terça-feira, 26 de abril de 2011

KENNYA GONÇALVES LIMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
LETRAS PORTUGUES
4°PERIODO


ESTUDO DO TEXTO
1-
Fidalgo: Ao inferno todavia!
Inferno há i pêra mi?
Oh triste! Enquanto vivi
Não cuidei que o i havia
Tive que era fantasia
Folgava ser adorado
Confiei em seu estado
E não vi que me perdia

-Anjo: Vós ires mais espaçoso
Com fumosa senhoria
Cuidando da tirania
Do pobre povo queixoso
E porque de generoso
Desprezastes os pequenos
Achar-vos tanto menos
Quanto fostes fumoso

-Fidalgo:Que me deixes embarcar
Sou fidalgo do solar e é bom que me recolhais



2-
Fidalgo:Mais parece isso um cortiço
Diabo: E porque vedes de fora.

3-
Denuncia a prepotência e arrogância do Fidalgo diante do Anjo.Para o Fidalgo que sempre levou uma vida de luxo o lugar certo era a barca do paraíso,mas seus pecados e sua presunção o levaram a barca do inferno.

4-
Sim,o anjo também pronuncia sua fala de forma irônica em alguns momentos.
Nesse trecho ele ironiza dizendo que a barca é muito simples para todo o luxo o qual o Fidalgo está acostumado.
Fidalgo:Não sei porque haveis por mal que entre minha senhoria
Anjo: Para a vossa fantasia muito precária é está barca

5-
Sim,após notar que o inferno era seu destino,ele tenta convencer o diabo falando sobre sua amada e pede para retornar para ver sua mulher.

6-
Se dá conta dos seus pecados e arrependido deles ainda assim tem de entrar na barca do inferno e cumprir seu destino.


7-
Existem vários elementos de moralidade no texto,entre eles o poder do pecado contido na arrogância ,na vaidade ,na prepotência e na luxúria.Tento como fim trágico para essas atitudes o inferno.Tudo isso intimida o leitor à integridade e o caminha do bem.


8-
São redondilhas maiores
E com sete silabas poéticas,constituindo um padrão constante de rimas.

EXERCICIOS
1-
Letra C
O teatro vicentino possui características tipicamente medievais do tipo da religiosidade uso de redondilha de alegorias e não obediência as três unidades do teatro clássico(ação,lugar e tempo).

2-A poesia palaciana foi feita para ser lida não para ser cantada como as cantigas trovadorescas .


3-a
Berzebu

b- O nome Todo mundo sugere que todas as pessoas buscam dinheiro e louvores e já o personagem Ninguém se refere que ninguém quer Virtude e consciência. O autor assim se refere a sociedade que sempre busca bens matérias e coisas para se engrandecer financeiramente e se esquecem das virtudes humanas.

2-a)
O vocábulo homem repete duas vezes,sendo que todo mundo é ninguém ao mesmo tempo que representam todas as pessoas e nenhuma pessoa também podem ser simbolizados por um ser humano.

b- Seria o conflito de escolhas que o homem tem de passar,escolhendo entre o bem e o mal,o pecado e a santidade.

PENSANDO

1- Letra A



2-
Letra D

3-
Letra A


4-
Letra A

ESCREVA SOBRE O AUTO

A-
Fidalgo,Sapateiro e Brigida
Esses personagens representam os tipos populares.A Brigida simboliza a alcoviteira
e a prática da feitiçaria popular, o Sapateiro e acusado de roubar o povo com seu oficio
e o Fidalgo de ser um homem arrogante e vaidoso. Ou seja essas pessoas representam os cotidiano fazendo assim com que o auto tenha uma maior abrangência na sociedade aumentando seu papel moralizante.


B-
Os tipos fantásticos do auto são o anjo o diabo
O diabo que conduzia as almas pecadoras ao inferno e o anjo que conduzia as almas bondosas ao céu.

C-
O Frade é um exemplo de tipo alegórico ,apesar de representar a igreja ele era um pecador e possuía uma amante e assim acabou por entrar na barca do inferno.

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Agradecida,
Profa. Generosa Souto