Por EMANUELLY ESTÉPHANE DE OLIVEIRA SILVA
São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia, viveu do ano 10 a.C. ao 67 d.C. Segundo a bíblia, Pedro era pescador, viúvo e morava com o irmão André e com a família da esposa (Lc. 4,38-39).
De acordo com o evangelho de São Lucas (5,1-11), Pedro e Jesus se conheceram em Betânia na ocasião em que o Messias pediu a Simão que utilizasse uma das suas barcas para fazer uma pregação a uma grande multidão. Pedro, que no momento lavava redes com Tiago e João, seus sócios, concedeu a Jesus o lugar na barca. Depois da pregação, Pedro foi ordenado que lançasse as redes em águas mais profundas, mas este respondeu que já havia passado a noite toda tentando e que nada conseguiram, mas em obediência ao Mestre, lançaria as redes. Os pescadores ficaram surpresos quando puxaram as redes e estas se arrebentavam de tantos peixes, sendo necessária a ajuda de outras embarcações que quase afundavam de tão cheias. Depois do estupendo milagre, Pedro prostrou-se diante de Jesus e pediu que se afastasse dele, já que não passava de um simples pescador. Jesus o encorajou e a partir desse dia Simão deixou de ser pescador de peixes para tornar-se pescador de homens.
Segundo os evangelhos de Lucas, Mateus, João e Marcos, Simão foi o primeiro discípulo a professar a fé em Jesus, esse acontecimento marcou o ponto mais significativo da vida do apóstolo, que foi quando Jesus disse: “Tu és Simão, filho de Jonas; serás chamado “Cefas”, que quer dizer Pedro, isto é, pedra.” (Jo. 1,42). A mudança de nome foi explicada por Jesus em outra ocasião, quando em Cesaréia de Filipe disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos céus; tudo que ligares na terra, será ligado nos céus; e tudo que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mt. 16,18). Por isso, São Pedro é representado com uma chave na mão, que segundo a tradição católica, refere-se a ele como porteiro do céu.
Na noite em que seria entregue, estando no Monte das Oliveiras, Jesus revelou a seus discípulos que eles o abandonariam. Pedro tomou a palavra e disse que nunca abandonaria o Mestre, que lhe respondeu da seguinte maneira: “Garanto-te que esta noite, antes que o galo cante, me negarás três vezes.” No entanto, Pedro insistiu em sua fidelidade (Mt. 16,13-23). Mais tarde, enquanto Jesus era julgado por Caifás, Pedro foi apontado como um dos seus seguidores e este O negou por três vezes, logo em seguida ouviu-se o cantar do galo e foi cumprida a profecia.
Depois da morte do Messias, Pedro juntamente com a assembleia dos apóstolos, escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes. Em seguida saiu pelo mundo cumprindo sua missão de evangelizador e realizando milagres, como ocorreu na festa de Pentecostes, quando um pobre paralítico que estava sentado na porta do templo lhe pediu esmola e disse o Apóstolo: “Prata e ouro não possuo, mas o que tenho te dou: Em nome de Jesus de Nazaré, levanta-te e anda.” Curando o homem da paralisia.
Após ter fundado diversas Igrejas na Palestina e na Ásia Menor, Pedro retornou a Jerusalém e foi preso por ordem de Herodes e libertado por um anjo. Depois deste episódio dirigiu-se a Roma e foi preso por oito meses a mando de Nero, nesse tempo escreveu duas epístolas, que são as primeiras cartas pastorais dirigidas à Cristandade. Condenado à morte, São Pedro foi, como Jesus, cruelmente açoitado e em seguida levado à Colina Vaticana para ser crucificado. Estando tudo pronto para a execução, Pedro exigiu que o pregassem de cabeça para baixo, pois não se achava digno de morrer como Cristo. Dessa forma morreu o primeiro Papa da Igreja católica. No lugar do suplício foi posteriormente edificada a Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde segundo historiadores encontra-se seus restos mortais. A comemoração litúrgica do dia de São Pedro é 29 de junho.
Referências:
http://www.paginaoriente.com/santos/pedro2906papa.htm
http://www.bibliaon.com/pedronegajesus/
http://www.catedraldesaopedro.com.br/site/?nlink=saopedro
http://www.netsaber.com.br/biografia/verbiografiac3420.html
Muito interesante a vida de Pedro, pois através de sua fé houve um milagre, o qual fez com que ele fosse o primeiro discípulo de Jesus, conquistando fieis, deixando de ser pescador de peixes para ser pescador de homens.
ResponderExcluirSeu texto traçou com detalhe a vida de São Pedro deixando claro os motivos que o levou a ser considerado santo pela igreja católica.
ResponderExcluir