quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SANTA LUZIA

Santa Luzia: a protetora dos olhos

Por Viviane Rodrigues Ribeiro

Hagiografia consiste no relato descritivo da vida de alguma pessoa santificada pelo catolicismo. Os escritos hagiógrafos ganharam impulso na Idade Média, momento em que se expandiu a Igreja Católica Romana.
Tem, portanto, esse texto o objetivo de relatara a hagiografia de Santa Luzia, considerado por muitos fiéis a protetora dos olhos.
Santa Luzia, também conhecida por Santa Lúcia, nasceu em Siracusa, uma cidade da Sicília, atual Itália, por volta do ano 280 d.C. Era a única filha da união de Eutíquia – ou Eutícia – e Lúcio, este, porém, faleceu quando a filha era ainda uma criança de quatro anos. Era de uma família rica e foi educada nos ensinamentos cristãos, por isso ela decidiu viver a castidade, que é a abstinência total de pensamentos, palavras e obras sensuais. Contudo, a sua mãe desejava muito o seu casamento com um jovem de boa família, entretanto pagão.
Depois de um tempo Eutíquia adoece, então Santa Luzia decide ir com sua mãe em uma romaria ao túmulo de Santa Águeda em busca da cura, e se caso conseguissem seria um sinal de Deus para que seguisse a sua vida de santidade.
E foi o que aconteceu, o milagre é alcançado e Santa Luzia volta para casa com a certeza de que deveria entregar toda a sua vida ao Senhor. Vende tudo o que tem, doa aos pobres e começa a se dedicar à sua vida de oração. No entanto, o jovem que desejava se casar com ela não aceita aquela sua decisão e a denuncia para o governador Pascásio, que queria obrigá-la a se casar. Ela seria condenada por dois crimes, sendo o primeiro seguir o cristianismo, e o segundo, desprezar os deuses nacionais.
Ordenou que trouxessem a moça à sua presença e a obrigou a abandonar a fé cristã, ela, no entanto, se nega. Então Pascásio ameaça violenta-la, o que também não afeta a decisão de Santa Luzia. Sentindo-se desacatado, o governador ordena a execução da moça, o que aconteceu no dia 13 de dezembro de 304 d.C – dia dedicado à Santa Luzia.
Os restos mortais de Santa Luzia foram guardados por fiéis, e construíram um templo de honra dedicado à santa no mesmo lugar da sua morte.
Alguns dizem que ela se tornou a padroeira dos olhos por ter arrancado os seus momento antes da execução, outros dizem que é apenas pela origem latina do seu nome, que está ligado à luz.
De qualquer forma, sempre que precisamos de alguma intercessão relacionada aos olhos é à Santa Luzia que recorremos. Santa Luzia, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
http://www.angelfire.com/ar2/jcarthur/santaluzia.html
http://www.cantodapaz.com.br/blog/2006/12/12/jovem-santa-santa-luzia
http://www.santaluzia.org.br/?page_id=29

2 comentários:

  1. As Hagiografias são importantes porque nos permite conhecer a história,cultura e crença de uma época.E é isso que o Mito de Santa Luzia faz,pois nos possibilita abstrair a trajetória de uma mulher que decide entregar sua vida à Deus,mas enfrenta as imposições machistas que não aceitam suas escolhas.Portanto,tem-se nesse relato o modo como era visto a imagem feminina e cristã naquela tempo.

    ResponderExcluir
  2. A história de Santa Luzia nos ensina a sermos caridosos,como em todas as hagiografias.
    Tambem nos mostra como a decisão de uma mulher era frágil e como o governo tinha autoritarismo,mas mesmo assim Santa Luzia não desistiu,nos ensinando que nem sempre seguir a Deus é fácil.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto