segunda-feira, 9 de maio de 2011

KATIA ALMEIDA SILVA MEIRELES

Segunda época do Medievo: Crônica de Fernão Lopes no Humanismo Português

Exercício I

1) O el-Rei encontrava-se alimentando como mostra no trecho “.. e todo os paaços onde el pousava, de guisa que comendo olhava quando mandava fazer.”

2) Uma característica dos escrito de Fernão Lopes a linguagem simples e clara, mesmo utilizando um português arcaico e sua consciência da historia.

3) O coelho como substantivo faz referência ao sobrenome do assassino, já o substantivo comum coelho a forma como o homem foi tratado.

4) Sim. Fernão Lopes critica os reis que comportam de forma incoerente com a posição social que ocupam e com as expectativas das pessoas depositavam neles.

Exercício II

1) Texto I: redondilha maior
Texto II: redondinha menor


2) A cantiga I é de amor pela presença da saudade da amada.

3) As duas canções fazem referência aos olhos do homem apaixonado. Amor platônico, já que não pode concretizar esse amor, pode vislumbrá-lo com os olhos.
4) O verso “língua que me condenasse” confessa um falar proibido do amor não denunciado ao público.
Exercício III

1) Os nomes dos personagens Ninguém e Todo Mundo passam pelo processo de ambiguidade. Mostrando que Todo Mundo representa todos os que vivem de acordo com a maioria, já Ninguém representa as pessoas q não conseguem quebrar.

2) O personagem é o responsável por ordenar o que deveria ser dito.

3) Berzebú é um pouco mais ativo do que Dinato. Gil Vicente utiliza de crítica para construir o texto.

4) Coelho se refere a um animal, personagens sendo ele Pero Coelho.

5) Sim. Porque as pessoas buscam conquistar dinheiro, mesmo que a sua consciência não seja consultada, pois o que fala é a busca pelo o que deseja a todo custo.

Exercício e testes

1) Fernão Lopes. Pois faz parte de seu estilo literário, denunciando a verdade.

2) Gil Vicente. Outros personagens satirizados eram pessoas do clero, da nobreza, como os fidalgos, e o do povo.

3) a) Redondinha maior.

b) Interpoladas ABBA.

c) Desejar, querer.

d) A cantiga traz um conflito entre a razão e a emoção

5) C
6) B
7) B
8) E
9) C
10) C
11) D
12) A
13) A
14) E
15) E
16) E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto