
    13- O autor Luís Vaz de Camões escreveu obras épicas e líricas, como exemplo disso temos “Os Lusíadas” (épico) e “Amor é fogo que arde sem ver” (lírico).
    14- Alternativa e)
    15- Alternativa a)
    16- Alternativa b)
    17- Alternativa a)
    18- Alternativa b)
    19- Alternativa c)
    20- Alternativa d)

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  9. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
    DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS
    4° PERÍODO DE LETRAS PORTUGUÊS VESPERTINO
    ACADÊMICA: LUCILANE RODRIGUES DE SOUZA

    RESPOSTAS ÀS ATIVIDADES AVALIATIVAS


    A propósito do texto

    1. Pena (solidariedade) e perdigão.
    2. Pode-se relacionar o texto 1 com o provérbio em questão, uma vez que o perdigão queria voar mais alto que suas condições ofereciam, sendo assim, se deixava levar por suas antecipadas vontades, não se preocupando com seu futuro próximo.
    3. Sim, Portugal também apresenta características semelhantes às de perdigão.
    4. Camões interpreta o amor de forma angustiada (causadora de sofrimentos), entretanto, é esse mesmo amor que impulsiona Jacó na busca pela sua verdadeira paixão.
    5. Amor: Sentimento que dói e não se vê.
    6. Carta de São Paulo aos Coríntios 13:
    ”Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
    E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
    E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
    O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
    Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

    A propósito do texto

    1. Soneto.
    2. Sujeito: amor.
    3. Objetiva descrever, caracterizando assim o amor.
    4. Estão relacionadas ao bem versus o mal existentes no amor..
    5. Sim, pois é o amor o principal sentimento que torna os seres humanos capazes de viver em comunhão uns com os outros.

    A propósito do texto

    1. A imensidão do céu e a pequenez da terra amedrontam o homem.
    2. É atribuído à terra uma característica insegura, cujo céu é o único lugar que proporciona segurança aos seres humanos.
    3. Pode-se comparar ao contexto carpe diem, cujo momento importante é atribuído unicamente ao presente.
    4. Caracterizam os medos e inseguranças que se criam ao navegar por lugares desconhecidos.
    5. Rodes: lugar maravilhoso, que impressiona os olhos daqueles que o vêm. É também considerado uma das sete maravilhas do mundo.

    Exercícios e testes

    1. Palavras (vocábulos) e Música (canção).
    2. Em os lusíadas a viagem de Vasco da Gama aparece com objetivos que ousam a descoberta de novas terras e povos.
    3.Sim, é através da imaginação que o autor atribui características ao amor.
    4.a ) Luís de Camões
    5. c) Lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
    6. b) Escreveu uma epopéia publicada no ano de 1572.
    7.d) 10
    8. b) o 1º. com o 3°.e o 5º., o 2º.com o 4º.e o 6º., o 7º.com o 8°.
    9.a) por ter sido o primeiro escritor clássico de Portugal
    10. d) as guerras, as navegações, a história dos reis e dos homens ilustres portugueses.
    11. a) narra a viagem de Vasco da Gama às Índias.
    12. a) o metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior.
    13.Camões escreveu ambas obras. Obra épica: “Os Lusíadas”, obra lírica: Alegres campos, verdes arvoredos.
    14. e) Epílogo
    15. a) português, Luís de Camões, em Os lusíadas.
    16. a) metáfora: “consiste na transferência do nome de um elemento para outro, em vista de uma relação de semelhança entre ambos”.
    17. a) uma paródia do estilo clássico lusitano.
    18. b) o jogo de contradições e perplexidades que atormentam o poeta.
    19. c) Episódio de Inês de Castro.
    20. d) sonda o sombrio mundo do “eu”, da mulher, da Pátria e de Deus.

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  11. A propósito do texto

    1)Perdigão e Pena
    2)Pode-se afirmar que o provérbio enquadra-se no texto1 porque o personagem do texto se isolou do mundo e consequentemente de todos os problemas que no mesmo impera.Dessa forma,por estar distante da realidade prejudicava-se com tal atitude.
    3)Tomando por base os textos camonianos de literatura de viagem pode-se considerar "Perdigão" como sendo Portugal que se arrisca em busca de uma terra desconhecida sem pensar nos inimigos que podem encontrar toamdos sempre pela ganância e cobiça.
    4)O "amor" em Camões é visto como idealizado e inacessível.
    5)O amor no texto3 é inexplicável só é decifrado por aqueles que sentem.
    6)"É´preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..."
    Legião Urbana

    A propósito dos textos

    1)Soneto
    2)O sujeito dos verbos em questão é o amor
    3)Os predicativos do texto tentam descrever o amor em sua totalidade.
    4)Pode-se citar como exemplo de antítese no texto isso:"É ferida que dói e não sente"
    5)O amor é capaz de despertar as mais intensas sensações,sendo a amizade uma delas.

    A Propósito dos textos

    1)A relação que pode-se fazer seria a questão da infimidade humana perto da infinidade do céu.
    2)O céu proporciona segurança e paz ao espirito humano diferente da terra que provoca nos homens todos os tipos de sensações sejam elas mal ou boas.
    3)O verbo navegar pode ser interpretado como o próprio ato de viver
    4)Pode-se citar o episódioV em que retrata os medos doa navegantes em busca do desconhecido.
    5)Rodes está intimamente ligado a algo impressionante que chama a atenção de todos consequentemente relacionado as sete maravilhas do mundo.

    Exercicios e testes
    1)As navegações de Camões ganham outra roupagem de acordo com Drummond que as vê como uma música e palavras que fixam na história.
    2)Esse trecho representa a ganância dos portugueses em busca de riquezas e pessoas pra arraigar o catolicismos.
    3)Sim,o amor de Camões é platônico,isto é idealizado.
    4)a
    5)c
    6)b
    7)d
    8)b
    9)d
    10)d
    11)a
    12)a
    13)Pode-se citar dois tipos de obras:épicas(Os Lusíadas)liricas(O amor é fogo que arde sem se vê)
    14)e
    15)a
    16)b
    17)a
    18)b
    19)c
    20)d

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  12. A propósito do texto

    1. Pena e Perdigão
    2. O texto faz uma reflexão a cerca da ambição do Perdigão, que quis voar mais alto que podia e acabou caindo, esse fato encaixa-se perfeitamente no provérbio que diz "quanto mais alto o vôo, maior a queda"
    3. Sim, Portugal foi tão ambicioso quanto Perdigão e da mesma forma que aconteceu com o Perdigão, acabou acontecendo com Poirtugal, levou um grande tombo.
    4. O poeta interpreta o amor como forma de sofrimento, porém, capaz de ser realizado.
    5. O amor é descrito como algo abstrato, inexplicável, capaz de ser descrito apenas por quem o sente.
    6."Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?" (Fernando Pessoa).


    A propósito do texto

    1. Soneto.
    2. O sujeito é o amor.
    3. A tentativa do poeta em descrever, em tentar explicar o amor.
    4. Uma antítese de grande relevância presente no texto é a capacidade do poeta em descrever o amor como algo bom e ruim ao mesmo tempo.
    5. O amor é como o tronco de uma árvore, que sustenta todos os demais sentimento bons, inclusive a amizade, que é como um dos inumeros galhos da árvore.

    A propósito do texto

    1. A relação pode ser estabelecida de acordo com infinidade do céu e a pequenez do homem, representando talvez a questão de poder entre eles, em que o homem teme o céu diante da fragilidade da vida.
    2. O céu é visto como algo que proporciona paz e seurança ao homem, enquanto a terra lhe traz além dessas sensações, medo e insegurança.
    3. O verbo pode ser interpretado como viver.
    4. no episódio V, em que mostra a insegurança e o medo do navegador diante do desconhecido.
    5.Rodes está diretamente relacionado às grandes maravilhas do mundo.

    A propósito do texto

    1. Vocábulos e canção.
    2. Está relacionada a busca por especiarias, riquezas e também a divulgação da fé católica.
    3. Através da imaginação o poeta expressa seu amor platônico, que segundo ele, não é necessário ser realizado.
    4. Alternativa- A
    5. Alternativa- C
    6. Alternativa- B
    7. Alternativa- D
    8. Alternativa- B
    9. Alternativa- D
    10. Alternativa- D
    11. Alternativa- A
    12. Alternativa- A
    13. Obra épica: Os Lusíadas e obra lírica: "Eu cantarei o amor tão docemente"
    14. Alternativa- E
    15. Alternativa- A
    16. Alternativa- B
    17. Alternativa- A
    18. Alternativa- B
    19. Alternativa- C
    20. Alternativa- D

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  13. A propósito dos textos
    1- Perdigão e pena.
    2- Comparando o texto com o provérbio, pode-se entender que, Perdigão em seus pensamentos voou, mas perdeu a pena e acabou caindo e, não se importando com os riscos em que correra, pensando apenas em sua vontade, por isso, grande foi a queda.
    3- É possível sim, tanto no contexto daquela época, como nos dias atuais. Pois Portugal chegou pensando apenas em explorar suas colônias, buscando poder e riqueza e no final, acabou caindo em domínio de outro país e conseqüentemente, perdendo muito.
    4- Camões expressa seu pensamento sobre o amor através da história de Jacó e Raquel que foi muito complicada, pois o jovem que se apaixonou pela moça e teve que enfrentar muitas dificuldades e até foi enganado pelo sogro, que deu a irmã de Raquel em casamento ao invés de sua amada. Entende-se que o lirista ver o amor como algo muito difícil de vivenciar, mas que se as pessoas realmente se amam, no final ficarão juntas, como aconteceu com Jacó e Raquel.
    5- Que o amor é algo que não se explica e que traz várias sensações.
    6- “Meu coração, não sei por que, bate feliz quando te ver...” (Roberto Carlos)

    A propósito do texto
    1- Essa composição poética chama-se “soneto”.
    2- O amor.
    3- São adjetivos.
    4- “É ferida que dói e não se sente.”
    5- Acredito, pois o amor constrói laços, assim como é a amizade.
    A propósito do texto
    1- “Céu” seria uma metáfora para representar Deus, pois no texto percebe-se que o homem teme o céu e pede por misericórdia.
    2- Acredito que sim.
    3- Navegar seria viver intensamente.
    4- No episódio V foi encontrada uma estátua que é de Apolo.
    5- Rodes seria um lugar que tenha relação com beleza.
    A propósito do texto

    1-Vocábulo e canção
    2-A viagem de Vasco da Gama tinha como objetivo a descobertas de novas terras, especiarias e cristãos.
    3-Sim, porque foi imaginando que ele expressa sua visão sobre o amor platônico.
    4-a
    5-c
    6-b
    7-d
    8-b
    9-a
    10-d
    11-a
    12-c
    13-Camões escreveu obras como: “Os Lusíadas” e também obras líricas como: “Verdes são os Campos”.
    14-e
    15-a
    16-a
    17-a
    18-b
    19-c
    20-d

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  14. A propósito dos textos

    1.Pena e perdigão.
    2.Perdigão quis voar tão alto, não conseguindo,a queda consequentemente foi muito grande.
    3.Portugal era muito ambicioso em querer chegar mais alto, assim como Perdigão foi ao querer subir a uma alta torre.
    4.Vale todo sacrifício quando se ama.
    5.Camões vê o amor no último terceto do texto 3 como algo inexplicável.
    6.Música de Nando Reis:
    " Pra você guardei o amor que nunca soube dar...pra você guardei o amor que sempre quis mostrar"
    "Guardei, sem ter porquê, nem por razão ou coisa outra qualquer...achei, vendo em você, explicação nenhuma..."

    A propósito do texto

    1.soneto.
    2.Amor.
    3.Caracterizar(metaforizar) o amor.
    4." É ferida que dói e não se sente".
    5.Sim. Amor e amizade andam juntos,tanto o amor traz amizade, quanto a amizade traz amor aos corações humanos.

    A propósito dos textos

    1.Relaçao em que o homem teme o céu.
    2.De acordo com os textos,não, já que os perigos da vida se encontram tanto na terra quanto no mar.
    3.Não somente viver, mas viver intensamente é preciso.
    4.Ao episódio V, em que o autor tenta descrever como se encontravam os marinheiros no momento em que encontravam algo desconhecido.
    5.Rodes seria um lugar bonito, que representaria o poder.

    Exercícios e testes

    1.Vocábulos e canção.
    2.A viagem de Vasco da Gama tinha como objetivo a descoberta de novas terras, especiarias e cristãos.
    3.Sim. É através da imaginação que o autor demonstra esse amor platônico.
    4.Alternativa A
    5.Alternativa C
    6.Alternativa B
    7.Alternativa D
    8.Alternativa B
    9.Alternativa A
    10.Alternativa D
    11.Alternativa A
    12.Alternativa C
    13.Obra lírica de Camões: Verdes são os campos, obra épica: Os lusíadas.
    14.Alternativa E
    15.Alternativa A
    16.Alternativa A
    17.Alternativa A
    18.Alternativa B
    19.Alternativa C
    20.Alternativa D

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  15. A propósito dos textos

    1)Perdigão e pena
    2)Podemos relacionar o provérbio com o texto pelo fato de o personagem Perdigão representar uma figura que pensa alto e longe, além de suas condições, pensando em si próprio, esquecendo dos desafios que pode encontrar, tendo, portanto uma grande decepção após, sendo uma queda muito grande.
    3) Penso que seja possível, devido Perdigão ser um personagem com características que ilustram afigura lusitana.
    4) Camões vê o amor no texto como resistente e incondicional.
    5) No último terceto, Camões vê o amor como algo confuso e inexplicável.
    6) “Pra você guardei o amor que nunca soube dar / o amor que tive e vi sem me deixar sentir, sem conseguir provar / Se entregar e repartir...” Nando reis.

    A propósito do texto

    1) A esse tipo de composição dá – se o nome de soneto.
    2) O sujeito desses verbos é o “amor”.
    3) É a contradição.
    4) A maior das antíteses presente no texto é “ferida que dói e não se sente (...)”
    5) Sim, pois quando estamos amando somos amigos , alegres, sorridentes, sempre de bem com a vida e isso transparece e contagia as outras pessoas.

    A propósito dos textos

    1) A relação do homem com o céu é de medo, pois apavora-se com os fenômenos vindos do céu.
    2) O homem não mais temerá sua vida, quando ela não existir, quando o homem estiver livre dos maus frutos da terra.
    3) Navegar tem o sentido de seguir em frente, explorar os mares e terras.
    4) O episódio relatado é o momento em que aparece o gingante Adamastor, mostrando os perigos enfrentados pelos portugueses.
    5) Faz referência à gigantesca estátua de Apolo, na Ilha de Rodes, uma das sete maravilhas do mundo.

    Exercícios e testes
    1) Canção e vocábulos.
    2) Marca o momento das expansões marítimas e a busca de fiéis para a Igreja Católica, pois a Contra-reforma estava acontecendo na época.
    3) Sim, porque o amador somente deseja e imagina, idealiza.
    4) A
    5) C
    6) B
    7) D
    8) B
    9) A
    10) D
    11) A
    12) C
    13) Obras épicas : 1572 – Os Lusíadas, e lírica: 1595 - Alma minha gentil, que te partiste.
    14) A
    15) A
    16) B
    17) A
    18) B
    19) C
    20) D

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  16. RESPOSTAS-CLASSICISMO

    1) Ocorre ambigüidade na palavra pena, que usada com sentido de compaixão e ao mesmo tempo se referindo à asa de uma ave.
    2) O texto pode ser relacionado com o provérbio, pois o Perdigão voou alto de mais sem pensar nas conseqüências que isso poderia lhe trazer.
    3) Sim; pois como Perdigão, Portugal queria sempre mais sem pensar nas conseqüências que isso poderia te proporcionar
    4) O amor no poema 2 é visto como algo distante, e até mesmo como negociável. Isto é mostrado pelo pai da personagem Raquel.
    5) No poema 3 o amor é visto como algo inexplicável sem dimensão e contraditório.

    A PROPÓSITO DO TEXTO
    1) Soneto
    2) Amor
    3) Fazer a caracterização do amor
    4) Falar do amor que é tão belo com características contrárias
    5) Sim; pois os dois se completam, um esta junto do outro.
    A PROPÓSITO DO TEXTO

    1) O homem teme o céu.
    2) Não
    3) O navegar aparece no sentido de sonhar, se libertar
    4) Episódio V.é a descrição da cena do encontro dos navegantes com algo que eles não conheciam
    5) Acredito que Rodes esta relacionado com beleza

    EXERCÍCIOS E TESTES
    1) Canção e vocábulos
    2) Os períodos estão relacionados com as descobertas de terras e busca de especiarias.
    3) Sim; pois é representado através da imaginação do poeta no que se refere ao amor.
    4) A
    5) C
    6) B
    7) D
    8) B
    9) D
    10) D
    11) A
    12) A
    13) Ele constrói os dói tipos de obras como "Os Lusíadas" e "Verdes sao os Campos"


    14) E
    15) A
    16) B
    17) A
    18) B
    19) C
    20) D

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  17. A propósito do texto
    1- Pena de galinha e pena de sentir do’.

    2-Por que no poema,o perdigão voa alto nos seus pensamentos sem se importar com os problemas ao seu redor, dessa forma a queda foi tão grande quanto o vôo.

    3-Podemos dizer que ele pode ser comparado com perdigão por ter caído no domínio espanhol.

    4-Para ele o e um sentimento superior, capaz de realizar qualquer tarefa para ser concretizado

    5-Ele vê no terceto o amor como um sentimento indescritível.

    6-Quero vivê-lo em cada vão momento.

    A propósito do texto

    1-Soneto
    2-O sujeito dos verbos é o AMOR.
    3-Eles não são concretos, são indescritíveis.
    4-A contradição do sentimento amoroso como algo bom e sofrido ao mesmo tempo.
    5-Sim, pois e um sentimento que nos faz querer o bem dos outros.

    A propósito dos textos

    1-E estabelecida uma relação onde o homem teme o céu e pede a ele que seja piedoso.
    2- O próprio céu e o único lugar seguro.
    3-Navegar seria viver de forma intensa sem deixar escapar nada.
    4-Episódio V onde foi encontrada uma estatua, que representa Apolo.
    5-Rodes seria um lugar, era um monumento imenso q representa poder por isso a relação com as sete maravilhas do mundo.

    Testes e Exercícios

    1- Canções e vocábulos
    2-Especiarias e cristãos.
    3-Sim, pelas palavras utilizadas pelo autor, com imaginação ele expressa sua visão de amor platônico.
    4-a
    5-c
    6-b
    7-c
    8-b
    9-d
    10- d
    11-a
    12-a

    13-Camões escreveu obras épicas como “Os Lusíadas” e também obras líricas como “Alma minha gentil, que te partiste”, ‘’Amor é fogo que arde sem se ver’’.

    14-e
    15-a
    16-b
    17-a
    18-b
    19-c
    20-d

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  18. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
    CURSO: LETRAS/PORTUGUÊS, 4º PERÍODO,
    VESPERTINO.
    DISCIPLINA: DAS ORIGENS AO BARROCO
    ACAD.: INGRID CARDOSO

    - Atividade CLASSICISMO –
    TEXTO I, II, III

    1. Pena = sentido de dó e haste flexível que cobre o corpo da maioria das aves adultas.
    2. Ao relacionarmos esses trechos podemos perceber uma consequência sintética do poema no provérbio. Já que, a personagem sem se preocupar com o posterior deseja voar alto, e por todo esse desejo desatento ao que possa acontecer cai, com a mesma intensidade que agiu para voar.
    3. Se pensarmos na expressão desbravadora e corajosa do povo antigo português sim, há uma relação. Pois, com a mesma coragem de enfrentar o desconhecido do povo português, Perdigão vai enfrente com seus desejos.
    4. Camões vê o amor no texto II como uma luta constante para encontrar o almejado. Atentando ao fato da vida desviar o caminho para a felicidade, contudo mesmo assim a personagem corre atrás com seus meios: espera.
    5. No texto III o amor é retratado como algo sofrido, que ao mesmo tempo é bom e ruim, prejudica.
    6. “Oh meu Deus me traz de volta essa menin(a)
    Porque tudo que eu tenho é o seu amor
    João de Barro eu te entendo agora
    Por favor me ensine como guardar meu amor” ( JOAO DE BARRO, Leandro Léo)
    “ Num pedaço de trapo retalho
    Finquei minha dor
    E uma sina chamada saudade
    Que me convidou
    Pra
    voltar
    Pro meu amor
    Pra voltar
    Pro meu amor” ( FELICIDADE, Leandro Léo)
    “Tá faltando você pra ficar perfeito,
    Aprendi a amar assim do seu jeito,
    E aceito ser seu e viver esse amor.” (TÃO SONHADA, Banda Eva)

    - Atividade CLASSICISMO –
    TEXTO IV

    1. Soneto
    2. O amor é o sujeito.
    3. A expressão de oposto que eles trazem em cada verso com seu posterior.
    4. Todos os predicativos do texto refletem essa antítese do amor: felicidade e sofrimento.
    5. O amor concentra um conjunto de sentimentos que de tão exacerbados, às vezes, não se sustenta em um só ponto, ele dissemina sua felicidade afetiva aos demais. Dessa forma, acredito, eu que sim, o amor traz amizades aos corações humanos.

    - Atividade CLASSICISMO –
    TEXTO I e II

    1. Constitui a relação com homem temendo o céu.
    2. Caso haja um céu e ali se concretize dos os anseios de conforto do homem, seria esse o lugar que o homem se livraria de todas as tormentas da terra.
    3. Podemos interpretar esse verbo como o viver, a necessidade de viver.
    4. Pode-se mencionar o episódioV em que retrata os medos dos navegantes em busca do incógnito.
    5. Rodes seria um lugar relacionado a beleza.

    - Atividade CLASSICISMO –
    DRUMMOND

    1. Canção e vocábulos.
    2. Sinaliza o período das expansões marítimas e a busca de fiéis para a Igreja Católica, já que a Contra-reforma estava acontecendo na época.
    3. Sim, pois o amador apenas deseja e imagina, idealiza.
    4) A
    5) C
    6) B
    7) D
    8) B
    9) A
    10) D
    11) A
    12) C
    13) Obras épicas : 1572 – Os Lusíadas, e lírica: 1595 - Alma minha gentil, que te partiste.
    14) A
    15) A
    16) B
    17) A
    18) B
    19) C
    20) D

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  19. FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM (AVALIATIVA)
    CLASSICISMO

    A propósito dos textos
    1- Pena e Perdigão.
    2- O poema revela a história trágica do personagem Perdigão, que no anseio de voar alto e ganhar altos lugares se vê perdido, sem conquistar seu desejo de voar o mais alto possível. O provérbio tem no texto um bom exemplo de que os voos altos e tantas vezes impensados, e sem medir esforços e limites são um perigo e uma maior chance de se chegar à queda, ou seja, a um destino trágico.
    3- Sim, seria. Perdigão e Portugal intentaram grandes voos, altos lugares e as consequências foram terríveis para ambos. Perdendo seus sonhos e seu lugar de destaque, por causa da ambição.
    4- Camões vê o amor como o sentimento capaz de vencer até mesmo o tempo, o maior inimigo dos homens. O amor no texto 2 é belo, incansável e resistente, é o verdadeiro amor.
    5- É o sentimento desconhecido, que não se pode nomear devido as suas características tão diversas ao ponto de se tornarem desconhecidas, o que é na verdade, o amor, esse sentimento confuso, de indeterminadas nomenclaturas e descrições, é o que revela o texto 3.
    6- “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”.
    (João 3:16 Bíblia Sagrada.)


    Quando a gente gosta
    É claro que a gente cuida. ( Sozinho- Caetano Veloso)


    A propósito dos textos
    1- Soneto.
    2- O amor.
    3- Descrever o amor.
    4- A do verso 7 “...nunca contentar-se de contente”.
    5- Sim, porque o amor é antes de tudo uma amizade concreta e extremamente necessária, a ponto de se transformar em amor e vice- versa. O amor é preciso, assim como amizade,o cuidar e o querer bem que esta traz.

    A propósito dos textos
    1- A relação de refúgio do céu para o homem.
    2- O céu seria o lugar seguro para o homem.
    3- O navegar seria se lançar na vida, tomar rotas diversas e experimentar novos ares e novos climas.
    4- Episódio V. No contexto, revela o encontro com o desconhecido.
    5- Rodes, ou Colosso de Rodes foi a estátua de Hélios, deus do sol, e se tornou uma das sete maravilhas do mundo. Rodes é a comparação feita entre o monstro e o deus pagão, a força imponente que classificou o rodes como um dos sete milagres do mundo.
    Exercícios e testes

    1- Vida e cruz simbolizando o propósito de divulgar a fé, e o ouro, do Luís de ouro, buscado pelos navegantes.
    2- A era dos descobrimentos marítimos e que levavam a divulgação da fé, imposta, e o desejo pelo ouro e outras riquezas.
    3- Sim. Porque a imaginação permite a realização do amor platônico.
    4- A
    5- C
    6- B
    7- D
    8- B
    9- D
    10- D
    11- A
    12- A
    13- Camões escreveu obra épica (Os Lusíadas) e lírica (Amor é um fogo que arde sem se ver).
    14- Epílogo
    15- A
    16- B
    17- A
    18- B
    19- C
    20- D

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Agradecida,
Profa. Generosa Souto