sábado, 9 de abril de 2011

Filme: Joana D'Arc

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - CCH
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS
4º PERÍODO/LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA – DAS ORIGENS AO BARROCO
ACADÊMICAS: ELLEN, JÉSSICA, JOSIANE, JULIANA, LAURIÊ, SORAYA E TEREZINHA


SEMIÓTICA DO FILME: “JOANA D’ARC”

O filme “Joana D’Arc” de 1948, dirigido por Victor Fleming, reconta a história de uma jovem que aos treze anos começou a ouvir vozes que, segundo a moça, seriam de santos, onde diziam que ela deveria lutar pela França durante a guerra contra a Inglaterra e, coroar o rei Delfim.
O contexto histórico do filme se passa durante a guerra dos cem anos, quando ocorria a disputa pela coroa e território francês. A guerra durou na verdade, cento de dezesseis anos, havendo nela quatro fases: a tomada do território; a França recupera o que lhe foi perdido; o massacre de vários franceses; e por fim, o surgimento de Joana d’Arc a frente do exército francês e, assim, vencendo a guerra.
A jovem, após representar uma figura essencial para a vitória dos franceses, é traída por eles e, posteriormente, considerada herege e queimada na fogueira na cidade de Ruão, em maio de 1431, com aproximadamente dezenove anos.
A economia da época girava em torno da agricultura, em um sistema feudal. Existem no filme alguns elementos simbólicos, tais como:
• A cor branca da roupa de quando Joana é queimada, simbolizando a mudança de condição, de herege à mártir;
• A roupa masculina em que Joana passa a usar no decorrer do filme servia para disfarçar e poder adentrar em território inimigo. Também, durante o período em que esteve presa, evitou com que a moça fosse molestada e talvez até um possível estupro. A roupa contribuiu para sua condenação, devido as leis bíblicas que diziam que mulher não poderia usar roupa de homem;
• As cores presentes no filme são em sua maioria tristes, como cinza, preto e marrom, que provavelmente estavam ali devido ao momento de guerra em que o filme se passava. Já o verde, azul e vermelho que os nobres usavam, indicava poder;
• O chapéu que Joana usava enquanto ia para a fogueira, trazendo os dizeres: “herege, bruxa, apóstata, idólatra”, era a justificativa usada pelas autoridades para a sociedade conhecer o motivo pelo qual estaria ela sendo condenada, mas essa não era a razão principal, pois a jovem teria sido vendida pelo rei para os rivais ingleses;
• Em alguns momentos no filme, aparecem comidas, são ela: pão, carne, sopa e vinho.
Pode-se concluir que Joana D’Arc foi injustiçada devido a corrupção da igreja e da nobreza. De acordo com a história, após a morte, ela ficou esquecida durante muitos anos. Foi quando em 1909, o papa Pio XII beatificou-a e, finalmente em 1920 foi canonizada pelo papa Bento XV. Hoje Joana D’Arc é considerada a padroeira da França.

Referência
FLEMING, Victor. Joana Of Arc. EUA: 1948. 1 vídeo (DVD) ( 145 min.).

2 comentários:

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto