quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SANTA TEREZINHA

Por Ingrid Cardoso

"Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!" "Agora compreendo que a caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros, em não se admirar de suas fraquezas, em edificar-se com os mínimos atos de virtude que se lhes veja praticar; antes de tudo aprendi que a caridade não deve ficar estanque no fundo do coração”
(Santa Terezinha)
Na fase arcaica da literatura encontramos um conjunto de textos denominado hagiografia, relacionados a feitos religiosos descreviam, portanto, as práticas de vidas santas, milagres, desejo pela santidade, entre outras histórias. Consideradas como um texto literário, próximo a ficção, as hagiografias difundiam os feitos santos objetivando estudos ou leituras privadas. Exemplificando tais escritos temos a história de Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin). Conhecida como Santa Terezinha do Menino Jesus, começa sua vida religiosa aos 15 anos entrando na Ordem das Carmelitas Descalças. Contudo, a vocação manifesta-se desde cedo, aos dois anos já há pensamentos a respeito, aos quatorze depois de uma experiência que chamou de “Noite da minha conversão”, noite na qual decide abandonar a infância e tomar força e coragem para proceder à vida religiosa. A pouca idade impedia Santa Terezinha de ingressar na Ordem das Carmelitas, após alguns pedidos de exceção, em 1888 finalmente é aceito seu ingresso passando a ser nomeada como Thérèse de l'Enfant Jesus. Com seis anos de ordem, em 1894, Santa Terezinha observou que seu caminho para santidade não se cumpriria através dos tradicionais mortificações, disciplina e sacrifício notadas em santos os quais se dedica a estudar. Logo, adota um caminho pequeno e reto para a santidade, a Pequena Via, somente se entregar ao amor de Jesus Cristo que Ele conduziria pelo seu caminho beatificado. Em 1895 durante a festa da Santíssima Trindade oferece-se como vítima sacrificada ao Amor misericordioso de Deus. A escrita de alguns manuscritos autobiográficos é feitas a partir dessa data.
Durante a noite de uma quinta-feira santa, a religiosa depara-se com a primeira manifestação da enfermidade que a levaria a morte. Santa Terezinha aceitou essa realidade como uma misteriosa visita do Esposo Divino, entrando em uma prova de fé que duraria até o fim de sua vida. A morte chega para ela em 30 de setembro de 1897, e suas ultimas palavras foram: “Meu Deus, eu vos amo”, aos quase 24 anos é selada a vida mortal de Santa Terezinha e começa uma fase apostólica em favor das almas, comunhão dos santos, outra frase dela durante sua momento enfermo foi “ Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo”. No dia 17 de Maio de 1925, Terezinha foi canonizada pelo Papa Pio XI, em 1927 o mesmo Papa a declara Patrona Universal das Missões Católicas, posteriormente, João Paulo II em 1997 a nomeia como Doutora da Igreja. Santa Terezinha seguiu seu próprio caminho santo, com uma singular espiritualidade dedicada honrosamente a um amor caridoso e divino.

4 comentários:

  1. O mito de Santa Terezinha nos mostra seu caminho reto para a santidade,com uma espiritualidade voltada para o amor caridoso e divino.

    ResponderExcluir
  2. Santa Terezinha é uma das santas mais admiradas da Igreja Católica, pois sendo tão nova, soube ser missionária dentro do convento, pois suas palvras ,ultrapassam quaisquer barreiras. Grande intercessora e exemplo de simplicidade cristã.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o mito de santa Terezinha e deve servir de exemplo àqueles que ainda não conhecem o amor de cristo. Hoje é vista como uma das santas mais admiradas da igreja católica.

    ResponderExcluir
  4. Como é bom conhecer a história de uma pessoa que lutou por aquilo que acreditava. Dando exemplo de coerência na vida.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto