quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO SEBASTIÃO

Por Thanielly Zélia Almeida Silva

Os mitos e estórias fantásticas e fantasiosas sempre se fizeram presente na história da humanidade. A narração da criação do mundo e do homem, os mitos envolvendo homens e animais, os contos sobrenaturais etc. O homem como ser curioso e dotado da capacidade de imaginar e se expressar seja oralmente, por desenhos ou mesmo pela escrita, imortalizou muito de suas curiosidades, dando a elas sua própria versão de veracidade; até mesmo para saciar sua busca, suas indagações, ou mesmo tranquilizar-se por meio de suas possíveis descobertas.
A história de São Sebastião, bem como muitos outros santos que foram enquadrados na vida humana traz sua contribuição para a mentalidade mitológica da época e ainda nos dias de hoje.
A igreja católica juntamente com os seus membros aceita a participação dos santos em sua doutrina, acreditam que São Sebastião seja o santo protetor contra a peste, a fome e a guerra.
São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, seus pais mais tarde se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado.
Sebastião se alistou no exercito romano por volta de 283 d.C. sua intenção era fortalecer os corações dos cristãos que eram presos. Os imperadores Diocleciano e Maximiliano tinham por ele uma grande estima, por este se mostrar um soldado com bravura e competente; ignoravam o fato dele ser cristão e o colocaram com chefe da guarda pessoal, a Guarda Pretoriana. Sebastião visitava e consolava os cristãos presos.
O imperador querendo a expulsão dos cristãos do seu exercito descobriu que Sebastião era também um cristão e sentindo-se traído tentou, à primeira vista, que ele renunciasse ao cristianismo, mas o soldado não se rendeu e com firmeza defendeu sua fé e sua missão terrena, cuidar dos aflitos e perseguidos. Diante dos acontecimentos, o imperador ordenou que o matassem a flechadas. A ordem foi cumprida rapidamente,os soldados o despiram,amarrando-lhe num tronco e sentenciaram-lhe com inúmeras flechadas, deixando – o sangrar até a morte.
Na noite daquele mesmo dia, Irene (santa Irene) achando o corpo de Sebastião, intentou dar-lhe sepultura, mas para surpresa de todos, ele estava vivo. Ela o levou para casa e cuidou de suas feridas.
Quando se sentia melhor e restabelecido, Sebastião quis continuar sua jornada em defesa dos cristãos, e com coragem e ânimo se apresentou novamente ao imperador, acusando-lhe de perversidade e injustiça, e rogando que este deixasse de perseguir os cristãos. O imperador, ainda mais enraivecido, ordenou que ele fosse espancado até a morte com pauladas e golpes de bolas de chumbo,e temendo que os cristãos o achassem,mandou que o corpo fosse jogado no esgoto de Roma.
Novamente, uma mulher, Luciana (santa Luciana) achou o corpo e sepultou-o nas catacumbas, isso no ano de 287 d.C.
As relíquias de São Sebastião foram levadas para a basílica construída pelo imperador Constantino no ano de 630, onde se encontram até hoje.
A morte trágica de São Sebastião lhe rendeu uma iconografia muito celebrada na arte medieval, um jovem preso numa estaca e acometido por várias flechas; também foi retratado na arte dos pintores da Renascença e na literatura nos livros “Perseguidores e Mártires” de Tito Casini e no romance “Fabíola” escrito pelo cardeal Nicholas Wiseman.
No Brasil, o santo é padroeiro de muitas cidades tais como Rio de Janeiro, Montes Claros (MG), Presidente Prudente (SP), Valinhos (SP), Altamira (PA), Presidente Dutra (MA) além de muitas outras, além de ser cultuado na Umbanda como o grande Orixá Oxossi, protetor das florestas e mediador do reino vegetal e animal.
A vida de São Sebastião foi regada de devoção e trabalho em favor dos cristãos perseguidos e marginalizados pelo Estado romano. Seu martírio lhe rendeu o reconhecimento como santo homem.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SÃO SEBASTIÃO, disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Sebastião > acesso em 23/02/2011 às 20:31:23
SÃO SEBASTIÃO, disponível em < http://www.ruadasflores.com/saosebastiao/ > acesso em 23/02/2011 às 20:53:11

3 comentários:

  1. Outra grande história de vida é essa de São Sebastião, um homem que apesar de todos os desafios e obstáculos jamais deixou de ser cristão, nem mesmo a tentativa de matá-lo lhe intimidou. É um exemplo de luta e de fé, que nunca deve ser esquecido.

    ResponderExcluir
  2. A história de São Sebastião nos mostra a preocupação deste homem em cuidar dos cristãos aflitos e perseguidos pelo Estado Romano,ainda que isso lhe custe a vida.Seu grande sofrimento merece ser lembrado.

    ResponderExcluir
  3. A agiografia de São Sebastião, mostra bem a relaidade de muitos santos, que se doaram inteiramente a missão recebida pelo próprio Deus , através de diferentes formas.
    Exemplo para cada um de nós que muitas vezes, fingimos não entender os chamados de Deus e nos esquivamos.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto