quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO PAULO

Este texto tem como objetivo descrever a historia de São Paulo,apóstolo cristão,nascido em Tarso,capital da Cilícia na Ásia menor, hoje conhecida como Turquia . O nome dado por seus pais foi Saulo, posteriormente após sua conversão irá ser chamado de Paulo.
Antes de se tornar apóstolo, Paulo condenava os seguidores do cristianismo(nome dado somente um pouco mais tarde para os discípulos de Cristo),Participando do apedrejamento de Estevão, Paulo via Jesus como uma ameaça as Leis.E foi em uma dessas missões de repressão aos seguidores de Cristo, que ocorre a sua conversão.Em seu caminho para Damasco ele vê uma grande luz no céu e caindo por terra, ele escuta uma voz dizendo:”Saulo,Saulo,porque tu me persegues?” E acaba por perder a visão,e obedecendo a Deus se encontra com Ananias,que mediante orações acabou por ser curado e passar a ter visão novamente.
A partir desse momento Paulo se transforma em outro homem,agora suas convicções não são as mesmas, e acaba por se torna um missionário.Durante está caminha cristã foi acusado por infiltrar gentios no templo de Jerusalém, condenado então a morte,mas consegue escapar da punição sendo mandado para Roma.Mas após a algum tempo de vida missionária foi condenado por Nero, que era perseguidor dos cristãos.Foi Paulo então decapitado em 64 d.C, seu túmulo encontra-se na basília de São Paulo
Algumas descrições sobre Paulo poderiam ser feitas através de relatos não confiáveis sobre seus aspectos físicos,como o de que o apóstolo era de estatura baixa,manco e parcialmente calvo.A historia de Paulo está na Bíblia ,através das 13 cartas escritas por ele,onde podemos encontra desde de descrições de sua origem até sua conversão e sua vida missionária.

REFERÊNCIAS

http://www.saopauloapostolo.net/vida.htm

2 comentários:

  1. A linda história de conversão de São Paulo, nos ajuda a perceber como é mais fácil criticar e condenar aqueles que seguem os ensinamentos do próprio cristo, do que manisfestar algum gesto de respeitabilidade da fé alheia. Mas também nos mostra, algo sedutor e animador, Deus tem uma linda missão para cada um de nós e não adianta o quanto andamos contrário, o senhor não desiste de nós e acredita que faremos com Ele, sempre mais do que achamos capazes.

    ResponderExcluir
  2. A história de São Paulo é uma das mais ricas e emocionantes mensagens relatadas na bíblia. Nela estão presentes o amor e a santidade de um homem, antes pecador, que se converteu após um contato direto com Deus. Paulo, através de suas epístolas, nos ensina que a caridade, entendida como Amor, é o principal meio que leva o ser humano a Jesus Cristo. De todos os seus escristos, percebe-se a harmonia e a sensibilidade ao relatar fatos que inspiram as pessoas em seu cotidiano, como é o caso do trecho abaixo que foi retirado de uma das suas cartas aos Coríntios:

    "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine"
    (1COR 13,1)

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto