quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Por Amanda Cristine Oliveira Nascimento

Tem este texto o objetivo de fazer uma reflexão acerca da história de vida de Santa Rita de Cássia, desde sua vida como simples humana até consagrar-se à santificação. Santa Rita de Cássia nasceu em 1380 na cidade de Cássia, na Itália. Segundo a história, seu grande desejo era consagrar-se numa vida religiosa, entretanto, de acordo com os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio a Paulo Ferdinando a pedido dos pais.
O casal teve dois filhos e ela como mãe buscou educá-los na fé e no amor, porém, os filhos foram influenciados pelo pai que antes de se casar se apresentava com uma boa índole, mas depois se mostrou traidor, grosseiro, violento e entregue aos vícios, servindo de exemplo a ser seguido pelos filhos. Rita chorava, orava, intercedia e sempre fazia o contrário do esposo. Entregue a vida mundana, Paulo Ferdinando acabou sendo assassinado, e não demorando muito, seus filhos também acabaram morrendo. Depois de 18 anos de casamento e sofrimento, procurou refúgio em Jesus Cristo. Santa Rita de Cássia se entregava constantemente a oração e ao testemunho de caridade, tanto que perdoou o esposo e os assassinos deste. Ingressou, depois de viúva, num convento agostiniano e ali recebeu na fronte um espinho da coroa do Nosso Senhor, vivendo uma vida repleta de milagres e episódios maravilhosos.
Santa Rita de Cássia morreu com 76 anos de idade, depois de uma dura enfermidade que a fez sofrer por quatro anos. Hoje, ela é reconhecida pelos cristãos católicos, como a “Santa dos impossíveis de nossa vida” e “Advogada das causas perdidas”. Durante a novena o cristão pede sua intercessão pelo sofrimento com as infidelidades e pecados do seu esposo, assim como a rebeldia de seus filhos.

4 comentários:

  1. Nossa! Que martírio. Atentamos ao fato dos objetivos religiosos desta santa não serem concretizados no tempo que Ela desejava, entretanto, depois de tanto sofrimento é chegada a hora de se dedicar totalmente. Como se fosse realmente o destino dela passar por tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. Santa Rita de Cássia foi mais uma das mulheres vítimas dos pecados de seus esposos. Durante sua vida matrimonial sofreu com o martírio da traição e desrespeito de sua marido que, com a vivência, acabou influenciando na vida de seus filhos. Entretanto, o amor que a mesma possuia por Deus era maior que todo seu sofrimento. Cada dia de sua vida foi destinado a um contínuo martírio, tudo isso para servir de exemplo e colaborar para a salvação dos pecadores.

    ResponderExcluir
  3. Uma llinda história desta santa tão popular nos dias de hoje.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto