quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO GONÇALO

Por Jéssica Tairine

São Gonçalo nasceu em 1187, na cidade portuguesa de Tagilde, onde estudou para sacerdote. Depois estudou na escola arqui-episcopal na cidade de Braga, sendo posteriormente designado pároco de São Paio de Vizela. Se tornou santo pelo papa Júlio III em 24 de abril de 1551. O desejo de visitar as sepulturas dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo e outros lugares Santos da Palestina fizeram com que São Gonçalo deixasse sua paróquia por 14 anos, tempo este em que viajou por Roma, Jerusalém e demais lugares da Palestina. Todavia, o sentimento de culpa por ter abandonado sua paróquia, a saudade de sua Pátria e um possível descuido por parte de seu sobrinho, pessoa com quem tinha deixado a igreja, fizeram com que ele voltasse para sua terra. Ao retornar, seu sobrinho deu um jeito para que ele não reassumisse a paróquia, provando, através de documentos falsos, que São Gonçalo tinha morrido. Conformando com o que o sobrinho fez, ele vai para a cidade de Amarante, onde construiu uma pequena ermita que dedicou a Nossa Senhora da Assunção, onde se recolheu, saindo apenas de vez em quando, para pregar a palavra de Deus, e o tempo que sobrava ele dedicava à oração e à penitência.

São Gonçalo encontrou no contato com o povo a maneira de converter pecadores. Se vestia de mulher para converter as prostitutas, organizando danças para elas, pois acredita que se elas se cansassem no sábado, não cairiam em tentação no domingo. Ele fez vários casamentos, e supostamente operou vários milagres em Portugal. São Gonçalo morreu no dia 10 de janeiro de 1259 em Amarante, à margem do rio Tâmega. Depois de sua morte, passou a ser considerado casamenteiro, remédio contra enchentes e protetor dos violeiros. Desde então são celebradas festas em homenagem a ele, que acontecem no primeiro final de semana de Junho. Apesar de ser chamado se santo, Gonçalo do Amarante é apenas Beato, pois o processo de canonização nunca foi levado a um bom termo.

Oração à São Gonçalo

Ó admirável São Gonçalo! Glória de Portugal, Luz de Amarante e de toda a Santa Igreja, apóstolo com todos os predicados e cheio da gloria de Deus, mártir do desejo, virgem puríssimo, vaso ungido de celestial pureza, espelho de perfeita humildade e sabedoria, é o gozo dos coros angelicais, terror dos hereges e dos espíritos infernais que o teu nome temem e tremem e com seus estupendos milagres e graças, é o refúgio e consolo de seus devotos. Hoje dou mil graças por tão singulares excelências que foi adornada tua alma puríssima e me alegro que agora sejas glorificado na pátria celestial em companhia do coro dos anjos. Ó milagroso Santo! Que por sua virtude o Divino Infante deu a vida temporal e espiritual a tantos mortos, vista a tantos cegos, ouvidos a tantos surdos, pernas aos aleijados, fala aos mudos e saúde a inúmeros enfermos, converte a nós para que se retire dos nossos corações as culpas que são a morte da alma e para que possamos ouvir as divinas aspirações e caminhemos com fervor a cumprir a Divina Vontade e a proferir o seu santo nome.Cure os doentes, sossega o rio, suste a ira do Senhor, redime os encarcerados, a miséria, recupere bens e membros perdidos, e dê saúde aos anciãos e afasta o perigo.São Gonçalo, eu tenho confiança na tua intercessão. Peça por mim junto ao Senhor para que eu consiga a graça de (diga aqui a graça que necessita), e ainda me consiga a especial graça da salvação de minha alma. Tudo para a maior glória de Deus. Assim seja.Três Ave Marias, Um Pai Nosso e o Glória.

São Gonçalo do Amarante.

REFERÊNCIAS:

http://www.lucianoqueiroz.com/saogoncalo.htm

acesso em 23/02/2011 às 8:54 hs

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gonçalo_de_Amarante

acesso em 23/02/2011 às 9:25 hs

http://www.santoexpedito.com/oracao-a-sao-goncalo

acesso em 23/02/2011 às 11:52 hs

4 comentários:

  1. Excelente o assunto. São Gonçalo foi minha tese de Doutorado.
    Abraços.
    Generosa Souto

    ResponderExcluir
  2. Professora, houve um engano, o mito que eu fiquei responsável foi o de São José. Você não postou o meu aqui ainda, mas eu te enviei.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a professora Generosa, o assunto e a história são bastante interessantes. Eu ainda não conhecia a hagiografia de São Gonçalo e gostei muito do mito contado, porque além de, como os outros santos, haver a demonstração de força e fé, esse dá oportunidade às mulheres da vida, classe que sofre com o preconceito desde aquela época até os dias de hoje.
    Por isso, acredito ter valido a pena termos estudado e aprendido as histórias de santos, já que a literatura abre um leque de conhecimentos é importante aproveitarmos cada oportunidade que nos é oferecida, pois são exemplos para qualquer pessoa que venha a conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Juliana, eu postei o Mito de São José, no início dos mitos. Dê uma olhadinha. Tem o nome de Juliana lá. Olhe e me escreva falando.
    Abraço.
    Profa. Generosa Souto.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto