quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO PEDRO APÓSTOLO

Por EMANUELLY ESTÉPHANE DE OLIVEIRA SILVA



São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia, viveu do ano 10 a.C. ao 67 d.C. Segundo a bíblia, Pedro era pescador, viúvo e morava com o irmão André e com a família da esposa (Lc. 4,38-39).
De acordo com o evangelho de São Lucas (5,1-11), Pedro e Jesus se conheceram em Betânia na ocasião em que o Messias pediu a Simão que utilizasse uma das suas barcas para fazer uma pregação a uma grande multidão. Pedro, que no momento lavava redes com Tiago e João, seus sócios, concedeu a Jesus o lugar na barca. Depois da pregação, Pedro foi ordenado que lançasse as redes em águas mais profundas, mas este respondeu que já havia passado a noite toda tentando e que nada conseguiram, mas em obediência ao Mestre, lançaria as redes. Os pescadores ficaram surpresos quando puxaram as redes e estas se arrebentavam de tantos peixes, sendo necessária a ajuda de outras embarcações que quase afundavam de tão cheias. Depois do estupendo milagre, Pedro prostrou-se diante de Jesus e pediu que se afastasse dele, já que não passava de um simples pescador. Jesus o encorajou e a partir desse dia Simão deixou de ser pescador de peixes para tornar-se pescador de homens.
Segundo os evangelhos de Lucas, Mateus, João e Marcos, Simão foi o primeiro discípulo a professar a fé em Jesus, esse acontecimento marcou o ponto mais significativo da vida do apóstolo, que foi quando Jesus disse: “Tu és Simão, filho de Jonas; serás chamado “Cefas”, que quer dizer Pedro, isto é, pedra.” (Jo. 1,42). A mudança de nome foi explicada por Jesus em outra ocasião, quando em Cesaréia de Filipe disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos céus; tudo que ligares na terra, será ligado nos céus; e tudo que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mt. 16,18). Por isso, São Pedro é representado com uma chave na mão, que segundo a tradição católica, refere-se a ele como porteiro do céu.
Na noite em que seria entregue, estando no Monte das Oliveiras, Jesus revelou a seus discípulos que eles o abandonariam. Pedro tomou a palavra e disse que nunca abandonaria o Mestre, que lhe respondeu da seguinte maneira: “Garanto-te que esta noite, antes que o galo cante, me negarás três vezes.” No entanto, Pedro insistiu em sua fidelidade (Mt. 16,13-23). Mais tarde, enquanto Jesus era julgado por Caifás, Pedro foi apontado como um dos seus seguidores e este O negou por três vezes, logo em seguida ouviu-se o cantar do galo e foi cumprida a profecia.
Depois da morte do Messias, Pedro juntamente com a assembleia dos apóstolos, escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes. Em seguida saiu pelo mundo cumprindo sua missão de evangelizador e realizando milagres, como ocorreu na festa de Pentecostes, quando um pobre paralítico que estava sentado na porta do templo lhe pediu esmola e disse o Apóstolo: “Prata e ouro não possuo, mas o que tenho te dou: Em nome de Jesus de Nazaré, levanta-te e anda.” Curando o homem da paralisia.
Após ter fundado diversas Igrejas na Palestina e na Ásia Menor, Pedro retornou a Jerusalém e foi preso por ordem de Herodes e libertado por um anjo. Depois deste episódio dirigiu-se a Roma e foi preso por oito meses a mando de Nero, nesse tempo escreveu duas epístolas, que são as primeiras cartas pastorais dirigidas à Cristandade. Condenado à morte, São Pedro foi, como Jesus, cruelmente açoitado e em seguida levado à Colina Vaticana para ser crucificado. Estando tudo pronto para a execução, Pedro exigiu que o pregassem de cabeça para baixo, pois não se achava digno de morrer como Cristo. Dessa forma morreu o primeiro Papa da Igreja católica. No lugar do suplício foi posteriormente edificada a Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde segundo historiadores encontra-se seus restos mortais. A comemoração litúrgica do dia de São Pedro é 29 de junho.


Referências:
http://www.paginaoriente.com/santos/pedro2906papa.htm
http://www.bibliaon.com/pedronegajesus/
http://www.catedraldesaopedro.com.br/site/?nlink=saopedro
http://www.netsaber.com.br/biografia/verbiografiac3420.html

2 comentários:

  1. Muito interesante a vida de Pedro, pois através de sua fé houve um milagre, o qual fez com que ele fosse o primeiro discípulo de Jesus, conquistando fieis, deixando de ser pescador de peixes para ser pescador de homens.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto traçou com detalhe a vida de São Pedro deixando claro os motivos que o levou a ser considerado santo pela igreja católica.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto