quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO JOSÉ

Por JULIANA MOREIRA


De acordo com o site: “http://digilander.libero.it/monast/giuseppe/porto/vita.htm”, José era um rapaz muito talentoso, manso, humilde e devoto. Provavelmente, nasceu em Belém e era o terceiro filho de seis irmãos.
Um carpinteiro que morava em Nazaré, aos trinta anos foi convocado para se casar. Maria, por sua vez, aos 14 anos, foi dada em casamento, mas José teve que esperar um ano para morar com sua esposa, de acordo com a cultura dos Hebreus. Foi quando Maria recebeu o anúncio do anjo, que estaria gerando o filho de Deus e , aceitando a vontade do seu senhor.
José ficou angustiado, não queria que sua noiva fosse condenada em público por ter engravidado antes do casamento e ele também sabia que o filho não poderia ser dele. Maria não tinha como explicar o ocorrido. Se José a denunciasse como adúltera, morreria ela e o filho.
Até que apareceu um anjo a José em um sonho, dizendo que a criança que estava sendo gerada no ventre de sua noiva se tratava do fruto do Espírito Santo. Então, José resolveu antecipar a cerimônia de casamento e esperou que Maria desse a luz para tê-la como sua esposa.
Segundo a história, São José se deixou conduzir pelos planos de Deus porque era um homem justo, pois vivia pela fé. Ele amou Jesus como seu filho e se preocupou com a segurança daquela criança que foi confiada a ele. José não apenas deixou seu lar para proteger Jesus, mas na ocasião de seu retorno fixou residência na obscura cidade de Nazaré sem temer por sua vida. Quando Jesus ficou no Templo, José, juntamente com Maria, procurou por ele com grande ansiedade por três dias (Lucas 2,48). Sabemos também que José tratava a Jesus como seu próprio filho tanto que as pessoas de Nazaré constantemente repetiam com relação a Jesus, "Não é este o filho de José?" (Lucas 4,22).
José morreu aos sessenta anos, antes do início da vida pública de Jesus Cristo. E hoje ele é reconhecido como o Patrono Universal da igreja, dos pais, dos carpinteiros e da justiça social. Também é patrono dos condenados à morte, pois se acredita que ele morreu com Jesus e Maria por perto, de maneira que todos desejam estar quando partir.
Existem dois dias em que se comemora o dia de São José: 19 de Marco, José, o marido de Maria; 1 de Maio, José, o trabalhador.



BIBLIOGRAFIA

http://digilander.libero.it/monast/giuseppe/porto/vita.htm Retirado em 22/02/11 às 18h.
http://www.microservicenet.com.br/Srita/Comunidades/wilfredo/wilfredo_historia_de_s%C3%A3o_jos%C3%A9.htm Retirado em 23/02/11 as 16:31

2 comentários:

  1. São Jose´ é uma referência de homem e obediência divina, diante a tamanha preocupação com o que as pessoas poderiam dizer sobre a situação dele e de Maria. Consegue perceber que o que importava para ele, era ouvir, acreditar e seguir as ordens do Senhor para ele e para Maria.

    ResponderExcluir
  2. Pode-se considerar a história de José muita rica e maravilhosamente admirada, pois o santo dos pais, maridos e trabalhadores é exemplo de um grande homem que enfrentou o preconceito da sociedade na época, ao saber que Maria sua futura esposa estava grávida antes mesmo de se casarem. O poder do Espírito Santo foi maior, quebrando todo o machismo, pois como disse nossa colega Kátia, o que importava para Maria e José era "ouvir, acreditar e seguir" as ordens de Deus.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto