quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO JOÃO BATISTA

Por Zaira Dourado Magalhães

São João Batista, voz que clama no deserto: Endireitai os caminhos do senhor fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo.”(Oração a São João Batista)


O presente texto postula narrar a trajetória de João Batista com todos os seus feitos que o levaram a uma vida santa.
De acordo com o evangelho de Lucas, fruto de um milagre, nasce no dia 25 de março do ano 7aC aquele predestinado a se chamar João que tinha como missão chamar os pecadores a se redimirem para que Deus tivesse piedade deles por isso esse nome. Conta-se que Isabel, sua mãe,não podia ter filhos,pois era idosa e estéril,contudo com a visita do anjo Gabriel tudo se transformou e venho ao mundo o filho de Isabel e Zacarias que anunciaria a chegada do Messias.
Ao atingir a maturidade,Batista segue seu destino em direção ao deserto onde prepara-se através de orações e sacrifícios para cumprir sua missão de consegui o perdão.E foi assim,que ele saiu chamando e alertando o povo para a chegada de Messiase ,dessa forma, praticava um ritual de purificação corporal por meio da imersão dos fiéis na água significando a mudança interior de vida.Símbolo de transição do velho testamento para o novo,ele batizou Jesus Cristo com toda humildade por não se achar digno de tamanha honra e responsabilidade.Porém,um homem tão conhecido pela sua honestidade e santidade ameaçava o poderio de alguns despertando ira que o levou a um destino trágico.
O rei Herodes Antipas a pedido da sua esposa Herodiades que não gostava de João por este denunciar a vida imoral do governante mandou prendê-lo e degola-lo servindo sua cabeça em uma bandeja de prata.E depois disso foi enterrado pelos seus discípulos.
Assim, tem-se narrada a história desse Santo que é tão famoso por nós ajudar a ser digno do perdão de Deus através de penitências.

REFERÊNCIAS
http:// www.culturabrasil.probr/sjoaobatista.htm

5 comentários:

  1. São João Batista é um grande nome da igreja Católica, foi de suma importância para a preparação da vinda do Messias. Fico muito feliz de saber que as hagiografias não estão deixando essa história morrer, de forma que a geração futura conheça esse exemplo de vida.

    ResponderExcluir
  2. São João Batista é sem duvida, uma referência de um verdadeiro anunciador, que todos nós que nos manifestamos cristãos devíamos seguir. Dedidcou a sua vida a anunciar o messias, sem se preocupar com julgamentos e até mesmo com sua morte terrena, pois tinha consciência de ter cumprido bem sua missão e ganhará a vida eterna.

    ResponderExcluir
  3. João batista veio de um milagre, pois sua mãe não podia ter filhos e era idosa, ele teve a missão de anunciar o messias além da suma importancia na purificaçao dos fieis. E foi através dele que conhecemos o batismo.

    ResponderExcluir
  4. Me adiciona Zaira!!Sou paulo6262
    paulobahia62@gmail.com
    Vou adorar falar com vc!Bjs e uma ótima tarde!

    ResponderExcluir
  5. Olá prof.gostaria de saber o Email de Zaira.É possível??
    Agradeço, uma boa noite!

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto