quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO JUDAS TADEU

Por Soraya Ribeiro Guimarães

SÃO JUDAS TADEU nasceu em Canã da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu e Maria Cleófas, prima irmã de Maria, mãe de Jesus, portanto Judas Tadeu era primo irmão de Jesus.
Começou sua pregação na Galiléia e se estendeu à Samaria, Induméria e outras populações judaicas, evangelizou também na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia.
Converteu muitos pagãos através de sua pregação e testemunho de vida, isso provocou a fúria e inveja contra o apóstolo, que foi morto a golpes de machado, daí se explica a imagem de São Judas Tadeu que aparece atualmente representada juntamente com um livro, que seria a palavra de Deus, e a machadinha, instrumento pelo qual foi morto, instrumento que representa seu martírio.
Sua festa litúrgica acontece no dia 28 de outubro, data da sua morte, que ocorreu em 28 de outubro do ano 70. Há pouco tempo São Judas é conhecido no Brasil, pelo fato de ser confundido com o apóstolo traidor, Judas Escariotes.
A breve carta de São Judas encontrada na Bíblia Sagrada representa um convite a manter a pureza da fé e uma advertência contra os falsos mestres.
Atualmente, existem muitos fiéis a São Judas, que é considerado o santo das causas perdidas e sem solução, há novenas e várias orações que os fiéis utilizam para invocar o santo, como a oração:

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão.
Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o cominho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo mal.
Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo.
E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade.
Espero, então, alcançar de Deus a graça (faça seu pedido) que imploro confiando na vossa poderosa intercessão.
SÃO JUDAS TADEU, rogai por nós! Amém!


REFERÊNCIAS:

www.sca.org.br/biografia/saojudastadeu.pdf

www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia_de_sao_judas_tadeu.php

www.ruadasflores.lcom/saints/sjtadeu/

2 comentários:

  1. A história de São Judas Tadeu é muito interessante.Em seu livro ele nos alerta a perigos atuais como o de falsos mestres,que tem acontecido bastante nos dias de hoje, alem de tambem nos ensinar a pureza.
    Sua morte é bem brutal.
    muito bom saber da história da comunidade que frequento.

    ResponderExcluir
  2. O mito narra a vida de São Judas Tadeu deixando explicito sua evangelização constante direcionada ao proximo.Assim conseguiu converter muitos com suas orações; a vida do santo foi muito intensa e um exemplo de doação.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto