quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO CLEMENTE

Por JOSIANE FERREIRA COSTA



São Clemente Maria Hoffbauer nasceu no dia 26 de Dezembro de1751 na cidade de Tasswitz em Moravia,foi batizado com o nome de Hansl,ou John,filho de Pedro Paulo e Maria Steer.São Clemente perdeu o pai ainda muito cedo e ficou vivendo em companhia de sua mãe e seus onze.Após ter perdido o seu pai São Clemente ouviu de sua mãe uma frase que marcaria a sua história.

Meu filho de hoje em diante é este teu pai procura andar sempre em seu caminho que lhe é agradável. (São Clemente)

Tendo descoberto sua vocação ainda muito cedo não pode cumprir de imediato com seu desejo de se tornar um sacerdote devido as condições financeira de sua mãe.
Tendo feito teologia e filosofia para aprimorar seus conhecimentos tornou se padre.Devido a sua fé construí asilo e convento,o que de certa forma despertou a raiva e inveja de muitos que o perseguiram e fecharam suas casas,onde muitos eram ajudados pela compaixão e amor ao próximo que este padre tinha.
Aos inúmeros conflitos que o país estava vivendo o padre fez a seguinte declaração.

Escândalo e vícios atingiram seu auge,e é difícil encontrar o caminho mais seguro e o momento mais eficaz de melhorar a situação.(São Clemente)

Uma das principais preocupações dele era o evangelismo por meio do qual ele levaria a palavra a muitas pessoas carentes em especial as crianças.São Clemente fazia de tudo para combater o jancinismo os franco-maçons e o protestantismo que na época crescia cada vez mais.Ele se destacou e ficou ainda mais conhecido após assumir a igreja de Santa Úrsula,sendo devoto da virgem Maria,ficou conhecido por suas rezas.

Em 15 de Março de 1820 o povo perde São Clemente e mais tarde ele é beatificado por Leão XIII e canonizado por São Rio X.São Clemente ficou conhecido como sendo o santo do dia 15 de Março data em que se comemora o seu dia.

www.catolicismo.com. br/materia/materia.cfm?IDmat

www.cancaonova.com/portal/canais/.../index.php?dia=15...

Um comentário:

  1. São Clemente é um santo de pouco conhecimento, mas por este agiografia, pude perceber o quanto foi para ele, difícil assumir sua vocação, devido a problemas reais e mundanos. Exemplo também de como a decisão de nos entregar a Deus e a nos libertar dos problemas do mundo é complicada.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto