quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SANTA INÊS

Por ELLEN JOSYANNE SANTOS NUNES


Inês é um nome feminino de origem grega que significa "casta" ou "sagrada" e existe quem diz que provem do latim, cujo significado é"cordeiro". Santa Inês é uma virgem consagrada Santa pela Igreja Catolica Apostólica Romana e por demais denominaçoes cristãs, é considerada a padroeira da castidade, dos jardineiros,moças noivos,virgens e vítimas de violação. Sua memoria litúrgica se da no dia 21 de janeiro.
Santa Inês viveu em Roma local onde foi martirizada no ano 304, cresceu na fé cristã e decidiu oferecer sua pureza a Deus nao se deixando levar pelas tentaçoes e pelos jovens mais ricos da nobreza que a cobiçava. Ela tinha 13 anos de idade quando foi cobiçada pelo jovem Procópio, filho do prefeito de Roma, como Inês o rejeitou ela foi levada julgamento e obrigada a oferecer sacrificios aos ídolos de Romanos, o que se recusou a fazer dizendo " Virgens a Cristo consagradas não portarão tais lâmpadas, pois este fogo não é fé. Mas o meu sangue pode apagar este braseiro, podem me ferir com suas espadas, mas nunca consiguirão profanar meu corpo consagrado a Cristo." Por falar isso Inês foi levada a um bordel onde hoje se encontra a Basílica de santa Inês, diz a história que homem que tentou violentá-la naquele dia foi morto por um raio de luz mas a Santa apiedada orou a Deus e o homem ressucitou. Depois disso ela foi condenada a morrer queimada, desmembrada, amarrada por correntes mas nada deu certo, finalmente foi decapitada com uma espada. Seu corpo foi enterrado no cemitério da família onde forão registrados vários milagres. Nos quadros é representada com um cordeiro branco junto ao seu corpo simbolizando a pureza. Assim Inês passou a ser admirada, venerada por muitas pessoas e titulada Santa.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante e educativa a pesquisa feita por ELLEN JOSYANNE. O mito de Santa Inês é uma história triste, mas que ao mesmo tempo nos comove de uma forma muito bonita, por tamanha ser a FÉ de Santa Inês diante dos acontecimentos. Realmente inexplicável e tocante.


    Airanan Beatriz

    ResponderExcluir
  2. A pesquisa feita por Ellen Josyanne é muito interessante e valiosa para os dias de hoje, pois há uma grande discussão feita pela Igreja Apostólica Romana sobre a questão da virgindade. Manter a castidade nos dias atuais é um grande problema enfrentado, nem todos conseguem seguir o exemplo de Santa Inês.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto