sábado, 9 de abril de 2011

CANTIGAS TROVADORESCAS - IV

Acadêmicas: Bruna Lopes, Emanuel Estephane

Cantigas de amor: medieval e moderna pertencentes ao gênero lírico.
"A dona que eu am'e tenho por Senhor
amostrade-me-a Deus, se vos en prazer for,
se non dade-me-a morte.
A que tenh'eu por lume d'estes olhos meus
e porque choran sempr(e) amostrade-me-a Deus,
se non dade-me-a morte.
Essa que Vós fezestes melhor parecer
de quantas sei, a Deus, fazede-me-a veer,
se non dade-me-a morte.
A Deus, que me-a fizestes mais amar,
mostrade-me-a algo possa con ela falar,
se non dade-me-a morte."
(Bernal de Bonaval)
Ao analisármos a cantiga acima podemos perceber que se trata de uma cantiga medieval de plang( cantiga repleta de lamentos); onde o eu lírico(masculino) expressa o seu amor pela mulher amada.Nesta canção o principal assunto é a exaltação da figura feminina e o sofrimento amoroso do eu lírico diante de um amor impossível. O eu lírico usa o pronome de tratamento “Senhor”,representando a vassalagem amorosa, que é a relação entre o vassalo e o senhor feudal.O eu lirico como vassalo lamenta não poder concretizar o tão idealizado amor ,sendo assim, deseja até mesmo a morte que enfatiza varias vezes dentro da canção, como podemos ver no seguinte trecho:
“...mostrade-me-a algo possa con ela falar,
se non dade-me-a morte..."



Carinhoso (João Barro e Pixinguinha)

Meu coração, não sei por quê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo,
Mas mesmo assim foges de mim.
Ah se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero.
E como é sincero o meu amor,
Eu sei que tu não fugirias mais de mim.
Vem, vem, vem, vem,
Vem sentir o calor dos lábios meus
À procura dos teus.
Vem matar essa paixão
Que me devora o coração
E só assim então serei feliz,
Bem feliz.
Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz

A canção “Carinhoso”, trata-se de uma canção de amor moderna onde podemos perceber que o tema central da cantiga é o mesmo (que a medieval), um amor inatingível,onde o eu lírico faz de tudo pra ser notado mas parece ser impossível.
Podemos perceber também algumas diferenças de uma canção para a outra, como a escrita moderna é mais despojada e usa de substantivos atrativos e o eu lírico é mais ousado, já na medieval o eu lírico é mais recuado expressa seus sentimentos, mas com mais cautela.Ao observarmos a forma podemos dizer que o medieval é mais curto mas não deixa de ser tão profundo quanto o moderno.Outro ponto interessante a ser tratado é a figura da mulher que já não é tão exaltada quanto na canção medieval; lembrando também que a mulher ja não parece ser tão superior mas quase de igual pra igual com o eu lírico.Na canção “Carinhoso a proposta do eu lírico é de que a amada venha ficar com ele para que possa ser feliz, já na canção medieval o eu lírico se desespera caso a amada não o aceite e deseja assim a morte.
Fica explicito para nós que nas canções de amor o poeta está sempre falando dos sentimentos não correspondidos, representando assim o sofrimento amoroso ou “coita”.

Cantigas de Amigo: medieval e moderna

Ai de mim, coitada!

Como vivo em grande cuidado

por meu amigo

que se ausenta alongado !

Muito me tarda

o meu amigo na Guarda !

Ai de mim, coitada!

Como vivo em grande desejo

por meu amigo

que tarda e que não vejo !

Muito me tarda

o meu amigo na Guarda !



(El-rei D. Sancho I, séc. XII-XIII)


A canção acima é uma canção de amigo, ela leva esse nome por apresentar na maioria das vezes a palavra AMIGO no primeiro verso. É o gênero mais representativo da literatura portuguesa; é um relato breve e singelo onde o eu lírico é feminino e fala do seu amor, do seu sofrimento com a ausência do amigo. Na verdade a relação entre o eu lírico e o amigo não é de amizade, mas sim de amor, como de homem e mulher. A canção de amigo agora vem representar os sentimentos da mulher (isenta de amor físico) em relação ao homem. A canção de amigo pode ter conflitos diferentes em relação à ausência do amigo.


Canção da América (Milton Nascimento)

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.


A “Canção da América” é uma canção de amigo moderna, bem diferente da canção de amigo medieval. Nesta canção o eu lirico tem uma relaçaõ de amizade para quem escreve, diferente do eu lirico medieval que tem uma relação de amor para quem escreve. O tema principal é o grande sentimento de amizade para com o outro que se foi, mas que mesmo assim ainda se sente muita falta. O eu lírico da canção moderna pode ser feminino ou masculino; lembrando sempre que o amigo vai o reencontrar.

Cantigas de Escárnio: medieval e moderna do genero satírico.

Rei queimado morreu com amor.
Em seus cantares, por Santa Maria
por uma senhora a quen amava
e por aparecer um melhor trovador,
porque lhe ela não lhe quis bem-fazer
fez-se ele em seus cantares morrer
mas ressurgiu depois ao terceiro dia! ...
( Pero Gargia Burgalés)

Ao analisármos as cantigas de escárnio podemos perceber que o autor satirisa indiretamente uma pesssoa (geralmente alguém da realeza) ou uma determinada época. Usa de sentidos duplos, ironias, para expor a pessoa ao ridiculo sem mencionar o seu nome.
O objetivo das canções de escárnio é nunca ser identificado.
No caso da canção acima podemos perceber que o personagem falado tinha um amor mas não foi capaz de conquista-lo então o perdeu para um novo trovador, ou seja, por um outro homem.o acontecimento foi exposto a todos ridicularizando a pessoa falada.


Sapo Cururu
Escárnio
era uma vez um sapinho chamado cururu.....
sapo cururu rico pra barbalho
fazia seu caminha todo animado
criava suas moedas nesse seu capitalismo
cada vez mais rico enquanto o pobre come lixo
ano de eleição é tudo igual
cururu que o seu voto para ser o maioral
esse sapo é graudo com sua índole fatal
calava seus laranjas e fazia todo mal!!!
coitado do sapinho
chegou a tia raimunda
costurou a boca
dele pra fazer sua macumba
cururu tá mudo
cururu ta costurado
neo-liberal ta todo estourado!
A caracteristica predominante nessa canção é a crita a um lider governamental explicita a todo momento na canção, dialogando com a figura do sapo cururu que é um animal pomposo, robusto, como se fosse o rei dos sapos.
A critica é direcionada a um politico que só quer dinheiro e não faz nada em prol da população que sofre, e no período da eleição ainda quer ser votado; então o autor critica esse tipo de atitude corrupita e despresivel dos politicos.

Cantigas de Maldizer:medieval e moderna.
Uã donzela coitado

d' amor por si me faz andar
e en sas feituras falar
quero eu, come namorado:
restr’ agudo come foron,
barva no queix' e no granhon,
e o ventre grand' e inchado.

Sobrancelhas misturadas,
grandes e mui cabeludas,
sobre-los olhos merjudas;
e as tetas pendoradas
e mui grandes, per boa fé;
á un palm’ e meio no pé
e no cós três plegadas.

A testa ten enrugada
E os olhos encovados,
dentes pintos come dados...
e acabei, de passada.
Atal a fez Nostro Senhor:
mui sen doair' e sen sabor,
des i mui pobr’ e forçada.
(Pero Viviaez)

As canções de maldizer usam de palavras de baixo calão freqüentemente, fazem sátiras a respeito da pessoa falada.
Nas cantigas de maldizer há presença explicita da ironia quanto a beleza da mulher, e principalmente a exploração grotesca da descrição do corpo feminino. E ainda critica a mulher pelo fato da mesma ser pobre. Na canção a critica a mulher é explicita a nos leitores.



Se o mundo fosse um vaso, estaríamos todos quebrados.
Se a vida fosse fácil, estaríamos todos felizes.
Se eu tivesse o poder de mudar o que já tá mudado...
(Refrão)
...Certamente você estaria perto de mim.
Eu tentei, mas não consegui e agora é melhor eu ficar sozinha.
Frases, versos, refrão,
Introdução, vida, paixão.
(Repete refrão)
Se o mundo fosse um vaso, estaríamos todos quebrados.
Se a vida fosse fácil, estaríamos todos felizes.
Se eu tivesse o poder de mudar o que já ta mudado...
( kika Simone)
Nas canções modernas de maldizer podemos perceber que a crítica é direcionada a nossa época onde tudo é muito dificil. A autora fala sobre a dificuldade dos dias de hoje e coloca em ênfase que se o mundo fosse diferente tudo seria melhor e mais fácil.

Um comentário:

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto