terça-feira, 26 de abril de 2011

CAMILA DE SOUZA RAMOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS- CCH
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA
PROFESSORA: MARIA GENEROSA

CURSO: LETRAS/PORTUGUÊS 4º PERÍODO


Estudo do texto:

01: “... Por Deus, bem fadado estou!
Quanto a isto é já pior.
Que jericos, oh senhor!
-Cuidam cá que sou um grou!

“Que me digais,
Pois parti tão sem aviso,
Se a barca do paraíso
e esta em que navegais.”

“Que me deixe embarcar;
sou fidalgo de solar
é bem que me recolhais.”

02. Fidalgo: “Parece-me isso um curtiço.”

03. Denuncia a arrogância e a vaidade do fidalgo, que mesmo depois da morte acreditava-se que poderia exercer seu poder.

04. “Não se embarca tirania
Neste batel divinal.
Podendo perceber então que há uma controvérsia no diálogo do anjo e o fidalgo ao emprego da palavra tirania, que gera uma inconveniência por parte do anjo.

05. O fidalgo tenta enganar o diabo, dizendo que tinha deixado sua esposa amada,mas ainda sim não é capaz de convencê-lo.

06. Percebe que esta na barca do inferno, “Ó barca, como és ardente!/ Maldito em que ti vai!”.

07. Abuso de autoridade, traição, egoísmo e arrogância.

08. Em redondilhas maiores.

Exercícios:
01. C
O teatro Vicentino possui caráter medieval, não possuindo influências clássicas e nem obedecendo às três unidades do teatro grego (tempo, lugar e ação).

02. A poesia palaciana difere da trovadoresca em vários aspectos, tais como: o ambiente que está a sua origem, a tradição amorosa com influência de Petrarca e Dante, refinamento no estilo e na forma, sendo assim uma poesia essencialmente lúdica. Enquanto a trovadoresca feita pelos trovadores a temática predominante é o amor e a saudade.

03.
01. a) Berzebu

b) Todo mundo representa a todos os humanos enquanto Ninguém não é pessoa alguma.

02. c) ” Eu hei nome Todo Mundo”, “Eu hei nome Ninguém”.

b) Uma das características é sátira, e o conflito do homem entre o bem e o mal.
Ninguém

“Como hás nome, cavaleiro?

Todo Mundo
Eu hei nome Todo Mundo
e meu tempo todo inteiro
sempre é buscar dinheiro
e sempre nisto me fundo.”

Berzebu
“Que Ninguém busca consciência e Todo Mundo dinheiro.”


Pensando:

01. E
02. D
03. A
04. A


Auto da barca do inferno:

a) Fidalgo, parvo, sapateiro, alcoviteira, frade, agiota, judeu, corregedor e o procurador.
b) Anjo, diabo e os quatro cavalheiros.
c) O frade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto