sexta-feira, 22 de abril de 2011

MILCA ARAÚJO CAMPOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS – DCL
LETRAS/PORTUGUÊS 4° PERÍODO VESPERTINO
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA – 2011/1º
ACADÊMICA: MILCA ARAÚJO CAMPOS

Estudo do texto
1)
Fidalgo
A estoutra barca me vou. O fidalgo dialogando com o Anjo diz a este
Hou da barca, para onde is? que é predestinado ao céu. Além disso, fala
Ah! barqueiros! Não me ouvis? mal do outro barqueiro que o teve por um
Respondei-me! Hou lá ! Hou!... qualquer.
Por Deus, bem fadado estou!
Quando a isto é já pior.
Que jericos, oh senhor!
- Cuidam cá que sou grou!

(...)

Anjo
Não se embarca tirania O Anjo exorta o fidalgo do seu defeito, a
neste batel divinal. tirania, mas ele não percebe isso continua
insistido que tem o direto de ir na divina
Fidalgo barca.
Não sei por que haveis por mal
Que entre a minha senhoria.

(...)

Fidalgo
Para senhor de tal marca O fidalgo reclama pelo fato de não
Não há aqui mais cortesia? ser tratado com cortesia. Além disso,
Venha prancha e atavio! ordena ao anjo que faça a sua vontade
Levai-me desta ribeira! como se tivesse algum poder ainda.

Os trechos acima representam, por meio da fala de personagens, a aristocracia alienada, egoísta e prepotente.

2) O Fidalgo assemelha a barca do inferno a um cortiço, habitação coletiva de pessoas pobres. Dessa maneira, ironiza a barca do inferno.

Fidalgo
Parece-me isso cortiço...

3) “sou fidalgo de solar/ é bem que me recolhais”
Tal trecho demonstra que o fidalgo achava que a sua alta posição social o condicionava, lhe dava por direito a vida no paraíso.

4)
Anjo
Para a vossa fantasia
Mui pequena é esta barca.

(...)

Anjo
Não vindes vós de maneira
para entrar neste navio,
Essoutro vai mais vazio:
A cadaeira entrará,
E o rabo caberá
E todo o vosso senhorio.
Ireis lá mais espaçoso,
(...)

O Anjo ironiza, nas duas falas, o fato do fidalgo querer levar para a vida eterna seu estilo de vida terrena (suas posses, sua posição, seu servo etc).

5) Depois de ter recusada pelo anjo sua embarcação na barca do céu o fidalgo retorna a barca do inferno. Como tentativa de voltar à vida terrena este tenta convencer o diado da necessidade que tem de amparar sua amada que na Terra ficou sofrendo por ter perdido o seu amor. No entanto, o diado não cai na trama do fidalgo.

Fidalgo
Mas esperai-me aqui:
Tornarei à outra vida,
Ver minha dama querida
Que se quer matar por mi.

6) Ao final do texto o Fidalgo dá conta de que não tem outra opção a não ser embarcar na barca do inferno. Isso se confirma nos versos:

Fidalgo
Entremos, pois que assim é...

Diado
Ora descansai,
Passeiai e suspirai;
Enquanto virá mais gente.

Fidalgo
Ó barca, como és ardente!
Maldito que em ti vai!
(...)

7)Alguns elementos da moralidade cristã presente no texto:

A reza

Fidalgo
Que deixo na outra vida
quem reze por mim.


Compaixão ao próximo
(que no caso foi negada pelo fidalgo)

Anjo
(...)
Desprezaste os pequenos,
Achar-vos-ei tanto menos
Quanto mais fostes fumoso.


Humildade
(Também negada pelo Fidalgo)

Fidalgo
Que me deixe embarcar;
Sou fidalgo de solar
É bem que me recolhais.

8) Os versos do Auto encontram se metrificados como redondilha maior.

Exercício
1) Alternativa C
Nesse período, inclui-se o teatro vicentino, que pende mais para a tradição clássica, obedecendo às três unidades do teatro grego.

A alternativa acima é incorreta, uma vez que, o teatro vicentino caracteriza por muitos aspectos medievais e alguns do renascimento. Mesmo que em seu aspecto estrutural o texto esteja organizado em redondilha maior, como na Antiguidade Clássica, não se assemelha a estes quanto rigidez. Seu teatro possui uma ampla variedade temática, vários personagens, amplitude temporal e justaposição de lugares.

2) Diferença entre a poesia palaciana (Humanismo) e as cantigas trovadorescas (Trovadorismo).




Poesia palaciana


• O próprio poema possui elementos que lhe proporciona musicalidade.

• Tem temática variada, sendo composições sátiras, didáticas, religiosas e amorosas.

• Quanto ao lirismo amoroso à mulher nestas poesias são mais atingíveis.

Cantigas trovadorescas

• A musicalidade das cantigas está ligada estreitamente relacionada aos instrumentos que acompanha declamação da cantiga.
• A temática esta relaciona ao lirismo amoroso nas cantigas de amor e amigo e a sátira nas cantigas de escárnio e mal dizer.
• As mulheres são inatingíveis por serem casadas ou de pertencer a uma classe superior.

Auto da Lusitânia

1) A)
O personagem responsável por ocasionar ambiguidade com os nomes Todo Mundo e Ninguém é Berzerbu. Veja uma de suas falas:

“ Berzebu – Que Ninguém busca consciência e Todo Mundo dinheiro.”

B) Os nomes dos personagens Ninguém e Todo Mundo passam pelo processo de ambiguidade ganhando outros sentidos. Todo Mundo representa todos os humanos, enquanto Ninguém é nenhuma pessoa.

2) A) Na indicação de como a cena deve ocorrer o vocábulo homem se repete duas vezes indicado o personagem Todo Mundo e Ninguém. Além disso, indica que tais personagens refletem o conflito humano, que será notado ao longo do auto através da ambigüidade, recurso utilizado para fazer inferência ao homem em si.

B) O Auto da Lusitânia tem como característica farsesca a sátira que o autor faz com a situação conflituosa que o homem passa entre a escolha do bem e do mal.

Ninguém
Como hás nome, cavaleiro?

Todo Mundo
Eu hei nome Todo Mundo
e meu tempo todo inteiro
sempre é buscar dinheiro
e sempre nisto me fundo.

(...)

Berzebu
Que Ninguém busca consciência e Todo Mundo dinheiro.


Pensando

1) Alternativa E
Exaltação do feito heróico do Mestre ao matar o inimigo do Reino.

2) Alternativa D
A preocupação com o homem e com a religião.

O teatro vicentino é marcado pela abordagem de temas medievais, como também do renascentismo. Sendo assim, trata da religião com base no teocentrismo fortemente divulgado na Idade Média pela Igreja Católica e o antropocentrismo (o homem no centro) que era uma das correntes do renascimento.

3) Alternativa A
Compôs peças de caráter sacro e satírico.

Escreveu obras sacras como o Auto da Barca do Inferno, também sátiras um exemplo é Farça de Inês Pereira.

4) Alternativa A
A canção analisada é de amor por ter o eu lírico masculino que demonstra seu sofrimento devido o seu amor ser inatingível.


O Auto da Alma

a) Alma
b) Anjo, Santo Agostinho, santo Ambrósio, São Jerônimo, São Tomas e Diabo I e II.
c) Santa Madre Igreja é a estalagem espiritual responsável por acolher os que estão caminhado para a glória.

O Auto da barca do inferno
a)Fidalgo(D.Anrique),sapateiro(Joanantão),parvo(Joane),ofrade(FreiBabriel),Alcoviteira(Brisida Vaz), O judeu(semifará),o agiota,os quatro cavaleiros,corregedor e o procurador

b) O anjo e o diabo

c) O frade que indica a igreja de modo mundano e vicioso e os quatro cavaleiros que demonstram a fé católica.

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Agradecida,
Profa. Generosa Souto