quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO CRISTÓVÃO

Por Laurie Machado Pereira

São Cristóvão é um santo venerado por católicos e cristãos ortodoxos, classificado como mártir morto durante o reinado de Décio, imperador romano do século III, viveu em 251 DC, provavelmente na Síria. Mesmo sendo um dos santos mais populares do mundo pouco se sabe sobre sua vida.
A lenda de São Cristóvão conta que, um rei pagão em Canaã ou na Arábia, através de sua esposa à Virgem Maria, teve um filho a quem batizou de Reprobus, dedicando-o ao deus Apolo. Adquirindo tamanho e força extraordinárias com o tempo, Reprobus resolveu servir apenas aos mais fortes e bravos. Em sua busca por tais indivíduos, ele acabou servindo a um rei poderoso e a um indivíduo que alegava ser o próprio Satanás, mas acabou por achar que faltava coragem a ambos, uma vez que o primeiro temia o nome do diabo e o último se assustara com a visão de uma cruz na estrada. Em seguida, ele encontra um eremita que lhe educou na fé cristã, batizando-o. Reprobus se recusou a jejuar e a rezar para Cristo, mas aceitou a tarefa de ajudar as pessoas a atravessar um rio perigoso, no qual muitos haviam morrido ao tentar fazer a travessia. Certo dia Reprobus fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada, de tal maneira que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sobre seus ombros. Após a travessia, a criança revelou ser o Criador e o Redentor do mundo. Daí então o nome Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”. Em seguida, a criança ordenou a Reprobus que fixasse seu bastão na terra. Na manhã seguinte, apareceu no mesmo loca uma exuberante palmeira. Este milagre converteu muitos, despertando a fúria do rei da região. Cristóvão foi preso, e o rei tentou fazer com que pecasse, mandou-lhe duas mulheres à sua cela, mas Cristóvão não cedeu. Dessa forma, o rei ordenou que ele fosse torturado com varas de ferro, e colocada em sua cabeça uma cruz de ferro em brasa, logo após mandou que fosse colocado também em um recipiente de ferro cheio de piche com fogo debaixo, o recipiente derreteu e Cristóvão saiu sem nenhuma lesão. Além de tudo isso, foi ordenado que Cristóvão fosse amarrado a um poste e fosse crivado de flechas por quarenta arqueiros, mas nenhuma o atingiu, as flechas ficaram imóveis no ar sem tocá-lo, o rei achando que ele já o teria atingido, chegou mais perto para ver, foi então que uma das flechas paradas no ar virou-se em direção ao rei atingindo-o num dos olhos deixando-o cego. Cristóvão então disse ao rei: ‘Tirano, vou morrer amanhã. Fazei um pouco de lama misturado com meu sangue e ungi com ela vosso olho e sereis curado’. O rei ordenou que lhe fosse cortada a cabeça, e pegou um pouco do sangue e colocou no olho e disse: ‘Em nome de Deus e de S. Cristóvão’ e ficou curado. Assim o rei acreditou em Deus, dando ordens para que qualquer pessoa que culpasse Deus ou a S.Cristóvão seria morto à espada.
Por isso São Cristóvão é invocado por todos antes de fazerem uma jornada.


Oração a São Cristóvão

“Senhor, que dissestes: “Quem vos recebe, a mim recebe”; e mais: “Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim”, fazei com que o bem-aventorado mártir São Cristóvão aumente em nós o amor de vosso nome e tenhamos a felicidade de ver-nos em nossos irmãos no caminho da vida. Amém”.


Oração do motorista

Ó Senhor, dai-me firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida, em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização.
Todos somos caminhantes nas estradas deste mundo; acompanhai-nos sempre para chegarmos ao destino sem acidentes e contratempos. Protegei os motoristas que conduzem os modernos meios de transportes. Que eles possam ser guiados por vossa luz, e assim ajam com sabedoria, respeitando as sábias leis de trânsito. Protegei, Ó Senhor, os jovens que dirigem e dai-lhes um coração sempre voltado à vida. Que possam descobrir vossa presença viva no mundo e respeitem a todos. Confortai as famílias que perderam pessoas queridas, vítimas de um trânsito cruel. Dai-lhes a esperança necessária para viverem em vossa presença, sem condenação ou rancor. E, que possam, Senhor, descobrir vossa presença na natureza e em tudo o que nos rodeia, amando assim cada vez mais a vida. Amém!

REFERÊNCIAS


Pt.wikipedia.org/wiki/São_Cristovao

www.comamor.com.br/cristovao.htm

www.npdbrasil.com.br/religiao/sao_cristovao.htm

Um comentário:

  1. São Cristovão além de um exemplo de vida e de fé,mostra a força e a perseverança pra seguir o caminho da fé em Deus,apesar das investidas do rei,ele continuou sendo abençoado.E por fim ainda dá exemplo de caridade curando aquele que tanto o perseguiu.A historia de São Cristovão,é uma belíssima hagiografia.


    Kennya Gonçalves Lima

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto