quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SANTA CLARA DE ASSIS

Por Ana Lúcia Cardoso Pereira

A presente hagiografia postula contar a história e o alcance da santidade de uma mulher chamada Clara nascida como Chiara d’Offreducci em Assis, na Itália, em 1194 no dia 16 de Julho. Clara era de família nobre e possuía uma grande beleza; segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.
Por causa da caridade e do respeito com os pequenos, Clara destacou-se desde cedo, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo. Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, quando completa 18 anos Clara abandona lar e família para seguir Jesus mais radicalmente.
Na Porciúncula Clara vai ao encontro de São Francisco de Assis e funda lá o ramo feminino da Ordem Franciscana, conhecido ainda por "Damas Pobres" ou Clarissas, vivendo na prática e no amor da mais estrita pobreza.
Em vida seu primeiro milagre foi essa demonstração de grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro, como não conseguiu quase nada voltou desanimada e foi consolada por Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Então quando Clara se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que a primeira trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.
Outro milagre se dá na invasão de Assis pelos sarracenos, nesse acontecimento Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, falando que Jesus Cristo era bem mais forte. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. E assim por esse milagre é que a imagem de Santa Clara tem em suas mãos um cálice.
Um ano antes de sua morte em 11 de Agosto de 1253, Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar estar presente e nem se quer sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.
• Devoção à Santa Clara: Invocada nas provações e dificuldades da vida e também para a cura dos males da vista.
• Data Comemorativa: 11 de Agosto.
REFERÊNCIAS:
http://minhaprece.com/santa-clara/histria-da-santa-clara/. Acesso em: 23 de fevereiro, às 12h45min.
http://www.velassantaclara.com.br/irmaossoaressliveiraltda/santaclarahistoriacuriosidade.htm. Acesso em: 23 de fevereiro, às 12h24min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clara_de_Assis. Acesso em: 23 de fevereiro de 2011, às 11h53min.

3 comentários:

  1. Santa Clara lutou por sua fé e não se deixou corromper,nos deixando assim um exemplo de fé e amor.

    ResponderExcluir
  2. Santa Clara foi uma mulher muito forte ao "lutar" contra a sua família e abandoná-la para defender aquilo que achava que era certo. Através da sua história percebe-se que era uma pessoa de muita fé e amor demonstrando assim que o evangelho era a sua grande fonte de vida.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia a história de Santa Clara, não sabia que ela era seguidora de São Francisco. Ambos podem ser considerados exemplos de fé, pois todos nós sabemos que não é fácil abrir mão do conforto e para servir a Deus e ao próximo.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto