sábado, 9 de abril de 2011

Filme Irmão Sol, Irmã Lua

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS – DCL
LETRAS/PORTUGUÊS 4° PERÍODO VESPERTINO
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA – 2011/1º

ACADÊMICAS: AMANDA, DANIELA, KÁTIA, LUCILANE, MILCA E VIVIANE

Tem este texto o objetivo de tecer considerações acerca do filme “Irmão sol, irmã lua”, um drama produzido no início da década de 80, dirigido por Franco Zeffirelli, marcando a trajetória de São Francisco de Assis. Gianfranco Corsi, mais conhecido como Franco Zeffirelli, nasceu na cidade de Florença em 12 de fevereiro em 1923, é um cineasta italiano, cenógrafo e diretor de teatro, atingindo nos anos 50, o auge do sucesso através das óperas líricas.
Francisco nasceu na cidade de Assis, situada na Itália. Este era de família nobre, seu pai, Pedro Bernardo, era comerciante de tecidos. O jovem foi enviado às Cruzadas, porém, durante a viagem, ele é convertido e desiste dessa missão que consistia em guerrear contra os mouros.
Todos acreditam que Francisco ficou louco, pois agora ficava atento à natureza, diferente da vida da Boêmia que levava. Ao perceber que os bens materiais não possuem valor espiritual, Francisco decide desfazer. Joga as mercadorias de seu pai em praça pública e grita a todos que tais mercadorias não possuíam valor algum.
Diante dessa situação Pedro Bernadones decide que seu filho deve ser julgado e leva – o até Igreja. Francisco não nega nenhuma acusação se seu pai, mas se justifica dizendo que quer ser como animais, pois estes não precisam de regalias para sobreviver. O jovem, diante de toda Assis, a renúncia definitiva dos bens materiais da família e dá início a sua vida religiosa.
Depois de algum tempo vários jovens começaram a seguir Francisco, todos viviam o voto da pobreza e ajudavam os mais necessitados.
Clara, uma jovem também rica foi comovida com a ousadia de Francisco, e é a primeira mulher a segui-lo. A fim de receber a total aceitação da Igreja, Francisco e seus companheiros se dirigem á Roma e recebe as bênçãos do então papa Inocêncio III, que se sensibiliza com a atitude dos garotos. Deu-se, portanto, o início da Ordem dos Frades menores, os franciscanos.
Durante o filme percebem-se elementos que marcam a época do medievo, as cores marcantes no cenário e na vestimentas como o vermelho que representava o poder, diferente do cinza e do preto que simbolizavam a pobreza em que viviam os camponeses; quanto ao ambiente, era frio e chuvoso, que desencadeavam uma ar de tristeza e domínio por parte da nobreza; a alimentação era farta aos nobres enquanto faltava aos empregados; o poder político cabia ao rei, a economia a nobreza e ao clero, muito embora o poder que a Igreja detinha era maior, pois controlava as riquezas e o poder intelectual; quanto aos personagens e os papéis que exercem no drama, marca uma tradição hierárquica vista durante um sistema sócio – econômico - político predominante na Idade Média, o feudalismo. A sociedade da época era caracterizada como teocêntrica, convencional e patriarcal durante esse período.

REFERÊNCIAS:
Irmão sol, irmã lua. Direção: Franco Zeffirelli. Itália, (121 min.).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Franco_Zeffirelli
http://www.adorocinema.com/filmes/irmao-sol-irma-lua/

Um comentário:

  1. esse filme é muito legal eu olhei e gostei mas só o final que não gostei

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto