terça-feira, 26 de abril de 2011

JÉSSICA TAIRINE SANTOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS-DCL
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA
PROFª: MARIA GENEROSA
4° PERÍODO LETRAS/PORTUGUÊS


Estudo do texto:
1) Passagens que representam a aristocracia alienada, egoísta e prepotente do fidalgo:
“Por Deus, bem fadado estou!”

“Que me deixe embarcar
sou fidalgo de solar”

“Para senhor de tal marca
Não há aqui mais cortesia?”

2) Passagem que representa a ironia feita pelo fidalgo à barca do inferno:
“Parece-me isso cortiço...”

3) A fala do fidalgo, neste trecho, denuncia sua tirania, seu abuso de poder, pelo fato de ele ter sido um nobre na vida, ele dizia que deveriam deixá-lo embarcar na barca do céu.

4) Os trechos abaixo demonstram a ironia do anjo:
“Não se embarca tirania
neste batel divinal”

“Para vossa fantasia
mui pequena é esta barca”.

5) O fidalgo tenta enganar o diabo quando diz para este o esperar, que ele vai voltar à vida para ver sua “dama querida”.

6) Ao final, o fidalgo se dá conta de que, apesar de ter sido um nobre enquanto vivia, seus pecados forma maiores, e ele não teve outra escolha a não ser embarcar na barca do inferno.

7) Além desses elementos, há também a reza, a divindade, o abuso de autoridade por parte do fidalgo e a traição da “dama querida” do fidalgo.

8) Os versos do auto da barca do inferno foram estruturados para uma peça teatral, portanto não seguem uma métrica fixa.





Exercícios:
1) C) Neste período, inclui-se o teatro vicentino que pende mais para a tradição clássica, obedecendo às três unidades do teatro grego

Essa informação está incorreta, pois no teatro vicentino aparecem características tipicamente medievais, e não obedece às três unidades do teatro grego.

2) A poesia palaciana é diferente das cantigas trovarescas em diversos pontos, observemos as características de cada uma abaixo:

Poesia Palaciana:
- Não há musicalidade, esta se apresenta apenas como recurso de linguagem;
- Feita para ser lida e declamada;
- Mais realistas que os autores das cantigas trovarescas.

Cantigas Trovarescas:
- A musicalidade está presente na poesia;
- Feita para ser cantada;
- Amor platônico, sem esperança, fruto de imaginação.

3) 1-
A) O personagem que promove a ambiguidade é Berzebu.

B) Esses nomes denotam ambiguidade, uma vez que Todo o Mundo significa todas
as pessoas, e Ninguém representa nenhuma pessoa.

2-
A) O vocábulo homem
“Entra Todo o Mundo, homem como rico mercador, e faz que anda buscando alguma cousa que se lhe perdeu; e logo após ele um homem, vestido como pobre.”

B) Podemos notar como característica farsesca, do Auto da Lusitânia, os poucos personagens que compõem o Auto, que neste caso são apenas quatro: Todo o Mundo, Ninguém, Berzebu e Dinato.


Pensando:
1) A) Narração realista e dinâmica que quase nos faz visualizar os acontecimentos.

2) D) A preocupação com o homem e a religião.

3) A) Compôs peças de caráter sacro e satírico.

4) A) Uma cantiga de amor.


Sobre o Auto da barca do inferno:
A) Tipos populares: Os personagens do cotidiano são bem comuns neste auto, que se representam por várias pessoas: O fidalgo, o sapateiro, o parvo (tolo), o frade, o judeu, o agiota, a alcoviteira Brígida Vaz, o corregedor,o procurador e os quatro cavaleiros.

B) Tipos fantásticos: No Auto da barca do inferno,os personagens imaginários denotam uma comicidade, deixando o auto mais interessante. São eles: o anjo e o diabo.

C) Os personagens que representam instituições, neste auto, estão ligados diretamente à religião. O frade, que representa a igreja (de modo ruim), e os quatro cavaleiros que representam a fé.

Um comentário:

  1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
    CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS- CCH
    DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- DCL
    DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA – DAS ORIGENS AO BARROCO
    PROFESSORA: MARIA GENEROSA SOUTO

    ACADÊMICA: JÉSSICA TAIRINE SANTOS

    4° PERÍODO DE LETRAS PORTUGUÊS

    SEGUNDA ÉPOCA DO MEDIEVO: HUMANISMO PORTUGUÊS

    EXERCÍCIO 1:
    1-Enquanto os dois homens eram assassinados, ele dizia para que trouxessem cebola e vinagre. Podemos ver nessa passagem: “e elRei dizendo que lhe trouxessem cebola e vinagre pêra o coelho enfadousse deles a mandouhos matar”.
    Como característica de Fernão Lopes, podemos ver neste texto que ele critica certas atitudes dos reis.

    2- Como característica de Fernão Lopes, critica as atitudes do rei.
    Na palavra como substantivo próprio, é o nome de uma pessoa; na palavra como substantivo comum, refere-se a um animal.

    3-Sim. As atitudes de alguns reis não condizem com o que eles falam. Assim, se dizia que os cavaleiros estavam em segurança, mas na verdade estes foram mortos.

    EXERCÍCIO 2:

    1-A métrica usada é a redondilha maior.

    2-Cantiga de amor, uma vez que o eu-lírico canta o amor por uma mulher,um amor não correspondido.

    3-Os olhos representam a própria pessoa, que é onde se revela o que sente, pois o choro revela o sentimento da pessoa.

    4-Este verso expressa talvez algo que a pessoa tenha dito, e que pode ter tido alguma consequência.

    EXERCÍCIO 3:

    1-Todo o Mundo é o personagem que representa todas as pessoas, Ninguém representa alguém que não existe.

    2-As falas de Berzebu representam o que realmente as pessoas pensam, elas nos mostram, através dos personagens, com é a sociedade.

    3Berzebú ativo e Dinato passivo. Gil Vicente pretende deixar a história mais engraçada e interessante.

    4-Podemos perceber esses aspectos nas passagens a seguir:
    “Berzebu • Que Todo o Mundo é mentiroso
    e Ninguém diz a verdade”
    Esses aspectos “todo mundo é mentiroso” e “ninguém diz a verdade” é um convite para que o ser humano reflita sobre seus atos.

    5-Sim. A maioria das pessoas pensam apenas em bens materiais e dinheiro, e por eles fazem qualquer coisa, sendo assim, deixam a consciência de lado, e fazem o que acham que é melhor para si.

    EXERCÍCIO 4:

    1- Camões. Seus textos apresentam um fundo histórico em que se registram, de forma poética, as tradições e os ideais de uma sociedade sob a forma de aventuras com a presença de heróis.
    2- Gil Vicente. Outro personagem que também recebe sátiras do autor está representado nas personagens que compõem a classe da nobreza.
    3- a) Sete sílabas cada verso.
    b) Redondilha maior
    c) Desejo
    d) A oposição que se dá é entre a razão e o coração, uma vez que, se resistir a vontade (coração) viverá em liberdade.

    4- C) Gil Vicente.
    5- B)Fernão Lopes
    6- B)Alegóricos
    7- E)Todo o Mundo é mentiroso
    8- A)Compositor de caráter sacro e satírico
    9- C)Por viver em pleno Renascimento, apega-se aos valores greco-romanos, desprezando os princípios da Idade Média.
    10- C)Denuncia a revolta da jovem confinada aos serviços domésticos, o que confere atualidade à obra.
    11- D)A preocupação com o homem e com a religião
    12- C)Apenas I e II estão corretas.
    13- A)Teatro medieval – Gil Vicente
    14- E)Cancioneiro geral de Garcia de Resende
    15- A)Narração realista e dinâmica que quase nos faz visualizar os acontecimentos.
    16- E) Aprofunda-se nos valores clássicos, seguindo rigidamente os padrões do teatro grego.

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Agradecida,
Profa. Generosa Souto