quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SANTO EXPEDITO

Por Graciane E. Gomes Muniz

Santo Expedito é um santo da Igreja Católica Apostólica Romana, considerado como o santo das causas justas e urgentes. Antes de sua conversão ao Cristianismo, tinha uma vida devassa e, quando estava prestes a converter-se, apareceu-lhe um espírito do mal, na forma de corvo, dizendo "cras”, que em latim significa "amanhã”, mas santo Expedito pisoteou o corvo, gritando "hodie", que significa "hoje", confirmando sua conversão.
Convertido, assim como toda a sua tropa, foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo da ira do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado com espada, em 19 de abril de 303 d.C.
A devoção à memória de Santo Expedito começou em sua pátria, tomando uma proporção maior, chegando ao Oriente e depois ao Ocidente. Acredita-se que Santo Expedito ajuda pessoas com problemas urgentes e de difícil solução, também considerado o protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes.
As imagens de Santo Expedito apresentam-o com traje de legionário, vestido de túnica curta e de manto jogado militarmente atrás dos ombros. Em uma mão segura uma palma e na outra uma cruz que mostra em letras visíveis a palavra "Hodie", em referência ao episódio do espírito do mal, que surge para tentar adiar a sua conversão. Pisa com o pé vitorioso o corvo que se consome lançando seu grito habitual "Cras".
No Brasil, os pagamentos de promessa a Santo Expedito estão associados ao mando de impressão e distribuição de santinhos.
Oração a Santo Expedito:
Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus
Cristo, para que venha em meu socorro nesta hora de aflição e desesperança.
Meu Santo Expedito tu que és o Santo guerreiro.
Tu que és o Santo dos aflitos e desamparados.
Tu que és o Santo dos desempregados.
Tu que és o Santo das causas urgentes, protege-me, ajuda-me, concedendo-me: força, coragem e serenidade.
Atende meu pedido! (fazer o pedido).
Meu Santo Expedito, ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegendo-me de todos os que possam me prejudicar, protegendo minha família, atende meu pedido com urgência.
Devolvendo-me a Paz e a tranqüilidade.
Meu Santo Expedito!
Estarei agradecido pelo resto de minha vida e propagarei teu nome a todos os que tiverem Fé.
Muito Obrigado.

Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria
e fazer o Sinal da Cruz.

REFERÊNCIAS:
http://www.expeditosanto.com.br/oracao1.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Expedito
http://www.homemsonhador.com/SantoExpedito.html

Um comentário:

  1. Muitíssimo interessante conhecer a história de um homem que através de sua vivência move a fé de tanta gente, tornando-se um santo popular.
    Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto