sábado, 19 de fevereiro de 2011

2011 - PLANO DE ENSINO LITERATURA PORTUGUESA I (Unimontes)

Literatura Portuguesa I-Das origens ao Barroco (Unimontes/Vespertino)
CARGA HORÁRIA - 72 h/a (1º semestre de 2011)
PROFESSOR(A): Profa. Dra. Maria Generosa Ferreira Souto
CIDADE: Montes Claros - MG
_____________________________________________________________________
EMENTA: Estudo das manifestações poéticas na literatura portuguesa. Relacionamentos com fatos culturais, artísticos e sociais. Das líricas trovadorescas ao Barroco Português.

OBJETIVOS GERAIS

a) Estudar diacronicamente a Literatura Portuguesa do Medievo ao Barroco, articulando as obras desses períodos com o contexto sócio-cultural do qual fazem parte.
b) Desenvolver o senso crítico em relação ao processo artístico empreendido pelos agentes fundadores da tradição literária portuguesa que permanece presente ainda nos dias de hoje.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Levar os alunos a conhecer e analisar criticamente obras significativas do Trovadorismo, do Humanismo, do Classicismo; do Barroco português;
b) Estabelecer relações entre as obras literárias dos períodos mencionados e o contexto sócio-cultural em que estão inseridas.
c) Identificar relações intertextuais entre as obras produzidas em Portugal e em outros países, bem como sua relação com outras formas de arte: cinema, pintura, escultura, música.
d) Entender como nós, homens e mulheres contemporâneos, podemos construir paralelos entre o presente e o passado através dos textos literários.
e) Compreender, por meio de perspectivas estéticas, históricas e culturais, a importância dos movimentos estéticos da Idade Média ao século XVIII para a consolidação e amadurecimento da literatura portuguesa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1 - Questões Introdutórias
· Imagens, estereótipos e memórias. O que lembramos a respeito dos períodos históricos analisados?
Unidade 2 – A Cultura Literária Medieval
· O Trovadorismo e a gênese da literatura em língua portuguesa;
· Novelas de cavalaria: em busca do Santo Graal
· Cantigas de amor, escárnio e maldizer.
Unidade 3 – Epopéia e Grandes Navegações
· Introdução ao Humanismo. O pensamento medieval em contraposição ao pensamento humanista. Fernão Lopes e Garcia Resende.
· Teatro de Gil Vicente: Auto da Barca do Inferno.
· Introdução ao Classicismo. A poesia lírica de Camões
· Os Lusíadas e a elaboração estética do Estado Português

Unidade 4 – Da hipérbole ao bucolismo
· Barroco português: etimologia, características e representantes

METODOLOGIA/ ATIVIDADES DIDÁTICAS
- A metodologia busca fornecer ao espaço de sala de aula um caráter dinâmico e dialógico. Para tanto, o curso contará com aulas expositivas, fundamentadas em textos críticos, estéticos, teóricos sobre os estilos de época abordados no curso.
- Leitura, análise e discussão de textos literários em aula. Debates e seminários acerca dos temas concernentes aos estilos artísticos trabalhados no curso.
- Trabalhos em grupo;
- Seminários.

ESTRUTURA(S) DE APOIO/RECURSOS DIDÁTICOS
-Quadro e giz; retroprojetor; datashow; livros; textos xerografados; artigos científicos; ensaios.

AVALIAÇÃO
Aspectos a serem avaliados
Instrumentos de avaliação
-Domínio do conteúdo;
-Assiduidade;
-Pontualidade;
-Habilidades e competências para ler bem e escrever bem textos da literatura portuguesa em diálogo com outros discursos e outros sistemas semióticos.
Provas, trabalhos em grupo, trabalhos individuais, participação nas atividades do curso.
02 Provas escritas=25,0
04 trabalhos = 12,0 cada

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bibliografia básica

AMORA, Antônio Soares et. al. Presença da literatura portuguesa. São Paulo: Difusão do livro, 1961.
BERARDINELLI, Cleonice. Estudos Camonianos. Rio de Janeiro: MEC, 1973.
CAMÕES, Luís. Os Lusíadas. 3 ed. Lisboa: Biblioteca Ulisséia de Autores Portugueses, 1994.
__________. Sonetos. São Paulo: Martins Claret, 2001.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1995.
SARAIVA, Antônio José e LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. Porto: Editora Porto, 1976.
VASSALO, Lígia. “O Teatro Medieval”. In: Teatro Sempre. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro (72), Jan.-Mar.,1983.
VICENTE, Gil. Autos e farsas. Lisboa: Quimera, 1989.
VIEIRA, Pe. Antônio. Sermões. 14. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOZA FILHO, Rubem. Tradição e Artifício: iberismo e barroco na formação americana. Rio de Janeiro: IUPRRJ/ Belo Horizonte: UFMG, 2000.
BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
CADEMARTORI, Lígia. Períodos literários. 8ª ed. São Paulo: Ática, 1997.
DELUMEAU, Jean. Civilização do renascimento(a). Lisboa: Estampa, 1984.
_____. Europa na idade média(a). São Paulo: M Fontes, 1988.
ECO, Umberto. Arte e beleza na estética medieval. 2. ed. São Paulo: Globo, 1989.
HISTÓRIA E ANTOLOGIA DA LITERATURA PORTUGUESA NO SÉCULO XVI. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
KEATES, Laurence. O Teatro de Gil Vicente na Corte. Lisboa: Editorial Teorema, 1962.
SARAIVA, Antônio José. Gil Vicente e o fim do Teatro Medieval. 4 ed. Lisboa: Gradiva,1992.
SARAIVA, Antônio José e LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. Porto: Porto, 1976.
VASSALO, Lígia. “O Teatro Medieval”. In: Teatro Sempre. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro (72), Jan.-Mar.,1983.
MOISES, Massaud. Presença da literatura portuguesa. 3. ed. São Paulo: Difel-Difusao Européia Do Livro, 1974.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 26. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.
SARAIVA. Antônio José. Para a história do romance português: das origens ao século XX. Lisboa: Dom Quixote, 1987.
POUND, E. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 1984.
SARAIVA, Antônio José & LOPES, Oscar. História da literatura portuguesa. Porto: Porto, 1976.
SILVEIRA, Francisco Manuel & outros. A literatura portuguesa em perspectiva. São Paulo: Atlas, 2000.
SPINA, S.; AMORA, A. S. & MOISÉS, M. Presença da literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix,1995.
SPINA, Segismundo. Cultura literária medieval: Uma introdução(a). 2. ed. São Paulo: Ateliê, 1997.
VICENTE, Gil. Auto da barca do inferno, farsa de Inês pereira, auto da índia. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.

19 comentários:

  1. Que interessante! com certeza nesse período os meus conhecimentos se ampliarão, o que me ajudará muito na vida profissional!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Espero estudar mais nesse semestre e poder usufruir do máximo possível que a disciplina me proporcionar. Sou apaixonada por literatura e quero aprofundar mais o meu conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. O plano de ensino, ao meu ver, está muito bem elaborado, e a matéria parece ser bem interessante, com certeza isso contribuirá para nós, na qualidade de acadêmicas e como futuras profissionais da educação. A cada semestre que passa estudar literatura se torna cada vez mais prazeroso.

    ResponderExcluir
  5. Assim como as colegas acima concordo com a excelência do Plano de Ensino. Espero poder
    ampliar os meus conhecimentos para que posteriormente possa repassá-los da maneira correta.
    Atento também para as Referências Bibliográficas, é sempre muito bom dispor de vários autores e autoras para futuras pesquisas.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com as colegas que o Plano de Ensino está ótimo,espero atender as expectativas que tenho da disciplina,uma vez que gosto de literatura.

    ResponderExcluir
  7. O plano está bastante interessante,espero poder usufruir bastante do conteúdo.

    ResponderExcluir
  8. Este plano de aula, sem duvida, será um grande avanço intelectual na área literária portuguesa. Conto muito com este aprendizado neste semestre.

    ResponderExcluir
  9. O plano de ensino é muito entusiasmador! Espero apreender bastante conhecimento para minha formação a partir deste, e mais que isso, poder contribuir nas aulas com os conhecimentos que eu obtiver.
    A bibliografia também está muito boa, e tenho certeza que a qualidade dela vai ser fundamental para nosso aprendizado.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza os conhecimentos que iremos adquirir no futuro próximo muito nos contribuirá para um aprendizado amplo e eficaz. Uma vez que os temas à serem abordados são de grande valia para nossa formação, seja ela profissional ou pessoal.

    ResponderExcluir
  11. muito bem elaborado o plano de ensino.Espero aprender muito tudo que me for passado.

    ResponderExcluir
  12. Plano de ensino muito bem elaborado. Nesse semestre quero me dedicar muito para ampliar meus conhecimentos e com certeza essa disciplina é uma das mais importantes para o curso.

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de literatura e ao ver o plano de ensino acho que vou gostar ainda mais, pois além da literatura também gosto muito de história e acho que ambas andam juntas.

    ResponderExcluir
  14. Otimo plano de ensino, espero conhecer e aproveitar mais desta materia neste semestre.

    ResponderExcluir
  15. Achei o plano de ensino muito interessante especialmente porque sempre gostei de literatura.

    ResponderExcluir
  16. O plano de ensino acima traça com clareza o conteúdo que será ministrado nas aulas de literatura portuguesa, além de dispor de uma extensa lista de referência bibliográfica que servirá de base para os estudos. Espero aprender durante este semestre o que está disposto no plano e futuramente fazer uso deste conhecimento como profissional da educação.

    ResponderExcluir
  17. Além do plano se muito bem estruturado,espero aprender muito sobre tal matéria tão interessante e fascinante que é a literatura portuguesa.



    Kennya Gonçalves Lima

    ResponderExcluir
  18. É de grande valia este plano de ensino, com ele os meus conhecimentos serão ampliados para posteriormente eu repassá-los aos meus alunos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  19. Muito bem elaborado o plano de ensino,com certeza ela vai nos dar um suporte para nossa vida acadêmica e profissional, além de nos proprsionar um amplo conhecimento sobre a Liteoratura Portuguesa, que particulamente adoro e sobre a influência que exerceu para a nossa literatura.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto