UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
CURSOS DE LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERARURA PORTUGUESA
PROFESSORA: Dra. MARIA GENEROSA SOUTO
4º PERÍODO LETRAS PORTUGUÊS VESPERTINO
Estudo do texto (PÁG. 143)
1. Três passagens que caracterizam o Fidalgo:
* “Parece-me isso cortiço...”
* “Que me deixe embarcar;
Sou fidalgo de solar
É bem que me recolhais.”
*“Para senhor de tal marca
Não há aqui mais cortesia?
Venha ptrancha e atavio!
Levai-me desta ribeira!
2. “Parece-me isso cortiço...”
3. O Fidalgo com esta fala denuncia a prepotência dele que por ocupar esta condição, deveria ter a melhor acomodação e serviços da barca.
4. Os elementos que justificam tal afirmação irônica do Anjo se encontram na maneira em que ele descreve o comportamento do Fidalgo “Não se embarca tirania” e do modo com que ele desdenha a sua “fantasia, cadeira e rabo”, ou seja, seu comportamento prepotente, egoísta e luxurioso, dizendo que essas coisas tomariam o espaço na barca.
5. O Fidalgo tenta enganar o Diabo dizendo a ele que o esperasse na barca enquanto ele ia até sua dama querida que estava quase se matando por causa dele.
6. Ao final do texto, o Fidalgo se dá conta da realidade triste da barca e de como ele infeliz e maldito de estar nela.
7. O texto aponta elementos que vão contra a moralidade cristã como: prepotência, arrogância, luxúria, traição, falsidade, soberba e avareza.
8. O texto apresenta estrutura poética, com predomínio da redondilha maior, havendo várias cantigas populares no corpo de sua peça, o que permitia a participação da plateia.
EXERCÍCIOS (pág. 143)
1. A única informação que não se aplica ao Humanismo português é a opção C, pois o teatro vicentino não obedecia ás três unidades do teatro grego que era a ação , o tempo e o espaço.O teatro vicentino tem como característica principal a sátira apresentando estrutura poética.
2. A diferença mais significativa em relação às cantigas do Trovadorismo é as poesias palacianas é que elas foram desligadas da música, ou seja, o texto poético passou a ser feito para a leitura e declamação, não mais para o canto.
Pág.145
1. A) A personagem que promove diretamente a ambiguidade é o Berzebu.
B )Todo Mundo:aquele que busca dinheiro ,grandes honras.Estas qualidades se dirigem não só ao personagem como as pessoas em geral, utilizando aí a ambiguidade do nome usado com a realidade do ser humano em geral que busca sempre aem primeiro lugar o dinheiro e as grandes honras.Assim, a ambiguidade do nome Ninguém , se caracteriza também com o número “zero” de pessoas que não buscam o que o personagem procura, que éa consciência,a virtude,o arrependimento e o pagamento das dívidas.
3. A) Homem.
B)A sátira.
Pensando
1. Alternativa E.
2. Alternativa D.
3. Alternativa A.
4. Alternativa A.
O Auto Da Alma
A) Alma
B) Anjo, Santo Agostinho, santo Ambrósio, São Jerônimo, São Tomas e Diabo I e II.
C) Santa Madre Igreja.
O Auto da barca do inferno
A) Fidalgo (D.Anrique), sapateiro (Joanantão), parvo (Joane), o frade (Frei Babriel), Alcoviteira (Brisida Vaz), O judeu (semifará), o agiota, os quatro cavaleiros, corregedor e o procurador.
B) O anjo e o diabo.
C) O frade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto